Curriculum Vitae

Carlos Sena Caires

Data da última atualização »Last update : 08/11/2015


Carlos Sena Caires. Concluiu Doutoramento em Artes Plásticas - Universite de Paris VIII em 2010. É Professor Auxiliar no Centro Regional do Porto. Publicou 5 artigos em revistas especializadas e 5 trabalhos em actas de eventos, possui 2 capítulos de livros publicados. Possui 12 itens de produção técnica. Participou em 1 evento no estrangeiro e 2 em Portugal. Orientou 15 dissertações de mestrado e co-orientou 1 na área de Artes. Recebeu 5 prémios e/ou homenagens. Actua na área de Humanidades com ênfase em Artes. Nas suas actividades profissionais interagiu com 8 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Cinema, Imagem, Interactividade, Artes Digitais, Arte, Tecnologia, Narrativa fílmica, Narrativa, Instalação Interactiva e Arte experimental.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0294198302008606


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Carlos Sena Caires
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Caires, Carlos Sena
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Humanidades-Artes.
Endereço profissional
Professional address
Centro Regional do Porto
Rua Diogo Botelho, 1327
Porto
4169-005 Porto
Portugal
Telefone: (+351)226196200Extensão: 159
Correio electrónico: ccaires@porto.ucp.pt
Homepage: http://www.carloscaires.org
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2004-2010 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Artes Plásticas (3 anos » years) .
Universite de Paris VIII, França.
Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry : Universite de Paris VIII.
Com o tipo » With the type: Registo » Registry.

1998-2001 Mestrado
Master degree
Mestrado Som e Imagem (2 anos » years) .
Centro Regional do Porto, Portugal.

1989-1994 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em Design / Projectação Gráfica (5 anos » years) .
Universidade da Madeira, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2003-2004 Outros
Others
Arts Plastiques et Photographie.
Universite de Paris VIII, França.

1998-1999 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Som e Imagem.
Centro Regional do Porto, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Centro Regional do Porto
Set/2014-Actual Professor Auxiliar

Centro Regional do Porto
Jan/2010-Actual Outra Situação
Set/2001-Set/2009 Assistente

Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes
Set/2014-Actual Professor Auxiliar
Jan/2010-Ago/2014 Outra Situação





Atividades de Ensino (Teaching activities)
Centro Regional do Porto
Set/2010-Actual
Curso»Academic program: Som e Imagem

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Teoria dos Média(Regente)






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Centro Regional do Porto
Set/2001-Actual
Membro de Conselho Consultivo






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Razoavelmente), Galego (Bem).
Fala
Speaking
Francês (Bem), Inglês (Pouco), Espanhol (Pouco), Italiano (Pouco), Galego (Razoavelmente).

