Inês de Jesus Gaspar Cardoso Araújo
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
29/09/2014 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Inês de Jesus Gaspar Cardoso Araújo |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Araújo, Inês Cardoso |
Categoria profissional
Position |
Assistente de Investigação |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
|
Endereço profissional
Professional address |
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação Rua do Colégio Novo 3001-802 Coimbra Portugal Correio electrónico: inesaraujo@fpce.uc.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2009-2010 |
Mestrado Master degree |
Mestrado em Ciências da Educação
(1 anos » years)
.
Universidade de Coimbra,
Portugal.
|
1998-2003 |
Licenciatura Licentiate degree |
Licenciatura em Ciências da Educação
(5 anos » years)
.
Universidade de Coimbra,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2013-2013 |
Outros Others |
Metodologia Quantitativa de Investigação Científica. Universidade de Coimbra,
Portugal.
|
2013 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Estudos Pós-graduados em Pedagogia do e-Learning.
Universidade Aberta,
Portugal.
|
2004 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Pós-graduação em Técnicas e Contextos para e-Learning.
Universidade de Coimbra,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Abr/2013-Actual |
Assistente de Investigação |
Instituto Tecnológico e Profissional da Figueira da Foz |
Set/2008-Mar/2013 |
Técnico Superior 1ª Classe |
CNO da Cruz Vermelha Portuguesa Delegação da Figueira da Foz |
Fev/2012-Dez/2012 |
Técnico Superior 1ª Classe |
Set/2008-Dez/2010 |
Outra Situação |
Set/2008-Fev/2009 |
Outra Situação |
Fev/2006-Mar/2008 |
Outra Situação |
Jan/2004-Out/2007 |
Técnico Superior 2ª Classe |
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Pouco). |
Fala Speaking |
Inglês (Bem). |
Lê Reading |
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Pouco). |
Escreve Writing |
Inglês (Pouco). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2013 |
Best Paper,
Conferência da Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos 2013.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Carvalho, Ana A; Zagalo, Nelson; Araújo, Inês C. 2014. "Knowing Students' Mobile Game Preferences to Improve Teaching", Trabalho apresentado em ECER 2014 "The Past, the Present and Future of Educational Research in Europe", In ECER 2014 "The Past, the Present and Future of Educational Research in Europe", Porto. This paper presents data from the first phase of a research project called "From games to mobile-learning interactive activities"
(PTDC/CPE-CED/118337/2010). This research intends to contribute to create interactive learning activities based on students
mobile game preferences, using their own mobile devices.
|
|
|
|
2. |
Carvalho, Ana A; Araújo, Inês C; Zagalo, Nelson; Gomes, Tiago; Barros, Cândida; Cruz, Sónia; Moura, Adelina. 2014. "Os jogos mais jogados pelos alunos do Ensino Básico ao Ensino Superior", Trabalho apresentado em 2º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, In Atas do 2º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, Coimbra. Este texto apresenta dados de um projeto em curso sobre os jogos que os alunos portugueses mais jogam, sobretudo em dispositivos
móveis. Para o efeito foi concebido um questionário que, depois de validado, foi disponibilizado online. Foi realizado
um survey a nível nacional, que abarcou alunos do 5º Ano do Ensino Básico ao Mestrado. Embora 3214 estudantes tivessem respondido,
2303 é que constituíram a amostra por serem jogadores, sendo 81% do género masculino e 63% do género feminino. Os jogadores
distribuem-se pelo 2º CEB (n=508), 3º CEB (n=555), Ensino Secundário (n=614) e Ensino Superior (n=626), sendo 1273 (55%) do
género masculino e 1030 (45%) do género feminino. Nos dados obtidos identificam-se diferenças por nível de ensino e por género.
.
|
|
|
|
3. |
Carvalho, Ana A; Araujo, Ines C. 2014. "Digital games played by Portuguese students: Gender differences", Trabalho apresentado em 2014 9th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), In 2014 9th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), Barcelona, Spain.
|
|
|
|
4. |
Araújo, Inês C; Carvalho, Ana A. 2014. "Gamificação: uma oportunidade para envolver alunos na aprendizagem", Trabalho apresentado em 2.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, In Atas do 2.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, Coimbra.
