Academias
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Academia Cisco – Cisco Networking Academy
A Cisco Networking Academy é um programa educativo que fornece aos estudantes competências nas áreas do planeamento, implementação, gestão e segurança das redes de computadores, de modo a facilitar o acesso ao mercado de trabalho. Desde 1997, o programa tem vindo a crescer e, atualmente, disponibiliza cursos de networking em mais do que 9000 academias, espalhadas por 165 países.
O Politécnico de Leiria foi a primeira Academia Regional Cisco, instalada em Portugal, e assegura, atualmente, os cursos: Cisco Certified Network Associate (CCNA) Routing and Switching, Health Information Networking, CCNA Security e Cisco Certified Network Professional (CCNP).
Inauguração: 2001
Página web: http://www.dei.estg.ipleiria.pt/academias/cisco/
Parceiros: ESTG (responsável: Miguel Monteiro Frade) | Cisco Systems Inc.
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Academia EduNet/Phoenix Contact
A Edunet – International Education Network é uma rede fundada em 2007, por iniciativa da empresa Phoenix Contact (empresa internacionalmente reconhecida na área da engenharia elétrica e tecnologia de automação), com a finalidade de: apoiar as universidades e seus parceiros, no que se refere a formação avançada para docentes; cedência orientada de equipamentos com tecnologia de automação (hardware e software); promoção da transferência de conhecimento internacional entre universidades; promoção do intercâmbio internacional de estudantes; organização e realização de simpósios e conferências anuais para membros; desenvolvimento mútuo e criação de material didático; desenvolvimento de normas reconhecidas internacionalmente para módulos de qualificação na área de tecnologia de automação; consultoria e suporte aos parceiros, através de pessoas de contacto nacionais; informação e coordenação com os parceiros dos ministérios e universidades sobre as estratégias e o planeamento de novos projetos educacionais; e iniciação de projetos de investigação nacionais e internacionais.
Inauguração: 2013
Página web: http://sites.ipleiria.pt/edunet/
Parceiros: ESTG (responsável: João Miguel de Sousa) | Phoenix Contact Portugal
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Academia Oracle – Oracle Academy.IPLeiria

The “Oracle Academy” program strengthens course curriculum with a high-tech complement in the database area, either by direct integration of materials in daily classes or by means of extra-curricular activities (such as certification support programs). By doing so, it prepares students to become solid professionals in a core Informatics area: Databases.
IPLeiria has adhered to the Oracle Academy program. By pursuing that path, it has committed to provide its students a solid technological database-oriented backbone required for efficient Oracle technology usage. As students enter the professional world, they do so with high-level skills that no IT employer can disregard.
Inauguração: 2008
Página web: http://www.dei.estg.ipleiria.pt/academias/oracle/
Parceiros: ESTG (responsável: Rui Miguel de Oliveira) | Oracle Corporation
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Siemens Automation Academy
A Siemens Automation Academy (SAA) é a primeira academia em automação, resultando da parceria entre a SIEMENS, em especial através do seu Setor Industry em Portugal, e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria.
A SIEMENS é detentora de um portefólio de soluções inovadoras em automação integrada e software industrial para clientes industriais. Pretende promover o estudo da engenharia em Portugal, estimulando os alunos a realizar a sua formação nesta área e dotar os estudantes de engenharia do ensino superior de uma formação prática e de competências orientadas para o empreendedorismo.
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria assume o compromisso de proporcionar aos seus estudantes uma sólida formação cultural e técnica de nível superior, ministrando conhecimentos teóricos e, essencialmente, práticos e as suas aplicações, com vista à fácil integração no mercado de trabalho.
A junção destas sinergias resultou, então, na criação de uma academia, com o objetivo de fortalecer os conhecimentos práticos dos estudantes, na área da automação, e de melhor prepará-los para o meio profissional, promovendo ativamente o ensino e cooperação estratégica nos setores relevantes da indústria na área geografia e/ou nas suas áreas de especialização. Para tal, a Academia, que funciona no Laboratório de Automação Paulo Gata, está dotada de equipamentos com soluções de topo ao nível da automação integrada.
Inauguração: 2014
Página web: http://siemensautomationacademy.ipleiria.pt/
Parceiros: Siemens | Politécnico de Leiria (responsável: Eliseu Manuel Ribeiro) | Cadflow
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PLM Academy: powered by Siemens Industry Software
A Siemens PLM Academy (Product Lifecycle Management Academy) é um espaço laboratorial orientado para as áreas da engenharia mecânica e gestão industrial, que surge de uma parceria entre a Siemens, a Cadflow e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria. Esta Academia pretende promover e dotar os estudantes das melhores ferramentas e metodologias para o projeto, fabrico e gestão industrial, suportada na forte experiência e ligação com o tecido industrial da região. A PLM Academy está equipada com 24 postos de trabalho, dispondo de software Siemens SolidEdge, NX, Tecnomatix e Teamcenter, produtos de referência mundial e com forte presença nos diversos domínios da engenharia.
