Licenciaturas / Graduações
Quem se pode candidatar ao abrigo do Estatuto do Estudante Internacional?
Todos os estudantes que não tenham a nacionalidade portuguesa e que:
- não sejam nacionais de um Estado membro da União Europeia;
- não residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 31 de agosto do ano em que pretendem ingressar no ensino superior;
- não se encontrem a frequentar uma instituição de ensino superior portuguesa no âmbito de um programa de mobilidade internacional.
Os estudantes que ingressem no ensino superior ao abrigo do regime do estudante internacional mantêm a qualidade de estudante internacional até ao final do ciclo de estudos.
Condições de candidatura a licenciaturas
Podem candidatar -se aos ciclos de estudos de licenciatura do IPLeiria os estudantes internacionais:
- Titulares de uma qualificação que dê acesso ao ensino superior, entendida como qualquer diploma ou certificado emitido por uma autoridade competente que ateste a aprovação num programa de ensino e lhes confira o direito de se candidatar e poder ingressar no ensino superior no país em que foi conferido;
- Titulares de um diploma do ensino secundário português ou de habilitação legalmente equivalente.
Qualificação académica
- Os candidatos devem demonstrar conhecimentos nas matérias das provas de ingresso portuguesas, sendo o seu nível e conteúdo equivalentes aos dos estudantes admitidos através do regime geral de acesso e ingresso para o ciclo de estudos em causa.
- Quando o candidato é titular de curso de ensino secundário português ou equivalente a verificação da qualificação para ingresso no ciclo de estudos faz-se com base nas classificações das provas de ingresso portuguesas fixadas para o ciclo de estudos em causa.
- As provas de ingresso e respetiva ponderação relativas aos candidatos oriundos de sistemas de ensino estrangeiros que sejam titulares de um diploma de ensino médio – ENEM – ou outros diplomas que confiram idêntica habilitação são divulgadas por despacho do presidente do IPLeiria.
- Em todas as outras situações, o candidato pode realizar as provas de ingresso portuguesas como estudante autoproposto ou realizar no IPLeiria provas equivalentes às provas de ingresso portuguesas para o curso a que se candidata.
Conhecimento da língua
A frequência de qualquer um dos ciclos de estudo de licenciatura do IPLeiria exige um domínio independente da língua em que o curso é ministrado (nível B2), de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR).
Os estudantes internacionais que não possuam o nível B2 podem candidatar -se desde que frequentem uma formação no IPLeiria, na língua em que o curso é ministrado, que lhes permita atingir o referido nível.
Estão excecionados das disposições anteriores os estudantes que tenham frequentado o ensino secundário na língua em que é ministrado o curso a que se candidatam.
Documentos a apresentar na candidatura
- Cópia de documento de identificação civil válido emitido pelas autoridades do país de origem;
- Diploma do ensino secundário português ou de habilitação legalmente equivalente;
- Diploma ou certificado emitido por uma autoridade competente que ateste a aprovação num programa de ensino e lhes confira o direito de se candidatar e poder ingressar no ensino superior no país em que foi conferido;
- Cópia dos documentos comprovativos das classificações obtidas:
- Nas provas de ingresso portuguesas, para os titulares de ensino secundário português ou equivalente e para os estudantes internacionais autopropostos;
- No exame nacional de acesso ao ensino superior, para os candidatos titulares de um diploma de ensino médio — ENEM — ou outros diplomas que confiram idêntica habilitação.
Para mais informações consulte o Regulamento do Estudante Internacional do IPLeiria.
Procura o teu curso e candidata-te ao IPLeiria!
Procura o curso mais indicado para ti e escolhe uma carreira de futuro.
Candidatura a Mestrados e Pós-graduações
Podem candidatar -se aos ciclos de estudos de mestrado ou pós-graduação do IPLeiria todos os estudantes internacionais detentores de um grau de 1º ciclo.
