Maria Sofia Seabra Pereira Cabral Menéres
                   | 
                
               
                   | 
                  
                        												Data da última atualização
                        												»Last update
                        												:
                        												26/06/2014 | 
                
              
            
 Dados pessoais (Personal data)  
            
               
                  
                     Nome completo
                        						 Full name | 
                     Maria Sofia Seabra Pereira Cabral Menéres | 
                   
                  
                     Nome em citações bibliográficas
                        							 Quoting name | 
                     Menéres, S. | 
                   
                  
                     Categoria profissional
                        					 Position | 
                     Assistente | 
                   
                  
                     Domínio científico de atuação
                        						 Scientific domain | 
                     Ciências Sociais-Psicologia.
  | 
                   
                
               
                  
                     Endereço profissional
                        						 Professional address | 
                     ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida R Jardim do Tabaco, 44 1149-041 Lisboa Portugal Telefone: (+351)218811750 Correio electrónico: smeneres@ispa.pt Homepage: www.ispa.pt | 
                   
                
               
                  
                     Sexo
                        							 Gender | 
                     Feminino»Female | 
                   
                 
 
                  			Graus Académicos
                  			 (Academic Degrees) 
            
               
                  
                     | 2006-2014 | 
                     Doutoramento Phd | 
                   
                  
                     Psicologia do Desenvolvimento
                        							(4 anos » years)
                        						.
                        					 Simon Fraser University,
                        			Canadá. Com o tipo  » With the type:
                        						Reconhecimento » Acknowledgement.
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 2001-2003 | 
                     Mestrado Master degree | 
                   
                  
                     Psicologia do Desenvolvimento
                        							(2 anos » years)
                        						.
                        					 Universidade de Lisboa,
                        			Portugal.
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 1990-1996 | 
                     Licenciatura Licentiate degree | 
                   
                  
                     Psicologia Educacional
                        							(5 anos » years)
                        						.
                        					 ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
                        			Portugal.
                      | 
                   
                 
 Vínculos profissionais
                  				 (Professional Positions) 
            
               
                  
                     | ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida | 
                   
                
               
                  
                     | Out/2010-Actual | 
                     Assistente | 
                   
                
               
                  
                     | Out/1999-Set/2002 | 
                     Assistente Estagiário | 
                   
                
               
                  
                     | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | 
                   
                
               
                  
                     | Out/2006-Set/2010 | 
                     Bolseira de Doutoramento | 
                   
                 
 Línguas (Languages) 
            
               
                  
                     Compreende Understandig | 
                     Inglês (Bem). | 
                   
                  
                     Fala Speaking | 
                     Inglês (Bem). | 
                   
                  
                     Lê Reading | 
                     Inglês (Bem). | 
                   
                  
                     Escreve Writing | 
                     Inglês  (Bem). | 
                   
                 
 Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours) 
            
               
                  
                     | 2006 | 
                     Bolsa de Doutoramento,
                        					FCT.
                      | 
                   
                 
 
                  											Produção científica, técnica e artística/cultural
                  											 (Scientific, technical and artistical/cultural
                     													production) 
            
               
                  
                     Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing | 
                   
                
               
                  
                     | 1. | 
                     Menéres, S.; Lourenço, O..  2004. "Significado moral e cognitivo do fenómeno do vitimizador feliz: um estudo exploratório em crianças de 6-7 anos", Psicologia, Educação e Cultura 8, 2: 427 - 445. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 2. | 
                     Menéres, S.; Pimentel, J..  2003. "The development of children with Down syndrome: The influence of maternal adaptation, mother-child interaction and early forms
                        of support.", European Journal of Special Needs Education 18, 2: 209 - 225. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 3. | 
                     Menéres, S.; Pimentel, J..  2003. "Um estudo longitudinal de quatro crianças com síndrome de down: Análise dos efeitos da adaptação das mães, das interacções
                        mãe-criança e das formas de apoio precoce no desenvolvimento das crianças", Psicologia 18, 1: 81 - 108. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 4. | 
                     Menéres, S.; Castelo-Branco, J.; Frazão, P..  2002. "Teorias da mente: passado, presente e futuro.", Psicologia, Educação e Cultura 5, 2: 367 - 397. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 5. | 
                     Menéres, S.; Peixoto, F..  1997. "Interacções sociais e aprendizagem: A influência do estatuto do par nas dinâmcias interactivas e nos procedimentos de resolução.", Análise Psicológica 2, 15: 296 - 281. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
                  
                     Apresentação oral de trabalho Oral work presentation | 
                   
                
               
                  
                     | 1. | 
                     Menéres, S.. Emoções, raciocionio moral e comportamento,A ciência que por cá se faz,Lisboa,2012 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 2. | 
                     Menéres, S.. Moralidade: Um assunto da razão ou ou assunto da emoção?,Primeiro Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento,Lisboa,2011 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 3. | 
                      Menéres, S.; Lourenço, O.. Desenvolvimento moral,Primeiro Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento,Lisboa,2011 (Simpósio). | 
                   
