Tânia C. Boavida D. da Silva
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
02/11/2015 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Tânia C. Boavida D. da Silva |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Boavida, Tânia |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Psicologia. Ciências Sociais-Ciências da Educação.
|
Endereço profissional
Professional address |
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e de Intervenção Social, CIS-IUL Avª das Forças Armadas 1649-026 Lisboa Portugal Correio electrónico: tania.boavida@iscte.pt Homepage: http://iscte-iul.pt/ |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2009-2013 |
Doutoramento Phd |
Doutoramento em Psicologia do Desenvolvimento
(4 anos » years)
.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
Portugal.
|
2008 |
Mestrado Master degree |
Mestrado Integrado em Psicologia Aplicada, Área de Psicologia Educacional
(5 anos » years)
.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
Portugal.
|
2005 |
Licenciatura Licentiate degree |
Fisioterapia
(3 anos » years)
.
Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa,
Portugal.
|
1998 |
Bacharelato Bachelor degree |
Fisioterapia
(3 anos » years)
.
Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2014 |
Pós-Doutoramento Postdoctorate |
Siskin Children's Institute,
Estados Unidos.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa |
Jul/2015-Set/2015 |
Outra Situação |
Siskin Children's Institute |
Fev/2014-Jul/2015 |
Investigador Auxiliar |
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida |
Mar/2012-Jun/2015 |
Outra Situação |
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida |
Jun/2009-Nov/2013 |
Outra Situação |
Jan/2007-Jun/2009 |
Assistente de Investigação |
NÓS - Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente |
Dez/2001-Fev/2009 |
Técnico de 2ª Classe |
Mai/2000-Jan/2001 |
Técnico de 2ª Classe |
Centro de Educação Especial e Recuperação Infantil de Alcobaça |
Out/1999-Mai/2000 |
Técnico de 2ª Classe |
Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor |
Out/1999-Mai/2000 |
Técnico de 2ª Classe |
Centro de Medicina Física e Reabilitação da Nazaré |
Mai/1998-Out/1999 |
Técnico de 2ª Classe |
Fisiopaiva, Castelo de Paiva |
Out/1997-Abr/1998 |
Outra Situação |
Jul/1997-Jan/1998 |
Outra Situação |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Estratégias de individualização e promoção de competências: a construção de PEI e PIIP de qualidade(Docente)
|
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Promoção dos objetivos dos Programas Educativos Individuais (PEI) |
|
Objectivos»Goals:
O objectivo geral é de determinar se uma formação sobre a elaboração dos objectivos dos Programas Educativos Individuais (PEI)
e dos Planos Individuais de Intervenção Precoce (PIIP) destinada aos profissionais de Intervenção Precoce que dão apoio a
crianças com incapacidade a frequentarem jardins-de-infância inclusivos, melhora a qualidade de elaboração dos mesmos. Assim,
partindo de uma formação construída com base em evidências empíricas, nos resultados da investigação no nosso país e em práticas
de andragogia, pretende.se informar e formar profissionais de intervenção precoce em práticas mais eficazes no processo de
avaliação, planificação e implementação das intervenções, nomeadamente práticas: (a) centradas na família, (b) em contextos
naturais e inclusivos e (c) em equipas transdisciplinares, de forma a contribuir para a individualização dos serviços e para
um melhor desenvolvimento das crianças. Com base neste estudo será ainda realizado um manual de apoio à prática no que respeita
à formulação de objectivos de qualidade. .
Domínio Científico:
Ciências Sociais / Área Científica:
Psicologia.
Objectivos socio-económicos:
Promoção geral dos conhecimentos. Palavras-chave:
Goals; Quality; Inclusion; Training program; Early Intervention; Family-centered practices.
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Mestrando Participation as Master degree student |
2006-2009 Social participation of children with disabilities in inclusive preschool settings |
Referência do projeto»Project reference: UIPCDE Plurianual funding.
|
Participação como Desenvolvimento técnico Participation as Technical developer |
2011-2013 Oficinas de Pais/Bolsas de Pais - (Associação Pais-Em-Rede) |
Referência do projeto»Project reference: M10-3.
|
Outro Tipo de Participação Other kind of participation |
2012-2015 Promover as relações entre pares: As ideias e as práticas de educadores de infância -Enhancing peer relationships: Preschool teachers' ideas and practices |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPE-CED/117476/2010.
|
2015-2015 Projeto Grupos Aprender Brincar Crescer (Playgroups for inclusion) |
Referência do projeto»Project reference: VS/2014/0418.
|
2007-2011 Positive affect and the socio-emotional development of preschool children |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI/66172/2006.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem), Alemão (Pouco), Francês (Pouco), Espanhol (Bem). |
Fala Speaking |
Inglês (Bem), Alemão (Pouco), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente). |
Lê Reading |
Inglês (Bem), Alemão (Pouco), Francês (Bem), Espanhol (Bem). |
Escreve Writing |
Inglês (Bem), Alemão (Pouco), Francês (Pouco), Espanhol (Razoavelmente). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2014 |
Diploma de Mérito,
ISPA, Instituto Universitário.
|
2008 |
Bolsa de Doutoramento,
Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual |
Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP), Membro.
|
Abr/2015 - Actual |
The RAM Group (International Network of Early Intervention Researchers and Consultants), Membro.