Reading
Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Razoavelmente), Galego (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Francês (Bem), Inglês (Pouco), Espanhol (Pouco), Italiano (Pouco), Galego (Pouco).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
1992 1º Prémio de Pintura, Expo-Jovem Madeira.
1993 1º Prémio Concurso de Postais de Natal, Secretaria Regional de Turismo do Funchal - Madeira.
1994 3º Prémio - Logótipo, Flores da Madeira - Secretaria Regional de Turismo do Funchal.
1999 1º Prémio Jovens Talentos, Multimédia XXI.
2001 Menção Honrosa Festival do Cinema Interactivo, Portugal Media 2001.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Caires, Carlos S. 2011. O hiper no modernismo e na ficção.  In Diálogos Ibéricos sobre a Modernidade, ed. Xaquím Núñez Sabaris (Coord.), 25 - 40. . Universidade do Minho, Braga: HÚMUS.
2. Carlos, Sena C. 2007. Da narrativa fílmica interactiva. Carrossel e Transparências: dois projectos experimentais.  In Estéticas do Digital, Cinema e Tecnologia, ed. LABCOM, 69 - 85. ISBN: 978-972-8790-84-4. Universidade da Beira Interior: Manela Penafria e Índia Mara M.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Monteiro, Luis C; Caires, Carlos S. 2013. "Configuring the Art Object in the Age of Digital Computing: Meaning, Intentionality and Virtualization", Journal of Science and Technology of the Arts 5, 1: 71 - 78.
2. Carlos, Sena C. 2009. "The interactive potential of post-modern film narrative. Frequency, Order and Simultaneity.", Citar Journal, 1: 14 - 25.
3. Caires, Carlos S. 2007. "Towards the interactive filmic narrative. "Transparency": an experimental approach", Computer & Graphics Journal 31, 6: 800 - 808.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Monteiro, Luis; Caires, Carlos S. 2015. "Overcoming the Digital Landmark. Transforming the Landscape", Trabalho apresentado em Contempart'15. 4th International Contemporary Art Conference, In Contempart'15. 4th International Contemporary Art Conference - Urban Identity, Space Studies and Contemporary Art, Istambul.
2. Caires, Carlos S; Cardoso, Jorge. 2012. "The Garden of Time a tangible interactive video installation", Trabalho apresentado em TEI2012, In Proceedings of the Sixth International Conference on Tangible, Embedded, and Embodied Interaction (TEI2012), Canada, 2012, Kingston.
3. Caires, Carlos S; Cardoso, Jorge. 2011. "Micronarrativas, Cinema e Interatividade: Faustine e O Jardim do Tempo, dois estudos de caso", Trabalho apresentado em Microcontos e outras microformas, In Atas do Simpósio Internacional “Microcontos e outras microformas” (versão online), Braga.
4. Caires, Carlos S. 2005. "Le récit filmique: à la rencontre d'un discours interactif", Trabalho apresentado em I Congrès Internacional sobre el CInema Europeu Contemporani, In I Congrès Internacional sobre el CInema Europeu Contemporani, Barcelona.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Sena Caires, C. 2007. "Towards the interactive filmic narrative—‘‘Transparency’’: An experimental", Computers & Graphics, 31: 800 - 808.
2. Caires, Carlos S. 2006. "O projecto experimental “Carrossel”: para uma aproximação ao cinema interactivo", Actas Terceira Conferência Internacional de Arte Electrónico e Dixital, 1ª edição: 78 - 81.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Castro, Maria G; Caires, Carlos S. 2015. "No limiar da narrativa: é o interator uma personagem", Trabalho apresentado em V encontro da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, In V encontro da AIM, Lisboa.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Caires, Carlos S. 20 dez. 2013. "Editorial" CITARJournal - Jornal de Ciência e Tecnologia das Artes, 4 - 4.
2. Caires, Carlos S. 20 dez. 2012. "Desenfocar el mundo" 9THE13. Catálogo 2009/2011, 39 - 40.
3. Caires, Carlos S. 20 dez. 2012. "Editorial" CITARJournal - Jornal de Ciência e Tecnologia das Artes, 4 - 4.
4. Caires, Carlos S. 20 dez. 2011. "Editorial" CITARJournal - Jornal de Ciência e Tecnologia das Artes, 5 - 5.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Caires, Carlos S. 2010. "Les Conditions du Récit Filmique Interatif, Dispositifs et Réception", 464 pp.. Paris: Universidade Paris VIII.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Monteiro, Luis C; Caires, Carlos S. Future Cartographies: visualizing European space beyond "technological unconscious",ISSEI - XIV Conference of International Society for the Study of European Ideas,Porto,2014 (Conferência ou palestra).
2. Caires, Carlos S. La Recherche-Création en Art Numérique et Interactif au CITAR,La Recherche-Création: Territoire d'Innovation Methodologique,Montréal,2014 (Conferência ou palestra).
3. Caires, Carlos S. Cinema do Dispositivo: Narrativa Fílmica e Interatividade,LisbonTalks,Lisboa,2014 (Comunicação).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Caires, Carlos S. Final Cut Pro X Advanced Editing, 2012 (Especialização), promovido por Universidade Católica Portuguesa.
Duração: 30 horas. Local: Porto, Cidade: Portugal, Tipo de participação: Docente.
2. Caires, Carlos S. Final Cut Pro X , 2011 (Especialização), promovido por Universidade Católica Portuguesa.
Duração: 30 horas. Local: Escola das Artes, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
3. Caires, Carlos S. Final Cut Pro 7, 2010 (Especialização), promovido por Universidade Católica Portuguesa.
Duração: 30 horas. Local: Escola das Artes, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.

Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico
Didactic and pedagogic material development
1. Caires, Carlos S. Teoria dos Média,2013. 
2. Caires, Carlos S. Grafismo para Vídeo,2013. 

