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Centro de
Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa
Centre for Philosophy of
Science of the University of Lisbon
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Seminário Permanente de Filosofia das Ciências
Permanent Seminar in Philosophy of Science |
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2013 |
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Sessão |
Data |
Local |
Conferência |
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74 |
24.Abr |
FCUL | 11h00
Sala 3.2.16 |
Tycho
Brahe, por António Barros Veloso. |
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73 |
18.Abr |
FCUL | 15h00
Sala 8.2.16 |
Contrafactuais: Uma Proposta de Análise e Solução, comunicação por Wagner Sanz. |
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72 |
17.Abr |
FCUL | 10h30
Sala 3.2.16 |
Creonte, o Herói de Antígona: uma análise da tragédia grega com base na crítica de Kitto, comunicação por Wagner Sanz, |
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71 |
30.Jan |
FCUL | 15h00
Sala 8.2.11 |
Universal Logic: An Anthology: From Paul Hertz to Dov Gabbay conferência por Jean-Yves Béziau professor de Filosofia da Matemática e Filosofia da Logica na Universidade Federal do Rio de Janeiro. |
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2012 |
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Sessão |
Data |
Local |
Conferência |
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70 |
17.Dez |
FCUL | 16h00
Sala 8.2.03 |
O positivismo lógico não é um empirismo: resultados imprevistos e indesejados do projeto neotranscendental de Carnap no Aufbau por Rejane Xavier, |
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69 |
28.Set |
FCUL | 15h00
Sala 8.2.17 |
Algorithmic Scientific Inference: In a World with Computable Expected Behavior, Conferência por John Case. |
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68 |
11.Jun |
FCUL | 15h00
Anfiteatro da FFCUL
Ed. C1, Piso 3 |
Lenguaje Informático y Moléculas de la Vida, por Juan Manuel Torres. |
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67
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20.Mar |
FCUL | 15h00
Auditório principal da FCUL, Ed. C3 |
"Specious algebra is fit enough to find out, but entirely unfit to consign to writing and commit to posterity": Newton's publication strategies as a mathematical author. Seminário orientado por Niccolò Guicciardini organizado pelo Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa integrado no Prémio Internacional Fernando Gil em Filosofia da Ciência 2012. [Fotos e Vídeos do Evento] [Poster] |
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66 |
16.Fev |
FCUL | 18h00
Sala 8.2.39 |
Teoria do enunciado em Foucault
por
Nuno Melim. |
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65 |
07.Fev |
FCUL | 17h30
Sala 8.2.11 |
Ciência ou Tecnociência? por
Pedro G. Lind.
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2011 |
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Sessão |
Data |
Local |
Conferência |
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64 |
19.Dez |
FCUL | 10h00
Sala 8.1.67 |
Filosofia do Corpo, por Nuno Nabais, no âmbito do projecto interno Perspectivas sobre o Corpo. Filosofia, Ciência e Arte |
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63 |
12.Dez |
FCUL | 15h00
Anfiteatro da FFCUL |
Jean Cavaillès and the Historicity of Mathematics, por David Webb. |
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62 |
16.Dez |
FCUL | 11h00
Sala 3.1.07 |
Imagenes cerebrales en las humanidades, por Francisco Gomez Mont Avalos (Neurohumanities Research Centre, Mexico) |
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61 |
22.Nov |
FCUL | 15h00
Sala 4.3.30A |
A noção de imagem em diferença e repetição, por Nuno Carvalho, no âmbito da linha de investigação Ciência e Arte |
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60 |
25.Out |
FCUL | 17h00
Sala 4.2.07
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Lei Natural, Ordem e Epistemologia, por Gildo Magalhães (USP, Brasil) no âmbito do projecto FCT O que é uma Teoria Física |
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59 |
20.Out |
FCUL | 18h00
Sala 8.2.23 |
O Corpo Máquina, por Porfírio Silva (IRS-IST-UTL) no âmbito do projecto interno Perspectivas sobre o Corpo. Filosofia, Ciência e Arte |
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58 |
07.Out |
FCUL | 14h30
Sala 8.2.15 |
Dificulties of intuition by the hand of Poincaré, por Olga Pombo |
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57 |
28.Jun |
FCUL | 10h00
Sala 8.2.19 |
Kant and real numbers, por Van Atten, no âmbito
do projecto FCT Hilbert's Legacy in the Philosophy of Mathematics
[ver
abstract]
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56 |
15.Jun |
FCUL | 15h30
Anfiteatro da FFCUL |
Right & Left in images - Laterality and Art, por Andrea Pinotti (Universidade de Milão). |
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55 |
25.Mai |
FCUL | 15h00
Sala 8.2.23 |
A
teoria lógico-dinâmica da representação do discurso: inferência e pressuposição,
por Francisco Salguero, no âmbito da Acção Integrada La dinámica del conocimiento en el ámbito
de las ciencias sociales: abducción, intuición e invención. |
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54 |
12.Abr |
FCUL | 17h00
Sala 8.2.02 |
Delfim Santos e a Filosofia da Ciência - uma
exploração preliminar, por
F. Delfim Santos e Sérgio Fernandes |
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2010 |
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Sessão |
Data |
Local |
Conferência |
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53 |
15.Set |
Anfiteatro do
FFCUL
15h00 |
Danièle Cohn é filósofa e ensina estética
na Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris. Publicou La
Lyre d'Orphée, Goethe et l'esthétique (Flammarion, 1999) [trad.
