Margarida da Silva Damião de Serpa
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
31/12/2013 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Margarida da Silva Damião de Serpa |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Serpa, M. S. D. |
Categoria profissional
Position |
Professor Auxiliar |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
|
Endereço profissional
Professional address |
Universidade dos Açores Departamento de Ciências da Educação Rua da Mãe de Deus 9501-855 Ponta Delgada Portugal Apartado: 1422 Telefone: (+351)296650155Extensão: 1499 Correio electrónico: mserpa@uac.pt Homepage: http://www.uac.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2005 |
Doutoramento Phd |
Educação.
Universidade dos Açores,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Jan/2005-Actual |
Professor Auxiliar |
Jun/1995-Jan/2005 |
Assistente |
Out/1989-Jun/1995 |
Outra Situação |
Out/1984-Out/1985 |
Assistente Estagiário |
Out/1983-Out/1984 |
Outra Situação |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Curso»Academic program: Educação Disciplinas lecionadas»Taught units:
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Avaliação Educacional(Docente)
- Avaliação Educacional(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Avaliação Educacional(Docente)
- Seminário II(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Seminário I(Docente)
- Avaliação da Formação(Docente)
- Metodologia do Ensino em Educação de Infância/ 1º Ciclo E.B.(Docente)
|
Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Out/2011-Nov/2013 |
|
Membro de Conselho Científico UAc |
Out/2009-Out/2013 |
|
Membro de Comissão Científica do DCE |
Jul/2009-Set/2011 |
|
Consultor |
Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Out/2011-Out/2013 |
|
-
Director de Unidade DCE |
Atividades de Serviços técnicos especializados (Specialized technical services activities)
Jul/2008-Actual |
|
Serviço realizado»Executed service: Consultora Científica da SRE/SRECC |
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável Participation as responsible Researcher |
2007-2010 Projecto APPLE – Avaliação e Intervenção em Problemas Promotores de Aprendizagens |
Referência do projeto»Project reference: DRCT (M2.1.2/I/030/2006).
|
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2009-2012 Projecto " GenARE- Generations of Azoreans and renewable energy: A Comparative Study"- GenARE- Generations of Azoreans and renewable energy: A Comparative Study |
Referência do projeto»Project reference: MIT Portugal. Parceiro(s)»Partners:
Universidade dos Açores.
|
2007-2009 Projecto ECE – Escolas, Contextos e Experiências-ECE Project - Schools, Contexts and Experiencies |
Referência do projeto»Project reference: DRCT (M2.1.2/I/032/2006).
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jul/2009 - Dez/2013 |
Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores/ CES-UAC, Membro.
Investigador.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Serpa, M. S. D; Caldeira, S. N; Gomes, C.J.. 2013. Resolução de problemas em contexto escolar. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-689-376-7. Lisboa: Colibri. |
|
|
|
2. |
Serpa, M. S. D. 2010. Compreender a avaliação. ed. 1, ISBN: 978-989-689. Lisboa: Colibri. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Caldeira, S. N; Serpa, M. S. D. 2013. Gestão da aula em escolas com diferente composição social. In Desigualdades no Sistema Educativo. Percursos, Transições e Contextos, 109 - 138. ISBN: 978-989-853. Lisboa: Mundos Sociais. |
|
|
|
2. |
Furtado, Osvaldo; Serpa, M. S. D. 2013. Educação Escolar e Extraescolar. In Prevenir ou remediar? Contextos para a intervenção em Psicologia , ed. Psiquilíbrios, 99 - 126. ISBN: 978-989-8333-16-2. Braga: Psiquilíbrios. |
|
|
|
3. |
Serpa, M. S. D; Caldeira, S. N; Gomes, C.J.. 2013. Preocupações, problemas e interesses dos alunos no quadro da gestão curricular. In Resolução de problemas em contexto escolar, ed. Fernando Mão de Ferro, 47 - 79. ISBN: 978-989-689-376-7. Lisboa: Colibri. |
|
|
|
4. |
