José Nunes Ramalho Croca nasceu em Cabeção, concelho de Mora, Distrito de Évora em 1944. Licenciado em Física em 1973 pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa , doutorou-se em Física em 1985, por esta mesma faculdade, defendendo uma tese intitulada O Efeito de Túnel na Formulação Causal da Mecânica Quântica. Em 1986 passou a Professor Auxiliar do Departamento de Física da Faculdade de Ciências de Lisboa, e em 1998 realizou a agregação na área de Física pela Universidade de Lisboa. Foi recentemente galardoado com o Prémio Santilli-Galileu 2008 - Gold Medal, for The Crusading Work Towards the Demise of the Prevailing Scientifc Obscurantism (ver entrevista) e com o Prémio Federação Internacional Racionalista, FIR 2008, pelo seu trabalho na promoção da Razão. É membro fundador do CFCUL, foi Head da Linha de Investigação Filosofia das Ciências da Natureza / Philosophy of Nature Sciences e coordenador científico do Projecto FCT Problemas Filosóficos da Física Quântica, já concluído.
Membro Integrado Doutorado
Membro da Comissão Coordenadora
Filosofia das Ciências da Natureza (Head)
Área de de Investigação Filosofia da Física Quântica: Não-Linearidade e Euritmia (Head)
Unidade da Ciência e Interdisciplinaridade (Membro)
Projecto internacional Knowledge dynamics in the field of social sciences: abduction, intuition and invention (Membro)
Projecto internacional Subquantum Telecommunicator (Membro)
Projecto FCT O que é uma Teoria Física? (Membro)
Projecto FCT Problemas Filosóficos da Física Quântica. (Head)
Projecto FCT A Imagem na Ciência e na Arte (Membro)
Projecto FCT Cultura Científica. Migrações Conceptuais e Contaminações Sociais (Membro)
Campo Grande, C8.1.34 - 1749-016 Lisboa, Portugal
+351 217 500 000 (Ext. 28134)
Teoria Quântica contemplado com prémio de Melhor Livro de Ciências Exactas
O livro Teoria Quântica: Estudos Históricos e Implicações Culturais, organizado por Olival Freire Jr., Osvaldo Pessoa Jr. e Joan Lisa Bromberg (Livraria da Física e Editora Eduepb), foi contemplado com o 1.º Prémio na categoria de Melhor Livro de Ciências Exactas no âmbito do 53.ª Edição do Prémio Jabuti 2011. Este livro agrega 21 artigos científicos, sendo um deles assinado pelo grupo de investigação de Ciências da Natureza do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa.
José Croca ganha prémio pelo seu trabalho na promoção da Razão
José Croca foi galardoado, em 2009, com o Prémio Federação Internacional Racionalista pelo seu trabalho na promoção da Razão. A cerimónia de atribuição do prémio teve lugar no dia 16 de Abril, pelas 18h30, no Palácio das Galveias.Foram oradores Luís Azevedo, Viriato Soromenho Marques, Rui Moreira, José Croca e Fernando Barreiros Marques.
Ver texto da intervenção de Rui Moreira | Ver texto da intervenção de José Croca
Prémio Santilli-Galileu 2008 atribuído a José Croca
José Croca venceu o "Prémio Santilli-Galileu 2008 – Gold Medal For The Crusading Work Towards the Demise of The Prevailing Scientifc Obscurantism". O galardão atribuído no dia 2 de Novembro de 2007 pelaSantilli-Galilei Association on Scientific Truth, uma associação criada em Setembro do ano passado, pretende combater o obscurantismo e promover a verdade na ciência. José Croca recebeu a medalha de ouro, assim como outros cinco investigadores de outros países, pelo seu trabalho no âmbito da moderna interpretação causal e não-linear da Física Quântica. A entrega do prémio teve lugar no Imperial College, em Londres, a 5 de Julho de 2008.
Membro e fundador do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, o docente da FCUL aponta esta distinção como "um reconhecimento internacional do trabalho que tenho desenvolvido ao longo da minha vida". A importância do prémio, para José Croca, "resulta do facto de que presentemente a comunidade científica se estar a dar conta, cada vez mais, da crise em que a Física se encontra. O meu trabalho, na minha opinião e na de outros, constitui um forte contributo para sair deste atoleiro".
O trabalho de "interpretar a Física ao nível quântico em termos causais começou com Louis de Broglie, continuado pelo seu discípulo, o professor Andrade e Silva, que eu considero como o meu mestre", conta o físico.
José Nunes Croca nasceu em Cabeção, em Évora, em 1944. Licenciou-se em Física pela FCUL em 1973 e, mais tarde, em 1985 doutorou-se em Física na mesma instituição. Em 1986 passou a professor auxiliar do Departamento de Física e em 1998 realizou a agregação na área de Física pela Universidade de Lisboa. Recentemente publicou o livro de divulgação "Diálogos sobre Física Quântica", em conjunto com Rui Moreira. Para além das actividades de investigação e de docência no domínio da Física, José Croca dedica-se ainda às artes plásticas, como a escultura e a pintura.
Fonte: Suely Costa, info-Ciências digital, 7 de Janeiro de 2008