portuguesa A Lira de Orfeu: Goethe e a estética, Campo das Letras,
Porto, 2002], Y voir mieux, y regarder de plus près, autour d'Hubert
Damisch (Editions Rue d'Ulm, 2003), Anselm Kiefer au Grand Palais
(éd. Du Regard, 2007), Daniel Arrasse, historien de l'art (Editions
des Cendres, 2010) e traduziu e editou em francês Dilthey, Panofsky e
Fiedler. Dirige a colecção ÆSTHETICA das Editions Rue d'Ulm, pertence a
vários comités de redacção de revistas e participa na elaboração de
catálogos de exposição. Visiting Professor da Johns Hopkins University,
Baltimore e da Freie Universität, em Berlim, foi titular da cátedra Marc
Bloch (Berlim, Humboldt Universität) em 2008-2009 e scholar no Getty Researh
Institut (Los Angeles 2009-2010). Escreve actualmente, para as edições Hazan, L’esthétique,
les arts et le sens commun.
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52 |
06.Jul |
FCUL | 15h00
Sala 8.2.03 |
Souvenirs from
the nanoworld:
on the visual rhetoric of nano-images, por Rasmus Tore Slaattelid (Univ. Bergen, Noruega) no âmbito do
Projecto A
Imagem na Ciência e na Arte. |
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51 |
17.Fev |
FCUL | 17h00
Sala 8.2.06 |
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50 |
18.Jan |
FCUL | 18h00
Sala 1.3.33 |
How to have strong and natural emergent
properties,
por
John
Symons |
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2009 |
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Sessão |
Data |
Local |
Conferência |
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49 |
30.Set |
FCUL | 17h00
Sala 8.2.23 |
The Veil, the Fold, the
Image: On Gustave Flaubert's
Salammbo, por Rodolphe Gasché |
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48 |
08.Jul |
Anfiteatro do
FFCUL
15h00 |
Poincaré's
Philosophy of Mathematics and Some Consequences. I will give an
overview of Poincaré's complex views about mathematics. He is known
for his conventionalism in science, but this does service neither to
his views about geometry nor to his views about mathematics more
generally. Regarding pure mathematics he was not a conventionalist
but a Kantian. I will discuss some of his arguments for intuition in
mathematics, the proper place for "conventionalism" in Poincaré's
philosophy, and the relationship between his philosophy of
mathematics and some aspects of his philosophy of science.
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47 |
22.Jun |
FCUL | 18h00
Sala 8.2.10 |
O impacto de Darwin
nas ideias sobre a Origem da Vida, por Helena Abreu, Ciclo
de conferências sobre Filosofia das Ciências da Vida (ver
flyer)
Aparentemente, a teoria da evolução
de Darwin não teve repercussões nas ideias sobre a origem da vida,
isto se tivermos em conta, por um lado, o facto de Darwin nunca se
ter dedicado ao problema, por outro, a evidência de estarmos perante
dois problemas distintos - um, a origem das espécies; outro, a
origem primeira da vida. Porém, o contrário é verdade: a teoria de
Darwin obrigou a uma profunda reformulação do problema da origem da
vida e ainda forneceu um conjunto de conceitos que permitiram forjar
a primeira teoria sobre a origem da vida em termos evolucionistas -
a teoria do bioquímico russo A. I. Oparin, apresentada publicamente
pela primeira vez em 1922. Articulando o darwinismo com o
materialismo dialéctico de Marx e Engels, Oparin elaborou uma teoria
inovadora e heurística sobre a génese das primeiras entidades vivas,
teoria que veio a fornecer o enquadramento teórico a um extenso
programa de pesquisa. Depois dos trabalhos de Oparin, e da
emergência da química pré-biótica que eles inspiraram, a
investigação da origem da vida tornou-se uma área científica
legítima e fecunda, que prossegue nos nossos dias. Porém, coexistem
hoje uma multiplicidade de teorias e linhas de investigação empírica
no campo da origem da vida. Essa pluralidade e dispersão, sendo em
parte fruto da abordagem do problema por diferentes disciplinas,
podem ser associadas a uma certa 'imaturidade' deste campo de
pesquisa, também revelada pelo tipo de questões que continuam a ser
debatidas, como a definição do próprio conceito 'origem da vida'.