                
               
                  
                     | 4. | 
                      Menéres, S.; Bibok, M.; Carpendale, J.. Children’s Understanding of Emotions in Victimization, Pro-Social, and Egotistic Situations,SRCD Biennal Meeting,Denver - Colorado,2009 (Poster).
   | 
                   
                
               
                  
                     | 5. | 
                     Menéres, S.; Bibok, M.; Carpendale, J.. Children’s understanding of situational determinants of others’ emotional states in victimization, pro-social, and egotistic
                        situations,39th Annual Meeting: Development at risk: Typical and atypical developmental pathways. ,Park City, Utah,2009 (Poster). | 
                   
                
               
                  
                     | 6. | 
                      Menéres, S.; Bibok, M.. Do children’s emotional attributions actually require coordination of victim and victimizer perspectives?,38th Annual Meeting: Adolescent development: Challenges and opportunities.,Quebec City,2008 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 7. | 
                      Menéres, S.; Bibok, M.; Carpendale, J.. Moral Development and emotional attributions: Examining the relations between empathy, moral identity, social action, and
                        moral reasoning.,38th Annual Meeting: Adolescent development: Challenges and opportunities. ,Quebec City,2008 (Simpósio). | 
                   
                
               
                  
                     | 8. | 
                      Menéres, S.; Susswein, N.. Top 5 conceptual questions in moral-cognitive neuroscience,38th Annual Meeting: Developmental Social Cognitive Neuroscience. ,Amesterdão,2007 (Poster). | 
                   
                
               
                  
                     | 9. | 
                     Menéres, S.; Pimentel, J.. Um estudo longitudinal de quatro crianças com síndrome de Down, V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. Fundação Calouste Gulbenkian,Lisboa,2003 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 10. | 
                     Menéres, S.; Lourenço, O.. Understanding the Moral and Cognitive meaning of ther Happy Victimizer phenomenon.,XXVI Course avancé: Faits, norms et dévelopment humnain,Genève,2003 (Poster). | 
                   
                
               
                  
                     | 11. | 
                     Menéres, S.. O fenómeno do vitimizador feliz: o papel do desenvolvimento cognitivo e moral na atribuição de emoções em crianças de 6-7
                        anos.,Encontro de Estudantes de Mestrado,Braga,2002 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 12. | 
                     Menéres, S.; Pimentel, J.. The development of children with Down syndrome: the influence of maternal adaptation, mother-child interaction and early support.
                        International Society for the Study of Behavioral Development,International Society for the Study of Behavioral Development, Biennal Meeting,Canada,2002 (Poster). | 
                   
                
               
                  
                     | 13. | 
                     Menéres, S.. Efeito da percepção da competência do par na dinâmica interactiva e nos procedimentos de resolução. ,Colóquio de Psicologia Educacional,Lisboa,1997 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     Organização de evento Event organization | 
                   
                
               
                  
                     | 1. | 
                     Menéres, S.; Lourenço, O.. Desenvolvimento moral: Relações entre cognição e acção moral.,2011 (Oficina / Organização). | 
                   
                 
 Dados Complementares (Additional data) 
            
               
                  
                     Dissertação de Mestrado Master degree dissertation | 
                   
                
               
               
                  
                     | 1. | 
                     Patricia Soares, Cada um tem aquilo que merece? Relação entre a crença num mundo justo, o otimismo e o locus de controlo em indíviduos em reclusão
                        e em estudantes universitários., 2012. Dissertação (Psicocriminologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). | 
                   
                
               
                  
                     | 2. | 
                     Ana Filipa Sousa Pais, Burnout e actividades face á reclusão em guardas prisionais., 2012. Dissertação (Psicocriminologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). | 
                   
                
               
                  
                     | 3. | 
                     Rita Costa, Julgamento, expetativas emocionais e ação koral: Que relação, que consitência?, 2012. Dissertação (Psicocriminologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). | 
                   
                
               
                  
                     | 4. | 
                     Miguel Venâncio, Condenados: Entre a comunidade e a reclusão, 2011. Dissertação (Psicocriminologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). | 
                   
                
               
                  
                     | 5. | 
                     Vincent Guerreiro, Desenvolvimento moral: Relações entre consitência do raciocínio moral, atrubuição de emoções e acção moral., 2011. Dissertação (Psicocriminologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). | 
                   
                
                  
                     Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura Bachelor/Licenciate degree conclusion work | 
                   
                
               
               
                  
                     | 1. | 
                     Inês Peceguina, Agressividade, cognição social e estatuto sóciométrico em crianças de idade pré-escolar, 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). Tese calssificada com 20 valores. | 
                   
                 
 
 
 
                  											Indicadores de produção
                  											 (Production indicators) 
            
            
               
                  | 
                     												Visualizações do curriculum [
                     												1154
                     												]
                     											
                   | 
                
             
            
            
               
                  | Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
                     											em
                     											24-11-2015
                     											às
                     											09:31:29
                   | 
                
               
                  | Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team | 
                
             
          |