Mestrado em Comunicação e Media

Objetivos

O Mestrado em Comunicação e Media visa promover o aprofundamento de um conjunto integrado de competências na área das Ciências da Comunicação, combinadas com saberes de outras áreas. Paralelamente à exploração de linhas de investigação relevantes para o desenvolvimento científico da área disciplinar, o curso procura o aprofundamento de competências ajustadas às atividades de Comunicação e Media em diferentes ambientes profissionais que exigem, cada vez mais, uma nova atuação fundada em critérios de eficiência e de produtividade. As linhas orientadoras do plano de estudos radicam no desenvolvimento de capacidades de natureza científica e competências técnicas profissionalizantes avançadas:

  1. Analisar diferentes perspetivas do desenvolvimento da relação estabelecida entre a Comunicação, os Media e o Marketing;
  2. Adquirir conhecimentos ajustados às atividades de Comunicação e Media em diferentes ambientes profissionais;
  3. Estabelecer objetivos e definir políticas para o seu planeamento e implementação em contextos teóricos e práticos;
  4. Utilizar as ferramentas disponíveis e ajustadas ao pleno exercício de atividade, em função das competências e vocação da empresa/organização;
  5. Compreender o papel dos Media na sociedade e na comunicação corporativa e comercial; e como se organizam e desenvolvem produtos de comunicação;
  6. Reconhecer o contributo p/ a formação permanente, a integração e a adaptabilidade profissionais, com o inerente reforço da empregabilidade local, regional, nacional e europeia;
  7. Introduzir ao estudante o conceito e problemática da envolvente à atividade empresarial da comunicação social e demais projetos e produtos relacionados com o setor;
  8. Determinar a importância e influência que decorre do conhecimento da envolvente – das organizações – incluindo as políticas públicas, para a tomada de decisões;
  9. Dar a conhecer conceitos e técnicas de gestão de empresas de comunicação e proporcionar uma visão conjunta do negócio, do mercado e dos produtos e serviços.

Plano curricular

CódigoUnidade Curricular Período ECTS Duração
2073101Comportamento Organizacional e Comunicação InternaS17.51º Ano
2073104Jornalismo e Informação Nacional, Regional e LocalS17.51º Ano
2073103Metodologias de Investigação em Ciências Sociais e em ComunicaçãoS17.51º Ano
2073102Relações Públicas, Protocolo e Comunicação InstitucionalS17.51º Ano
2073106Comunicação e Marketing RelacionalS27.51º Ano
2073107Conteúdos Digitais e Sociedade da InformaçãoS27.51º Ano
2073105Gestão de Comunicação, Publicidade e MarcasS27.51º Ano
2073108Gestão, Negócios e Empreendedorismo na ComunicaçãoS27.51º Ano
CódigoUnidade Curricular Período ECTS Duração
2073109SeminárioS1301º Ano
2073110Opção - Mestrado Comunicação e MediaS2301º Ano

Condições de acesso

Podem candidatar -se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:

  1. Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, preferencialmente nas áreas de Gestão, Comunicação, Relações Públicas, Recursos Humanos e outros perfis relacionados com o ciclo de estudos;
  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas referidas na alínea a);
  3. Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da (unidade orgânica), nas áreas referidas na alínea a);
  4. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da ESECS.

De acordo com o artigo 37.º do Regulamento Geral da Formação Graduada e Pós-Graduada do Instituto Politécnico de Leiria e Regimes Aplicáveis a Estudantes em Situações Especiais, os candidatos à frequência do curso serão seriados tendo em conta:

Mais informações

Regulamento Geral da Formação Graduada e Pós-Graduada no IPL e Regimes Aplicáveis a Estudantes em Situações Especiais;
Plano de Estudos (Despacho n.º 10336/2012, D.R. n.º 148, 2.ª série de 1 de agosto)

Manual de candidatura para Estudante Internacional


Horário
Regime pós-laboral
Ensino b-learning: funcionando parte das horas de contato em sessões presenciais (às quais é possível assistir via sala virtual) e as restantes horas através de atividades desenvolvidas via plataforma de e-learning.


Contactos

Serviços Académicos

estudante.internacional@ipleiria.pt