Organização de evento
Event organization
1. Caires, Carlos S. iNTERFACES - Concurso Internacional de Arte Interativa,2015 (Concurso / Organização).
iNTERFACES is an Interactive Art Competition organized by the Research Center for Science and Technology of the Arts (CITAR), whose greater purpose is to value contemporary artistic practice in the areas of digital and interactive arts, thus contributing to further its development. This competition arises from the need to promote contemporary digital artistic practice and interactive artworks by national and international artists. Under the general theme of the Interface (a system or device through which unrelated entities can interact), a variety of works are admitted to this competition: from audiovisual interactive installation to the Internet, from performance to electronic art, from virtual reality to interactive cinema, from sound installations to augmented architecture. One of the competitions main objectives is to divulge the competing works to the general public, as well as to digital artists with participating works. This will take place during the 12th International Audiovisual Festival Black&White at School of the Arts of the Portuguese Catholic University. A digital repository of the works will also be assembled, in order to give a general view of works created for international calls and competitions by artists from all over the world.

2. Caires, Carlos S. Narrativa, Média e Cognição,2015 (Conferência / Organização).
O colóquio Narrativa, Média e Cognição 2015 realiza-se este ano na Universidade Católica Portuguesa (Centro Regional do Porto), no dia 14 de julho. Dando continuidade ao workshop realizado em 2014 na Universidade do Minho, este encontro científico pretende proporcionar uma ocasião de debate aprofundado sobre modos de pensar e construir narrativas, bem como sobre a sua vivência emocional, social e cultural, a partir do contributo de saberes artísticos e científicos diversos. O colóquio é organizado pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR), da Escola das Artes e coordenado pelo projeto “Narrativa e Criação Audiovisual”, da Linha de Investigação de Criatividade Digital. Enquadramento Na tentativa de eliminar a efemeridade da ação em mudança, o ser humano cria dispositivos que a transformam em algum tipo de configuração mais ou menos permanente: dar um sentido à dispersão de acontecimentos que nos assaltam no dia-a-dia parece ser uma necessidade vital. A sucessão de eventos pode ser unificada num discurso, pelo que uma história se torna um possível instrumento para fixar a representação da realidade vivida, sob pena de a alterar, reduzir, engrandecer ou mesmo transformar. Aquilo que é narrado ganha uma autonomia própria, distinguindo-se da vivência subjacente. Com início numa experiência compartilhada por outrem (e portanto mais tangível, objetiva ou intersubjetiva, como nas histórias ditas reais) ou oriundo de experiências internas e imagéticas (ficcionais?), a partir do momento em que se forma, o discurso adquire a capacidade de criar novas realidades por si mesmo. Esta duplicidade dialógica, entre o sujeito que conhece enquanto experiencia e aquele que conhece através do relato, está presente em diversos setores da vida humana. Porque se considera útil compreender interdisciplinarmente os mecanismos implicados em tais processos, organiza-se o colóquio “Narrativa, média e cognição”, dando particular enfoque ao estudo da imagem em movi.

3. Caires, Carlos S. New Technologies, Old Questions and Images of Europe: The Humanistic Role of Technologies,2014 (Oficina / Organização).
4. Caires, Carlos S. InTERFACES - Concurso de Arte Interactiva,2013 (Concurso / Organização).



Apresentação de obra artística
Artistical work presentation
1. Caires, Carlos S; Cardoso, Jorge. O Jardim do Tempo,2011 (Outra).
2. Caires, Carlos S. O Comboio do Amor,2010 (Outra).
3. Caires, Carlos S. Muriel,2008 (Outra).
4. Caires, Carlos S. Transparência,2007 (Outra).
5. Caires, Carlos S. Carrossel,2006 (Outra).

