Curriculum Vitae

Sílvia Gonçalves Alves

Data da última atualização »Last update : 26/01/2016


Sílvia Gonçalves Alves. Concluiu Mestrado em Reabilitação Psicossocial - Especialização em Perturbação Mental pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa em 2010. Frequenta Programa Doutoral em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto desde 2011. É Técnico Superior 2ª Classe na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Publicou 6 artigos em revistas especializadas e 17 trabalhos em actas de eventos, possui 2 livros publicados. Possui 45 itens de produção técnica. Participou em 2 eventos no estrangeiro e 1 em Portugal. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Entre 2009 e 2015 participou em 4 projectos de investigação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 34 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=4972242921338237


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Sílvia Gonçalves Alves
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Alves, Sílvia
Categoria profissional
Position
Técnico Superior 2ª Classe
Endereço profissional
Professional address
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
Unidade Técnico-Científica de Educação Especial - UAEI
Rua Dr. Roberto Frias, nº702
4200-465 Porto
Portugal
Telefone: (+351)225073460
Fax: (+351)225073464
Correio electrónico: silviaalves@ese.ipp.pt
Homepage: www.ese.ipp.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2008-2010 Mestrado
Master degree
Reabilitação Psicossocial - Especialização em Perturbação Mental (2 anos » years) .
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Portugal.

2002-2006 Licenciatura
Licentiate degree
Terapêutica Ocupacional (4 anos » years) .
Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2011 Curso de curta duração
Short course
Curso Análise Multivariada de Dados com o Programa SPSS.
Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto, Portugal.

2009-2009 Outros
Others
International Classification of Functioning ICF Framework.
Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, Portugal.

2008-2008 Curso de curta duração
Short course
Curso SPSS Avançado.
Fundação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal.

2007-2007 Outros
Others
Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores .
Instituto de Artes e Ciências, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
Out/2008-Actual Técnico Superior 2ª Classe

Associação de Familiares, Utentes e Amigos do Hospital Magalhães Lemos
Jul/2006-Jul/2008 Técnico Superior 2ª Classe





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)


Atividades de Ensino (Teaching activities)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
Fev/2010-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Leccionação da Unidade Curricular Necessidades Educativas Especiais, da Licenciatura em Educação Social – curso diurno (30h) e pós-laboral (30h), na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-IPP), sob orientação Prof. Jorge Coelho
  • Leccionação na UC Questões Aprofundadas em Educação II, do Mestrado em Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa (12h), na ESE-IPP, sob a orientação de Doutora Manuela Sanches Ferreira (em 2011)
  • Leccionação na UC Desenvolvimento e Implementação de Programas Educativos em Educação Especial, do Mestrado em Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cognição (10h), na ESE-IPP, sob orientação de Doutora Manuela Sanches Ferreira (2010-2015)






Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
Jan/2012-Actual
Atividade realizada»Activity:

Reconhecida, pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Formadora na Área de Educação Especial (B06)






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Estudo do uso da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde no sistema educativo - referencial na avaliação e determinação da elegibilidade dos alunos para os serviços de Educação Especial
2. Difusão e Sustentabilidade de Práticas Inclusivas
3. À Procura de Boas Práticas. Acompanhamento às Unidades de Apoio Especializado para a Educação de alunos com multideficiência e surdocegueira congénita. Protocolo de Colaboração entre a DREN, a UAEI e 6 Agrupamentos de escolas do Porto
4. Tradução, adaptação cultural e validação para a população portuguesa da Support Intensity Scale (SIS) - Protocolo com a American Association of Intellectual and Developmental Disabilities




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2013-2015
Web Health Application for Adhd Monitoring
Referência do projeto»Project reference: 531244-LLP-2012-IT-KA3MP.

2013-2013
Projecto de consultoria à UNICEF Armenia: Special education needs assessment
Referência do projeto»Project reference: TOR - 0260/A0/04/002/005.

2009-2011
Avaliação Nacional da Implementação do Decreto-Lei n.º 3/2008
Referência do projeto»Project reference: Sem ref..

2009-2011
Parents, Teachers and Psychologists collaboration for Dyslexia: Training Programmme for Parents, Teachers and Psychologists Working with Pupils Affected by Dislexia
Referência do projeto»Project reference: LL Programme Grundtvig.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Espanhol (Bem).