Inauguração: 2014
Página web: http://plmacademy.estg.ipleiria.pt/
Parceiros: Siemens | Politécnico de Leiria (responsável: Nuno Miguel André) | Cadflow
Cooperação Internacional
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ALFA III
O objetivo geral do ALFA III consiste em contribuir para o desenvolvimento do ensino superior, na América Latina, como meio de estimular o desenvolvimento económico e social mais equilibrado e equitativo da região.
Constituem objetivos específicos do ALFA:
• Ajudar a melhorar a qualidade, a pertinência e o acesso ao ensino superior na América Latina, em especial dos grupos mais vulneráveis;
• Contribuir para o reforço do processo de integração regional no domínio do ensino superior na América Latina, incentivando a realização de progressos, no sentido da criação de uma área comum de ensino superior na região e potenciando as suas sinergias com o sistema da União Europeia.
Os países elegíveis são os 27 Estados-Membros da União Europeia e os seguintes 18 países da América Latina: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
+ Informações
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EDULINK
O objetivo geral do EDULINK é, por um lado, promover a capacidade institucional e a integração regional no domínio do ensino superior, através de redes institucionais entre instituições de ensino superior (IES), sedeadas no grupo de: estados de África, Caraíbas e Pacífico (ACP) e IES dos Estados-Membros da União Europeia (UE) elegíveis e, por outro, apoiar um sistema de ensino superior de qualidade, que seja eficiente e relevante face às necessidades do mercado de trabalho, e em conformidade com as prioridades de desenvolvimento socioeconómico dos países ACP.
A finalidade do EDULINK é a melhoria das competências das IES ACP a três níveis:
- Institucional/Administrativo
Apoio na melhoria das competências das IES ACP: política, gestão, planeamento e competências administrativas, ao nível nacional e regional.
- Académico
Cooperação institucional que vise maximizar a qualidade e a relevância académicas, no contexto regional ou sub-regional.
- Investigação e Tecnologia
Melhoria das competências em investigação e tecnologia, de forma a permitir às IES:
– Desenvolver a investigação e a tecnologia, com vista ao aperfeiçoamento do desempenho académico e da qualidade do ensino das IES, em sectores prioritários ligados ao desenvolvimento socioeconómico do grupo de estados ACP;
– Consolidar as suas competências locais de investigação;
– Importar ou adaptar invenções científicas e inovações, que surjam nos vários sectores das economias nacionais ou desenvolvidas fora dessas economias.
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Erasmus Mundus
O Erasmus Mundus é um programa de cooperação e mobilidade, no domínio do ensino superior, que tem por objetivos: reforçar a qualidade do ensino superior europeu; promover a União Europeia como um centro de excelência, no domínio da aprendizagem em todo o mundo; favorecer a compreensão intercultural, através da cooperação com países terceiros, bem como o desenvolvimento destes últimos no domínio do ensino superior.
O Programa Erasmus Mundus compreende três ações:
Ação 1 – Programas conjuntos Erasmus Mundus
Esta ação visa promover a cooperação entre as instituições de ensino superior e o pessoal académico da Europa e de países terceiros, com o objetivo de criar pólos de excelência e recursos humanos com uma formação de elevado nível. É composta por duas sub-ações:
Ação 1A — Cursos de mestrado Erasmus Mundus (EMMC);
Ação 1B — Doutoramentos conjuntos Erasmus Mundus (EMJD).
Ação 2 – Parcerias do Erasmus Mundus
A ação visa reforçar a cooperação estruturada entre instituições de ensino superior europeias e de países terceiros, através da promoção da mobilidade de estudantes, investigadores, pessoal académico e administrativo.
Ação 3 – Promoção do ensino superior europeu
Esta ação visa promover o ensino superior europeu, através de medidas que reforcem a sua atratividade, perfil, imagem, visibilidade bem como acessibilidade. A ação apoia iniciativas, estudos, projetos, eventos e outras atividades transnacionais, relacionadas com a dimensão internacional de todos os aspetos do ensino superior, designadamente: a promoção, a acessibilidade, a garantia da qualidade, o reconhecimento dos créditos, o reconhecimento das qualificações europeias no estrangeiro e o reconhecimento mútuo de qualificações com países terceiros, o desenvolvimento de programas curriculares, a mobilidade ou a qualidade dos serviços. As atividades da ação 3 podem revestir várias formas (conferências, seminários, workshops, estudos, análises, projetos-piloto, prémios, redes internacionais, produção de material de divulgação, desenvolvimento de ferramentas das tecnologias de informação e comunicação) e podem realizar-se em qualquer parte do mundo.
