Curriculum Vitae

Maria de Fátima Morais da Silva

Data da última atualização »Last update : 26/11/2015


Maria de Fátima Morais da Silva Publicou 36 artigos em revistas especializadas e 10 trabalhos em actas de eventos, possui 22 capítulos de livros e 11 livros publicados. Possui 56 itens de produção técnica. Nas suas actividades profissionais interagiu com 46 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=2388342118907925


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Maria de Fátima Morais da Silva
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Silva, Maria de Fátima Morais da
Endereço profissional
Professional address
Universidade do Minho
Instituto de Educação
Instituto de Educação, Campus de Gualtar
Gualtar
4710-057 Braga
Portugal
Correio electrónico: famorais@ie.uminho.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
1982-1987 Licenciatura
Licentiate degree
Licen (5 anos » years) .
Universidade do Porto, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2012-2012 Outros
Others
Avaliar a Criatividade Recurso ao Teste de Pensamento Criativo de Torrance.
Universidade do Minho, Portugal.

2012-2012 Outros
Others
Método Resolução Criativa de Problemas: Instrumentos e técnicas.
Universidade do Minho, Portugal.

2012-2012 Outros
Others
Chega-te a mim e eu conto-te. Escrita criativa.
Universidade do Minho, Portugal.

2011-2011 Curso de curta duração
Short course
Coache´s training in Futur Problem Soving Program International.
Universidade do Minho, Portugal.

2011-2011 Outros
Others
A criatividade na acção educativa em lares de infância e juventude.
Colégio São Caetano, Portugal.

2010-2010 Outros
Others
workshop Introdução ao e-learning/Blackboard .
Universidade do Minho, Portugal.

2010-2010 Outros
Others
Workshop Organização e publicação de conteúdos na Blackboard .
Universidade do Minho, Portugal.

2010-2010 Outros
Others
CrAtivos: Resolvendo criativamente problemas.
Torrance Center Portugal , Portugal.

2007-2007 Outros
Others
Workshop How can we assess creativity? An invitation to the Torrance Test .
Universidade do Minho, Portugal.

2006-2006 Curso de curta duração
Short course
Análise de dados longitudinais: Do t teste à modelação hierárquica.
Universidade do Minho, Portugal.

1997-1997 Curso de curta duração
Short course
Análise factorial confirmatória (LISREL).
Universidade do Minho, Portugal.

1990-1990 Curso de curta duração
Short course
Serviço social: Intervenção comunitária para o desenvolvimento.
Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa, Portugal.

1990-1990 Curso de curta duração
Short course
Supervisão em serviço social e cooordenação técnica.
Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa, Portugal.

1990-1990 Curso de curta duração
Short course
O fenómeno da toxicodepêndencia - Compreensão, prevenção, tratamento.
Universidade do Porto, Portugal.

1983-1983 Curso de curta duração
Short course
Curso de formação de competências básicas de consulta psicológica.
Universidade do Porto, Portugal.





Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Espanhol (Bem).

Reading
Inglês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Espanhol (Bem).