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46 |
03.Jun |
FCUL | 18h00
Sala 8.2.10 |
Requerimientos Epistemologicos para una Teoria de la Evolución, por Juan Manuel Torres
(Universidad Nacional de Cuyo - Mendoza, Argentina), Ciclo
de conferências sobre Filosofia das Ciências da Vida (ver
flyer) (ver
abstract)
Prácticamente todas las escuelas de Filosofía de la
Ciencia o Epistemología - dos nombres que provienen de tradiciones
diferentes, pero se refieren a un mismo campo de conocimiento - coinciden en afirmar que una teoría científica debe contener un conjunto
de leyes. Así, por ejemplo, lo consideran filósofos con puntos de vista
tan diversos, como M. Bunge, K. Hempel, W. Stegmüller, I. Lakatos o el
propio T. Kuhn. Con esto no decimos que para todos ellos una teoría es
solamente un conjunto de leyes, pero sí que tal conjunto es una
condición necesaria para constituir unas teoría científica. Tampoco
afirmamos que existe una total coincidencia en las escuelas
epistemológicas sobre qué es una ley científica. Pero existe una
coincidencia mínima entre todos ellos: las leyes permiten explicar los
fenómenos de una manera muy concreta, esto es, en detalle. La mecánica
no dicen simplemente 'los cuerpos se atraen' o 'una acción siempre
supone una reacción'. Para tomar otros ejemplos, pensemos en las leyes
de Mendel o en la ley de la oferta y demanda. Ambas muestran relaciones,
pero sirven para conocer esas relaciones en detalle.
En vista de lo anterior, llama la atención que se hable hoy en los
círculos académicos de 'la teoría evolutiva'. Esto por dos razones. En
primer lugar, si entendemos por 'teoría evolutiva' los mecanismos por
los cuales se han formado las especies, entonces no hay una teoría
evolutiva sino al menos cuatro. Así, el neodarwinismo, la teoría
simbiótica, la teoría de la autoorganización y la teoría estructuralista.
Por tanto, el artículo 'la' es absolutamente incorrecto porque denota
unicidad Esto se ve claro, por ejemplo, en psicología. No es correcto
hablar de 'la' teoría de la conducta desviada porque hay varias teorías
sobre ella: conductismo, sistémica, psicoanalítica o cognitiva. La otra
razón por la que es incorrecto hablar de 'teoría evolutiva' - lo que será
el tema fundamental de esta conferencia - es que ninguna de ellas
presenta un conjunto de leyes con las cuales podamos explicar
analíticamente la aparición de especies o, algo todavía más sencillo, la
formación de órganos como el ojo, por tomar el famoso ejemplo del
teólogo inglés William Paley.
¿Significa lo dicho que las mencionadas teorías de la evolución son
pseudo teorías o mera opinión? De ninguna manera. Significa que ellas
deben ser consideradas prototeorías, esto es, principios que hasta ahora
permiten explicar solo grosso modo los fenómenos de los cuales intentan
dar cuenta. Cuando, contando con el auxilio de la biología molecular y
la bioquímica, podamos enumerar los cambios necesarios en poli
aminoácidos y poli nucleótidos para la formación de sistemas complejos,
a partir de una condición inicial dada, entonces se habrá conseguido
obtener, finalmente, una teoría evolutiva.
