Asset Publisher Asset Publisher

Consulado do Brasil de Lisboa – ACM em palestra sobre integração de imigrantes

Imagem em Destaque
Consulado do Brasil de Lisboa – ACM em palestra sobre integração de imigrantes
A integração de imigrantes foi o tema em destaque de uma Palestra realizada, dia 2 de fevereiro, no Consulado do Brasil de Lisboa, perante uma plateia constituída por mais de 20 cidadãos(ãs) brasileiros(as) a residir em Portugal.
A iniciativa, promovida pelo ENCCEJA Exterior - Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), contou com a presença do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, do Conselheiro do Consulado do Brasil em Portugal, Dijalma da Silva, e da Presidente do Conselho de Cidadãos e Cidadãs Brasileiras em Portugal, Rejane Lima.
A ação dirigiu-se aos alunos brasileiros que frequentam o ENCCEJA em Portugal.  “Trata-se de uma certificação ao nível de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, oferecido aos jovens e adultos brasileiros residentes no Exterior, que não tiveram a oportunidade de concluir os seus estudos na idade apropriada”, explica a coordenadora do projeto.
 
"trouxemos aos brasileiros uma nova razão de vida através da vida académica”

A responsável não deixou de manifestar a sua satisfação pelo sucesso deste projeto brasileiro implantado em Portugal: “ trouxemos aos brasileiros uma nova razão de vida através da vida académica (…) terminar o 12º ano significa poder pensar em seguir o ensino universitário e melhorar a qualidade de vida”, realça a responsável.
Em Lisboa, este projeto iniciou em 2013 e o balanço não poderia ser melhor: “muito positivo mesmo!  Mais de 50 % dos alunos conseguem aprovação no final e os que não são aprovados nalguma matéria conseguem fazê-lo no ano seguinte”. As desistências “são mínimas”, afiança Rejani
Nas aulas presenciais, o ENCCEJA Exterior conta com cerca de 50 alunos, mas, no total, são mais de 200 alunos inscritos: “temos a vertente do ensino à distância e possibilitamos o estudo em casa através de videoconferências e há muitos que preferem essa via”, explica a coordenadora, revelando também que a maior parte dos alunos “enquadra-se na faixa etária dos 35 a 50 anos”.
O ENCCEJA é um exame gratuito e de participação voluntária, possibilitando a aferição de competências, habilidades e saberes adquiridos pelos educandos tanto no processo formal de escolarização quanto em processos informais.
 
Mentores para Migrantes e serviços CNAI “para facilitar a integração”
 
Pedro Calado frisou a importância dos programas criados pelo ACM “para facilitar a integração”, como o “Mentores para Migrantes”, bem como dos serviços de apoio existentes no Centro de Apoio ao Imigrante (CNAI), concebido exatamente para fazer face às necessidades dos imigrantes.
Nesta palestra, o Alto-comissário fez-se acompanhar de mais dois membros da equipa ACM, Bárbara Duque, responsável pelo Programa Mentores, e Mário Ribeiro, coordenador dos CNAI, atualmente existentes em Lisboa, Porto e Faro.
 
Saiba mais sobre o ENCCEJA

 


Web 窗体 Web 窗体

Olá, em que posso ajudar?

Deixe um email com a sua questão ou contacte 808 257 257 / (+351) 218 106 191, das 9:00h às 19:00h, de segunda a sexta.

此字段为强制的。
此字段为强制的。
此字段为强制的。

migrant-support-line

the-line-is-open-monday-to-fridayknow-more

由……支持 Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.