Serpa, M. S. D; Cabral, M. S; Cascalho, J. M; Teixeira, R. C. 2013. A interação na resolução de problemas: um desafio no ensino-aprendizagem da matemática. In A resolução de problemas em contexto escolar, ed. Fernando Mão de Ferro, 103 - 151. ISBN: 978-989-689-376-7. Lisboa: Colibri. |
|
|
|
5. |
Serpa, M. S. D. 2010. Students’ perspectives on themselves and on school work. In Issues on Education and Research, 127 - 138. ISBN: 978-960-6672-91-0. Atenas: Papanikos, G. T. |
|
|
|
6. |
Serpa, M. S. D; Caldeira, S. N; Gomes, C. O. 2010. Particularidades na construção de sistemas de categorias em resolução de problemas. In A sistémica qualitativa: uma reflexão nos Açores, 37 - 49. ISBN: 978-989-951. Ponta Delgada - Açores: CES-UA, da Universidade dos Açores. |
|
|
|
7. |
Diogo, A. I. M; Serpa, M. S. D; Caldeira, S. N; Moniz, A. I; Lopes, M.. 2002. Escola & Pais de Mãos Dadas – um projecto de intervenção educativa. In Pais & Professores, Um Desafio à Cooperação, 283 - 319. . Porto: ASA. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Serpa, M. S. D. 2009. "Variáveis ligadas ao trabalho escolar – Dimensões Linguística e do funcionamento Intrapessoal", Revista Arquipélago - Ciências da Educação, 10: 231 - 257. |
|
|
|
2. |
Diogo, A. I. M; Caldeira, S. N; Serpa, M. S. D; Carvalho, C.. 2008. "Contextos de escolarização e sucesso da experiência escolar dos alunos", Revista Arquipélago – Ciências da Educação, 9: 89 - 116. |
|
|
|
3. |
Serpa, M. S. D; Morais, F.; Cabral, C.. 1999. "Contributos da prática pedagógica na formação inicial de professores", Revista Arquipélago - Ciências da Educação, 2: 27 - 69. |
|
|
|
4. |
Barbosa, E.; Serpa, M. S. D; Botelho, M.; Rodrigues, G.; Cabral, C.; Raposo, E.. 1999. "Processos de planificação do ensino na formação inicial", Revista Arquipélago - Ciências da Educação, 2: 115 - 152. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Serpa, M. S. D; Caldeira, S. N; Gomes, C. O. 2011. "Particularités dans la construction de systèmes de catégories et résolution de problèmes", Trabalho apresentado em Colloque International La Systémique Qualitative, In Actes du Colloque International La Systémique Qualitative, Ponta Delgada. |
|
|
|
2. |
Serpa, M. S. D. 2010. "Aspectos da validação de escalas de avaliação do funcionamento do aluno", Trabalho apresentado em 22emeColloque de l’Association pour le Développement des Méthodologies de l’Evaluation en Education, In Actas do 22emeColloque de l’Association pour le Développement des Méthodologies de l’Evaluation en Education, Braga. |
|
|
|
3. |
Serpa, M. S. D. 2009. "Evaluative scales of the student’s functioning: two instruments to support teaching", Trabalho apresentado em International Conference of Education, Research and Innovation – ICERI,, In International Conference of Education, Research and Innovation – ICERI,, Madrid. |
|
|
|
4. |
Serpa, Margarida S. D; Caldeira, Suzana N; Gomes, Carlos. 2009. "Dimensões do funcionamento do aluno: implicações para o trabalho na escola", Trabalho apresentado em XVII Colóquio da AFIRSE/AIPELF, A escola e o mundo do trabalho, In Actas do XVII Colóquio da AFIRSE/AIPELF, Lisboa. |
|
|
|
5. |
Serpa, M. S. D; Caldeira, Suzana N; Gomes, Carlos. 2009. "Estudo preliminar de escalas de avaliação do funcionamento do aluno", Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, pp. , In Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Silva, Osvaldo; Sousa, Áurea; Bacelar-Nicolau, Helena; Serpa, M. S. D. 2009. "Análise Classificatória Hierárquica no Contexto da Identificação de Aspectos do Funcionamento do Aluno", Trabalho apresentado em XVI Congresso JOCLAD - Classification and Data Analysis Journeys, In Atas do XVI Congresso JOCLAD - Classification and Data Analysis Journeys, Faro. |
|
|
|
Textos em jornais ou revistas Texts in newspapers or magazines |
1. |
Serpa, M. S. D. 20 jul. 2007. "O Processo de Bolonha e o Acto Docente: Desafios & Exigências" Revista Interpólos, 59 - 61. |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Serpa, Margarida S. D. Relações entre Avaliação e Trabalhos de Casa,Jornadas Lúdico-Pedagógicas, "Vila Franca do Campo",2013 (Comunicação). |
2. |
Serpa, M. S. D. Linhas de investigação e projetos em curso em Educação e Psicologia na UAc,Ciência nos Açores, que futuro?,Ponta Delgada,2013 (Comunicação). |