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45 |
12.Mai |
FCUL | 15h00
Sala 8.1.09 |
Seminário Extended Mind, por Marcelo Dascal. |
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44 |
29.Abr |
FCUL | 18h00
Sala 8.2.10 |
A Vida na Terra. Origem Endógena vs Origem
Exógena, por Hernâni Maia, Ciclo
de conferências sobre Filosofia das Ciências da Vida |
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43 |
15.Abr |
FCUL | 18h00
Sala 8.2.10 |
A
Evolução de Darwin: as estórias de uma exposição, por
José Feijó, Ciclo
de conferências sobre Filosofia das Ciências da Vida (flyer) |
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42 |
02.Abr |
FCUL | 18h00
Sala 8.2.10 |
Biologia
evolutiva: o contínuo entre ciências e os limites da Ciência, por André Levy, Ciclo de conferências sobre
Filosofia das Ciências da Vida
(flyer)
Como se enquadra a Biologia, e em particular a
Biologia Evolutiva, entre as outras ciências? Há áreas da biologia, como a
biologia molecular e celular, a fisiologia, a morfologia funcional, onde a
física e a química têm um contributo incontornável. Porém, as problemáticas
da biologia evolutiva e a sua metodologia são em larga medida destacadas
destas ciências básicas da matéria. Quais os elementos da Biologia Evolutiva
que fazem dela uma área à parte das restantes ciências, constituindo ela,
porém, indubitavelmente uma ciência? Por outro lado, ao abranger a espécie
humana, como uma das muitas espécies de seres vivos, como se relaciona a
Biologia Evolutiva com outras ciências e áreas de estudo que também têm como
objecto o ser Humano? Em que medida esta ciência põe em causa a ideia da
unidade da ciência? Por fim, algumas escolas que aplicam o pensamento
evolutivo, em particular ao ser humano, caso da Psicologia Evolutiva,
ambicionam dar um enquadramento científico a áreas tradicionalmente fora da
esfera da ciência, como seja a ética e moral humana. Em que medida é que
esta expansão do campo da ciência é válido, isto é, existem ou não limites
ao objecto da ciência?
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41 |
27.Mar |
FCUL | 18h00
Sala 8.2.10 |
Evolutionary
epistemology exemplified by the study of the origin of language, por
Nathalie Gontier (Post-doc FCT em Filosofia da Biologia no CFCUL), Ciclo de conferências sobre
Filosofia das Ciências da Vida (flyer)
Evolutionary linguistics is currently a fast
rising discipline. One of its basic tenets is that the emergence of language
needs to be understood as an evolutionary process, and therefore, that it
needs to be studied by evolutionary theories such as natural selection,
systems theory, etc. These evolutionary mechanisms are consequently applied
to a variety of different phenomena, including amongst others, mirror
neurons, (elements of) the supralaryngeal vocal tract, pointing, grammar,
presumed language genes such as the FOXP2 gene, Pidgins and Creoles, etc.
The study of these different phenomena pose interesting epistemological
problems. Namely, are these different phenomena units or levels of language
evolution? And which evolutionary mechanisms are best suited to explain the
evolution of these language-related phenomena?
Traditionally, the units and levels of selection debate has revolved around
the concepts of replicators and interactors and how these units are selected
at the level of an environment. However, many of the items under
investigation within evolutionary linguistics do not lend themselves to an
easy classification of the sort "x is a replicator" or "x is an interactor". The fact that such a classification is difficult in turn disables a clear
identification of what the elements are that actually evolve within language
evolution.To overcome this barrier, a methodology is introduced that is informed by
evolutionary epistemology, and that allows one to clearly distinguish
between the different units, levels and evolutionary mechanisms that are
involved in language evolution.
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40 |
12.Mar |
FCUL | 18h00
Sala 8.2.10 |
Lamarck e a Filosofia Zoológica, por Luís Vicente,
Ciclo de conferências sobre Filosofia das Ciências da Vida (flyer)
Há exactamente 200 anos, em 1809, ano de
nascimento de Charles Robert Darwin, um homem da Revolução Francesa e lente
do Museu de História Natural de Paris, Jean-Baptiste Lamarck, publicava a
sua Filosofia Zoológica.
A Filosofia Zoológica é o acto de nascimento do transformismo, ou
seja, das abordagens científicas à evolução da vida na Terra. Com Lamarck o
tempo passa a ser uma variável imprescindível na equação da vida e a
classificação dos seres vivos torna-se, obrigatoriamente, genealógica.
Mas, mais que uma esposição do transformismo, a
Filosofia Zoológica é o texto fundador da Biologia. Lamarck inventa a
palavra Biologia para designar a "ciência dos seres vivos". Se Lineu tinha
dotado a História Natural de uma linguagem própria (o primeiro passo para a
autonomia), Lamarck define a Biologia como ciência autónoma e afirma a
radical diferença entre seres vivos e objectos inanimados. Para Lamarck,
vivos ou inanimados, os objectos têm a mesma base material,
estão sujeitos às mesmas leis físicas, correspondem apenas a
diferentes formas de organização da matéria. Os seres vivos
possuem apenas uma organização particular tal, que o jogo
dessas leis produz vida em lugar de inércia.
