TeSP em Intervenção em Espaços Educativos

Objetivos

O curso Técnico Superior Profissional em Intervenção em Espaços Educativos visa a formação de profissionais aptos para planear, conceber e desenvolver atividades promotoras do desenvolvimento educacional e pessoal de crianças, adolescentes e adultos, integrando conhecimentos teóricos e práticos no apoio ao funcionamento de instituições e espaços educativos de natureza diversa – creches, jardins de infância e escolas; centros de ocupação de tempos livres; serviços educativos de centros culturais, museus e bibliotecas e outras respostas sociais dirigidas a diferentes públicos – promovendo a sua avaliação, integração e complementaridade.

 

Atividades Principais

  • Intervir em ações promotoras do desenvolvimento educacional de diferentes públicos e em contextos diversificados;
  • Acompanhar e supervisionar o desenvolvimento de atividades pedagógicas com crianças, adolescentes ou adultos;
  • Preparar, gerir e inventariar recursos de apoio à intervenção pedagógica;
  • Colaborar na planificação e dinamização de atividades de tempos livres;
  • Programar e implementar a aplicação de técnicas e metodologias que envolvam as linguagens artísticas enquanto ferramentas para a intervenção;
  • Acompanhar crianças, adolescentes e adultos nos diversos momentos e rotinas do quotidiano da instituição;
  • Integrar equipas de profissionais que intervêm em instituições e espaços educativos, colaborando na planificação, desenvolvimento e avaliação de atividades e projetos;
  • Registar e organizar dados que caraterizem situações observadas no espaço educativo;
  • Planear e desenvolver atividades promotoras da saúde, a segurança e o bem-estar;
  • Promover e dinamizar atividades intergeracionais;
  • Implementar procedimentos de qualidade e de avaliação dos espaços educativos;
  • Colaborar na conceção e aplicação de soluções criativas para problemáticas que ocorrem nos espaços educativos.

Plano curricular

CódigoUnidade Curricular Período ECTS Duração
Psicologia do DesenvolvimentoSemestral552,5 horas
Sociologia da EducaçãoSemestral445 horas
Psicologia da AprendizagemSemestral445 horas
História e Filosofia da EducaçãoSemestral445 horas
Fundamentos da PedagogiaSemestral552,5 horas
Educação para os Afetos e para a SaúdeSemestral445 horas
Comunicação em Língua PortuguesaSemestral660 horas
Linguagens Artísticas na Intervenção EducativaSemestral675 horas
Análise da Prática e dos Contextos EducativosSemestral890 horas
Oficina MultimédiaSemestral552,5 horas
Higiene e Segurança no TrabalhoSemestral445 horas
Técnicas de Animação SocioeducativaSemestral552,5 horas
CódigoUnidade Curricular Período ECTS Duração
Educação e Diversidade Semestral552,5 horas
Métodos e Técnicas de Intervenção em Espaços EducativosSemestral890 horas
Relações Interpessoais e Dinâmicas de GrupoSemestral 445 horas
Educação EspecialSemestral445 horas
Educação para o Ambiente e PatrimónioSemestral552,5 horas
Formação Pessoal e SocialSemestral445 horas
EstágioSemestral30640 horas

Prosseguimento de estudos

ACESSO E INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR
O acesso e ingresso no Ensino Superior para os titulares de um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) é regulado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014. Os titulares de um CTeSP podem concorrer a um ciclo de estudos de licenciatura pela via dos Concursos Especiais de Acesso ao Ensino Superior.

Prova de ingresso
A realização da candidatura a um ciclo de estudos de licenciatura está condicionada à aprovação numa
prova de ingresso específica que visa avaliar a capacidade para a frequência do ciclo de estudos em que o estudante pretende ingressar.

Os estudantes que venham a realizar as provas para acesso aos ciclo de estudos de licenciatura do Instituto Politécnico de Leiria serão objeto de acompanhamento e preparação específica no decorrer da lecionação do CTeSP.

Dispensa da prova de ingresso
Os titulares de um CTeSP podem ser dispensados da realização da prova de ingresso específica quando, nos casos devidamente regulamentados, o estudante tenha obtido aprovação em unidades de formação do plano de estudos do CTeSP cujos conteúdos programáticos sejam equivalentes aos que são avaliados na prova de ingresso para determinado ciclo de estudos.

Para o CTeSP em Intervenção em Espaços Educativos, podem ser dispensados da realização da prova de ingresso específica os candidatos às licenciaturas em:

  • Educação Básica
  • Educação Social

Condições de acesso

  1. Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
  2. Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional;
  3. Estudantes que, tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º anos de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente, e não tendo concluído o curso de ensino secundário, sejam considerados aptos através de prova de avaliação de capacidade a realizar pela instituição de ensino superior; (1)
  4. Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março.

 (1) Para efeitos de admissão, apenas serão consideradas válidas as candidaturas de candidatos cujas unidades curriculares (ou módulos) em atraso sejam exclusivamente do 12.º ano (ou do 3.º ano no caso das formações profissionais ou tecnológicas). No caso das unidades curriculares bianuais ou trianuais, a classificação parcial do 10.º e do 11.º ano (ou do 1.º e do 2.º ano no caso das formações profissionais ou tecnológicas) deverá ser obrigatoriamente positiva (igual ou superior a 10 valores).

Mais informações

Para obter mais informações sobre os TeSP e a oferta formativa do Politécnico de Leiria contacte-nos pelo e-mail ctesp@ipleiria.pt.