3. |
Simas, Rosa N; Serpa, Margarida S; Arroz, Ana M. M. The Green Generation Contest: Generations of Azoreans and Energy Efficiency,International Workshop on Energy and Efficiency for a More Sustainable World,Ponta Delgada,2012 (Comunicação). |
4. |
Simas, R.; Tomás, L.; Serpa, M.. Energia e a dinâmica de gerações nos Açores: um estudo comparativo,IX Encontro de Sociologia dos Açores “Velhas e Novas Tendências Populacionais”,Ponta Delgada,2012 (Comunicação). |
5. |
Caldeira, Suzana N; Serpa, Margarida S. D. Perspetivas de alunos sobre o desenvolvimento do currículo,XIX Colóquio da AFIRSE/AIPELF,Lisboa,2012 (Comunicação). |
6. |
Serpa, Margarida S. D. Experiencias de Formación del Profesorado en el Marco de Bolonia,Programa Erasmus,Lugo,2012 (Conferência ou palestra). |
7. |
Serpa, M. S. D; Caldeira, S. N; Gomes, C.J.. Resolução de problemas: um modo de concretização do currículo,XIX Colóquio da AFIRSE/AIPELF,Lisboa,2012 (Comunicação). |
8. |
Serpa, Margarida S. D; Pinheiro, Natália. Estudo das perspetivas de educadores de infância sobre a avaliação e sua relação com o desenvolvimento profissional do investigador,Encontro Internacional de Educação, Currículo e Didácticas,Ponta Delgada,2011 (Comunicação). |
9. |
Serpa, Margarida S. D. Relações entre as avaliações da aprendizagem e da escola,2.º Colóquio de Avaliação de Escolas,2010 (Conferência ou palestra). |
10. |
Caldeira, Suzana N; Serpa, Margarida S. D. Percepção de alunos sobre factores contextuais associados à aprendizagem e ao comportamento disciplinar,Colóquio intitulado Desigualdades no Sistema Educativo: Percursos, Transições e Contextos,2009 (Comunicação). |
11. |
Serpa, M. S. D; Caldeira, S. N; Gomes, C. O. Students perspectives on itself and on the school work,11th International Conference on EDUCATION - ATINER,Athens,2009 (Comunicação). |
12. |
Silva, O.; Sousa, A.; Nicolau-Bacelar, H.; Serpa, M.. Análise Classificatória Hierárquica no Contexto da Identificação de Aspectos do Funcionamento do Aluno,no XVI Congresso JOCLAD - Classification and Data Analysis Journeys,Faro,2009 (Comunicação). |
13. |
Serpa, M. S. D; Caldeira, S. N; Gomes, C. O. Evaluative Scales of the student’s functioning: Two instruments to support teaching,International Conference of Education, Research and Innovation - ICERI,Madrid,2009 (Comunicação). |
14. |
Serpa, M. S. D; Caldeira, S. N; Gomes, C.J.. Dimensões do funcionamento do aluno: implicações para o trabalho na escola,XVII Colóquio da AIPELF/AFIRSE,Lisboa,2009 (Comunicação). |
15. |
Serpa, M. S. D. Students’ perspectives on themselves and on school work – Contributing to the construction of evaluation scales,11th International Conference on EDUCATION - ATINER,Atenas,2009 (Comunicação). |
16. |
Serpa, Margarida S. D; Caldeira, Suzana N; Gomes, Carlos. Problemas dos alunos: uma abordagem exploratória.,Colóquio Escola & Resolução de Problemas, realizado a 5 de Abril, em ,Ponta Delgada - Açores,2008 (Comunicação). |
17. |
Gomes, C.; Caldeira, S. N; Serpa, M. S. D; Rocha, A.. Resolução de Problemas no ensino das Ciências: uma aplicação o domínio da electricidade,Colóquio Escola & Resolução de Problemas,2008 (Poster). |
18. |
Diogo, A. M; Caldeira, S. N; Serpa, M. D; Carvalho, C.. Contextos e experiências escolares: uma relação problemática?,Colóquio Escola & Resolução de Problemas,Ponta Delgada,2008 (Poster). |
19. |
Serpa, M. S. D; Caldeira, S. N; Gomes, C.J.. Particularidades na construção de sistemas de categorias em resolução de problemas,Colóquio Internacional em “Sistémica Qualitativa”,Ponta Delgada,2008 (Comunicação). |
20. |
Serpa, M. S. D; Caldeira, S. N; Diogo, A. I. M; Carvalho, C.. Contextos e experiências escolares: uma relação problemática?,Colóquio Escola & Resolução de Problemas,Ponta Delgada,2008 (Poster). |
21. |
Serpa, M. S. D; Caldeira, S. N; Gomes, C. O. Educar resolvendo problemas com os alunos,IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía,Corunha,2007 (Comunicação). |
22. |
Diogo, A. I. M; Caldeira, S. N; Serpa, M. S. D; Carvalho, C.. Contextos de escolarização e sucesso da experiência escolar dos alunos: o mapeamento dos Açores,IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Educação para o sucesso: políticas e actores,Funchal,2007 (Comunicação). |