|
|
|
|
5. |
Carvalho, Ana A; Araújo, Inês C. 2013. "Dispositivos móveis mais utilizados por alunos do 3º CEB para jogar", Trabalho apresentado em Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE13), In Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE13), Viseu. Os dispositivos móveis são cada vez mais utilizados pela população em geral, são leves e pequenos o que permite
o seu transporte para qualquer lugar. Além disso, com o acesso à Internet estamos sempre conectados, tendo o
mundo nas nossas mãos 24h por dia. Aliar as potencialidades do Mobile Learning (aprender a qualquer hora e em qualquer
lugar) ao fascínio que os jogos digitais criam nos jovens é um dos objetivos do projeto “Dos Jogos às Atividades
Interativas para Mobile-Learning¿?. Neste texto são apresentados os primeiros dados recolhidos junto de alunos do 3º ciclo
sobre os jogos que mais jogam em dispositivos móveis e que dispositivos usam para esse efeito. .
|
|
|
|
6. |
Carvalho, Ana A; Araujo, Ines C. 2013. "Hábitos de Jogo em Dispositivos Móveis pelos Jovens Portugueses", Trabalho apresentado em Videojogos 2013, In Videojogos2013 – Conferência de Ciências e Artes dos VideoJogos, Coimbra. Os dispositivos móveis são cada vez mais utilizados pela população em geral, são leves e pequenos o que permite
o seu transporte para qualquer lugar. Além disso, com o acesso à Internet estamos sempre conectados, tendo o
mundo nas nossas mãos 24h por dia. Aliar as potencialidades do Mobile Learning (aprender a qualquer hora e em qualquer
lugar) ao fascínio que os jogos digitais criam nos jovens é um dos objetivos do projeto “Dos Jogos às Atividades
Interativas para Mobile-Learning¿?. Neste texto são apresentados os primeiros dados recolhidos junto de alunos do 3º ciclo
sobre os jogos que mais jogam em dispositivos móveis e que dispositivos usam para esse efeito. .
|
|
|
|
7. |
Araújo, Inês C. 2005. "Roamer in Portugal", Trabalho apresentado em EuroLogo 2005, In Procedings of the Tenth European Logo Conference EUROLOGO2005: Digital Tools for Lifelong Learning, Varsóvia. For a long time, many schools in Portugal have begun using Roamer Robot in their classroom activities. Roamer is an autonomous
robot that can be used by a group of children in their activities. Using this ICT tool, it is possible to develop many of
the essential skills presented in the scholar curriculum. Mathematics is the subject that this ICT can help the most, but
skills from all curriculum areas can be put together in the same activity. For all this, Roamer Robot is a flexible tool and
can cross all curriculum areas. In Portugal, this is the only ICT used in classrooms having specific characteristics; the
other ICT’s always depend on having a computer where they can be played. As well as CNOTINFOR represents the Roamer Robot,
its team has been training and supporting projects that involve the use of this robot in schools in a very innovative way.
In this paper, we intend to show examples of what has been done with Roamer Robot in Portugal and what people from the educational
community think about it. .
|
|
|
|
8. |
Correia, Secundino; Correia, Patrícia; Araújo, Inês C; Correia, Tiago. 2005. "Seeds for introducing Creative Writing into learning sets – Case studies at Portugal", Trabalho apresentado em EuroLogo 2005, In Procedings of the Tenth European Logo Conference EUROLOGO2005: Digital Tools for Lifelong Learning, Varsóvia. On this paper we will present how we have set up experiments with children from 6 to 14 using the “Creative Writing Co-Laboratory¿?.
The set of activities proposed intended to motivate the children to write in a creative and collaborative way. Creative Writing
co-laboratory is the main output of Portuguese partner to European CoLabs Project. This microworld has been translated to
Portuguese, English, Hungarian and Slovak. Creative Writing was developed on a process of co-design with children, teachers,
trainees, educational researchers, designers and programmers. .
|
|
|
|
9. |
Araújo, Inês C; Correia, Secundino. 2005. "Sementes para a inserção do co-laboratório Escrita Criativa nas salas de aula – estudos de caso em Portugal", Trabalho apresentado em CHALLENGES 2005, In IV Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Braga.
|
|
|
|
10. |
Araújo, Inês C; Pessoa, Teresa; Correia, Secundino. 2003. "Já Está – Avaliação de uma ferramenta educativa", Trabalho apresentado em Challenges 2003 5º SIIE, In Actas Challenges 2003 5º SIIE, Braga. |
|
|
|
11. |
Araújo, Inês C; Pessoa, Teresa; Correia, Secundino. 2003. "A Learning Environment, Pedagogical Evaluation – Early Essentials", Trabalho apresentado em EuroLogo 2003, In Proceedings Eurologo’2003 International Conference, Porto. This paper presents a description of a project of evaluation of educational software in school.
