ACM lança projetos para cidadãos portugueses não residentes: Concurso 50/50; Programa Elevar o seu Negócio

O Alto Comissariado para as Migrações - ACM, I.P., lança hoje o Concurso 50/50 e o Programa Elevar o seu Negócio, dois projetos destinados aos cidadãos portugueses não residentes.

Estas respostas contribuem para a prossecução dos objetivos elencados no eixo V do Plano Estratégico para as Migrações - Políticas de ligação, acompanhamento e apoio ao regresso dos cidadãos nacionais emigrantes, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros, n.o 12-B/2015, de 20 de março.

O Concurso 50/50 possibilita que instituições com causas sociais e humanitárias, sedeadas em Portugal, possam angariar 50% do financiamento necessário para a implementação de ideias com impacto social e local. Os restantes 50% serão atribuídos pelo Alto Comissariado para as Migrações. As ideias a apresentar ao Concurso 50/50 deverão enquadrar-se nos seguintes eixos de intervenção, de acordo com a respetiva área de atuação: reabilitação urbana/património; negócios sociais; animação comunitária; ambiente; infância/juventude e idosos. Poderão ainda ser consideradas ideias que não se enquadrem nestes eixos de intervenção, desde que se verifique que as mesmas contribuem para o objetivo do Concurso 50/50.

Cada entidade pode assim submeter as suas ideias ao Concurso 50/50 de modo a receberem o apoio de emigrantes portugueses interessados em investir na sua terra de origem. Este Concurso pretende assim transformar os emigrantes portugueses em agentes de inovação social e desenvolvimento territorial de base local. Toda a informação acerca deste Concurso, nomeadamente o seu Regulamento, bem como a submissão de candidaturas ao Concurso 50/50 é efetuada na plataforma disponível em http://50por50.pt/, através do preenchimento e envio de um formulário de candidatura para apresentação da(s) ideia(s) a concurso. A fase de candidaturas ao Concurso 50/50, começa no dia de hoje 23/11/2015 e decorre atá ao dia 15 de dezembro de 2015. 

O Programa Elevar o seu Negócio é dirigido a micro empresários portugueses com empresas sediadas no estrangeiro que pretendam estabelecer o seu negócio em Portugal. O programa visa disponibilizar condições para que o possam replicar em Portugal contribuindo para o desenvolvimento e criação de valor na economia. O Programa constitui-se como um instrumento que permite alavancar os negócios dos empresários emigrantes portugueses que estabeleceram as suas empresas noutros países, e que desejam estreitar laços com o seu país e a sua região de origem.

Materializa-se em assessoria na constituição da empresa em Portugal, apoio técnico, integração em fórum e rede de empresários, acesso privilegiado às entidades locais e acompanhamento por um personal business mentor.
Todas as informações disponíveis em: http://www.acm.gov.pt/-/elevador-pt

Mais informações através de : E-mail: sandra.batista@acm.gov.pt 


ACM celebra 1.o Ano do Programa Mentores para Migrantes com a adesão de figuras públicas

No âmbito da celebração do primeiro aniversário do Programa Mentores para Migrantes, o Alto Comissariado para as Migrações - ACM, I.P., lança no próximo dia 30 de novembro, pelas 14:00 uma campanha destinada à participação voluntária de cidadãos para apoiar migrantes na sua integração em Portugal.

A iniciativa que decorre no âmbito do encontro anual da rede de parceiros, atualmente envolvendo 53 parceiros, 462 mentores e 158 mentorados e 70 participantes (mentores e mentorados), tem como objetivo fazer um balanço da experiência decorrida e formalizará o alargamento da estratégia com a assinatura de protocolos com entidades que trabalham com emigrantes portugueses no estrangeiro.

Associam-se ao Programa Mentores para Migrantes através da Campanha de Comunicação, Fernando Alvim (apresentador de TV/rádio), Conceição Queiroz (jornalista), Laurent Filipe (Músico), Celina Pereira (música / contadora de histórias), Valter Carvalho (manequim), Márcia Santos (música), Charles Buchanan (economista / gestor), Mariana Duarte Silva (gestora), Frederico Lucas (empreendedor social). Convocando-nos a todos e cada um de nós a participar: “Vamos todos fazer a diferença!”

Mais informações através de: E-mail: sandra.batista@acm.gov.pt


Campanha - Crianças Indocumentadas de Cabo Verde em Portugal

Campanha Nacional - Regularização de Crianças Indocumentadas de origem cabo-verdiana a residir em Portugal

No quadro do Protocolo de Cooperação celebrado em dezembro de 2014 entre o Governo de Portugal e o Governo de Cabo Verde, está a ser desenvolvida uma campanha nacional para a regularização de crianças indocumentadas de origem cabo-verdiana a residir em Portugal. A campanha é levada a cabo pelo Alto Comissariado para as Migrações, I.P. e pela Embaixada de Cabo Verde, em parceria com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e com o apoio da Direção Geral da Educação.