Researcher and Trainer .
|
2014- Actual |
Council for Exceptional Children (CEC), Membro.
|
Jan/2012 - Actual |
Ordem dos Psicólogos, Membro.
|
Abr/2009 - Actual |
International Society of Early Intervention (ISEI), Membro.
|
Dez/2001 - Fev/2009 |
NÓS - Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente, Membro.
1 mandato como 2º vogal do Conselho Fiscal
1 mandato como secretária da Assembleia Geral.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Boavida, Tânia; Akers, Kate; McWilliam, R. A; Jung, Lee A. 2015. "Rasch Analysis of the Routines-Based Interview Implementation Checklist", Infants & Young Children 28, 3: 237 - 247.
|
|
|
|
2. |
Boavida, T.; Aguiar, C.; McWilliam, R. A. 2014. "A Training Program to Improve IFSP/IEP Goals and Objectives Through the Routines-Based Interview", Topics in Early Childhood Special Education 33, 4: 200 - 211.
|
|
|
|
3. |
Pinto, Ana I; Grande, Catarina; Aguiar, Cecília; de Almeida, I. C; Felgueiras, Isabel; Pimentel, Júlia S; Serrano, Ana M; Carvalho, Leonor; Brandão, Maria T; Boavida, Tânia; Santos, Paula; Lopes-dos-Santos, Pedro. 2012. "Early Childhood Intervention in Portugal", Infants & Young Children 25, 4: 310 - 322.
|
|
|
|
4. |
Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; McWilliam, R. A; Pimentel, Júlia S. 2010. "Quality of Individualized Education Program Goals of Preschoolers With Disabilities", Infants & Young Children 23, 3: 233 - 243.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Boavida, Tânia; McWilliam, R. A. 2014. "O Modelo de Intervenção Precoce Baseada nas Rotinas (submited)", Trabalho apresentado em IX Congresso Iberoamericano de Psicologia / 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos, In Actas do IX Congresso Iberoamericano de Psicologia / 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos, Lisboa. |
|
|
|
2. |
Boavida, Tânia; Aguiar, C.; McWilliam, R. A. 2014. "Portugal e o modelo de Intervenção Precoce Baseada nas Rotinas (submited)", Trabalho apresentado em IX Congresso Iberoamericano de Psicologia / 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos, In Actas do IX Congresso Iberoamericano de Psicologia / 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos, Lisboa. |
|
|
|
3. |
Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. 2008. "Medida da Qualidade das Experiências Inclusivas: Dados relativos às características psicométricas dos dados", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga. |
|
|
|
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Boavida, Tânia. Estádios de implementação e o Modelo Baseado nas Rotinas (accepted),13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação ,Lisboa,2015 (Simpósio). |
2. |
Boavida, Tânia; McWilliam, R. A. O modelo de Intervenção Precoce Baseada nas Rotinas,IX Congresso Iberoamericano de Psicologia,Lisboa,2014 (Simpósio). |
3. |
Boavida, Tânia; McWilliam, R. A; Aguiar, C.. Portugal e o modelo de Intervenção Precoce Baseada nas Rotinas,Symposium conducted at the IX Congresso Iberoamericano de Psicologia,Lisboa,2014 (Simpósio). |
4. |
Boavida, Tânia. A importância das rotinas na Intervenção Precoce na Infância,II Seminário da ELI Alcanena/Torres Novas ,2013 (Seminário). |
5. |
Boavida, Tânia; McWilliam, R. A; Aguiar, C.. Supporting functionality profiles by linking the MEISR to ICF-CY.,International Society on Early Intervention Regional Conference,St. Petersburg,2013 (Comunicação). |
6. |
Boavida, Tânia; Aguiar, C.; McWilliam, R. A. Increasing the quality of intervention goals and objectives: Outcomes of a training program. ,International Society on Early Intervention Regional Conference,St. Petersburg,2013 (Comunicação). |
7. |
Boavida, Tânia; Rolão, Teresa; Pimentel, Júlia S. Parental empowerment groups: enabling parents to participate in their children’s inclusion process.,9th ERNAPE International Conference,Lisboa,2013 (Comunicação). |
8. |
Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; McWilliam, R. A. A training program bridging the gap between philosophy/research and practice in EI,1st International Early Childhood Intervention Conference and EURLYAID ANNUAL CONFERENCE 2012,Braga,2012 (Comunicação). |
9. |
Boavida, Tânia. A importância das rotinas ,“Nascer, Crescer, e Aprender”,Barcarena,2012 (Seminário). |
10. |
Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; McWilliam, R. A. A training program bridging the gap between philosophy/research and practice in Early Intervention ,DEC's 28th Annual International Conference on Young Children with Special Needs and Their Families,Minneapolis,2012 (Poster). |
11. |
Boavida, Tânia; McWilliam, R. A; Aguiar, Cecília. Using RBI and ICF in concert to improve Early Intervention services,2011 (Comunicação). |