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Silva, Maria F. M.; Miranda, L.; Wechsler, S. M. 2015. Criatividade: Aplicações Práticas em Contextos Internacionais. ed. 1. S. Paulo: Vetor.
2. Almeida, Leandro; Silva, Maria F. M.; Ramalho, V. 2013. Programa Promoção Cognitiva – Cadernos de atividades . ed. 5, ISBN: 978-989-8333-14-8. Braga: Psiquilíbrios Edições.
3. Almeida, Leandro; Morais, M.F.; Ramalho, V. 2009. Programa de Promoção Cognitiva- Actividades de treino cognitivo na adolescência. ed. 5. Braga: Psiquilíbrios.
4. Morais, M.F.; Bahia, S.. 2008. Criatividade: Conceito, necessidades e intervenção. ed. 1. Braga: Psiquilíbrios.
5. Almeida, Leandro; Silva, Maria F. M.. 2002. Programa Promoção Cognitiva . ed. 4. Braga: Psiquilíbrios.
6. Silva, Maria F. M.. 1996. Inteligência e treino cognitivo: Um desafio aos educadores. ed. 1. Braga: SHO.
7. Almeida, Leandro; Silva, Maria F. M.. 1994. Programa Promoção Cognitiva (última versão). ed. 1. Barcelos: Didalvi.
8. Morais, M.F.; Fernandes, E.. 1991. Psicologia comunitária: Experiências e reflexões. ed. 1. Porto: APPORT.
9. Almeida, Leandro; Silva, Maria F. M.. 1990. Programa de Promoção Cognitiva - Programa de treino cognitivo para alunos do Ensino Secundário (versão 88/89). ed. 1. Barcelos: Didalvi.
10. Barroso, J.; Morais, M.F.; Barbosa, J. G. 1989. A adopção em Portugal. ed. 1. Porto: APPORT.
11. Almeida, Leandro; Morais, M.F.. 1988. Promoção Cognitiva - Programa de treino cognitivo para alunos do Ensino Secundário. ed. 1. Barcelos: Didalvi.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Antunes, A.; Silva, Maria F. M.; Martins, F.. 2015. Honours students: Good marks and what else?.  In Advances in Psychology Research, ed. A. Columbus , 55 - 68. . New York: NOVAPublishers.
2. Morais, M.F.; Alencar, E.; Azevedo, I.; Almeida, Leandro; Fleith, D.. 2014. Inventory of barriers to personal creativity: A validation study involving university students.  In The European Procedia Social and Behavioural Sciences – EpSBS , ed. Z. Bekirogullari & M. Y.Minas, 135 - 145. . Mersin, Turkey: Futur Academy.
3. Miranda, L.; Morais, M.F.. 2014. Enriquecimento criativo e sua promoção em alunos sobredotados.  In Altas habilidades/superdotação: Criatividade e emoção, ed. F. Piske, J. M. Machado, S. Bahia & T. Stoltz , 185 - 212. ISBN: 9788536248622. Paraná, Brasil: Juruá.
4. Silva, Maria F. M.. 2013. Creativity: Challenges to a key concept for the twenty-firdt century.  In Psychology of creativity – advances in theory, research and application , ed. A. Antonietti, B. Colombo, & D. Memmert, 3 - 20. . New York: Nova Publishers.
5. David, A. P; Nakano, T.; Morais, M.F.; Primi, R.. 2011. Competências criativas no Ensino Superior.  In Criatividade no Ensino Superior: Uma perspectiva internacional , ed. S. Wechsler, S. & T. Nakano , 14 - 53. . S. Paulo: Vetor Editora.
6. Silva, Maria F. M.; Azevedo, I.. 2011. Escutando os professores portugueses acerca da criatividade: alguns resultados e reflexos sobre a sua formação.  In Criatividade no Ensino Superior: Uma perspectiva internacional , ed. S. Wechsler, S. & T. Nakano, 140 - 179. . S. Paulo: Vetor Editora.
7. Silva, Maria F. M.; Azevedo, I.. 2008. Criatividade em contexto escolar: Representações de professores dos professores dos Ensino Básico e Secundário .  In Criatividade: Conceito, necessidades e intervenção, ed. M. F. Morais & S. Bahia , 157 - 196. . Braga: Psiquilíbrios.
8. Silva, Maria F. M.. 2006. Prova de resolução de problemas por insight.  In Avaliação psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa , ed. M. Gonçalves, M. Simões, L. Almeida, & C. Machado, 151 - 162. . Coimbra: Quarteto.
9. Silva, Maria F. M.. 2002. Creative and non creative people: What metaphors do they prefer? .  In Creativity´s Global Correspondents Report 2002, ed. In M. Stein , 111 - 113. . New York: Morris I. Stein.
10. Silva, Maria F. M.. 2001. Problem-finding and creativity: From theory to assessment.  In Creativity´s Global Correspondents Report 2001, ed. M. Stein, 149 - 152. . New York: Winslow Press.
11. Silva, Maria F. M.. 2000. Assessing insight? Elements for a psychometric essay.  In Creativity´s Global Correspondents Report 2000, ed. M. Stein , 99 - 102. . New York: Winslow Press.
12. Silva, Maria F. M.; Almeida, Leandro; Maia, J. A. R. 1999. Avaliação da resolução de problemas por insight? Apresentação de uma proposta e de controvérsias.  In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , ed. A. P. Soares, S. Araújo & S. Caires, 783 - 794. . Braga: APPORT.
13. Silva, Maria F. M.. 1999. Predicting creative achievement from a cognitive approach.  In Creativity's Global Correspondents Report 1999, 105 - 109. . New York: Winslow Press.
14. Almeida, Leandro; Morais, M.F.; Rosário, P.; Vilaça, I.; Antunes, A.. 1999. Provas cognitivas centradas nos traços e nos processos: Construção e validação.  In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , ed. A. P. Soares, S. Araújo & S. Caires, 824 - 834. . Braga: APPORT.
15. Almeida, Leandro; Silva, Maria F. M.. 1997. Promoção Cognitiva: A cognitive training program for adolescents.  In Teaching thinking in Europe, ed. J. H. Hamers & M. Th. Overtoom , 39 - 43. . Utrecht, The Netherlands: SARDES.
16. Almeida, Leandro; Silva, Maria F. M.. 1995. Avaliação processual da realização cognitiva: Ensaio de provas e discussão dos resultados.  In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, ed. L. Almeida & I. Ribeiro , 263 - 280. . Braga: APPORT.
17. Silva, Maria F. M.. 1994. Intervenção e avaliação: Alguns contornos de (des)integração.  In Para intervir em educação, ed. J. Tavares, 259 - 278. . Aveiro: CIDInE.
18. Silva, Maria F. M.. 1993. A modificabilidade cognitiva: Uma responsabilidade a assumir! .  In Capacitar a escola para o sucesso: Orientações para a prática educativa, ed. Leandro Almeida , 17 - 29. . Vila Nova de Gaia: Edipsico.
