Licenciatura em Comunicação e Media
Objetivos
O curso pretende formar profissionais com sólida formação teórica e prática na área da comunicação e dos media. Desenvolvem-se competências para a atuação profissional nos subdomínios do jornalismo e da produção de informação, da gestão de comunicação e comunicação estratégica, valorizando-se a capacidade de produção em diferentes linguagens e tecnologias.
O plano curricular visa dotar os estudantes das seguintes aptidões e conhecimentos:
– Conhecer a história e as dinâmicas de evolução do universo da comunicação e dos media;
– Distinguir as finalidades e características específicas dos subdomínios e profissões da área da comunicação;
– Conhecer a estrutura dos meios de comunicação, seus principais formatos e dinâmicas de funcionamento;
– Conceber, planificar e produzir conteúdos adequados a diferentes áreas de atuação profissional (informação e gestão de comunicação);
– Identificar as características dos meios e dominar as tecnologias de produção de soluções adequadas a diferentes objetivos e suportes (impressos, áudio, vídeo, digitais);
– Desenvolver competências de conceção e produção de soluções adequadas a ambientes multi-meios;
– Desenvolver competências de análise crítica e revisão de projetos;
– Conhecer os enquadramentos legais e deontológicos da atuação profissional na área;
– Compreender dinâmicas políticas, económicas e culturais das sociedades contemporâneas;
– Refletir sobre tecnologias e discursos dos media e seus impactos sociais;
– Analisar processos e contextos de receção de produtos de media;
– Desenvolver competências de investigação na área da comunicação;
– Explorar competências de análise crítica e auto-reflexão orientadoras da atuação e desenvolvimento profissional.
Área de estudo
Ciências da Comunicação
Saídas profissionais
- Jornalismo
- Produção de Informação
- Gestão de Comunicação
- Comunicação Estratégica
- Publicidade
- Relações Públicas
- Assessoria de Comunicação
- Gestão e Produção de Conteúdos Audiovisuais e Multimédia
- Órgãos de Comunicação Social (Imprensa, Rádio, TV, Multimédia)
- Agências de Comunicação, Publicidade e Assessoria
- Gabinetes de Comunicação (entidades públicas e privadas)
- Setor empresarial em geral (gestão de comunicação e comunicação estratégica)
- Agências de Design
- Empresas de produção multimédia
- Empresas de produção e distribuição de conteúdos
Plano curricular
| Código | Unidade Curricular | Período | ECTS | Duração |
|---|---|---|---|---|
| Comunicação em Língua Portuguesa | S1 | 5 | 1º Ano | |
| Teorias da Comunicação | S1 | 5 | 1º Ano | |
| História e Dinâmicas dos Media | S1 | 5 | 1º Ano | |
| História Contemporânea | S1 | 5 | 1º Ano | |
| Teoria e Prática da Imagem | S1 | 6 | 1º Ano | |
| Língua Estrangeira I | S1 | 4 | 1º Ano | |
| Investigação em Ciências Sociais e em Comunicação | S2 | 5 | 1º Ano | |
| Informação e Géneros Jornalísticos | S2 | 5 | 1º Ano | |
| Marketing e Comunicação Integrada | S2 | 5 | 1º Ano | |
| Semiótica | S2 | 5 | 1º Ano | |
| Escrita e Meios Audiovisuais | S2 | 5 | 1º Ano | |
| Língua Estrangeira II | S2 | 4 | 1º Ano | |
| Workshop de Comunicação I | S2 | 1 | 1º Ano |
| Código | Unidade Curricular | Período | ECTS | Duração |
|---|---|---|---|---|
| Sociologia da Comunicação | S1 | 5 | 2º Ano | |
| Ciência Política e Relações Internacionais | S1 | 5 | 2º Ano | |
| Laboratório Jornalístico | S1 | 5 | 2º Ano | |
| Meios e Publicidade | S1 | 5 | 2º Ano | |
| Estética e Grafismo | S1 | 4 | 2º Ano | |
| Tecnologias Multimédia | S1 | 5 | 2º Ano | |
| Workshop de Comunicação II | S1 | 1 | 2º Ano | |
| Temas do Mundo Contemporâneo | S2 | 5 | 2º Ano | |
| Direito e Deontologia da Comunicação | S2 | 5 | 2º Ano | |
| Teorias da Produção Noticiosa | S2 | 4 | 2º Ano | |
| Produção de Conteúdos | S2 | 5 | 2º Ano | |
| Opção I | S2 | 5 | 2º Ano | |
| Workshop de Comunicação III | S2 | 1 | 2º Ano | |
| Código | Unidade Curricular | Período | ECTS | Duração |
|---|---|---|---|---|
| Projeto | S1 | 10 | 3º Ano | |
| Análise dos Media | S1 | 5 | 3º Ano | |
| Gestão de Media e Modelos de Negócio | S1 | 5 | 3º Ano | |
| Opção II | S1 | 5 | 3º Ano | |
| Estágio | S2 | 30 | 3º Ano |
Condições de acesso
Prova de ingresso
Uma das seguintes provas:
(04) Economia
(06) Filosofia
(11) História
(18) Português
Deliberação nº 223_2015-Provas de Ingresso_2015-2016
Estabelece a correspondência entre os exames nacionais do ensino secundário e as provas de ingresso na candidatura de 2015-2016
Preferência regional
Área de influência: Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém.
Vagas: 30%
Mais informações