Curriculum Vitae

António Pedro Barbot Gonçalves da Silva

Data da última atualização »Last update : 12/10/2015


António Pedro Barbot Gonçalves da Silva. É Professor Adjunto e Investigador Principal no Instituto Politécnico do Porto. Publicou 5 artigos em revistas especializadas e 8 trabalhos em actas de eventos. Actua na área de Ciências da Terra e do Ambiente Nas suas actividades profissionais interagiu com 32 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=5892064698941371


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
António Pedro Barbot Gonçalves da Silva
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Barbot, A.
Categoria profissional
Position
Professor Adjunto
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Naturais-Ciências da Terra e do Ambiente.
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Engenharia e Tecnologia-Engenharia do Ambiente.
Ciências Exactas-Física.
Ciências Exactas-Química.
Engenharia e Tecnologia-Biotecnologia Ambiental.
Endereço profissional
Professional address
Instituto Politécnico do Porto
Escola Superior de Educação do Porto
UTC Matemática, Ciências e Tecnologias
Rua Dr. Roberto Frias, 602
Porto
4200-465 Porto
Portugal
Telefone: (+351)5073460
Correio electrónico: antoniobarbot@ese.ipp.pt
Homepage: www.ese.ipp.pt
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2010-2014 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Didática das Ciências Físicas (4 anos » years) .
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal.

1997-2003 Licenciatura
Licentiate degree
Engenharia Biológica (5 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2009-2010 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Componente Curricular Curso de Doutoramento Ciências Físicas - Didática.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal.

2003-2004 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Tecnologia do Ambiente (estrutura curricular do mestrado com o mesmo nome).
Universidade do Minho, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Instituto Politécnico do Porto
Jan/2015-Actual Investigador Principal

Instituto Politécnico do Porto
Out/2015-Actual Professor Adjunto
Out/2014-Set/2015 Assistente 1º triénio
Set/2012-Set/2014 Assistente 1º triénio
Set/2010-Set/2012 Assistente 1º triénio
Set/2009-Set/2010 Assistente 1º triénio
Set/2008-Set/2009 Assistente 1º triénio

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Mar/2012-2013 Outra Situação
Set/2003-2004 Investigador Auxiliar

University College Cork
Mar/2002-Ago/2002 Estagiário Investigador





Atividades de Ensino (Teaching activities)


Instituto Politécnico do Porto
Set/2010-2012
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Física para a Educação(Docente)
  • Química para a Educação(Docente)


Set/2008-Ago/2010
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Física para a Educação(Docente)






Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2009-2014
O papel da mediação do professor usando simulações computacionais para melhorar a aprendizagem de Ciências Físicas e da Engenharia
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPE-CED/112303/2009.


Outro Tipo de Participação
Other kind of participation
2014-
Projeto SEI Sociedade, Escola e Investigação.
Referência do projeto»Project reference: Projeto SEI Sociedade, Esco.

2003-2005
ANOXITRATA–Tratamento Integrado de Efluentes Têxteis por Processo Anaeróbio/Aeróbio com Aplicação de Métodos de Oxidação Avançada
Referência do projeto»Project reference: Programa POCTI.

2002-2002
Probabilistic analysis of timber drying schedules
Referência do projeto»Project reference: Probabilistic analysis of timb.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Francês (Bem), Alemão (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Francês (Pouco), Alemão (Pouco).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Bem), Alemão (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Francês (Pouco), Alemão (Pouco).