19. Silva, Maria F. M.. 1991. A instituição e a mudança: Implicações para a intervenção em comunidade.  In A adopção em Portugal, ed. M. F. Morais & E. Fernandes , 23 - 30. . Porto: APPORT.
20. Silva, Maria F. M.. 1991. Introdução (Intervenção comunitária: Rede complexa e exigente de sistemas, subsistemas e movimentos comunicacionais).  In A adopção em Portugal, ed. M. F. Morais & E. Fernandes , 9 - 10. . Porto: APPORT.
21. Silva, Maria F. M.. 1990. Sucesso escolar: Reflexões a partir do treino sistemático de competências cognitivas.  In A Acção educativa: Análise psico-social, ed. L. Almeida, R. Santiago, P. Silva, O. Caetano & J. P. Marques , 249 - 256. . Leiria: ESEL e APPORT.
22. Almeida, Leandro; Silva, Maria F. M.. 1990. Fundamentação e caracterização de um programa de desenvolvimento cognitivo para alunos do Ensino Secundário: O programa "Promoção Cognitiva".  In Desenvolvimento, aprendizagem, curriculum e supervisão, ed. J. Tavares & A. Moreno , 17 - 26. . Aveiro: PIDACS.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Silva, Maria F. M.; Azevedo, I.; Jesus, S.. 2014. "Competências criativas e motivação para a aprendizagem: Realidades distintas em adolescentes? ", Revista de Psicologia, Educação e Cultura 18, 1: 87 - 99.
2. David, A. P; Silva, Maria F. M.; Primi, R.; Koich, F.. 2014. "Metáforas e pensamento divergente: Criatividade, escolaridade e desempenho em Artes e Tecnologi", Avaliação Psicológica 13, 2: 147 - 156.
3. Silva, Maria F. M.; Alencar, E.; Azevedo, I.; Almeida, Leandro; Fleith, D.. 2014. "Validação portuguesa do Inventário de Práticas Docentes para a criatividade na Educação Superior", Avaliação Psicológica 13, 2: 167 - 175.
4. Fleith, D.; Almeida, Leandro; Azevedo, I.; Alencar, E.; Silva, Maria F. M.. 2014. "Perceptions of barriers to personal creativity: Validation of an Inventory involving High Education students", The European Journal of Social & Behavioural Sciences (EJSBS) 3, 10: 1478 - 1495.
5. Silva, Maria F. M.; Almeida, Leandro; Azevedo, I.. 2014. "Criatividade e práticas docentes no Ensino Superior: Como pensam os alunos de áreas curriculares diferentes? ", RevistaAMAZônica 12, 2: 97 - 126.
6. Azevedo, I.; Morais, M.F.; Martins, F.. 2014. "FPSPI- Future Problem Solving Program International: Análises dos efeitos do programa em competências do pensamento criativo", . Revista AMAzônica 12, 2: 196 - 218.
7. Mundim, M. C; Suárez, J.; Wechsler, S. M; Morais, M.F.. 2014. "Expressão da criatividade figural em estudantes de cursos de formação de educadores brasileiros e portugueses", Revista AMAzônica 12, 2: 127 - 141.
8. Imaginário, S.; Cristo, E.; Jesus, S.; Morais, M.F.. 2014. "Educação para o empreendedorismo em Portugal: O nascimento do programa Empreender na Escola", Revista AMAzônica 12, 2: 343 - 362.
9. Imaginário, S.; Jesus, S.; Morais, M.F.; Fernandes, C.; Santos, R.; Santos, J.; Azevedo, I.. 2014. "Motivação para a aprendizagem escolar: Adaptação de um instrumento de avaliação para o contexto português", Revista Lusófona de Educação 28, 28: 91 - 105.
10. Primi, R.; Nakano, T.; Cássia, T.; Morais, M.F.; Almeida, Leandro; David, A. P. 2013. "Factorial structure analysis of the Torrance Test with Portuguese students", Estudos de Psicologia (Campinas) 30, 1: 19 - 28.
11. Monteiro, A. S; Morais, M.F.; Braga, A. C; Nakano, T.. 2013. "Representações sobre criatividade: Diferenças entre docentes portugueses do Ensino Básico e Secundário", Revista AMAzônica 11, 1: 327 - 357.
12. Azevedo, I.; Silva, Maria F. M.. 2012. "O FPSI: Futur Problem Solving Program International como um instrumento interventivo na sobredotação: Caracterização do programa e resultados (co-autoria)", Sobredotação 12, 12: 152 - 169.
13. David, A. P; Silva, Maria F. M.. 2012. "Pensando a criatividade: Apontamentos sobre o percurso explicativo do conceito", Revista RecreArte  12, 12+1: 1 - 16.
14. Miranda, L.; Almeida, Leandro; Morais, M.F.; Guisande, M. A. 2012. "Creatividad, inteligencia y rendimiento escolar: Estudio de las relaciones recíprocas en una muestra de 6º año de escolaridad", Faisca-Revista de Altas Capacidades 16, 18: 68 - 83.
15. Azevedo, I.; Silva, Maria F. M.. 2012. "Avaliação da criatividade como condição para o seu desenvolvimento: Um estudo português do teste de Pensamento Criativo de Torrance em Contexto escolar", REICE: Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia Y Cambio en Educacion 10, 2: 41 - 55.
16. Azevedo, I.; Morais, M.F.; Jesus, S.; Ribeiro, Iolanda; Brandão, S.. 2012. "A aplicação do Future Problem Solving Program International em asolescentes: Um estudo exploratório", Revista AMAzônica 10, 3: 23 - 47.
17. Morais, M.F.; Azevedo, I.. 2011. "What is a creative teacher and what is a creative pupil? Perceptions of teachers", Procedia - Social and Behavioral Sciences 12, 12: 330 - 339.
18. Morais, M.F.; Almeida, Leandro; Azevedo, I.; Necka, E.. 2010. "Cognitive dimensions of creativity: What makes the difference between creative and non creative university students? ", Polish Psychological Bulletin 40, 2: 55 - 61.
19. Silva, Maria F. M.. 2007. "La creatividad en las palabras de inventores portugueses: Identificacion de características de personalidad y de recorridos de vida", Creatividad y Sociedad 10, 10: 54 - 77.
20. Silva, Maria F. M.. 2004. "A pessoa e o processo criativos: Análise de testemunhos de inventores independentes portugueses", Comunicação e Sociedade 6, 6: 235 - 255.
21. Silva, Maria F. M.. 2003. "Os produtos criativos: Introdução a uma alternativa de avaliação no contexto educativo", Sobredotação 4, 2: 9 - 23.
22. Silva, Maria F. M.. 2003. "O educador e a personalidade criativa: Algumas considerações", Cadernos de criatividade 5, 5: 33 - 35.
23. Silva, Maria F. M.; Almeida, Leandro; Maia, J. A. R. 2002. "Criatividade e cognição: Diferenciação de desempenhos criativos extremos", Revista Galaico-Portuguesa de Psicoloxia e Educacion 6, 8: 153 - 170.