Obra de artes visuais
Visual art production
1. Caires, Carlos S; Ferreira-Lopes, Paulo. FORMES,2014 (Vídeo).
2. Caires, Carlos S; Cardoso, Jorge. A VIAGEM,2013 (Vídeo).
3. Caires, Carlos S. De_Passagem,2011 (Vídeo).
4. Caires, Carlos S; Ferreira-Lopes, Paulo. A Menina dos Fósforos,2011 (Vídeo).
5. Caires, Carlos S. Às Escondidas com Deus,2011 (Vídeo).
6. Caires, Carlos S. Faustine - Narrativa Fílmica Interativa,2010 (Outra).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Em curso
Ongoing
1. Luís Ricardo Nunes da Costa Monteiro, Cenários Emergentes da Prática Pictórica. Da Intencionalidade na Criação à Virtualidade do Objecto Artístico, 2010. Tese (Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes) - Centro Regional do Porto (Orientador).
2. João Tiago Costa SIlva, A Questão da Imagem-Interactiva: Rumo a uma Estética de Leitura Dinâmica e de Participação Interdependente, 2010. Tese (Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes) - Centro Regional do Porto (Orientador).
3. João Domingos Alves de Sousa, O Futuro dos Videojogos Independentes: Inovação, Criatividade e Experimentação Artística, 2010. Tese (Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes) - Centro Regional do Porto (Orientador).
4. Fernando António Monteiro Martins, Da Improvisação Livre na Arte Digital: Espontaneidade e Criação Artística, 2010. Tese (Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes) - Centro Regional do Porto (Orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Ana Rita Madeira Barros Pinheiro, O impacto do grande plano na narrativa cinematográfica: da construção de significado à sua interpretação, 2015. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador).
2. Joana de Fátima Desudado Rocha, À procura do corte perdido, 2014. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador).
3. Gabriel Perrone Vianna, O artifício da auto obstrução: vertentes de um cinema de limitações, auto restrições e inovações, 2014. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador).
4. Rita Carvalho Leite, A Questão da Anacronia na Narrativa Fílmica do Cinema de Ficção, 2013. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador).
5. Inês Beatriz Rebanda Coelho, A Força Criativa do Produtor Cinematográfico: Os Desafios do Reconhecimento Artístico, 2013. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Co-orientador).
6. Renata Oliveira Ramos, Distorção como Artifício ou Estratégia: o Problema do Real no Género de Ficção Científica, 2012. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador).
7. Inês Maria Oliveira Mendes, A Produção Cinematográfica e o Marketing: A Questão das Audiências do CInema Português, 2012. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador).
8. Luís Miguel da Santos Ferreira, O Jump-Cut no Cinema de Ficção Português: Recurso Artístico ou Técnica Narrativa?, 2012. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador).
9. Mafalda Morais Alçada Castelo-Branco Sousa, O Produtor no Contexto Audiovisual Nacional e Internacional. Desafios e Soluções., 2011. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador).
10. Nuno Teixeira de Castilho, Falso Documentário: Montar entre Ficção e Facto, 2011. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador).
11. Maria Helena Peixoto de Neves Pinto, As Condições da Edição no Documentário Português Contemporâneo de Observação, 2011. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador).
12. Marta Alvim, Descíamos de Olhos Fechados para Podermos Ver a Subida. Consciência, Realidade, Tempo, 2011. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador).
13. Nuno Miguel Moura Alves da Silva Cruz, O Som no CInema Português: O Modelo de Produção Nacional, 2011. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador).
14. Mário Dessa, A Iluminação com Elemento Narrativo do Cinema de Fícção: O Caso Específico de Fragmentos, 2010. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador).
15. Pedro Miguel Vasconcelos da Silva, Cenografia Digital: A Questão da Cenografia na Curta Metragem Catarse, 2010. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador).
16. João Tiago Costa Silva, A Relação Dialéctica entre o Digital e o Analógico: O Aleatório como Processo de Criação Artística, 2010. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador).
17. João Maria Araújo Reis Soeiro, A Direcção de Arte na Caracterização de Personagens no Caso Particular de Fragmentos, 2010. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de José Alberto Gomes. Composing with Soundscapes, capturing and analysing urban audio for a raw musical interpretation, 2015. Tese (Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes) - Centro Regional do Porto.
2. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de André Baltazar. ZATLAB: Recognizing Gestures for Artistic Performance interaction, 2015. Tese (Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes.
3. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Joana Fernandes de Carvalho Gomes. Adaptive Interfaces for Live Performance of Generative Graphics, 2015. Tese (Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes.
4. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de João Miguel de Carvalho Mesquita. MultiModMundo, Desenho de zonas e objetos audiovisuais em videojogos do género MMOG através de técnicas de visualização de dados em tempo real, 2015. Tese (Metamedia e Design) - Universidade de Évora.
5. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de José Telmo Rodrigues Marques. Geometria Serial: um modelo compositivo para composição algorítmica assistida por computador, 2015. Tese (Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes) - Centro Regional do Porto.