Para pedidos de esclarecimento / informações ou situações assinaladas, o Alto Comissariado para as Migrações e a Embaixada de Cabo Verde disponibilizam os seguintes endereços eletrónicos: acm@acm.gov.pt e angelabarbosa@embcv.pt. Pode ainda saber mais informações através da Linha de Apoio ao Migrante: 808 257 257 ou 21 810 61 91.


Aplicação Portugal Lá Fora

Imagem em Destaque
Uma rede de comunicação e interação entre portugueses
Os portugueses e os lusodescendentes espalhados pelo mundo vão estar ligados através de uma aplicação para dispositivos móveis – Portugal Lá Fora - que visa promover a comunicação, a integração e a interação dos milhares de portugueses que circulam pelo mundo, não só dos que vivem no estrangeiro mas também dos que vivem e dos que querem regressar a Portugal. 
A aplicação Portugal Lá Fora, disponível para sistemas iOS e Android através do link www.portugallafora.pt/, reúne um conjunto de informações relevantes, de vários âmbitos e com recursos a geolocalização, como Embaixadas/ Postos Consulares, Associações de Emigrantes, Centros de Línguas, espaços de lazer e serviços, para que os portugueses possam, por exemplo, de forma simples e rápida:
  • saber onde encontrar assistência médica;
  • conhecer as burocracias locais, como abrir contas de água, luz, eletricidade, saber quais são os descontos obrigatórios e impostos a pagar;
  • ficar a par dos passos necessários para abrir um negócio.
Para além da componente informativa, a Plataforma Portugal Lá Fora visa ainda:
  • estimular a ligação entre os portugueses residentes em Portugal e no estrangeiro;
  • promover o contacto e a interação com os portugueses espalhados pelo mundo;
  • promover a partilha de informações sobre Portugal e sobre os países onde estão a residir.

Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI)

FAMI
F undo
A silo
M igração
I ntegração
 
O Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração contribui para uma gestão eficaz dos fluxos migratórios e para a definição de uma abordagem comum em matéria de asilo e migração.
O financiamento do FAMI apoia os esforços dos Estados-Membros para promover as suas capacidades de acolhimento dos imigrantes, melhorar a qualidade dos procedimentos de asilo de acordo com as normas da União, integrar os imigrantes a nível local e regional e aumentar a sustentabilidade dos programas de regresso.
 
A Comissão Europeia aprovou o Programa Nacional em março de 2015, permitindo a Portugal receber apoio financeiro do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração, integrado no Quadro Financeiro Plurianual (QFP) para o período 2014-2020.
O QFP 2014-2020 para a área dos Assuntos Internos tem como objetivo contribuir para apoiar os Estados-membros na prossecução de uma política europeia que privilegia a imigração legal, a integração dos nacionais de países terceiros e o acolhimento de beneficiários de proteção internacional.
 
Está previsto para início de 2016 a abertura das primeiras calls para a apresentação de candidaturas por parte das entidades interessadas.
 
Requisitos gerais admissão das Candidaturas
  • Enquadramento da candidatura nos objetivos e ações previstas na legislação comunitária referente ao Fundo;
  • Cumprimento da legislação nacional e comunitária em matéria de igualdade de oportunidades, informação e publicidade;
  • Cumprimento das disposições legais nacionais e comunitárias, nos procedimentos de contratação pública;
  • Acreditação do titular do pedido, ou das entidades a que recorra, para efeitos de execução de atividades de formação;
  • Comprovação de como será assegurada a contrapartida nacional, quando aplicável;
  • Apresentação de projeto técnico de engenharia/arquitetura aprovado nos termos legais, quando aplicável.
 
Processo de candidatura
  • A apresentação das candidaturas é efetuada exclusivamente na plataforma eletrónica da Autoridade Responsável, através da submissão em formulário eletrónico próprio, disponibilizado para o efeito, devidamente preenchido e acompanhado de toda a documentação relevante de suporte.
  • Independentemente de outra documentação que venha a ser exigida pela Autoridade Responsável ou pela Autoridade Delegada, com a candidatura é ainda exigível a apresentação de um termo de responsabilidade, onde constem o cumprimento dos requisitos de admissão de candidatura.
 
Critérios de seleção  - Gerais
  • Grau de contributo para os indicadores específicos do Programa Nacional (são indicadores comuns para todos os EMs  - Anexo IV do REG EU nº 516/2014);
  • Grau de sustentabilidade do projeto;
  • Grau de complementaridade com outros projetos cofinanciados;
  • Outros a definir pela Autoridade Responsável
 => Os critérios de seleção irão constar do aviso de abertura.
 
Co – Financiamento
O Fundo financia, em regra 75%, do valor elegível para cada projeto, sendo o custo restante assegurado pelo beneficiário, diretamente ou através de financiamento de outras entidades.
 