24. Silva, Maria F. M.. 2001. "Apresentação do número temático sobre criatividade", Psicologia: Teoria, Investigação e Prática 6, 1: 3 - 4.
25. Silva, Maria F. M.. 2001. "Criatividade como (re)conciliação: Indivíduo, cultura e acaso", Psicologia: Teoria, Investigação e Prática 6, 1: 97 - 121.
26. Silva, Maria F. M.; Maia, J. A. R; Almeida, Leandro. 2001. "Diferenciação cognitiva de realizações criativas extremas", Psicologia: Teoria, Investigação e Prática 6, 1: 149 - 169.
27. Silva, Maria F. M.. 2001. "Particularidades criativas no processamento cognitivo: Porque criatividade também é cognição", Psicologia, Educação e Cultura 5, 2: 347 - 365.
28. Silva, Maria F. M.. 2000. "Descoberta de problemas e criatividade: Elementos para uma caracterização", Psicologia - Teoria, Investigação e Prática 5, 1: 57 - 66.
29. Silva, Maria F. M.. 2000. "(In)definições de criatividade. Ou uma dupla ansiedade a gerir", Cadernos de Criatividade 1, 1: 5 - 20.
30. Silva, Maria F. M.; Almeida, Leandro; Maia, J. A. R. 1999. "Insight e descoberta de problemas: Novas propostas de avaliação do desenvolvimento cognitivo", Psicologia - Teoria, Investigação e Prática 4, 1: 141 - 155.
31. Silva, Maria F. M.. 1994. "Estudo de caso: Em busca do paradigma perdido? ", Revista Portuguesa de Educação, 1 e 2: 127 - 136.
32. Almeida, Leandro; Silva, Maria F. M.. 1993. "Educabilidade cognitiva: Conceptualização, operacionalização e intervenção", Inovação 5, 5: 29 - 52.
33. Silva, Maria F. M.. 1993. "Formação de professores em Psicologia: (Re)pensar uma experiência de formação inicial pela percepção de necessidades de professores em exercício", Jornal de Psicologia 11, 11: 19 - 23.
34. Almeida, Leandro; Silva, Maria F. M.. 1992. "Inteligência e desempenho cognitivo: Interdependência e estratégias de promoção", Cadernos CIDInE 3, 3: 23 - 34.
35. Almeida, Leandro; Silva, Maria F. M.. 1989. "Programa "Promoção Cognitiva"", Revista Portuguesa de Educação 1, 1: 25 - 32.
36. Almeida, Leandro; Silva, Maria F. M.. 1989. "Da inteligência à cognição e ao desenvolvimento cognitivo", Revista da Educação 3, 3: 35 - 39.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Antunes, A.; Silva, Maria F. M.. 2015. "Investigação qualitativa em Psicologia da Educação: Estudo de perfis de alunos de mérito escolar", Trabalho apresentado em 4.º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa – Investigação Qualitativa na Educação , In Atas do 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa – Investigação Qualitativa na Educação (vol 2), Aracajú, Brasil.
2. Jesus, S.; Morais, M.F.; Pocinho, M.; Imaginário, S.; Duarte, S.; Matos, F.; Garcês, S.; Gil, H.; Sousa, F.. 2011. "Escala de personalidade criativa: Estudo preliminary para a sua construção", Trabalho apresentado em VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica, XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contexto, In Actas do VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica, XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contexto, Lisboa.
3. Faria, L.; Silva, Maria F. M.; Sampaio, E.; Pinto, J. C; Silva, A. D. 2011. "Actas da VII Conferência Desenvolvimento Vocacional – Carreira, criatividade e empreendedorismo", Trabalho apresentado em VII Conferência Desenvolvimento Vocacional – Carreira, criatividade e empreendedorismo, In Actas da VII Conferência Desenvolvimento Vocacional – Carreira, criatividade e empreendedorismo, Braga.
4. Silva, Maria F. M.. 2011. "Criatividade: Investimento pessoal e organizacional para o séc. XXI?", Trabalho apresentado em VII Conferência Desenvolvimento Vocacional – Carreira, criatividade e empreendedorismo, In Actas daVII Conferência Desenvolvimento Vocacional – Carreira, criatividade e empreendedorismo, Braga.
5. Silva, Maria F. M.. 2011. "Criatividade: desafios ao conceito", Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Criatividade e Inovação - Visão e prática em diferentes contextos , In Anais do I Congresso Internacional de Criatividade e Inovação - Visão e prática em diferentes contextos , Itacoatiara, Brasil.
6. Silva, Maria F. M.. 2011. " Criatividade: Investimento pessoal e organizacional para o séc. XXI?", Trabalho apresentado em VII Conferência Desenvolvimento Vocacional – Carreira, criatividade e empreendedorismo, In Actas da VII Conferência Desenvolvimento Vocacional – Carreira, criatividade e empreendedorismo, Braga.
7. Almeida, Leandro; Silva, Maria F. M.; Rosário, P.; Vilaça, I.; Antunes, A.. 2001. "Habilidades cognitivas e rendimento escolar: Análise diferencial da relação segundo variáveis dos alunos e funções cognitivas avaliadas", Trabalho apresentado em VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, In Actas do VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga.
8. Silva, Maria F. M.; Almeida, Leandro; Maia, J. A. R. 2001. "Desempenhos extremos em criatividade: Que diferenciação cognitiva?", Trabalho apresentado em do VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, In Actas do VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga.
9. Silva, Maria F. M.. 1992. "Formação de professores: Análise de percepções e de necessidades", Trabalho apresentado em II Seminário "A Componente de Psicologia na Formação de Professores e outros Agentes Educativos", In Actas do II Seminário "A Componente de Psicologia na Formação de Professores e outros Agentes Educativos", Évora.
10. Almeida, Leandro; Silva, Maria F. M.. 1990. "Uma experiência de promoção cognitiva", Trabalho apresentado em I Seminário "A Componente de Psicologia na Formação de Professores", In Actas do I Seminário "A Componente de Psicologia na Formação de Professores" , Évora.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Silva, Maria F. M.. 19 out. 2015. "Entrevista com ... Bernard Douet" Jornal de Psicologia, 22 - 24.