12. |
Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; McWilliam, R. A; Pimentel, Júlia S. Individualized education program goals quality in the context of a new special education law,2011 (Comunicação). |
13. |
Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. A percepção de envolvimento da família em educação especial e a qualidade dos objectivos dos Programas Educativos Individuais,2011 (Comunicação). |
14. |
Aguiar, Cecília; Boavida, Tânia; Moiteiro, Ana R; Figueiredo, Ana; Pimentel, Júlia S. Social experiences of children with disabilities in Portuguese preschool classrooms,2011 (Poster). |
15. |
Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S; Moiteiro, Ana R; Boavida, Tânia; Figueiredo, Ana. Qualidade em contextos pré-escolares inclusivos e experiências sociais de crianças com incapacidades,2011 (Simpósio). |
16. |
Aguiar, Cecília; Moiteiro, Ana R; Figueiredo, Ana; Boavida, Tânia; Pimentel, Júlia S. Dimensões sociais da inclusão de crianças em idade pré-escolar,2010 (Comunicação). |
17. |
Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. Objetivos dos Programas Educativos Individuais e perfil de incapacidades de crianças em idade pré-escolar,2010 (Poster). |
18. |
Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. Qualidade dos objetivos dos Programas Educativos Individuais: Um contributo para a compreensão das nossas práticas,2010 (Comunicação). |
19. |
Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S; Moiteiro, Ana R; Boavida, Tânia; Figueiredo, Ana. Experiências sociais de crianças com incapacidades em contexto de jardim de infância,2010 (Poster). |
20. |
Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. Quality in inclusive preschool settings,2009 (Poster). |
21. |
Figueiredo, Ana; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S; Moiteiro, Ana R; Boavida, Tânia. Perceptions of family involvement and quality of inclusive preschool classrooms,2009 (Poster). |
22. |
Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. Quality of Individualized Education Plan objectives and goals of Portuguese preschoolers with disabilities,2009 (Poster). |
23. |
Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S; Figueiredo, Ana; Moiteiro, Ana R; Machado, Marta; Boavida, Tânia. Multiple influences on indicators of social participation,2009 (Poster). |
24. |
Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. Medida da Qualidade das Experiências Inclusivas: Características psicométricas dos dados,2008 (Poster). |
25. |
Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. Global quality in mainstream preschool inclusive settings and the quality of inclusive experiences of preschoolers with disabilities
attending these settings,2008 (Poster). |
26. |
Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S; McWilliam, R. A. Does the Quality of Inclusive Experiences Measure incorporate Portuguese official standards for preschool education and inclusion
quality?,2007 (Poster). |
Curso de curta duração Short duration course |
1. |
Boavida, Tânia; Rolão, Teresa; Pimentel, Júlia S. COR - II Nível de Oficinas de Pais, Grupo de Corresponsabilização Parental,2013 (Outra). |
2. |
Boavida, Tânia. Programas Educativos Individuais no Pré-escolar: Formular objetivos de elevada qualidade,2012 (Outra). Formação desenvolvida no âmbito do meu doutoramento a 14 Equipas Locais de Intervenção (Intervenção Precoce). |
3. |
Boavida, Tânia; Rolão, Teresa; Pimentel, Júlia S. COR - II Nível de Oficinas de Pais, Grupo de Corresponsabilização Parental,2012 (Outra). |
Dados Complementares (Additional data)
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Boavida, Tânia. Análise Psicológica, desde 2011/11/02, Função ou tipo de participação: Reviewer. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Outras informações relevantes
Tânia C. Boavida D. da Silva. Concluiu Doutoramento em Psicologia do Desenvolvimento - ISPA - Instituto Universitário
de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida em 2013. É Investigador Auxiliar - Siskin Children's Institute. Publicou
3 artigos em revistas especializadas. Possui 26 itens de produção técnica. Actualmente participa em 1 projecto de
investigação. Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da
Educação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 18 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.
No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural
são: Early Intervention, Family-centered practices, Goals, Inclusion, Quality e Training program.
|
Visualizações do curriculum [
989
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
30-11-2015
às
10:14:05
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|