Reading
Inglês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Espanhol (Pouco).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2011 Best Paper Award, London International Conference on Education.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Alves, Sílvia; Bamidis, Panagiotis; Callahan, A.; Chiazzese, G.; Chifari, A.; Doherty, G.; Janegerber, S.; McGee, C.; Myttas, N.; Nikolaidou, M.; Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel A; Sclafani, M.; Seta, L.; Silveira-Maia, Mónica. 2015. WHAAM: A new online service supporting parents and teachers of children with ADHD.. ed. 1. Greece: European Commission.
2. Alves, Sílvia; Bamidis, Panagiotis; Bilbow, A.; Callahan, A.; Chiazzese, G.; Chifari, A.; Doherty, G.; Janegerber, S.; McGee, C.; Myttas, N.; Nikolaidou, M.; Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel A; Sclafani, M.; Seta, L.; Silveira-Maia, Mónica. 2013. Web Health Application for Adhd Monitoring Context - Driven Framework. ed. 1. Palermo: CNR - Instituto per le Tecnologie Didattiche.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. 2015. "Evaluating implementation of the International Classification of Functioning, Disability and Health in Portugal's special education law", International Journal of Inclusive Education 19, 5: 457 - 468.
2. Sanches-Ferreira, Manuela; Linder, Toni; Lopes-dos-Santos, Pedro; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. 2015. "Portuguese Parents' Perceptions of Transdisciplinary Play-based Assessment", Childhood Education 91, 4: 300 - 306.
3. Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. 2014. "The use of the International Classification of Functioning, Disability and Health, version for Children and Youth (ICF-CY), in Portuguese special education assessment and eligibility procedures: the professionals’ perceptions", European Journal of Special Needs Education 29, 3: 327 - 343.
4. Sanches-Ferreira, Manuela; Lopes-dos-Santos, Pedro; Alves, Sílvia; Santos, Miguel A; Silveira-Maia, Mónica. 2013. "How individualised are the Individualised Education Programmes (IEPs): an analysis of the contents and quality of the IEPs goals", European Journal of Special Needs Education 28, 4: 507 - 520.
5. Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia; Tavares, Ana; Pinheiro, Sara. 2013. "Portugal’s special education law: implementing the International Classification of Functioning, Disability and Health in policy and practice", Disability and Rehabilitation 35, 10: 868 - 873.
6. Silveira-Maia, Mónica; Lopes-dos-Santos, Pedro; Sanches-Ferreira, Manuela; Tavares, Ana; Alves, Sílvia; Pinheiro, Sara. 2012. "The Use of the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) Framework on Educational Planning: Promoting an Environmental Approach. International Journal of Cross-Disciplinary Subjects in Education", International Journal of Cross-Disciplinary Subjects in Education 2, 2: 970 - 977.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Sanches-Ferreira, Manuela; Chifari, A.; Santos, Miguel A; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia; Gianluca, M.; Seta, L.; Chiazzese, G.. 2015. "The Design of an E-Learning Module Centered in the Use of an Innovative Web Health Application for Attention Deficit Hyperactivity Disorder Monitoring", Trabalho apresentado em 9th International Technology, Education and Development Conference, In INTED2015 Proceedings, Madrid.
2. Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia; Santos, Miguel A; Lopes-dos-Santos, Pedro. 2015. "Linking the Supports Intensity Scale to the ICF-CY: the Correspondence between Children Functioning and the Profile of Support Needs", Trabalho apresentado em ECER2015 – The European Conference on Educational Research, In The European Conference on Educational Research, ECER2015, Budapest.
3. Sanches-Ferreira, Manuela; Chifari, Antonella; Santos, Miguel A; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia; Merlo, Gianluca. 2015. "Monitoring defiant behaviors of children with ADHD through a Web Application: Training for Parents and Educational Professionals Learning Together", Trabalho apresentado em ECER2015 – The European Conference on Educational Research, In The European Conference on Educational Research, ECER2015 , Budapest.
4. Lopes-dos-Santos, Pedro; Linder, Toni; Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. 2015. "Transdisciplinary Play-Based Assessment in Early Childhood Intervention: an Evaluation of its social validity in Portugal", Trabalho apresentado em ECER2015 – The European Conference on Educational Research, In The European Conference on Educational Research, ECER2015, Budapest.