Prefácio, Posfácio
Preface, Postface
1. Silva, Maria F. M.. 2013. "Criatividade na escola – O desenvolvimento de potencialidades,altas habilidades/superdotação e talentos". Curitiba. (Prefácio)
2. Faria, L.; Morais, M.F.; Sampaio, E.; Pinto, J. C; Silva, A. D. 2011. "Prefácio das Actas da VII Conferência Desenvolvimento Vocacional – Carreira, criatividade e empreendedorismo". Braga. (Prefácio)



Trabalho técnico
Technical work
1. Almeida, Leandro; Silva, Maria F. M.; Rosário, P.; Vilaça, I.; Antunes, A.. Avaliação processual do desenvolvimento e da realização cognitiva em adolescentes e jovens adultos,2000 (Relatório de projeto).
2. Silva, Maria F. M.. Promoção Cognitiva: Concepção, aplicação e avaliação de um programa de treino cognitivo ,1995 (Relatório de projeto).
3. Silva, Maria F. M.. Professor: Facilitador criativo do desenvolvimento cognitivo ,1992 (Relatório técnico).
4. Silva, Maria F. M.. Inteligência e cognição: Contributos teóricos e metodológicos para o treino cognitivo,1992 (Relatório técnico).

Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Silva, Maria F. M.. Criatividade: Conceito a desmistificar e a operacionalizar na escola,I Encontro Ensinar e Aprender Matemática com Criatividade,Viana do Castelo,2013 (Conferência ou palestra).
2. Silva, Maria F. M.. Criatividade e Educação: Conceitos e contextos,Seminário “Resolução Criativa de Problemas na Educação: Necessidades e Práticas,Porto,2011 (Conferência ou palestra).
3. Silva, Maria F. M.. A criatividade na (re)educação: conceito a conhecer e a aplicar em educadores e educandos,Colóquio “ A criatividade na acção educativa em lares de infância e juventude”,Braga,2011 (Conferência ou palestra).
4. Silva, Maria F. M.. Criatividade: Investimento pessoal e organizacional para o séc. XXI?,VII Conferência Desenvolvimento Vociacional 2011 – Carreira, Criatividade e Empreendedorismo,Braga,2011 (Conferência ou palestra).
5. Silva, Maria F. M.. Criatividade e educação: da (in)definição às possíveis aplicações práticas,Ciclo de Seminários: Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade Lusíada do Porto,Porto,2011 (Seminário).
6. David, A. P; Silva, Maria F. M.; Azevedo, I.. Competências criativas no Ensino Secundário: Um estudo com diferentes anos de escolaridade e áreas académicas,Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Poster).
7. Monteiro, A. S; Silva, Maria F. M.; Braga, A. C; Azevedo, I.. Representações sobre criatividade: Um estudo de diferenças na população docente dos Ensinos Básico e Secundário ,Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Poster).
8. Silva, Maria F. M.. Na escuta de quem se demonstra criativo: Alguns contributos e questões para a temática da criatividade,Seminário Criatividade e sobredotação: conceitos, contextos e práticas,Braga,2007 (Comunicação).
9. Silva, Maria F. M.. Porque não são os alunos criativos? Um programa de treino com alunos do 6º ano,Seminário Criatividade e sobredotação: conceitos, contextos e práticas,Braga,2007 (Comunicação).
10. Silva, Maria F. M.. O inquérito aos alunos do Curso,Seminário Auto-Avaliação da Licenciatura em Educação,Braga,2005 (Comunicação).
11. Silva, Maria F. M.. Processos cognitivos criativos: Algumas ferramentas para pensar criativamente em contexto educativo,Seminário Percursos na Criatividade,Porto,2004 (Conferência ou palestra).
12. Silva, Maria F. M.. Os produtos criativos: Introdução a uma alternativa de avaliação em contexto criativo,IV Congresso Anual da ANEIS,Lisboa,2003 (Comunicação).
13. Silva, Maria F. M.. O educador criativo: algumas considerações para a caracterização do conceito,Seminário Visões sobre Criatividade na Educação,Aveiro,2003 (Conferência ou palestra).
14. Silva, Maria F. M.. Avaliação processual e realização cognitiva: Constructos, metodologias e resultados,Seminário Cognição, Rendimento e Aprendizagem,Braga,2000 (Comunicação).
15. Silva, Maria F. M.. Desempenhos extremos em criatividade: Diferenciações cognitivas em contexto escolar,Seminário Cognição, Rendimento e Aprendizagem,Braga,2000 (Comunicação).
16. Silva, Maria F. M.. Uma caracterização cognitiva de indivíduos elevadamente criativos: Que pistas para a sobredotação?,Seminário Crianças Sobredotadas: Compromissos dos Pais e dos Professores na Identificação e no Atendimento,Lisboa,1999 (Comunicação).
17. Silva, Maria F. M.. Criatividade e educação: Especificidades cognitivas a refletir,Seminário O Professor - Facilitador Criativo,Lisboa,1999 (Conferência ou palestra).
18. Silva, Maria F. M.. Síntese do trabalho de doutoramento em curso,Anual National Convention of The American Creativity Association. Pennsylvania: American Creativity Association,1997 (Comunicação).
19. Silva, Maria F. M.. Descoberta de problemas: Ensaio e proposta de avaliação,V Conferência Internacional "Avaliação Psicológica: Formas e Contextos",Braga,1997 (Poster).
20. Silva, Maria F. M.. Capacidade de insight: Ensaio e proposta de avaliação,V Conferência Internacional "Avaliação Psicológica: Formas e Contextos",Braga,1997 (Poster).
21. Silva, Maria F. M.. Inovação pelo desenvolvimento: Do educando ao (novo) educador,Primeiro Colóquio da secção de Psicologia de Educação da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação: "A Ciência Psicológica nos Sistemas de Formação",Aveiro,1996 (Comunicação).
22. Silva, Maria F. M.. Formação inicial de professores e função docente,II Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,Braga,1996 (Poster).
23. Almeida, Leandro; Silva, Maria F. M.. Aplicação, adequação e avaliação qualitativa de um programa de intervenção cognitiva para jovens em formação no sistema de aprendizagem/alternância,Terceira Conferência Internacional sobre "Avaliação Psicológica: Formas e Contextos",Braga,1995 (Poster).
24. Almeida, Leandro; Silva, Maria F. M.. Avaliação processual do desempenho cognitivo: Elaboração de tarefas e discussão de resultados,Terceira Conferência Internacional sobre "Avaliação Psicológica: Formas e Contextos",Braga,1995 (Poster).
25. Silva, Maria F. M.. A função docente na produção discursiva dos futuros professores,Convenção Anual da APPORT "Àreas de intervenção e compromisso social do psicólogo",Lisboa,1995 (Comunicação).
26. Silva, Maria F. M.. O estudo de caso na avaliação formativa de um programa de intervenção,Segunda Conferência Internacional sobre "Avaliação Psicológica: Formas e Contextos",Braga,1994 (Comunicação).
27. Silva, Maria F. M.. Metacognição e aprendizagem,Terceiro Seminário "A Componente de Psicologia na Formação de Professores e outros Agentes Educativos",Évora,1994 (Comunicação).
28. Silva, Maria F. M.. Teacher as a creative facilitator of pupils psychological development,Creative Potential,Pavia,1994 (Poster).
29. Silva, Maria F. M.. Intervenção e avaliação: Alguns contornos de (des)integração,Colóquio CIDinE: "Supervisão e Desenvolvimento Humano",Braga,1993 (Comunicação).
30. Almeida, Leandro; Silva, Maria F. M.. Promoção Cognitiva: Programa de facilitação do desempenho cognitivo de adolescentes,Congresso Ibero - Americano de Psicologia,Madrid,1992 (Poster).
31. Silva, Maria F. M.. Falar do sucesso escolar através das competências de estudo e do "ensinar a pensar ",Convenção Anual da APPORT "As respostas sociais dos psicólogos na viragem do século",Lisboa,1992 (Comunicação).
32. Almeida, Leandro; Silva, Maria F. M.. Promoção Cognitiva: Results of the aplication of a program for the high school students cognitive training,XIV International School Psychology Association Colloquium,Braga,1991 (Poster).
33. Silva, Maria F. M.. A Psicologia na formação de professores do Ensino Secundário: Análise e reflexão de percepções e de necessidades,Segundo Seminário "A Componente de Psicologia na Formação de Professores e outros Agentes Educativos",Évora,1990 (Comunicação).
34. Silva, Maria F. M.. Reeducação de menores - Objecto para uma nova prática teórica,A Psicologia e os Psicólogos Hoje,Lisboa,1989 (Comunicação).
35. Almeida, Leandro; Silva, Maria F. M.. "Promoção Cognitiva": A cognitive training program for portuguese high schools students,Third European Congress for Research on Learning and Instruction,Madrid,1989 (Comunicação).
36. Almeida, Leandro; Silva, Maria F. M.. Promoção Cognitiva: Papel dos professores no desenvolvimento cognitivo dos alunos,Seminário Internacional "Factores Cognitivos e Realização Escolar: Intervenção e Investigação,Braga,1989 (Comunicação).
37. Almeida, Leandro; Silva, Maria F. M.. Promoção Cognitiva: Fundamentação, aplicação e resultados,A Psicologia e os Psicólogos Hoje,Lisboa,1989 (Comunicação).
38. Almeida, Leandro; Silva, Maria F. M.. Desarrollo cognitivo: Pistas hasta la pratica de los maestros,Xornadas sobre Educacion y Medio Ambiente,Vigo,1989 (Conferência ou palestra).
39. Silva, Maria F. M.. Psicólogos na área da psicologia judicial e dos comportamentos desviantes: Esboço para uma caracterização,A Psicologia e os Psicólogos Hoje,Lisboa,1989 (Poster).
40. Silva, Maria F. M.. Treino sistemático de competências cognitivas: Que articulação com o sucesso escolar?,Primeiro Encontro de Psicologia Educacional,Lisboa,1989 (Comunicação).
41. Almeida, Leandro; Silva, Maria F. M.. Programa Promoção Cognitiva: Experiência de elaboração e de aplicação de um programa de desenvolvimento cognitivo junto dos alunos,Primeiro Seminário "A Componente de Psicologia na Formação de Professores",Évora,1989 (Comunicação).
42. Almeida, Leandro; Silva, Maria F. M.. Fundamentação e caracterização de um programa de desenvolvimento cognitivo para alunos do Ensino Secundário: O programa "Promoção Cognitiva,Seminário "Desenvolvimento, Aprendizagem, Curriculo e Supervisão",Aveiro,1989 (Comunicação).
43. Silva, Maria F. M.. programa "Promoção Cognitiva",ciclo de colóquios da APPORT 1988/98,Lisboa,1989 (Conferência ou palestra).
44. Almeida, Leandro; Silva, Maria F. M.. A promoção do desenvolvimento cognitivo através de programas específicos como actividade do psicólogo no Ensino Secundário,Seminário: "O Psicólogo no Sistema Educativo: Áreas de Intervenção",Coimbra,1988 (Comunicação).
45. Silva, Maria F. M.. Promoção Cognitiva: Programa de treino cognitivo para alunos do Ensino Secundário,Segundo Simpósio Nacional sobre a Investigação em Psicologia",Lisboa,1988 (Comunicação).
46. Silva, Maria F. M.. A instituição e a mudança: Implicações para a intervenção em comunidade,Seminário: "O Psicólogo e a Intervenção Comunitária",Faro,1988 (Comunicação).