Documentos a apresentar na candidatura
- Cópia de documento de identificação civil válido;
- Cópia simples de diploma ou certificado com classificação final emitido por uma autoridade competente que ateste a aprovação num programa de ensino e lhes confira o direito de se candidatar e poder ingressar no ciclo de estudos em causa;
- Currículo detalhado redigido em língua portuguesa ou na língua em que o curso é ministrado;
- Carta de motivação redigida em língua portuguesa ou na língua em que o curso é ministrado; onde o candidato expresse os motivos que o levam a candidatar-se ao par escola/curso;
- O documento referidos no ponto 3.1.2 quando passados em país estrangeiro devem ser visados pelos competentes serviços de educação ou serviço consular, ou terem a aposição da apostila da Convenção de Haia, e, se não estiverem escritos em português, espanhol, francês, inglês ou italiano devem ser traduzidos para português por tradutor reconhecido pela representação diplomática portuguesa. O(s) documento(s) a produzir nos termos aqui fixados deve ser apresentado no ato da matrícula.
Procure o seu curso!
Visto de entrada
Estudantes dos países da União Europeia:
Não é necessário visto de entrada em Portugal. É preciso, no entanto, obter uma licença de residência, se a sua estada for superior a 90 dias. Para tal deverá apresentar o Bilhete de Identidade / Passaporte, uma declaração de apoio financeiro e uma garantia de assistência médica no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
Estudantes provenientes de países não pertencentes à União Europeia:
Antes de partir para Portugal deverá ter em conta que para estudar neste país é necessário um visto de estudo que se obtém junto da Embaixada ou do Consulado Português no país de origem.
Documentos necessários:
- Requerimento em modelo próprio
- Documento de viagem válido (mais de três meses após validade do visto)
- Três fotos tipo passe
- Certificado de registo criminal
- Atestado médico ou seguro de saúde
- Comprovativo das condições de alojamento em Portugal
- Comprovativo da existência de meios de subsistência em Portugal
- Comprovativo de Matrícula (emitido pelo Instituto Politécnico de Leiria).
Será ainda necessário o Boletim de Vacinas atualizado bem como o Certificado de Habilitações, que tem que ser autenticado pela Embaixada Portuguesa no país de origem, de forma a ser possível ver as suas qualificações reconhecidas em Portugal.
Nota: O pedido de visto de estudo deverá ser efectuado com, pelo menos, um mês de antecedência em relação à data de chegada prevista a Portugal.
Em caso de dúvida sobre o pedido de visto, é possível consultar o site do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras ou enviar um e-mail para o ACIDI (estudante@acidi.gov.pt)
Mais informações:
Quando chegar a Portugal, deverá ter em conta os seguintes procedimentos legais:
- Os estudantes não europeus que entrarem em Portugal através de uma fronteira não controlada têm obrigatoriamente que ir junto das autoridades declarar a sua entrada no país no prazo de 3 dias.
- Se chegar a Portugal por via aérea deve declarar a sua entrada no aeroporto junto dos Serviços de Alfândega.
- A Declaração de Entrada terá que ser entregue no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras nos termos estipulados pela lei. O não cumprimento destas determinações poderão fazer incorrer em multa.
Outros passos a seguir:
- Fazer a sua matrícula no Instituto Politécnico de Leiria;
- Efetuar a sua inscrição no Centro de Saúde mais próximo da área de residência;
- Renovar o seu visto de estudo junto do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
Notas:
Logo que esteja matriculado no Instituto Politécnico de Leiria terá direito a um seguro de acidentes pessoais.
Os cidadãos da União Europeia devem trazer o seu CESD – Cartão Europeu do Seguro de Saúde que garante o auxílio médico através do Serviço Nacional de Saúde.
A entrada em Portugal não exige nenhuma vacinação, a menos que os estudantes sejam provenientes de uma zona geográfica de risco.
Guia de Estudante
Para acesso ao guia, clique no link a baixo.