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FLAD
A FLAD lança, anualmente, o Programa de Bolsas para Desenvolvimento de Redes de Investigação Portugal/EUA, que visa promover a criação de novas parcerias, ou o desenvolvimento de parcerias já existentes, entre investigadores, equipas de investigação e laboratórios em Portugal e investigadores e instituições parceiras nos EUA que sejam bolseiros da NSF (National Science Foundation).
Aos candidatos selecionados pelas instituições portuguesas será atribuído um apoio financeiro máximo de 15.000,00 €, para apoiar viagens, alojamento, conferências, seminários, ou outras despesas associadas com as parcerias de investigação.
Áreas elegíveis:
· Ciências dos materiais;
· Nanotecnologia;
· Tecnologias da informação;
· Biotecnologia;
· Ciências ambientais.
Os candidatos devem estar vinculados a universidades ou centros de pesquisa em Portugal e devem propor parcerias com instituições dos EUA ou investigadores que tenham bolsas em curso da National Science Foundation (NSF).
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SUDOE
O Programa de Cooperação Territorial do Espaço Sudoeste Europeu (SUDOE) tem por objetivo apoiar o desenvolvimento regional através do cofinanciamento de projetos transnacionais, por intermédio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
O programa pretende consolidar o espaço sudoeste europeu como um espaço de cooperação territorial, nos domínios da competitividade e da inovação, do ambiente, do desenvolvimento sustentável e do ordenamento do território, contribuindo, deste modo, para assegurar uma integração harmoniosa e equilibrada das suas regiões no âmbito dos objetivos da coesão económica e social da União Europeia.
Os beneficiários deste programa são os organismos públicos, ou aqueles equiparáveis a públicos, e as entidades privadas sem fins lucrativos de Espanha, França, Portugal e Reino Unido (Gibraltar).
O SUDOE encontra-se organizado em 4 grandes eixos prioritários de ação:
- Inovação (orientado para a promoção da inovação e constituição de redes estáveis de cooperação em matéria tecnológica);
- Ambiente (orientado para a melhoria da sustentabilidade para a proteção e conservação do ambiente e meio natural do SUDOE);
- Acessibilidade (orientado para a integração harmoniosa do espaço do SUDOE e melhoria da acessibilidade às redes de informação);
- Desenvolvimento Urbano Sustentável (orientado para o impulsionamento do desenvolvimento urbano sustentável, aproveitando os efeitos positivos da cooperação transnacional).
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Tempus IV
O objetivo global do programa Tempus IV é contribuir para facilitar a cooperação em matéria de ensino superior, entre os Estados-Membros da União Europeia (UE) e os países parceiros das regiões vizinhas. Em particular, o programa pretende promover a convergência voluntária com a evolução da UE no domínio do ensino superior, decorrente da Agenda Estratégia Europa 2020, do Quadro Estratégico para Cooperação Europeia em Educação e Treinamento (ET 2020) e do processo de Bolonha.
As instituições e organizações habilitadas a participar como parceiros/co-beneficiários no programa Tempus são instituições e organismos do ensino superior e instituições e organizações não académicas, como organizações não-governamentais, empresas, indústria e poderes públicos.
Essas instituições e organizações têm de estar sediadas nos seguintes quatro grupos de países elegíveis:
- 27 Estados-Membros da União Europeia;
- 4 Países da região dos Balcãs Ocidentais: Albânia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Sérvia e Kosovo;
- 17 Países das regiões meridional e oriental vizinhas da União Europeia: Argélia, Egipto, Israel, Jordânia, Líbano, Líbia, Marrocos, Território Palestino Ocupado, Síria, Tunísia, Arménia, Azerbaijão, Bielorrússia, Geórgia, Moldávia, Federação Russa e Ucrânia;
- 5 Repúblicas da Ásia Central: Cazaquistão, Quirguizistão, Tajiquistão, Turquemenistão e Usbequistão.
Constituem ações do programa Tempus IV:
- Projetos Conjuntos
Projetos com uma abordagem “ascendente”, que visam a modernização e reforma a nível institucional (universitário), bem como a transferência de conhecimentos entre universidades, organizações e instituições da UE e dos países parceiros.
- Medidas Estruturais
Projetos que procuram contribuir para o desenvolvimento e reforma dos sistemas de ensino superior em países parceiros, bem como para reforçar a sua qualidade e importância e a sua convergência voluntária com a evolução na UE. As medidas estruturais serão intervenções concebidas para apoiar a reforma estrutural dos sistemas de ensino superior e o desenvolvimento do enquadramento estratégico a nível nacional.



