Curriculum Vitae

Sandra Cristina da Silva Santos

Data da última atualização »Last update : 04/03/2015


Sandra Cristina da Silva Santos. Concluiu a Licenciatura em Psicologia (pré-Bolonha) e o Mestrado Integrado em Psicologia Escolar e da Educação pela Universidade do Minho e é doutoranda em Psicologia Aplicada na mesma instituição, com o projeto financiado pela FCT. É membro colaborador do Centro de Investigação em Psicologia e do Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho. Foi bolseira de investigação em projetos financiados pela FCT: “Reading Research and Assessment in Elementary Education: Development of Reading Assessment Inventories” e “Avaliar para Prevenir: Estudos e Tracking e Validação dos Inventários de Desenvolvimento Comunicativo de MacArthur-Bates para o Português Europeu”. Os seus interesses de investigação focam-se na avaliação e intervenção nas competências de leitura e da linguagem. É co-autora de publicações em revistas especializadas nestas temáticas e de diversas comunicações apresentadas em encontros científicos nacionais e internacionais. É uma das autoras congratuladas com o 9.º Prémio CEGOC atribuído ao trabalho “BAL – Bateria de Avaliação da Leitura”. Está envolvida em ações de formação dirigidas a professores, no âmbito da promoção de competências de leitura em alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=5955485671395123


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Sandra Cristina da Silva Santos
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Santos, Sandra
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Universidade do Minho
Escola de Psicologia
Centro de Investigação em Psicologia (CIPSI)
Campus de Gualtar
Braga
4710-057 Braga
Portugal
Correio electrónico: sandra.css@gmail.com
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2010-2011 Mestrado
Master degree
Mestrado Integrado em Psicologia Escolar e da Educação (2 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

2001-2006 Licenciatura
Licentiate degree
Psicologia, pré-especialização em Psicologia Escolar e da Educação (5 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade do Minho
Set/2014-Actual Outra Situação
Nov/2013-Abr/2014 Outra Situação
Abr/2010-Set/2013 Outra Situação





Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2014-
Ainda estou a aprender desenvolvimento de uma plataforma educativa online de avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura-I m still learning development of an online platform for the assessment and intervention in reading disabilities
Referência do projeto»Project reference: 134604.
Fundação Calouste Gulbenkian


Outro Tipo de Participação
Other kind of participation
2013-2014
Avaliar para Prevenir: Estudos de Tracking e Validação dos Inventários de Desenvolvimento Comunicativo de MacArthur-Bates para o Português Europeu-Assess for preventing: tracking studies and validation of the MacArthur-Bates Communicative Development inventories for European Portuguese
Referência do projeto»Project reference: PTDC/MHC-PED/4725/2012.

2010-2013
Investigação e Avaliação de Leitura no 1.º ciclo: Desenvolvimento de Inventários de Avaliação da Leitura-Reading research and assessment in elementary education: Development of reading assessment inventories
Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI-PED/098592/2008.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Espanhol (Pouco).

Reading
Inglês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Espanhol (Pouco).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2013 9.º Prémio CEGOC , CEGOC.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jan/2010 - Actual Ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Brandão, Sara; Baptista, Adriana; Costa, Lurdes; Cadime, Irene; Santos, Sandra. 2014. Falar, ler e escrever no jardim de infância. Como a investigação suporta a ação..  In Falar, ler e escrever: Propostas integradoras para jardim de infância, ed. F. L. Viana & I. Ribeiro , 44 - 77. . Lisboa: Santillana.
2. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Costa, Helena; Brandão, Sara; Santos, Sandra. 2013. Avaliação dos efeitos de um programa de promoção de competências de literacia emergente. .  In Ensinar e aprender português num mundo plural , ed. M. Teixeira, L. Santos, I. Silva, & E. Mesquita , 300 - 347. . Santarém: Escola Superior de Educação de Santarém e Universidade Federal Uberlândia..
3. Ribeiro, Iolanda; Rodrigues, Adriana; Monteiro, Sílvia; Nóvoa, Paulo; Ferreira, Albertina; Fernandes, Ilda; Santos, Sandra. 2007. Consulta psicológica de aprendizagem e rendimento escolar: Modelos conceptuais e práticas de intervenção e investigação..  In Intervenção psicológica no ensino superior , ed. Maria do Céu Taveira & Jorge Silvério , 73 - 88. . Maia: Sersilito.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Santos, Sandra; Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Prieto, Gerardo; Brandão, Sara; Cadime, Irene. 2015. "Development of Listening Comprehension Tests with Narrative and Expository Texts for Portuguese Students", The Spanish Journal of Psychology 18, E5: 1 - 7.
2. Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Prieto, Gerardo. 2014. "Calibration of a reading comprehension test for Portuguese students. [Calibración de un test de comprensión lectora para alumnos Portugueses]", Anales de Psicología 30, 3: 1025 - 1034.
3. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Maia, José; Santos, Sandra. 2013. "Propriedades psicométricas da Prova de Reconhecimento de Palavras.", Psicologia, Reflexão e Crítica 26, 2: 231 - 240.
4. Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Prieto, Gerardo; Maia, José. 2013. "Validity of a reading comprehension test for Portuguese students", Psicothema 25, 3: 384 - 389.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Chaves-Sousa, Séli; vale, Ana P; Spinillo, Alina G. 2014. "Battery of reading assessment: Description and validity studies", Trabalho apresentado em 10.º Encontro Nacional (8.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, In Atas do 10.º Encontro Nacional (8.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Braga.
2. Santos, Sandra. 2011. "Evaluación de la comprension de textos: Opciones teóricas y metodológicas.", Trabalho apresentado em Congreso Internacional Lectura 2011: Para Leer el XXI ha de conocer las fuerzas del mundo para ponerlas a trabajar”, In “Congreso internacional lectura 2011: Para leer el XXI ha de conocer las fuerzas del mundo para ponerlas a trabajar” , Habana.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda; Chaves-Sousa, Séli; Brandão, Sara; Cadime, Irene; Maia, José. 2015. "Listening comprehension assessment: Validity studies of two vertically scaled tests for Portuguese students. ", Universitas Psychologica 14, 1: 0 - 0.
2. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra. 2014. "Los desafíos de enseñar a compreender.", Investigaciones Sobre Lectura, 1: 9 - 32.
3. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. 2012. "Aprender a compreender. Da teoria à prática pedagógica.", Exedra, Dezembro: 447 - 465.



