Nasceu em Lisboa, em 1956. Iniciou os seus estudos num Centro Republicano, seguindo-se o Liceu Gil Vicente. Desistiu de Direito para cursar Jornalismo e, depois, Estudos Portugueses, já na Universidade Nova de Lisboa. Após lecionar no ensino secundário em Lisboa, rumou a Macau, aí, participou na criação e gestão do Centro de Difusão da Língua Portuguesa e desenvolveu vários projetos de dinamização, como o CLIP, Clube da Língua Portuguesa. Posteriormente, lecionou na Universidade de Shantou, na China. Foi assessor das novas chefias chinesas no âmbito da localização de quadros. Foi também o 1º responsável pelo Laboratório Multimédia do Centro de Línguas do IPOR, em Macau. Na Universidade de Macau, sob a orientação do Prof. Doutor Malaca Casteleiro fez o Mestrado em Estudos Linguísticos com uma tese sobre cursos online de Português Língua Estrangeira. De regresso a Lisboa, na Universidade Aberta, dedicou-se à Política e Planeamento Linguístico, especialmente às Línguas e Culturas nas Comunicações de Exportação, tema da sua Tese de Doutoramento, sob a orientação da Prof. Doutora Maria Emília Ricardo Marques e do Prof. Doutor Stephen Hagen.
Membro Integrado Doutorado
Filosofia das Ciências da Natureza (Membro)
Área de Investigação Filosofia da Física Quântica: Não-Linearidade e Euritmia (Membro)
(2012) Salomão, Ricardo. O Povo das Dunas. Comunicação apresentada no Colóquio Saberes Interculturais - Ambiente e Gentes do Litoral: Brasil, Moçambique e Portugal, Lisboa.
(2012) Maria José Grosso, Paulo Osório, Ricardo Salomão. (2012). O Português como Língua Estrangeira: Referencial de Conteúdos de Aprendizagem por Níveis de Referência. Lisboa: Instituto Camões.