23. |
Serpa, M. S. D. Realidades docentes em avaliação da aprendizagem. ,XIV Colóquio da AFIRSE/AIPELF,Lisboa,2006 (Comunicação). |
Curso de curta duração lecionado Taught short course |
1. |
Serpa, M. S. D. Workshop – A avaliação como instrumento de aprendizagem, 2010 (Aperfeiçoamento), promovido por Escola Básica Integrada de Lagoa. Duração: 3 horas. Local: Escola Básica Integrada de Lagoa, Cidade: Lagoa, Tipo de participação: Docente. |
2. |
Serpa, M. S. D; Caldeira, S. N; Gomes, C.J.. Oficina de Formação - Escola e Resolução de Problemas, 2008 (Especialização), promovido por Secretaria Regional da Educação e Cultura (DREF/ DRCT) e Universidade dos Açores. Duração: 50 horas. Local: Universidade dos Açores, Cidade: Ponta Delgada, Tipo de participação: Docente. |
3. |
Serpa, M. S. D; Caldeira, S. N; Gomes, C.J.. Organização da Oficina de Formação - Escola e Resolução de Problemas, 2008 (Especialização), promovido por Secretaria Regional da Educação e Cultura (DREF/ DRCT) e Universidade dos Açores. Duração: 50 horas. Local: Universidade dos Açores, Cidade: Ponta Delgada, Tipo de participação: Organizador. |
Organização de evento Event organization |
1. |
Serpa, M. S. D. "Geração Verde",2012 (Concurso). |
2. |
Medeiros, E. O; Gomes, C.J.; Leal, S. M; Fortuna, M. M. A. P; Serpa, M. S. D; Santos, A. I. S. II Encontro de Currículo e Didáticas,2011 (Encontro). |
3. |
Serpa, M. S. D; Caldeira, S. N; Gomes, C.J.. Escola e Resolução de Problemas,2008 (Encontro / Organização). |
Relatório de investigação Technical report |
1. |
Simas, R.; Tomás, L.; Serpa, M. S. D; Gomes, C.J.; Arroz, A. M. M. Relatório final - GenErations of Azores and Renewable Energy - A comparative study,2012. |
2. |
Simas, R. N; Tomás, L.; Serpa, M. S. D; Gomes, C.J.; Arroz, A. M. M. Relatório Anual do Projeto "GenARE- Generations of Azoreans and renewable energy: A Comparative Study",2011. |
3. |
Simas, R. N; Tomás, L.; Serpa, M. S. D; Gomes, C.J.; Arroz, A. M. M. Relatório Anual do Projeto "GenARE- Generations of Azoreans and renewable energy: A Comparative Study",2010. |
Outra produção técnica Other technical production |
1. |
Serpa, M. S. D. Los profesores y la evaluación del aprendizaje,2012. |
2. |
Serpa, M. S. D. Evaluación y Gestión de la Enseñanza,2012. |
3. |
Serpa, M. S. D. Construcción de Referenciales en la Evaluación ,2012. |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Lúcia de Fátima Mota Ferreira Freitas, Necessidades de formação em educação para a saúde em contexto escolar. Contributos para os currículos de enfermagem. , 2013. Tese (Doutoramento em Educação/ Desenvolvimento Curricular) - Universidade dos Açores (Co-orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Maria do Carmo de la Cerda Gomes , Abordagens à escrita: relações entre programas de ensino, manuais escolares e processos de produção de texto, 2013. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade dos Açores (Co-orientador). |
2. |
Carolina Martins Raposo , Práticas de ensino e abordagem aos afetos e às emoções na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, 2013. Dissertação (Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade dos Açores (Co-orientador). |
3. |
Daniela Cristina Bettencourt Botelho , Práticas educativas do futuro educador/ professor e promoção da autoestima dos alunos, 2013. Dissertação (Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade dos Açores (Co-orientador). |
4. |
Ana Lúcia Caridade Loureiro , Projetos educativos e sua avaliação na intervenção em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do EB, 2013. Dissertação (Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade dos Açores (Orientador). |
5. |
Sofia Chaves Pavão , Aprendizagem escolar e sua avaliação em educação de infância e 1.º ciclo, 2013. Dissertação (Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade dos Açores (Orientador). |
6. |
Susana Leónia Brilhante , Processos supervisivos do avaliador do desempenho docente nas Ciências, 2013. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade dos Açores (Orientador). |
7. |