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39 |
05.Mar |
FCUL | 18h00
Sala 8.2.38 |
Quando 1+1 não é igual a 2. Contributo para uma abordagem simbiogénica do
processo evolutivo, por Francisco Carrapiço,
Ciclo de conferências sobre Filosofia das Ciências da Vida (flyer)
A evolução é um processo
dinâmico e complementar de divergência e integração. Divergência na
produção de novas formas de vida, e integração quando organismos
diferentes se associam para formar novas entidades. Estas entidades
apresentam características próprias, que não resultam apenas do
somatório das características e dinâmicas individuais dos
intervenientes, criando novas valências e propriedades, aglutinando
e dinamizando sinergias não existentes nos organismos ou entidades
separadas. Neste contexto, a evolução é um processo dinâmico que
evolui e responde não no sentido de perfeição e progresso, mas no
sentido de adaptação a novas condições. A simbiogénese - origem de
organismos pela combinação ou associação de dois ou mais seres que
entram em simbiose - permite uma ruptura conceptual coerente em
relação a ideias evolucionistas do passado, mas simultaneamente
indica e constrói uma nova abordagem evolutiva da vida. Neste
âmbito, a simbiose é o veículo através do qual a aquisição de novos genomas e novas capacidades metabólicas e organismais ocorre,
tornando possível a construção evolutiva dos organismos. Ao
contrário do que por vezes é afirmado, é possível mudar de
paradigmas, sem negar os princípios científicos que norteiam e
conduzem a abordagem científica dos processos biológicos e
evolutivos. No entanto, não devemos remeter esta questão para uma
falsa lógica maniqueísta entre criacionistas e neodarwinistas
clássicos.
Durante muito tempo foi transmitida e aceite a ideia de que se algum
fenómeno biológico não se enquadrasse na doutrina evolucionista
estabelecida, o mesmo ou era uma excepção ou era remetido para um
limbo científico, tornando inútil qualquer discussão coerente e
construtiva. É chegado o momento de clarificar esta realidade e
paradigma, que se tornaram princípios quase dogmáticos da
interpretação científica da evolução e permitir a renovação e
entendimento da vida com novas explicações evolutivas. Afinal,
quando as excepções começam a ser a regra, só há uma solução:
introduzir novas valências explicativas e alterar a teoria
científica que enquadra a interpretação desses fenómenos biológicos
e processos evolutivos.
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38 |
11.Fev |
FCUL | 18h00
Sala 8.2.06 |
Darwin e o Darwinismo 150 anos depois,
por António Bracinha Vieira,
conferência
inaugural do Ciclo de conferências
sobre Filosofia das Ciências da Vida (flyer)
A teoria da evolução
variacional, formulada há 150 anos por Darwin no seu livro A Origem
das Espécies por Meio de Selecção Natural, permitiu não só explicar
a evolução das formas vivas como dar coesão e unidade ao conjunto
das ciências geográfico-naturais: anatomia comparada, sistemática,
biogeografia, geologia e paleontologia, genética, embriologia,
genética das populações, eco-etologia, biologia molecular e
disciplinas derivadas (genómica, proteómica, metabolómica),
articularam-se e viram os seus conhecimento mutuamente justificados
através do darwinismo.
Assim, decorrido um século e meio sobre a publicação da «Origem», a
evolução por selecção natural resistiu a sucessivas tentativas de
refutação e conseguiu uma síntese extensa com outras teorias e
modelos, dando unidade às ciências da natureza desde as geociências
até à biologia dos sistemas.
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37 |
05.Fev |
FCUL | 11h00
Sala 4.1.32 |
A constituição das Ciências do Direito, da Psicanálise e da Sociologia nos
anos 20, por Soraya
Nour (PhD - Centro Marc Bloch, Berlim). |
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36 |
04.Fev |
FCUL | 16h00
Sala 8.2.10 |
Identidade e Sociedade: a Psicologia Social de Axel
Honneth -
Soraya Nour, PhD
(Centro Marc Bloch, Berlim, Alemanha) |
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35 |
12.Jan |
FCUL | 16h00
Sala 4.1.32 |
Fusion/Fission and the Identity of Organisms - John Symons
(Universidade do Textas, El Paso, EUA) |
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2008 |
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Sessão |
Data |
Local |
Conferência |
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34 |
04.Dez |
FCUL | 18h00
Sala 4.1.32 |
Vamos criar um Universo? por Gildo Magalhães dos Santos Filho (Departamento
de História, FFLCH da USP, Brasil,
ver página pessoal do Prof. Gildo Magalhães),
no âmbito do projecto
Fundamentos
Filosóficos da Física Quântica |
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33 |
04.Jun |
FCUL | 18h00
Sala 1.3.05 |
On Diagrammatic Rationality por Michael
Hoffmann (Georgia Institute of Technology,
EUA), no âmbito do Projecto
A Imagem na Ciência e na Arte |
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32 |
24.Abr |
Anfiteatro do
FFCUL
18h00 |
Science et Hypothèse (1902):
Conservatif ou Moderne? por Gerhard Heinzmann (Archives Poincaré, Univ. de Nancy /
Projecto
Poincaré.
