Suporte a software utilizado em unidades curriculares do IPLeiria 

Nesta página poderá encontrar alguns links para download e instruções de instalação de alguns softwares utilizados em unidades curriculares lecionadas em vários cursos do IPLeiria e que também estão disponiveis para os alunos.

Microsoft DreamSpark

Informação legal  

Todos os beneficiários / utilizadores do software disponibilizado pelo protocolo MSDNAA (e, por conseguinte, do sistema Dreamspak) são obrigados a respeitar um acordo de utilização, que se encontra disponível no seguinte conjunto de links: – Microsoft Software Supplemental License Terms (específico MSDNAA): http://msdn2.microsoft.com/en-us/academic/bb250608.aspx

 

O que é o MSDNAA?  

O MSDNAA (Microsoft Developers Network Academic Alliance) é um protocolo que a Microsoft assina com os Departamentos das Universidades que leccionam disciplinas das áreas STEM (Science, Technology, Engineering e Mathematics) para possibilitar o acesso GRATUITO por parte dos alunos, professores e colaboradores do Departamento às ferramentas Microsoft.  

 

O que é o DREAMSPARK e o que necessito para o utilizar?  

O Dreamspak é a ferramenta Web based que permite aos alunos que tenham pelo menos uma disciplina no Departamento em questão acederem a uma cópia pessoal de todo o software que se encontra disponível, existindo uma conta pessoal para cada aluno, CD Keys pessoais, etc. Ao colocar esta plataforma ao dispor dos Departamentos que subscrevem o protocolo MSDNAA, todo o processo de entrega do software aos alunos que dele podem beneficiar é automatizado, libertando os responsáveis / administradores de, essencialmente, gerir o penoso processo de atribuir as Keys únicas a que cada aluno tem direito para obter a sua cópia pessoal do software. Da parte dos alunos, o acesso ao software torna‐se disponível ininterruptamente, a qualquer hora e em qualquer lugar, bastando para isso que estejam registados no sistema. O facto de cada aluno ter a sua própria conta pessoal confere‐lhes o total acesso ao “seu” software, podendo aceder em qualquer altura às suas Keys dos produtos ou encomendar novos produtos de software.  

 

Quem tem acesso ao DREAMSPARK?

– Estudantes da ESTG, que frequentem unidades curriculares no ano letivo corrente.

– Estudantes Forcet, que frequentem unidades curriculares no ano letivo corrente.

– Docentes ESTG e Forcet.  

 

Como aceder ao DREAMSPARK

– O acesso ao DreamSpak é da inteira responsabilidade da Microsoft, sendo processado, após indicação expressa do interessado a solicitar este serviço. O pedido para acesso ao serviço deve ser submetido a partir da plataforma de suporte da DSI disponível em http://suporte.dsi.ipleiria.pt , selecionando o valor [Software DreamSpark] para o campo “Área” e inserindo no campo “Resumo” o texto “Pedido de acesso ao DreamSpark”.

O processamento de pedidos de acesso ao DREAMSPARK, poderá demorar aproximadamente 30 dias úteis, sendo as credenciais enviadas pela Microsoft, para o endereço de correio eletrónico institucional. 

 

Para a ESTG o acesso ao serviço está disponível em DreamSparK ESTG.

Para o Forcet acesso o acesso ao serviço está disponível em DreamSpark FORCET.

  • O username é o endereço de correio eletrónico disponibilizado pelo IPLEIRIA.
  • A password é gerada pela Microsoft sendo automaticamente enviada por esta entidade para o endereço de correio eletrónico do IPLEIRIA.
  • Caso tenha perdido ou não saiba qual a sua password, pode recuperá-la na página de autenticação do serviço DREAMSPARK (“Sign In“), através das seguintes opções:
    • Forgot you password?” – Esta opção, envia ao utilizador uma nova password.
    • “Not Registered?” – Esta opção permite concretizar o processo de registo, para um utilizador que nunca tenha acedido ao serviço.

 

Utilização correta 

 • O software disponibilizado pode ser utilizado em projetos académicos, aulas, de investigação, trabalhos de grupo ou projetos departamentais da faculdade;

 • Os alunos abrangidos pelo protocolo poderão instalar o software nas suas máquinas pessoais, desde que para utilização apenas dos próprios e apenas para fins académicos;

• O uso das ferramentas obtidas pelos alunos ao abrigo do protocolo, mesmo após deixarem ou terminarem o curso, apenas para fins académicos ou de investigação;

• A instalação do Microsoft Windows ou outros sistemas operativos disponibilizados apenas pode ser levada a cabo em PCs “limpos” se apenas para fins académicos e para utilização do próprio aluno, não podendo o sistema operativo ser transferido no caso de transferência do computador;

• O aluno pode gravar UMA ÚNICA cópia do software disponibilizado, quando este for cedido no formato *.ISO;  

 

Utilização incorreta  

• A utilização das ferramentas disponibilizadas para o desenvolvimento de produtos que não sejam do âmbito académico / de investigação;

• A instalação dos sistemas operativos disponibilizados para a utilização de outro software não abrangido pelo protocolo que corra sobre estes;

• A utilização do software disponibilizado para fins comerciais;

• O software disponibilizado não pode ser alugado, vendido, transferido ou cedido a terceiros, sejam eles (por exemplo) outros departamentos, outros alunos, empresas ou consultores;

SPSS

Instalação SPSS

Para iniciar a instalação deve fazer a transferência (download) para o computador do ficheiro de instalação do SPSS. Antes, deve verificar qual a versão do seu sistema operativo se de 32 bits ou 64 bits.