Mestrado
Master degree
1. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Mara-Cristina Ungureanu. "Persépolis" - da realidade ao filme de animação auto-biográfico, 2015.  Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto.
2. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Henrique Correia Silva. O impacto da evolução tecnológica nos efeitos sonoros dos filmes de terror, 2015.  Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto.
3. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Ana Rita Madeira Barros Pinheiro. O impacto do grande plano na narrativa cinematográfica: da construção de significação à sua interpretação, 2015.  Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto.
4. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Sofia de Vasconcelos Oliveira. Um estudo sobre a direção artística: do teatro grego ao choma key, 2014.  Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto.
5. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Tiago João dos Santos Monteiro. Conflicting Relationships Between Two Non-Antagonistic Animated Characters, 2014.  Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto.
6. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Francisco Pinto Ferreira Bartilotti. Conflicting Relationships Between Two Non-Antagonistic Animated Characters, 2014.  Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto.
7. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Céline Alexandra de Pina Valente. O Impacto da Internet e das Novas Tecnologias na Criação e Produção Musical Portuguesa, 2014.  Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto.
8. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de José Diogo Magro Dias. A relação entre a câmara e interpretação do actor na obra cinematográfica, 2014.  Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto.
9. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Maria Teresa Oliveira Almeida. É Hasteada a Bandeira do Novo Cinema Português: Ernesto de Sousa e Dom Roberto, 2014.  Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto.
10. Caires, Carlos Sena. Guitarra elétrica, uma abordagem de modulação sonora, e de interação aumentada, 2014. 
11. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Miguel Filipe Bastos Silva. A antecipação no Cinema de Animação 3D, 2014.  Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto.
12. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Henrique Alves de Sousa. Writing for the player: Adapting a traditional screenplay into an interactive format, 2014.  Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto.
13. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Guilherme Novas Rocha Pereira. Machine Echoes - Esculturas Sonoras Interactivas, 2014.  Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto.
14. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Eduardo Pereira. Interfaces Cérebro-Computador no desenho de páginas web, 2014.  Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto.
15. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de José Manuel Pinheiro de Almeida. "The Drum Kit and The Studio” A Spectral and Dynamic Analysis of the Relevant Components, 2014.  Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto.
16. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Nina Maria De Melo Ferreira. O papel da infografia na compreensão da investigação e desenvolvimento, 2013.  Dissertação (Mestrado em Gestão de Indústrias Criativas) - Universidade Católica Portuguesa.
17. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Manuel João Carvalho Moura de Oliveira. A Importância da Direção de Fotografia na Construção da Narrativa Cinematográfica Ficcional, 2013.  Dissertação (Mestrado Som e Imagem) - Centro Regional do Porto.
18. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Rui Miguel Gonçalves de Figueiredo. Espaço Invisível: Fotografia da (não) Arquitectura, 2012.  Dissertação (Comunicação e Artes) - Universidade de Aveiro.
19. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Patrícia Viana Almeida. Práticas de Realização da Ficção Fílmica Não-Linear, 2012.  Dissertação (Mestrado em Comunicação Audiovisual) - Instituto Politécnico do Porto.
20. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de André Filipe Pinho Guiomar. Direcção de Fotografia e Composição: O paradoxo da dualidade no seio da unidade, 2012.  Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto.
21. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de João Guilherme Marques Machado Gonçalves de Araújo. Trabalho de Montagem na Curta-Metragem "Manifesto dos Danados", 2012.  Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto.
22. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Joana Machado Cerejo Araújo. O Design Thinking associado à Gestão de Processos I&D e Transferência de Conhecimentos para as Indústrias Criativas, 2012.  Dissertação (Gestão de Indústrias Criativas) - Centro Regional do Porto.
23. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Catarina Paixão Teixeira. Divulgação e Comercialização de Obras Cinematográficas Portuguesas Online: Um Estudo de Caso, 2012.  Dissertação (Gestão de Indústrias Criativas) - Centro Regional do Porto.
24. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Carlos Filipe Gonçalves Faustino. O Monstro na Arte Contemporânea, Apreciação de cariz estético e processual para uma nova tipologia do glitch, 2012.  Dissertação (Mestrado em Estudos Artísticos) - Universidade do Porto.
25. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Sérgio Miguel Silva Castro. Novas Tendências de Edição na Televisão, 2012.  Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto.
26. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Mónica Nunes Carriço. Performance do Olhar e Espaço da Imagem. Representação, Encenação, Simulação ou Utopia Espacial?, 2012.  Dissertação (Comunicação e Artes) - Universidade de Aveiro.
27. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Sérgio Miguel Correia. Paisagens Sonoras: a Linha do Vouga, 2011.  Dissertação (Comunicação e Artes) - Universidade de Aveiro.
28. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Joana Isabel Pinheiro. Sublimação do Vazio: A Fragmentação da Narrativa na Vídeo-Arte, 2011.  Dissertação (Comunicação e Artes) - Universidade de Aveiro.
29. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Luís Miguel Ribeiro da Silva Cabral Figueiredo. Slit-Scan, 2011.  Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto.
30. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Ana Nunes Jorge. A influência digital na desmaterialização da obra de arte, 2010.  Dissertação (Comunicação e Artes) - Universidade de Aveiro.
31. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Cândida Raquel Nogueira Alves da Graça Ribeiro. As Artes Digitais como Veiculo Mediador entre o Homem e a Natureza, 2010.  Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto.
32. Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Pedro Pinto Baptista. My.Celium Organic Shared Environment, 2006.  Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto.


Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1. Prova Pública Título de Especialista de Luís Miguel Barbosa da Costa Leite, 2013, Instituto Politécnico do Porto.
2. Prova Pública Título de Especialista de Manuel Eduardo dos Santos Taboada, 2012, Instituto Politécnico do Porto.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. UD15: Periphery and Promise 4th PhD in Design Forum, 2015 (Simpósio).
Nome do evento: UD15: Periphery and Promise; Nome da Instituição: Universidade do Porto; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Belas Artes.

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. UD15: Periphery and Promise 4th PhD in design Research Forum, 2015 (Simpósio).
Nome do evento: UD15: Periferia e Promessa; Nome da Instituição: Universidade do Porto; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Belas Artes.
2. New Technologies, Old Questions and Images of Europe: The Humanistic Role of Technology, 2014 (Simpósio).
Nome do evento: 2014 ISSEI Porto Conference Images of Europe: Past, Present, Future; Nome da Instituição: Universidade Católica Portuguesa; Cidade do evento: POrto / UCP - Porto.

Participação como Relator
Participation as Commentator
1. Cinema do Dispositivo: Narrativa Fílmica e Interatividade, 2014 (Encontro).
Nome do evento: Lisbon Talks - Indie Lisboa 2014; Nome da Instituição: Universidade Lusófona; Cidade do evento: Lisboa / Cinema São Jorge.
2. La Recherche-Création en Art Numérique et Interactif au CITAR, 2014 (Conferência).
Nome do evento: La Recherche-création: Térritoire dínnovation méthodologique; Nome da Instituição: UQAM - Université du Québec au Canada; Cidade do evento: Montréal / UQAM.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Caires, Carlos Sena. CITARJournal - Revista de Ciência e Tecnologia das Artes, de 2011/09/20 até 2013/12/30, Função ou tipo de participação: Editor, Editora: Católica Editora.Porto.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
17

Livros e capítulos
Books and book chapters
2
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
2
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
5
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
3
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
2
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
5
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
4
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
4
Revistas
Magazines
4
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
1

Total
Produção técnica
Technical production
12

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
12

Total
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production
11


Total
Dados complementares
(Additional data)
66

Orientações
Orientations
21
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
37
Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
2
Participação em Eventos
Event participation
5
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1


Outras informações relevantes
Carlos Sena Caires.
Concluiu Doutoramento em Artes Plásticas - Universite de Paris VIII em 2010.
É Professor Auxiliar no Centro Regional do Porto.
Publicou 5 artigos em revistas especializadas e 5 trabalhos em actas de eventos, possui 2 capítulos de livros publicados.
Possui 12 itens de produção técnica.
Participou em 1 evento no estrangeiro e 2 em Portugal.
Orientou 15 dissertações de mestrado e co-orientou 1 na área de Artes.
Recebeu 5 prémios e/ou homenagens.
Actua na área de Humanidades com ênfase em Artes.
Nas suas actividades profissionais interagiu com 8 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.
No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Cinema, Imagem, Interactividade, Artes Digitais, Arte, Tecnologia, Narrativa fílmica, Narrativa, Instalação Interactiva e Arte experimental.


Visualizações do curriculum [ 1825 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 24-11-2015 às 04:38:57
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
 Co-authors listed in Degóis