Filósofo da Ciência) |
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31 |
05.Mar |
FCUL | 18h00
Sala 1.3.29 |
De la Logica del Linguagen à la Linguagen de la Logica,
por
Angel Nepomuceno (Univiversidad de Sevilha) |
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30 |
04.Mar |
FCUL | 15h00
Sala 3.1.07 |
Evolución y Diseño
Inteligente, por
Juan Manuel Torres
(Argentina) |
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29 |
30.Jan |
FCUL | 18h00
Sala 8.2.23 |
Puzzles, Poemas e
Verificações: acerca do método de investigação em Psicanálise, por
Nuno Proença (CFCUL
/ Collège
International de Philosophie) |
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2007 |
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Sessão |
Data |
Local |
Conferência |
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28 |
14.Nov |
FCUL | 18h00
Sala 1.3.29 |
Analogía y Semejanza en la Representación e
Identificación de los Conceptos Teóricos, por
Francisco J. Salguero (Universidad de
Sevilha, Espanha) |
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27 |
07.Nov |
FCUL | 18h00
Sala 1.3.29 |
Marx morto, Darwin
posto - Considerações sobre o Paradigma Darwiniano, por Onésimo Teotónio de Almeida (Departamento
de Estudos Portugueses e Brasileiros da Brown University, EUA ) |
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26 |
10.Out |
FCUL | 18h00
Sala 8.2.23 |
Grundlagenstreit e o Intuicionismo Brouweriano,
por Fernando Ferreira (Departamento de Matemática, FCUL)
L. E. J. Brouwer (1881-1966) foi um importante topologista mas também é
conhecido por ser o fundador da escola intuicionista em Matemática. Numa
primeira fase, o intuicionismo girou em torno duma visão construtivista da
matemática e duma crítica ao princípio do terceiro excluído. Nesta fase, o
intuicionismo pode considerar-se um sub-sistema da matemática clássica. A
partir de 1917, Brouwer introduz a noção intuicionista de "sequência
infinitamente procedente" para lidar com o continuum real e, com ela,
aceita certos princípios reguladores. Estes princípios refutam algumas leis
da logica clássica.
Nesta conferência descreveremos os princípios intuicionistas básicos desta
segunda fase e um célebre episódio que opôs Brouwer a David Hilbert no final
dos anos vinte.
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25 |
03.Out |
FCUL | 18h00
Sala 8.2.23 |
O Papel dos experimentos de
Pensamento em Ciência e em Filosofia, por Hermínio Martins (Prof.
Emérito do ICS e Emeritus Fellow, St. Anthony's College, Oxford University) |
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24 |
10.Mai |
FCUL | 18h00
Sala 1.3.29 |
Evidence-Based Medicine: A
Reading of the Original Textbook, por
Rasmus Tore Slaattelid
(Faculty of Arts Center for the Study of the Sciences and the
Humanities,
Universidade de Bergen, Noruega)
The topic of this lecture is Archie Cochrane's book
"Effectiveness and Efficiency: Random Reflections on Health Services" and its status as a paradigmatic text in the framework of evidence-based
medicine.
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2006 |
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Sessão |
Data |
Local |
Conferência |
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23 |
20.Nov |
FCUL | 18h00
Sala 8.2.06 |
De
Foucault a Agamben - Trajectória do Conceito de Biopolítica, por
André Duarte, (Universidade Federal do Paraná, Brasil) |
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22 |
25.Mai |
FCUL | 18h00
Sala 8.2.38 |
Promover o Diálogo entre a Ciência e a
Sociedade: Novos Desafios, por Eduarda
Gonçalves (ISCTE)
Ciência e sociedade: do isolamento à interacção
Ciência e sociedade: crenças e medos
Ciência e sociedade: novos desafios
Diferentes conceitos, diferentes práticas de comunicação
A estratégia europeia: entre abertura e fechamento
A política de cultura científica em Portugal
Promover o diálogo entre a ciência e a sociedade: oportunidades e constrangimentos.