Download da versão 32bits:

https://repositorioficheiros.ipleiria.pt/files/estudantes/download/spsswin32.zip

Download da versão 64bits:

https://repositorioficheiros.ipleiria.pt/files/estudantes/download/spsswin64.zip

Em caso de dúvida opte pela opção de 32 bits.

spss1

Na nova janela que aparece deverá clicar em executar

spss3

Aguarde que o processo inicial avance

spss4

Clique em next

spss5

Selecione depois a opção Site License e clique em next

spss6

Clique na opção de aceitar os termos da licença e clique em next

spss7

Introduza os dados do IPLeiria nos campos e clique em next

spss8

Clique novamente em next

spss9

Clique novamente em next

spss10

Clique mais uma vez em next

spss11

Finalmente clique em install

spss12

Aguarde que o processo install os ficheiros

spss13spss14

Remova o visto de registo e clique em OK para terminar.

spss15

Ao clicar em OK o programa inicia o processo de ativação. Este processo não deve ser executado, para tal, clique em cancelar.

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Para activar o programa deverá entrar em contacto com os serviços informáticos através do email suporte.dsi@ipleiria.pt e solicitar a ativação do spss.

Digisigner

Instalação do Software Digisigner

Para instalar o software Digisigner é necessário descarregar a versão adequada ao seu sistema operativo:

Windows

MacOS

Linux

Após descarregar o software deverá seguir o seguinte os passos de instalação que se seguem:

 

1 – Instalação

Os passos seguintes demonstram a instalação no ambiente Windows.

Depois de entrar na pasta de instalação, faça duplo clique no ficheiro executável que lá se encontra, ex: DigiSigner.exe.

Na primeira janela que aparece, deve clicar no botão “Seguinte”, e de seguida clicar no botão “Aceito”.

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Deve deixar o caminho apresentado por defeito para instalação do programa e clicar no botão “Seguinte”.

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Na próxima janela, clicar no botão “Instalar”.

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Ao finalizar deve desseleccionar a opção que coloca o Digisigner por defeito, de modo a deixar a aplicação existente como aplicação de leitura padrão para ficheiros PDF. Por fim clicar no botão “Terminar”.

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O programa aberto terá o seguinte aspeto:

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O programa encontra-se agora instalado.

 

2 – Assinar digitalmente documentos PDF

Para assinar digitalmente documentos PDF é necessário utilizar a aplicação DigiSigner que deverá estar instalada no computador do utilizador.

O Cartão de Cidadão deve estar colocado no leitor de cartões por forma a que os certificados fiquem disponíveis.

Com o programa Digisigner aberto deverá selecionar “Abrir ficheiro”.

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De seguida deverá selecionar o ficheiro que pretende abrir para posteriormente assinar.

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Com o documento aberto, deve clicar no botão “Assinar Documento” e selecionar a zona do documento onde deseja colocar a assinatura digital.

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A primeira vez que assina digitalmente aparece apenas um certificado disponível com o nome John Doe que serve apenas para teste, sendo necessário proceder à importação dos certificados existentes no Cartão do Cidadão.

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Para importar os certificados deve clicar no botão “Adicionar armazenamento de chaves…”.

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Posteriormente selecione “Armazenamento de chaves em Smartcard ou stick USB (PKCS#11)” e clique no botão “Adicionar”.

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De seguida deve atribuir o nome ao armazenamento de chaves e especificar o caminho do ficheiro pkcs11, clicando posteriormente no botão “OK”.

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Após o passo anterior, já será possível verificar dois novos certificados, um de assinatura e outro de autenticação, relativos ao cartão de cidadão.

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Antes de clicar no botão “Assinar”, sugere-se que coloque no campo “Razão” a indicação de que se trata de assinatura digital qualificada ao abrigo do decreto lei (DL nº62/2003) pois muitas pessoas desconhecem a validade legal deste tipo de assinatura. A informação deste campo acompanha a assinatura.

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Finalmente, clique no botão “Assinar” para que o programa insira a assinatura digital. O documento de teste passará a apresentar a assinatura.

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Opções de aparência da assinatura:

O utilizador pode alterar a forma como a assinatura aparece no documento. Para isso, na janela que aparece ao clicar no botão “Assinar Documento”, existe um botão relativo à aparência da assinatura. Aqui podem ser configuradas opções como a localização e o formato da mesma, bastando para tal seleccionar as opções pretendidas. Depois de escolher o formato, deve clicar no botão “Guardar” e finalmente assinar o documento.

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Opções de apresentação de hora na assinatura:

As assinaturas digitais contêm a data e hora da sua realização. Esta informação pode ser colocada com base na data e hora do computador que não é no entanto a forma mais fidedigna pois pode facilmente ser alterada.

Em alternativa, pode-se recorrer às opções avançadas e configurar um servidor de validação cronológica para o cartão de cidadão, neste caso:

http://ts.cartaocidadao.pt/tsa/server

Este processo implica a existência de uma ligação à internet na altura da assinatura do documento.

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Opções de configuração avançadas:

Não deve selecionar a caixa que diz: “Incluir listas de revogação de certificados (CRLS)”, pois a mesma pode aumentar o tamanho do ficheiro em vários megabytes.

Deve selecionar a caixa que diz: “Incluir o estado de revogação de certificado do respondedor (OCSP)”.

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As instruções de assinatura digital presentes neste documento foram elaboradas tendo por base o vídeo realizado pelo Doutor Miguel Frade do Instituto Politécnico de Leiria e disponível para consulta em: http://ead3.ipleiria.pt/course/view.php?id=59.