Elegibilidade de despesas
A elegibilidade das despesas é determinada segundo as regras nacionais, exceto, quando existam regras específicas no regulamento horizontal ou nos regulamentos específicos (Artsº. 17-19 do regulamento horizontal).
 
Regime de pagamento
  • Pré-financiamento de 50% do montante financiado pelo Fundo, após a comunicação à Autoridade Responsável da data de início de execução do projeto (o que deve ser comunicado à AR ou AD no prazo de 30 dias após comunicação da decisão de aprovação do pedido de financiamento);
  • O reembolso das despesas realizadas e pagas, dentro dos prazos máximos estabelecidos;
  • Nota: O reembolso das despesas realizadas e pagas mais o pré-financiamento referido não pode ultrapassar os 95%;
  • O restante valor de 5 % é pago após aprovação do saldo final.
 
Reembolso
  • O pedido de reembolso de despesa pode ser efetuado a contar da data de início de execução do projeto, através da submissão em formulário eletrónico, na plataforma existente para o efeito, devidamente preenchido e acompanhado de toda a documentação de suporte relevante e necessária para o efeito.
  • O primeiro pedido de reembolso deverá ser submetido no prazo máximo de 90 dias contados da data de pagamento pela Autoridade Responsável (ou  AD) do pré-financiamento.
  • Entre pedidos de reembolso não poderá decorrer um período superior a 90 dias.
  • É causa de revogação da decisão de financiamento a não apresentação atempada dos pedidos de pagamento de reembolso ou de saldo.
 

Sistema de Gestão e Controlo (SGC):
O Sistema de Gestão e Controlo (cfr Reg Horizontal n.º 514/2014 , n.º25, 1c) foi aprovado pela RCM n.º 46/2015, de 9 de julho, sendo composto pelas seguintes  entidades:
  1. Autoridade Responsável (AR): A Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI).
  2. Autoridade Delegada (AD): O Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM)
  3. Autoridade de Auditoria (AA): A Inspeção-Geral de Finanças (IGF)
  4. A Comissão Interministerial de Coordenação para a área dos Fundos dos Assuntos Internos (CIC);
  5. O Comité de Acompanhamento Técnico para a área dos Fundos dos Assuntos Internos (CAT).
 
Regulamentos Base:
Regulamento Horizontal : Regulamento (UE) n.º 514/2014, de 16 abril

Regulamento Específico: Regulamento (UE) n.º 516/2014, de 16 abril

Contactos Contactos

CNAI - Centro Nacional de Apoio ao Imigrante

Linha de Apoio ao Migrante

808 257 257 (a partir da rede fixa)
21 810 61 91 (a partir de rede móvel e para quem efetua a ligação do Estrangeiro)

CNAI Lisboa

Rua Álvaro Coutinho, 14
1150 - 025 Lisboa
Fax: 21 810 61 17
WebSite: http://www.acm.gov.pt/  
E-mail: informacoes@acm.gov.pt

Horários:
De 2ª a 6ª das 8h00 às 17h00
Nota: Devido ao número de utentes do Centro pode haver limitações de senhas para determinados serviços.

Transportes:
Metro: Linha verde- Estação "Anjos" ou "Intendente"
Autocarros Carris: 12, 30, 60, 708

Latitude: 38.72492748292166 ou 38º 43' 30'' N
Longitude: -9.134284257888794 ou 9º 8' 3'' W
 

CNAI Porto

Rua do Pinheiro, 9
4050-484 Porto
Tel: 22 207 38 10
Fax: 22 207 38 17
Endereço eletrónico: informacoes@acm.gov.pt

Horários
De 2ª a 6ª das 8h30 às 16h30
Sábados das 09:00h às 13:00h
Nota: Devido ao número de utentes do Centro pode haver limitações de senhas para determinados serviços.

Transportes:
Metro: Estação “Trindade"
 

Extensão CNAI Faro

Loja do Cidadão
Mercado Municipal, 1º Piso
Largo Dr. Francisco Sá Carneiro
8000-151 Faro
Endereço eletrónico: informacoes@acm.gov.pt

Horários:
2ª a 6ª, das 8h30 às 19h00
Sábado das 9h00 às 13h00


Sede do Alto Comissariado para as Migrações- ACM, I.P.
R. Álvaro Coutinho, 14
1150 - 025 Lisboa
Tel: 218106100
Fax: 218106117
acm@acm.gov.pt
 

Atenção Atenção

The information presented is purely indicative, with the main purpose  to provide general guidance without exempt, at any case, the consultation with the competent authorities and the use of professional advice regarding the addressed themes

Web Form Web Form

Hi, how can I Help You?

Please, send us an e-mail with your question(s) or contact us through the following numbers: 808 257 257 (landline number) - (+351) 218 106 191(mobile), from 9: 00h to 19: 00h, Monday through Friday.

This field is mandatory.
This field is mandatory.
This field is mandatory.

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.