Organização de evento
Event organization
1. Silva, Maria F. M.. “ Criatividade em Educação” ,2012 (Oficina).
2. Silva, Maria F. M.. XI Congreso Internacional Galego-Portugés de Psicopedagoxia,2011 (Congresso).
3. Silva, Maria F. M.. VII Conferência Desenvolvimento Vocacional – Carreira, Criatividade e Empreendedorismo,2011 (Conferência).
4. Silva, Maria F. M.. Palestra “Educación y creatividad: los retos para una formación creativa en el siglo XXI”,2011 (Outro).
5. Silva, Maria F. M.. “ O Futur Problem Solving” como desafio ao Ensino Superior” ,2010 (Seminário).
6. Silva, Maria F. M.. X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia ,2009 (Congresso / Organização).
7. Silva, Maria F. M.. “Criatividade e sobredotação: conceitos, contextos e práticas”,2007 (Seminário).
8. Silva, Maria F. M.. “Bases psicológicas e procedimentos de investigação em criatividade” ,2004 (Seminário).
9. Silva, Maria F. M.. "Cognição, rendimento e aprendizagem",2000 (Seminário).
10. Silva, Maria F. M.. "Definição, Avaliação e Estimulação da Criatividade" e conferência sobre "Educação e criatividade",1996 (Seminário / Organização).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Mª Ivete Pinto Azevedo, Criatividade, percurso escolar: estudo com jovens do Ensinos Básico , 2008. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho, Bolseiro(a) de Universidade do Minho (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Ana Teresa Nunes Pinheiro Dias de Almeida, O que impede um ensino criativo? Representações de obstáculos à expressão criativa e sua relação com criatividade e resiliência em docentes do Ensino Superior, 2014. Tese (Ramo de conhecimento: Estudos da criança) - Universidade do Minho (Orientador).
2. Álvaro Miguel Ribeiro Ferreira, A promoção da criatividade em adolescentes portugueses: Um estudo da eficácia do programa Future Problem Solving International, 2013. Tese (Psicologia) - Universidade de Coimbra (Co-orientador).
3. Susana Sofia Estevam Imaginário, Motivação, criatividade e empreendedorismo em estudantes do Ensino Superior: Influência das práticas docentes e das vivências académicas, 2012. Tese ( Psicologia) - Universidade do Algarve, Bolseiro(a) de Universidade do Algarve (Co-orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Teresa Fernanda Leal Pereira, Clima criativo em sala de aula e motivação para a aprendizagem: Um estudo exploratório em crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 2014. Dissertação (Mestrado Estudos da Criança) - Universidade do Minho (Orientador).
2. Teresa Leal Pereira, Clima criativo em sala de aula e motivação para a aprendizagem: Um estudo exploratório em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, 2014. Dissertação (Mestrado Estudos da Criança) - Universidade do Minho (Orientador).
3. Carla Alexandra Ferreira Dias, Criatividade no Ensino Básico: Um olhar sobre as representações de alunos e professores em escolas públicas e privadas, 2014. Dissertação (Intervenção Psicossocial em Crianças, Jovens e Famílias) - Universidade do Minho (Orientador).
4. Carla Alexandra Ferreira Dias, Criatividade no Ensino Básico: Um olhar sobre as representações de alunos e de professores em escolas de diferentes contextos sócio-económicos, 2014. Dissertação (Intervenção Psicossocial em Crianças, Jovens e Famílias) - Universidade do Minho (Orientador).
5. Mariana Moreira Alves, Resolução criativa de problemas de âmbito comunitário em adolescentes do Ensino Profissional, 2013. Dissertação (Mestrado Estudos da Criança) - Universidade do Minho (Orientador).
6. Simão Pedro Roma da Mota Leite, Criatividade, auto-conceito e género: Um estudo exploratório em alunos do 1º ciclo do Ensino Básico., 2010. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia Escolar e da Educação) - Universidade do Minho (Orientador).
7. Vânia Cardoso, Podcasts como activadores criativos na educação pré-escolar, 2010. Dissertação (Mestrado Ciências da educação) - Universidade do Minho (Co-orientador).
8. Sandra Maria Meneses Carvalho , promoção da criatividade no contexto da expressão escrita: Um estudo exploratório no 2º ciclo, 2010. Dissertação (Psicologia Escolar ) - Universidade do Minho (Co-orientador).
9. Ana Paula Marques David, Competências criativas no Ensino Secundário: Um estudo em diferentes anos de escolaridade e áreas académicas, 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
10. Natércia Maria Ribeiro de Carvalho Neto, Criatividade face ao sucesso escolar e ao raciocínio: Um estudo com alunos de diferentes áreas do Ensino Secundário, 2009. Dissertação (Psicologia Escolar ) - Universidade do Minho (Orientador).
11. Ana Sofia Lopes Monteiro, Representações sobre criatividade: Um estudo de diferenças na população docente dos Ensinos Básico e Secundário, 2009. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia Escolar e da Educação) - Universidade do Minho (Orientador).
12. Pedro Mendes Alves, Resolução de problemas por insight e realização acdémica: Um estudo em estudantes universitários de diferentes cursos, 2008. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia da Educação e Escolar) - Universidade do Minho (Orientador).
13. Hugo Emanuel de Sousa Caseira, Criatividade e auto-conceito: Um estudo exploratório em alunos do 3º ciclo do Ensino Básico, 2008. Dissertação ( Psicologia da Educação e Escolar) - Universidade do Minho (Orientador).
14. Carla Sofia Godinho , Stress, criatividade e engagment em alunos do Ensino Superior, 2005. Dissertação (Stress e bem estar ) - Universidade de Lisboa (Co-orientador).


Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura
Bachelor/Licenciate degree conclusion work
Concluídas
Completed
1. Elenara Dias Perin, A criatividade em jovens autores de atos infracionais cumprindo medidas socioeducativas de liberdade assistida, 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ramo de conhecimento: Estudos da Criança) - Universidade do Minho (Orientador).


Orientação de outra natureza
Other orientation
Em curso
Ongoing
1. Maria Ivete Azevedo, Resolução criativa de problemas: Estudo de um programa de intervenção em adolescentes no contexto educativo, 2012. Universidade do Minho (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Silva, Maria de Fátima Morais da. Participação no júri de Abel Ponce Delgado. Desarrollo del potencial creativo en la infância: Reflexiones desde el museo como entorno comunicativo, 2014. Tese (Grau de doutoramento europeu) - Universidad Autonoma de Madrid.
2. Silva, Maria de Fátima Morais da. Participação no júri de Soraia Fernandes Garcês. A multidimensionalidade da criatividade: A Pessoa, o Processo, o Produto e o Ambiente criativo no Ensino Superior, 2013. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade da Madeira.
3. Silva, Maria de Fátima Morais da. Participação no júri de Laurentina de Jesus Alves dos Santos. Tutoria centrada na promoção dos processos de auto-regulação em alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico, 2012. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho.
4. Silva, Maria de Fátima Morais da. Participação no júri de Maria Isabel Santo de Miranda Cunha. O insucesso escolar no 3.º ciclo do Ensino Básico: fatores pessoais e familiares, 2012. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho.
5. Silva, Maria de Fátima Morais da. Participação no júri de Florbela da Conceição Mantinhas Nunes. Criatividade em contexto empresarial – Estudo da relação entre as atitudes face à criatividade e as práticas empresariais inovadoras em microempresas e PME, 2012. Tese ( Psicologia) - Universidade do Algarve.
6. Silva, Maria de Fátima Morais da. Participação no júri de Helena Cristina Framrose Bilimória. promover o desenvolvimento cognitivo e o sucesso escolar: Construção e validação de um programa de treino cognitivo, 2010. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho.
7. Silva, Maria de Fátima Morais da. Participação no júri de Mª de Lurdes Dias Brito. Desenvolvimento e realização cognitiva na infância: Construção e validação da ECCOs 4/10, 2009. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho.
8. Silva, Maria de Fátima Morais da. Participação no júri de Dora Cortat Simonetti. Superdotação: Estudo comparativo da avaliação dos processos cognitivos através de testes psicológicos e indicadores neurofisiológicos, 2009. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho.
9. Silva, Maria de Fátima Morais da. Participação no júri de Mª Helena Gil da Costa. O medo e o desenvlvimento humano: Uma proposta de educação de adultos desde a inter-relação Criatividade e Motricidade Humana para uma vida “serena, útil e corajosa”, 2008. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
10. Silva, Maria de Fátima Morais da. Participação no júri de Mª Olímpia Almeida de Paiva. Abordagens à Aprendizagem e Abordagens ao Ensino: Uma aproximação à dinâmica do aprender no Secundário, 2008. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho.
11. Silva, Maria de Fátima Morais da. Participação no júri de Lúcia do Rosário Cerqueira de Miranda. Da identificação ás respostas educativas para alunos sobredotados: construção, aplicação e avaliação de um programa de enriquecimento escolar, 2008. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho.
12. Silva, Maria de Fátima Morais da. Participação no júri de Ana Mª Antunes. O apoio psico-educativo a alunos com altas habilidades: Um programa de enriquecimento numa escola inclusiva, 2008. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho.
13. Silva, Maria de Fátima Morais da. Participação no júri de Ema Patrícia Oliveira. Alunos sobredotados:A aceleração escolar como resposta educativa, 2007. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho.
14. Silva, Maria de Fátima Morais da. Participação no júri de Élvio Henriques de Jesus. Padrões de habilidade cogintiva e processo de decisão clínica de enfermagem, 2004. Tese (Doutoramento em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto.
15. Silva, Maria de Fátima Morais da. Participação no júri de Ana Margarida Veiga Simão. A aprendizagem estratégica: Construção e avaliação de uma intervenção em estratégias de aprendizagem integrada no currículo escolar, 2001. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade de Lisboa.
16. Silva, Maria de Fátima Morais da. Participação no júri de Fernando Sousa. Creativity and effectiveness in teaching: Perceptions of the students and the lectures of the Lisbon Polytechnic Institut, 1999. Tese (Doutoramento em Psicologia Social e das Organizações) - Universidade Técnica de Lisboa.


