João Barbosa é licenciado em Ensino de Física pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1995). Frequentou a licenciatura em Filosofia (variante de Filosofia da Ciência) em 1995/96, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Nesta mesma faculdade, concluiu em 2000 o mestrado em Filosofia da Natureza e do Ambiente e frequentou o doutoramento em Ética (ética ambiental) entre 2001 e 2004. Concluiu o seu Doutoramento em História e Filosofia das Ciências pela Universidade de Lisboa em 2016.
No ensino superior, é actualmente professor de Física na Escola Superior de Educação de Lisboa e de Sustentabilidade Ambiental no Instituto Superior de Educação e Ciências. Em anos anteriores, leccionou Ciência e Ética, Epistemologia para o Ensino das Ciências e Educação para o Ambiente na Escola Superior de Educação de Lisboa; Seminário e Meio Envolvente no Instituto Superior de Educação e Ciências; algumas aulas de Ética Ambiental e Ciência e Ética noutras instituições (Faculdade de Ciências UL, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas UNL, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Univ. do Algarve e Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais, Gaia). De 1996 a 2005, exerceu funções técnico-pedagógicas no Museu de Ciência da Universidade de Lisboa, onde trabalhou especialmente nas áreas de Física e de Ambiente e foi Coordenador do Serviço Educativo.
É professor do ensino básico e secundário desde 1994. Foi cofundador e presidente da SEA – Sociedade de Ética Ambiental, sociedade científica interdisciplinar. É membro integrado do CFCUL.
Membro Integrado Doutorado
Epistemologia e Metodologia (Membro)
Filosofia das Ciências da Vida (Colaborador)
Área de Investigação Bioética (Membro)
Unidade da Ciência e Interdisciplinaridade (Membro)
Projecto interno Bachelard. Ciência e Poética (Membro)
Projecto FCT Cultura Científica. Migrações Conceptuais e Contaminações Sociais (Membro)