|
|
|
|
Textos em jornais ou revistas Texts in newspapers or magazines |
1. |
Correia, Secundino; Araújo, Inês C; Correia, Patrícia. 01 jun. 2005. "Educação à Distância – Contextos e Perspetivas" Cadernos de estudo, 7 - 19. Este texto é uma reflexão motivada a partir da prática de utilização da plataforma TelEduc, cuja versão em Português Europeu
tem vindo a ser desenvolvida desde 2002, no âmbito de um protocolo de colaboração entre a CNOTINFOR, a Escola Superior de
Educação de Paula Frassinetti e o Núcleo de Informática Educativa da Universidade de Campinas. O TelEduc é uma plataforma
Open Source que corre em ambientes servidores Apache Linux ou Windows, utilizando bases de dados mysql e código em html, php
e perl.
|
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Araújo, Inês C; Carvalho, Ana A. Gamificação: uma oportunidade para envolver alunos na aprendizagem,2.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning,Coimbra,2014 (Comunicação). O presente artigo aborda o conceito de gamificação que ganha adeptos diariamente. São apresentados exemplos e contextos de
aplicação da gamificação.Realiza-se uma reflexão de como esta é ou poderá ser aplicada em contextos educativos.
Uma das conclusões a reter é que a gamificação tende a aumentar a sua aplicabilidade em diferentes áreas.
|
2. |
Carvalho, Ana A; Araújo, Inês C. Hábitos de Jogo em Dispositivos Móveis pelos Jovens Portugueses,Videojogos2013 – Conferência de Ciências e Artes dos VideoJogos,Coimbra,2013 (Comunicação).
|
3. |
Carvalho, Ana A; Araújo, Inês C. Dispositivos móveis mais utilizados por alunos do 3º CEB para jogar,Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE13),Viseu,2013 (Comunicação).
|
4. |
Araújo, Inês C. Roamer in Portugal,EuroLogo 2005,Varsóvia,2005 (Comunicação).
|
5. |
Araújo, Inês C; Correia, Secundino. Sementes para a inserção do co-laboratório Escrita Criativa nas salas de aula – estudos de caso em Portugal,Challenges 2005,Braga,2005 (Comunicação).
|
6. |
Pessoa, Teresa; Araújo, Inês C; Neto, Joana. Narrativas Digitais – Textos e Contextos para a sua utilização em educação,Actas Challenges 2003 5º SIIE,Braga,2003 (Poster). |
7. |
Araújo, Inês C; Pessoa, Teresa; Correia, Secundino. Já Está – Avaliação de uma ferramenta educativa,Actas Challenges 2003 5º SIIE,Braga,2003 (Comunicação). |
8. |
Araújo, Inês C; Pessoa, Teresa; Correia, Secundino. A Learning Environment Pedagogical Evaluation – Early Essentials,EuroLogo 2003,Porto,2003 (Comunicação). |
Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico Didactic and pedagogic material development |
1. |
Araújo, Inês C; Andrade, Manuela; Correia, Patrícia; Correia, Secundino; Pinto, Teresa. Laboratório de Robótica para o Desenvolvimento de Competências em contexto de formação,2006. |
Dados Complementares (Additional data)
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Oliveira, Albertina; Simões, António; Araújo, Inês Cardoso. Participação no júri de Magda de Oliveira Julião. Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação – Área de Educação e Formação de Adultos, 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade de Coimbra. |
2. |
Oliveira, Albertina; Simões, António; Araújo, Inês Cardoso. Participação no júri de Ana Filipa dos Santos Campos. Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação Área de Educação e Formação de Adultos, 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade de Coimbra. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Relator Participation as Commentator |
1. |
Great Lisbon International Conference, 2013 (Conferência). Nome do evento: Great Lisbon International Conference; Nome da Instituição: APG; Cidade do evento: Lisboa / ISCTE. |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
2º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, 2014 (Encontro). Nome do evento: 2º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning; Nome da Instituição: CIEd; Cidade do evento: Coimbra / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
12 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
11 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
11 |
Textos em jornais ou revistas Texts in journals or magazines |
1 |
Produção técnica Technical production |
9 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
9 |
Dados complementares (Additional data) |
4 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
2 |
Participação em Eventos Event participation |
2 |
Visualizações do curriculum [
188
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
04-12-2015
às
17:52:00
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|