Sónia da Conceição Ferreira Rodrigues Roque , Auto-regulação em crianças do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 2013. Dissertação (Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade dos Açores (Orientador). |
8. |
Maria Lassalete Pereira Alves da Silva , A Perspectiva da comunidade docente sobre a relação entre a Auto-avaliação da Escola e o seu Projecto Curricular. Um Estudo
de Caso numa Escola Básica e Secundária, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade dos Açores (Co-orientador). |
9. |
Sara de Lurdes Santos Medeiros , A Educação como promotora do desenvolvimento do raciocínio, 2012. Dissertação (Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade dos Açores (Orientador). |
10. |
Maria de Deus de Medeiros Pereira Cabral , Práticas educativas e jogo como instrumento de aprendizagem no pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, 2012. Dissertação (Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade dos Açores (Orientador). |
11. |
Beatriz do Carmo Correia Moreira , Desenvolvimento da linguagem oral em contexto pré escolar e primeiro ciclo do ensino básico, 2012. Dissertação (Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade dos Açores (Orientador). |
12. |
Alexandra Leite Fernandes , Educação básica e aprendizagem cooperativa, 2012. Dissertação (Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade dos Açores (Orientador). |
13. |
Osvaldo Virgínio Neto Furtado , A escola e o CATL: Dois mundos para a mesma criança? Um Estudo de caso com crianças de 1º ciclo do ensino básico, 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Educação) - Universidade dos Açores (Orientador). |
14. |
Flávio Miguel da Ponte Pacheco , A Expressão e Educação Físico-Motora como Instrumento Didáctico-Pedagógico no desenvolvimento de aprendizagens significativas
no Pré-Escolar e no 1º Ciclo, 2010. Dissertação (Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade dos Açores (Co-orientador). |
15. |
Luísa Carla Leite Raposo , A Prática Educativa e a Diferenciação como meio de promover o sucesso educativo, 2010. Dissertação (Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade dos Açores (Orientador). |
16. |
Filomena Maria da Rosa Coelho Semião , Direcção de Turma e Tutoria. Contributos da Supervisão, 2009. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade dos Açores (Orientador). |
17. |
Maria Natália Furtado de Oliveira Pinheiro, Avaliação em Educação Pré-Escolar: perspectivas de educadores de Infância cooperantes e não cooperantes, 2008. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade dos Açores (Orientador). |
18. |
Paula Maria de Sousa Rainha, O trabalho de projecto na sala de aula. Estratégias de intervenção pedagógica, 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade dos Açores (Co-orientador). |
19. |
Marta Margarida Rodrigues Teves, A interacção comportamental das crianças quanto às regras de convivência face aos seus pares e ao professor, 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade dos Açores (Orientador). |
1. |
Leonor Carvalho de Oliveira , A intervenção em educação de infância e 1.º ciclo e discursos e práticas de avaliação formativa, 2013. Dissertação (Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade dos Açores (Orientador). |
2. |
Lina Maria da Silva Luciano, Funções supervisoras do coordenador do departamento de ciências experimentais na avaliação do desempenho docente, 2013. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade dos Açores (Co-orientador). |
3. |
Hugo Manuel Mesquita Cardoso, Papel do coordenador do programa PROFIJ e sua relação no desenvolvimento da formação. Estudo de Caso, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade dos Açores (Orientador). |
4. |
Válter Manuel Botelho Tavares , Palíndromes, Escalas e Pautas. Contributos para um Projecto de Auto-Avaliação de uma Escola Oficial do Ensino de Música, 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade dos Açores (Orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Serpa, M. S. D.. Participação no júri de Adolfo Fernando da Fonte Fialho. À Descoberta da Profissão Docente – Cultura de Escola e Aprendizagem Profissional do Professor do 1º Ciclo do Ensino Básico, 2012. Tese (Educação) - Universidade dos Açores. |