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Pinto, A.; Barbot, A.; Viegas, C.; Silva, A. A; Santos, C.; Lopes, J. B. 2014. "Teaching Science with Experimental Work and Computer Simulations in a Primary Teacher Education Course: What Challenges to Promote Epistemic Practices?", Procedia Technology 13, SLCT 2013: 86 - 96.
2. Silva, M. J; Lopes, J. B; Barbot, A.. 2013. "Utilização de Sensores e dos Sentidos Humanos no Apoio à Transição do Concreto para o Abstrato", Enseñanza de las Ciências, Extra: 280 - 285.
3. Barbot, A.; Abrantes, C.; Oliveira, E.; Silva, A. A; Silva, M. J. 2010. "Virtual and physical resources: a case of synergy in studying tides and rotation", Problems of Education in the 21st Century 24, 24: 38 - 48.
4. Bauccour, P.; Abodayeh, K.; Cronin, K.; Barbot, A.. 2003. "Probabilistic Analysis of Industrial Timber Drying Schedule", Journal of Drying Technology 21, 8: 1433 - 1456.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Barbot, A.; Pinto, A.; Viegas, C.; Santos, C.; Lopes, J. B. 2014. "Ensino de Ciências Utilizando Simulações Computacionais – Estudo em Contexto de Formação de Professores do Ensino Básico.", Sensos-e 1, 2: 1 - 7.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Silva, M. J; Pinto, A.; S., Aboim; Barbot, A.; Lopes, J. B; P., Cravino J. 2015. "Using Simulations, Sensors, and Senses to Link Abstract and Concrete Thinking in Experimental Science Teaching", Trabalho apresentado em 7º Annual International Conference on Página 3 de 3 Education and New Learning Technologies - EDULEARN15, In EDULEARN15 Proceedings. ISBN: 978-84-606-8243-1, Barcelona.
2. A., Sousa; F., Lima; J., Santos; L., Ferreira; N., Pereira; R., Mendonça; R., Magalhães; M., Rodrigues; P., Gomes; G., Costa; F., Marques; Pinto, A.; Barbot, A.. 2015. "Comparar a massa de líquidos diferentes sem a ajuda de uma balança", Trabalho apresentado em 1ª Mostra do Projeto SEI – Sociedade, Escola e Investigação, In Poster, Porto.
3. Rodrigues, M.; Gomes, P.; Marques, F.; Simões, M. G; Brandão, A.; Pinto, A.; Barbot, A.. 2015. "Oficina científica – construindo ciência", Trabalho apresentado em 1ª Mostra do Projeto SEI – Sociedade, Escola e Investigação, In Poster, Porto.
4. Araújo, E.; Nunes, C.; Barbot, A.; Pinto, A.. 2015. "No pré-escolar também entra a ciência e a sua história vem com ela!", Trabalho apresentado em 1º Encontro de História da Ciência no Ensino, In 1º Encontro de História da Ciência no Ensino. Ed. 1. Isilda Rodrigues e Jorge Azevedo (Eds.). E-book ISBN 978-989-704-206-5, Vila Real.
5. Barbot, A.; Lopes, J. B; Soares, A. A. 2012. "Relating Water and Energy by Experimenting with Urban Water Cycle, Desalination of Sea Water and Archimedes' Law", Trabalho apresentado em INTED2012 (6th International Technology, Education and Development Conference), In INTED2012 Conference Proceedings. ISBN: 978-84-615-5563-5 , Valencia.
6. Pinto, A.; Barbot, A.; Viegas, C.; Silva, A. A; Lopes, J. B. 2012. "Teacher Education using Computer Simulations – Pre and in-service Primary School Teacher Training to teach Science", Trabalho apresentado em Computer Based Learning in Science (CBLIS), In Computer Based Learning in Science (CBLIS) Proceedings. ISBN 978-84-615-8954-8, Barcelona.
7. Barbot, A.; Lopes, J. B; Soares, A. A. 2012. "Relating Water and Energy by Experimenting with Urban Water Cycle, Desalination of Sea Water and Archimedes’ Law", Trabalho apresentado em 22nd Annual European Teacher Education Network Conference (ETEN2012), In 22nd Annual European Teacher Education Network Conference (ETEN2012) Proceedings, Coimbra.
8. Barbot, A.; Lopes, J. B; Soares, A. A. 2011. "Relating Water, Energy and Sustainability to improve Teaching and Learning in Physical and Environmental Sciences in Teacher Education for classes of 6 – 12 age levels", Trabalho apresentado em ICERI2011 (4th International Conference of Education, Research and Innovation), In ICERI2011 Conference Proceedings. ISBN: 978-84-615-3324-4, Madrid.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
13

Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
5
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
4
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
8
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
8


Visualizações do curriculum [ 431 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 24-11-2015 às 11:58:33
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (2)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (2)
 Project collaboration in Degóis