Mestrado
Master degree
1. Silva, Maria de Fátima Morais da. Participação no júri de Ricardo Rodrigues dos Santos. Pensamento crítico no Ensino das Artes Visuais na escola dos nossos tempos, 2014.  Dissertação (Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário) - Universidade Católica Portuguesa.
2. Silva, Maria de Fátima Morais da. Participação no júri de Rafaela Carla Soares de Azevedo Martins. “Processos cognitivos criativos em alunos com alto rendimento escolar: Um estudo piloto”, 2011.  Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa.
3. Silva, Maria de Fátima Morais da. Participação no júri de Mónica Gabriela Nascimento Simões. Avaliação dos efeitos combinados do exercício físico e da música na motivação, nos estados de humor e na função cognitiva, 2011.  Dissertação ( Psicologia) - Universidade do Algarve.
4. Silva, Maria de Fátima Morais da. Participação no júri de Andreia Patrícia Abreu Andrade. “Tornar-se professor”: As vivências e percepções do novo modelo dos estágios pedagógicos na perspectiva dos estagiários., 2009.  Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia Escolar e da Educação) - Universidade do Minho.
5. Silva, Maria de Fátima Morais da. Participação no júri de Ana Patrícia Gonçalves Pereira. “Percepções sobre dislexia: Um estudo com professores, psicólogos e estudantes de Psicologia”, 2009.  Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia Escolar e da Educação) - Universidade do Minho.
6. Silva, Maria de Fátima Morais da. Participação no júri de Ilda Alexandra Freitas Fernandes. Padrinhos de leitura: avaliação de um programa de desenvolvimento de leitura, 2009.  Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia Escolar e da Educação) - Universidade do Minho.
7. Silva, Maria de Fátima Morais da. Participação no júri de Mª Filomena Machado Soares. “Efeitos da exploração de fábulas na criatividade verbal de alunos do 4º ano de escolaridade com e sem dificuldades de aprendizagem na escrita”, 2009.  Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa.
8. Silva, Maria de Fátima Morais da. Participação no júri de Sara Luísa Ferreira Brandão. “Aprender a compreender, torna mais fácil saber”: Conceptualização e avaliação das trajectórias de compreensão leitora, 2009.  Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia Escolar e da Educação) - Universidade do Minho.
9. Silva, Maria de Fátima Morais da. Participação no júri de Lara Viola. Eficácia da versão revista do programa Futuro Bué em estudantes do Ensino Básico, 2008.  Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia da Educação e Escolar) - Universidade do Minho.
10. Silva, Maria de Fátima Morais da. Participação no júri de Eunice Vieira Magalhães. Experiências de vitimação: estudo exploratório com crianças e adolescentes, 2008.  Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia Escolar e da Educação) - Universidade do Minho.
11. Silva, Maria de Fátima Morais da. Participação no júri de Catarina Cardoso Leitão. Construção e aperfeiçoamento de textos no 4º ano de escolaridade. Avaliação de um programa de intervenção, 2008.  Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia Escolar e da Educação) - Universidade do Minho.
12. Silva, Maria de Fátima Morais da. Participação no júri de Ana Sofia Sousa Gil. Coping, criatividade e bem-estar em adolescentes de Ensino Secundário Artístico, 2008.  Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade de Lisboa.
13. Silva, Maria de Fátima Morais da. Participação no júri de José Manuel Cavalheiro. Criatividade: Factores facilitadores e inibidores em contexto de formação profissional, 2008.  Dissertação (Psicologia do Desenvolvimento Profissional) - Universidade de Évora.
14. Silva, Maria de Fátima Morais da. Participação no júri de Marta Alexandra dos Santos Neves de Castro. Processos de auto-regulação da aprendizagem: Impacto de variáveis académicas e sociais, 2007.  Dissertação (Psicologia Escolar ) - Universidade do Minho.
15. Silva, Maria de Fátima Morais da. Participação no júri de Ana Sofia Marques Melo. Contributos da avaliação psicológica para a entrada antecipada no 1º ciclo do Ensino Básico, 2007.  Dissertação (Psicologia Escolar ) - Universidade do Minho.
16. Silva, Maria de Fátima Morais da. Participação no júri de Leonor Garcia Vasco. Contributo da formação inicial de professores na área da criatividade, 2007.  Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade de Lisboa.
17. Silva, Maria de Fátima Morais da. Participação no júri de Mª José Conceição Silva Caldeira. Criatividade, autoconceito e desempenho escolar em alunos do Ensino Básico, 2006.  Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade de Lisboa.
18. Silva, Maria de Fátima Morais da. Participação no júri de Mª João Faria Conde. Desenvolvimento da criatividade em contexto escolar: Contributos para o estudo da formação contínua de professores na área da criatividade, 2004.  Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade de Lisboa.
19. Silva, Maria de Fátima Morais da. Participação no júri de Helena Cristina Framrose Bilimória. Cognição e modificabilidade cognitiva: Contributos para o movimento de Ensinar a Pensar, 2003.  Dissertação (Psicologia Escolar ) - Universidade do Minho.
20. Silva, Maria de Fátima Morais da. Participação no júri de Carla Palmira Aguiar dos Santos. Sinalização de alunos com altas habilidades e talentos, 2002.  Dissertação (Psicologia Escolar ) - Universidade do Minho.
21. Silva, Maria de Fátima Morais da. Participação no júri de Ana Rodrigues da Costa. Influência da competência percebida na competência objetiva em alunos brilhantes, 2000.  Dissertação (Psicologia da Motivação e Aprendizagem) - Universidade do Porto.
22. Silva, Maria de Fátima Morais da. Participação no júri de Joana Picoto Carneiro. Adaptação à universidade e rendimento académico em alunos do 1.º ano, 2000.  Dissertação (Psicologia Escolar ) - Universidade do Minho.
23. Silva, Maria de Fátima Morais da. Participação no júri de Mª Antónia Silva. Capacidade e disposição para o pensamento crítico na enfermagem, 2000.  Dissertação (Ciências da Enfermagem) - Universidade do Porto.


Participação em outros júris
Other jury participation


Concursos de aquisição
Aquisition concourse
1. Silva, Maria de Fátima Morais da. Projeto “Avaliar para prevenir: Estudos de Tracking e Validação dos Inventários de Desenvolvimento Comunicativo de MacArthur-Bates para Português Europeu” (PTDC/MHC-PED/4725/2012, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 2013.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
82

Livros e capítulos
Books and book chapters
33
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
11
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
22
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
36
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
36
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
10
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
10
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
1
Jornais de notícias
Newspapers
1

Total
Produção técnica
Technical production
60

Trabalhos técnicos
Technical works
4
Outros tipos de produção técnica
Other technical production
56

Total
Dados complementares
(Additional data)
63

Orientações
Orientations
23
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
39
Participação em Outros Júris
Other jury participation
1


Visualizações do curriculum [ 32 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 04-12-2015 às 14:30:29
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (2)
 Co-authors listed in Degóis