2. |
Serpa, M. S. D.. Participação no júri de Ana Isabel da Silva Santos . A abordagem à leitura e à escrita no Jardim de infância: concepções e práticas dos educadores de infância., 2008. Tese (Educação) - Universidade dos Açores. |
3. |
Serpa, M. S. D.. Participação no júri de Teresa Maria de Sousa dos Santos Leite. A avaliação do processo de formação, uma estratégia formativa? Da análise das práticas ao esboço de um modelo de formação, 2007. Tese (Formação de Professores) - Universidade de Lisboa. |
4. |
Serpa, M. S. D.. Participação no júri de António Carlos Ribeiro da Silva. Abordagem curricular por competências no ensino superior: um estudo exploratório nos cursos de Administração, Ciências Contábeis
e Economia no Estado da Bahia – Brasil, 2006. Tese (Educação) - Universidade do Minho. |
5. |
Serpa, M. S. D.. Participação no júri de Francisco José Rodrigues Sousa. Gerir o currículo na encruzilhada das diferenças: contributos para a conceptualização da diferenciação curricular, 2005. Tese (Educação) - Universidade dos Açores. |
1. |
Serpa, M. S. D.. Participação no júri de Marie Stephanie Moreira Cabral. A resolução de problemas como processo matemático promotor de aprendizagens. Uma reflexão em contexto de estágio, 2013. Dissertação (Educação) - Universidade dos Açores. |
2. |
Serpa, M. S. D.. Participação no júri de Sandra Andreia de Pinho Leite. A incidência da avaliação sumativa externa (Provas de aferição) nas práticas docentes do 1.º ciclo do ensino básico e nos
projetos curriculares de turma, 2013. Dissertação (Educação) - Universidade dos Açores. |
3. |
Serpa, M. S. D.. Participação no júri de Teresa Jacob. A resolução de problemas, no âmbito do ensino das ciências, em contexto pré-escolar e ensino do 1.º cilco EB, 2013. Dissertação (Educação) - Universidade dos Açores. |
4. |
Serpa, M. S. D.. Participação no júri de Ana Maria Miranda Melo . O desenvolvimento das Expressões na escola. Olhares de Educadores e Professores do 1.º CEB, 2012. Dissertação (Educação) - Universidade dos Açores. |
5. |
Serpa, M. S. D.. Participação no júri de Sra Saraiva Fogaça da Mata. O Ensino da Matemática na Educação Pré-escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 2012. Dissertação (Educação) - Universidade dos Açores. |
6. |
Serpa, M. S. D.. Participação no júri de Cidália Silva Arruda. Educação ambiental: Identificação e resolução de problemas conducentes à sustentabilidade – Uma intervenção no âmbito do Pré-Escolar
e 1.º ciclo do ensino básico, 2012. Dissertação (Educação) - Universidade dos Açores. |
7. |
Serpa, M. S. D.. Participação no júri de Paulo César Cabral Silva. A Gestão de Conflitos na Promoção do Desenvolvimento de Capacidades: Relatos, em Contexto de Prática Supervisionada, 2012. Dissertação (Educação) - Universidade dos Açores. |
8. |
Serpa, M. S. D.. Participação no júri de Rita Maria da Silva Medeiros. Da experiência de estágio no pré-escolar e 1.º ciclo ao contributo da interdisciplinaridade na educação para a cidadania, 2012. Dissertação (Educação) - Universidade dos Açores. |
9. |
Serpa, M. S. D.. Participação no júri de Ana Gamboa. Inspecção em educação: controlo e/ou supervisão?, 2011. Dissertação (Educação) - Universidade dos Açores. |
10. |
Serpa, M. S. D.. Participação no júri de Ana Oliveira Alves. Experiências de supervisão pedagógica: Contributos para o desenvolvimento profissional dos professores cooperantes do 1.º
ciclo EB, 2011. Dissertação (Educação) - Universidade dos Açores. |
11. |
Serpa, M. S. D.. Participação no júri de Ana Rosa Almeida Faria Furtado. Apropriação escolar da vertente de formação do programa de informatização educativa escolas digitais. Formação nas escolas
digitais, 2011. Dissertação (Educação) - Universidade dos Açores. |
12. |
Serpa, M. S. D.. Participação no júri de Telma Teves. O ensino das ciências no 1.º ciclo do ensino básico. Intervenção pedagógica no âmbito da temática “Os vulcões”, 2011. |
13. |
Serpa, M. S. D.. Participação no júri de Ana Isabel de Mesquita Correia Carvalho Martins . A motivação no sucesso educativo: Dinâmicas em contexto Pré-Escolar e 1.º ciclo, 2011. Dissertação (Educação) - Universidade dos Açores. |