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21 |
08.Mai |
FCUL | 18h00
Sala 8.2.38 |
Cognitive and Semiotic Conditions of Abductive Creativity, por Michael Hoffmann (Georgia Institute of Technology,
EUA)
Peirce's concept of abduction is useful to describe
certain processes that are essential for (a) the development of scientific
knowledge, (b) the possibility of learning, and (c) for changing the
perspective on a problem, for example in conflict resolution.
However, the main problem with this concept is that it cannot explain the processes it
de-scribes. How is it possible to form "an explanatory
hypothesis" or to introduce a "new idea" as Peirce defines
abduction? In order to answer this question my talk will focus on cognitive and semiotic
conditions of abductive creativity. After a classifica-tion of six different forms of
abduction, I will concentrate on what Peirce called a "theoric transformation," that is a shift of perspective that is essential for
restructuring, or "reframing," a situation or a set of
problems. The possibility of theoric transformations will be explained by combining a
cognitive and a semiotic approach. The cognitive approach is based on a classification of cognitive
activities that highlights in particular three activities:
sensemaking, playing, and reflecting. The semiotic approach focuses on the idea that reflection
can be facilitated by diagrammatic reasoning in a way that
sensemaking, playing, and reflecting are recursively repeated on a meta-cognitive
level; that is, by representing in diagrams (i.e. sensemaking) the
cognitive activities we want to reflect on, by experimenting with these diagrams (i.e.
playing), and by observing and analyzing the results of such experimentation (i.e.
reflecting) we can enter an iterative process of thinking about thinking about
thinking, etc., that opens up the possibility of changing perspectives. How this can work will be
demonstrated with an example of Logical Argument Mapping (LAM), a cognitive-semiotic tool that has been
developed to facilitate reframing in conflicts and collaborative problem
solving.
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20 |
19.Abr |
FCUL | 18h00
Sala 8.2.38 |
A diferencia de los conceptos de teoría científica acuñados por el empirismo lógico y Popper en los años 30, el propuesto por los filósofos que trabajan dentro de la tradición del semantic view of theories se adecua más estrechamente al modo como los científicos mismos trabajan con teorías y piensan en ellas. En tal sentido, este nuevo concepto permite al filósofo de la ciencia reconstrucciones más relistas de esos cuerpos de conocimiento que usualmente se denominan
"teorías". Pero, además de esta virtud, la concepción semántica provee una herramienta de gran valor heurístico y permite escapar de problemas recurrentes que parecen insolubles para quienes usan los tradicionales conceptos de teoría. Este último punto es ilustrado con referencia a la biología evolutiva y, más específicamente, con relación a la controversia entre el neo-Darwinismo, por un lado, y la teoría simbiótica, por el otro.
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19 |
08.Mar |
FCUL | 18h00
Sala 8.2.39 |
The Computing Universe, por José Félix
Costa (Instituto Superior Técnico)
In this talk I will address the issues of
computability and complexity in the borderline between Mathematics and
Physics, to show that computation theory has much to do with modern
physics.
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18 |
08.Fev |
FCUL | 18h00
Sala 8.2.38 |
Leibniz x Locke: Uma Controvérsia
Epistemológica Profunda sem Diálogo Aparente,
por
Marcelo
Dascal (Universidade de Tel Aviv). |
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17 |
25.Jan |
FCUL | 18h00
Sala 8.2.06 |
Sistemas
Abertos e as Conexões Sociais da Economia, por
Vítor Neves
(Universidade
de Coimbra)
As relações entre a Economia e as outras ciências
sociais são actualmente marcadas pelo debate em torno do redesenho das
suas fronteiras, em grande medida despoletado pelo processo de expansão
da Economia por territórios até então deixados às outras ciências
sociais, num movimento conhecido como "imperialismo da Economia".
Este processo, e as reacções que desencadeou, quer no interior da ciência
económica, quer nas outras ciências, suscita questões fundamentais
sobre a definição do "económico", as relações entre o "económico"
e o "social" e sobre a desejabilidade/necessidade de abordagens
genuinamente interdisciplinares dos problemas económicos e sociais. É
o que se procurará analisar nesta palestra, recorrendo a contributos
recentes no âmbito da ontologia da Economia e, em particular, da
literatura sobre sistemas abertos.