Produto com registo ou patente
Product with patent or official record
1. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo. Manual Técnico ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5016/2013,"TCTML-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo.".22 set. 2014(Depósito);22 set. 2014(Exame).
8. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 4.º ano,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5024/2013,"TCTML-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 4.º ano".
21. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP-2: Teste de Leitura de Palavras 2.º ano,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5109/2013,"TLP-2: Teste de Leitura de Palavras 2.º ano".
3. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-n-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 3.º ano ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Outra.
Patente: Patente de Invenção.n. 5019/2013,"TCTML-n-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 3.º ano ".
5. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-i: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo. Manual Técnico ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5021/2013,"TCTML-i: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo. Manual Técnico ".
7. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5023/2013,"TCTML-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo ".
9. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo. Manual Técnico ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5008/2013,"TCTMO-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo. Manual Técnico ".
11. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 2.º ano,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5103/2013,"TCTMO-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 2.º ano".
17. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 3.º ano ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5006/2013,"TCTMO-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 3.º ano ".
18. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 4.º ano ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5007/2013,"TCTMO-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 4.º ano ".
19. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP - Teste de Leitura de Palavras. Manual Técnico ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5106/2013,"TLP - Teste de Leitura de Palavras. Manual Técnico ".
6. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 2.º ano,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5022/2013,"TCTML-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 2.º ano".
12. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 3.º ano ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5104/2013,"TCTMO-n-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 3.º ano ".
14. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo. Manual Técnico ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 4978/2013,"TCTMO-i: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo. Manual Técnico ".
10. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 1.º ano,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5009/2013,"TCTMO-n-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 1.º ano ".
13. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 4.º ano ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5105/2013,"TCTMO-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 4.º ano ".
4. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 4.º ano ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5020/2013,"TCTML-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 4.º ano".
22. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP-3: Teste de Leitura de Palavras 3.º ano ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5111/2013,"TLP-3: Teste de Leitura de Palavras 3.º ano ".
23. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP-4: Teste de Leitura de Palavras 4.º ano,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5113/2013,"TLP-4: Teste de Leitura de Palavras 4.º ano".
15. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 1.º ano ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5004/2013,"TCTMO-i-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 1.º ano ".
16. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 2.º ano ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5005/2013,"13. TCTMO-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 2.º ano ".
20. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP-1: Teste de Leitura de Palavras 1.º ano ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5108/2013,"TLP-1: Teste de Leitura de Palavras 1.º ano ".
2. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 2.º ano ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5017/2013,"TCTML-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 2.º ano ".

Organização de evento
Event organization
1. Santos, Sandra. I Seminário Nacional em Educação e Desenvolvimento Humano: Literacia Emergente na Educação Pré-Escolar,2014 (Seminário / Organização).
2. Santos, Sandra. 10.º Encontro Nacional | 8.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,2014 (Encontro / Organização).
3. Santos, Sandra. How can we assess creativity? An invitation to the Torrence Test of Creative Thinking,2007 (Oficina).
4. Santos, Sandra. Seminário Criatividade e Sobredotação: Conceitos, contextos e práticas,2007 (Seminário).








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
12

Livros e capítulos
Books and book chapters
3
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
3
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
7
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
4
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
3
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
2
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
2

Total
Produção técnica
Technical production
27

Produtos
Products
23
Produtos com registo ou patente
Products with patent or official record
23
Outros tipos de produção técnica
Other technical production
4


Visualizações do curriculum [ 348 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 04-12-2015 às 10:15:10
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (2)
 Co-authors listed in Degóis