14. |
Serpa, M. S. D.. Participação no júri de Fábio Goulart. Transversalidade da aprendizagem na escola: A linguagem e a leitura como factores de integração das aprendizagens, 2011. Dissertação (Educação) - Universidade dos Açores. |
15. |
Serpa, M. S. D.. Participação no júri de Nemésia Furtado. As potencialidades didácticas das actividades da área das expressões, 2011. Dissertação (Educação) - Universidade dos Açores. |
16. |
Serpa, M. S. D.. Participação no júri de Pedro Gago da Câmara Costa. Leitura, 2011. Dissertação (Educação) - Universidade dos Açores. |
17. |
Serpa, M. S. D.. Participação no júri de Rita de Lima Pereira. Uma intervenção em contexto educativo. A Expressão musical e o Ensino da Educação Pré-Escolar e Escolar, 2011. Dissertação (Educação) - Universidade dos Açores. |
18. |
Serpa, M. S. D.. Participação no júri de Verónica Fialho Pereira. Escola e formação integral. As Expressões artísticas e a educação e expressão Físico-Motora no contexto educacional, 2011. Dissertação (Educação) - Universidade dos Açores. |
19. |
Serpa, M. S. D.. Participação no júri de Jorge Manuel de Almeida Moreira Branquinho Lopes. Fama e Proveito da Formação, 2007. Dissertação (Formação de Professores) - Universidade de Lisboa. |
20. |
Serpa, M. S. D.. Participação no júri de Cristina Maria Fernandes Teixeira Martins das Neves. Enunciados dos exames nacionais e enunciados dos testes sumativos de Português do 12º ano: uma análise comparativa., 2007. Dissertação (Formação de Professores) - Universidade de Lisboa. |
21. |
Serpa, M. S. D.. Participação no júri de Ana Maria Pires Estrela Vilela. Etnobotânica de São Jorge: valores, recursos e sustentabilidade, 2007. Dissertação (Educação Ambiental) - Universidade dos Açores. |
22. |
Serpa, M. S. D.. Participação no júri de Teresa Margarida de Jesus Duarte Azevedo Neves Nunes. Mastery Learning e Resolução de Problemas: efeitos de uma estratégia LFM em dois níveis diferenciados de resolução de problemas, 2006. Dissertação (Educação) - Universidade dos Açores. |
23. |
Serpa, M. S. D.. Participação no júri de Gidélia Alencar da Silva. Inteligência Emocional, 2006. Dissertação (Educação) - Universidade do Minho. |
24. |
Serpa, M. S. D.. Participação no júri de Maria Paula Monteiro Leitão de Aguiar. As perspectivas dos educadores de infância sobre a formação contínua. Contributo para o estudo do impacto da formação contínua
na acção educativa. Estudo exploratório, 2006. Dissertação (Formação de Professores) - Universidade de Lisboa. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Serpa, M. S. D.. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación, de 2009/01/02 até 2013/12/29, Função ou tipo de participação: Conselho científico. |
2. |
Serpa, M. S. D.. Revista Arquipélago - Ciências da Educação, de 2005/02/01 até 2013/12/29, Função ou tipo de participação: Conselho científico. |
3. |
Serpa, M. S. D.. Revista Arquipélago - Ciências da Educação, de 1998/01/02 até 2013/12/29, Função ou tipo de participação: Conselho redactorial. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
20 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
9 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
2 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
7 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
4 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
4 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
6 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
5 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
1 |
Textos em jornais ou revistas Texts in journals or magazines |
1 |
Jornais de notícias Newspapers |
1 |
Produção técnica Technical production |
35 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
35 |
Dados complementares (Additional data) |
56 |
Orientações Orientations |
24 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
29 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
3 |
Visualizações do curriculum [
714
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
24-11-2015
às
17:54:12
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|