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2005 |
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Sessão |
Data |
Local |
Conferência |
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16 |
14.Dez |
FCUL | 18h00
Sala 8.2.38 |
Bases Conceptuais da Génese dos Museus de
Ciência: Museologia do Objecto e Museologia das Ideias,
por F. Bragança Gil (Universidade de Lisboa)
Um museu de ciência (como a generalidade dos
restantes museus) tem por base colecções de objectos. Estas
poderão ser concebidas através da reunião de peças que
apresentam relevância em si próprias - como se passa na
generalidade dos museus de arte, por exemplo - ou, noutra
perspectiva, os objectos são apresentados, não pelo seu
valor intrínseco, mas como elemento ilustrador de uma ideia,
de um conceito, de uma lei natural. Nesta palestra
procurar-se-á analisar a museologia subjacente a estas duas
perspectivas de inclusão de objectos numa exposição.
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15 |
02.Nov |
FCUL | 18h00
Sala 8.2.06 |
Carnalidad y Ciencia. Merleau Ponty y la Ciencia Contemporánea,
por Mario Cobian (Universidade
Michoacana, México) |
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14 |
19.Out |
FCUL | 18h00
Sala 8.2.38 |
Edmundo de Carvalho Curvelo (1913-1954) foi um
promissor lógico de pendor
positivista e logicista, avançado mas incompreendido no seu ambicioso
programa de tudo logificar, das matemáticas à psicologia. Nesta
palestra descrevemos alguns aspectos da sua vida e obra intelectual,
contextualizada nas investigações dos lógicos, matemáticos, psicólogos
e epistemólogos desde finais do séc. XIX.
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13 |
09.Jun |
FCUL |
Minimal Naturalism, por Daniel Andler (University Sorbonne) |
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12 |
31.Mai |
FCUL | 18h00
Sala 8.2.15 |
Ciências da Vida e Ciências Humanas: A Questão do
Reducionismo, por José Luís Garcia (Instituto
de Ciências Sociais, ICS) |
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11 |
20.Abr |
FCUL | 18h00
Sala 8.2.10 |
A Forma Interna: Um
Conceito Interdisciplinar,
por
Serhii
Wakulenko (Universidade de Kharkiv) |
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10 |
16.Mar |
FCUL | 18h00
Sala 8.2.10 |
A
Fraude de Piltdown.
Migração e Contaminações Ideológicas de Modelos,
por
Bracinha Vieira
(Universidade Nova de Lisboa, UNL) |
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09 |
23.Fev |
FCUL | 18h00
Sala 8.2.10 |
Complementariedade. Da Psicologia
à Física através da Filosofia, por
Rui Moreira (Faculdade
de Ciências da Universidade de Lisboa, FCUL) |
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08 |
19.Jan |
FCUL | 18h00
Sala 8.2.39 |
O que é um Conceito? por
Nuno Nabais (Faculdade de Letras da
Universidade de Lisboa, FLUL) |
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2004 |
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Sessão |
Data |
Local |
Conferência |
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07 |
15.Dez |
FCUL | 18h00
Sala 8.2.38 |
Ciência ou Tecnociência? por
João Caraça (Instituto Superior de Economia e
Gestão, ISEG) |
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06 |
03.Nov |
FCUL | 18h00
Sala 8.2.39 |
Entropia. Da Máquina a Vapor ao ADN,
por
Sousa Ramos
(Instituto Superior Técnico, IST) |
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05 |
02.Jul |
FCUL | 17h00
Sala 1.3.29 |
A Controvérsia Jurídica em Confronto com a
Controvérsia Científica, por João Lopes Alves |
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04 |
02.Jun |
FCUL | 17h00
Sala 1.3.29 |
Epistemologia e Retórica II,
por
Marcelo
Dascal (Gulbenkian Professor em apoio, no segundo
semestre, ao
Mestrado de História e Filosofia das Ciências
da FCUL) |
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03 |
05.Mai |
FCUL | 17h00
Sala 1.3.29 |
Epistemologia e Retórica I,
por
Marcelo
Dascal (Gulbenkian Professor em apoio, no segundo
semestre, ao
Mestrado de História e Filosofia das Ciências
da FCUL) |
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02 |
22.Abr |
FCUL | 16h00
Sala 1.3.29 |
Foucault e a Filosofia das Ciências no Século XX,
por Roberto
Machado (Universidade Federal do
Rio de Janeiro, um dos maiores especialistas mundiais sobre Michel Foucault e um
dos seus mais próximos discípulos vivos) |
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01 |
02.Abr |
FCUL | 10h00
Sala 8.2.04 |
Problemas Filosóficos do Paradoxo EPR,
por
Augusto
Garuccio (Departamento de Física da Universidade de Bari, Itália,
especialista em Fundamentos da Mecânica Quântica, em particular no
paradoxo EPR) |
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