5. Alves, Sílvia; Lopes-dos-Santos, Pedro. 2015. "What Challenges Emerge When Promoting Positive Attitudes of Typically Developing Students Towards Their Peers with Disabilities?", Trabalho apresentado em ECER2015 – The European Conference on Educational Research, In The European Conference on Educational Research, ECER2015, Budapest.
6. Sanches-Ferreira, Manuela; Maia, Mónica S; Alves, Sílvia; Poghosyan, Meri. 2014. "Consultancy In Action: Implementing The ICF-CY Within The New Practices In Special Education Needs Assessment In Armenia", Trabalho apresentado em ECER2014 – The European Conference on Educational Research, In Proceedings of the European Conference on Educational Research, ECER2014, Porto, Porto.
7. Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. 2014. "Eligibility for Special Education Services: Six Years of the ICF-CY Implementation", Trabalho apresentado em ECER2014 – The European Conference on Educational Research, In European Conference on Educational Research, ECER2014, Porto.
8. Alves, Sílvia; Lopes-dos-Santos, Pedro. 2014. "Effects of a Multiple-Component Disability Awareness Programme on Attitudes of Typically Developing Students Towards Their Peers with Disabilities", Trabalho apresentado em ECER2014 – The European Conference on Educational Research, In European Conference on Educational Research, ECER2014, Porto.
9. Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J; Alves, Sílvia; Silveira-Maia, Mónica. 2013. "Implementation of the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) in Portuguese Special Education Policy and Practice", Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research, In Proceedings of the European Conference on Educational Research, Istambul.
10. Alves, Sílvia; Lopes-dos-Santos, Pedro. 2013. "Bringing disability awareness into the general curriculum", Trabalho apresentado em European conference on curriculum studies "Future directions: uncertainty and possibility", In European conference on curriculum studies "Future directions: uncertainty and possibility", Braga.
11. Alves, Sílvia; Lopes-dos-Santos, Pedro. 2013. "Measuring Students’ Attitudes Towards Peers With Disabilities Using a Portuguese Version of the CATCH Scale", Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research ECER2013, In Proceedings of the European Conference on Educational Research, Istambul.
12. Sanches-Ferreira, Manuela; Espinheira-Rio, Ana; Alves, Sílvia. 2013. "Which Knowledge Domains Are Important in the Work of Educational Sign Language Interpreters: the Perspective of Teachers and Interpreters", Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research, ECER2013, In European Conference on Educational Research, ECER2013, Istambul.
13. Alves, Sílvia. 2013. "Measuring Students’ Attitudes Towards Peers With Disabilities Using a Portuguese Version of the CATCH Scale", Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research, ECER2013, In European Conference on Educational Research, ECER2013, Istanbul.
14. Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel A; Lopes-dos-Santos, Pedro; Martins, Susana; Alves, Sílvia; Silveira-Maia, Mónica; Linder, Toni. 2012. "Transdisciplinary Play-Based Assessment as a Holistic Method to Assess Child Development: an Analysis of Familie’s Satisfaction", Trabalho apresentado em 22nd Annual Conference of the EECERA: European Early Childhood Education Research Association, In Proceedings of the 22nd Annual Conference of the EECERA: European Early Childhood Education Research Association, Porto.
15. Sanches-Ferreira, Manuela; Lopes-dos-Santos, Pedro; Alves, Sílvia; Santos, Miguel A. 2012. "How Individualized are the Individualized Education Plans (IEP): an Analysis of the Contents and Quality of the IEP’s Goals.", Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research, ECER 2012, In Proceedings of the European Conference on Educational Research, ECER 2012, Cádiz.
16. Sanches-Ferreira, Manuela; Lopes-dos-Santos, Pedro; Alves, Sílvia; Ferreira-Alves, Cidália. 2012. "Improving the Use of International Classification of Functioning, Disability and Health to Document Holistic Functioning Profiles: a Teacher Training Program ", Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research ECER2012, In Proocedings of the European Conference on Educational Research, Cádiz.
17. Silveira-Maia, Mónica; Lopes-dos-Santos, Pedro; Sanches-Ferreira, Manuela; Tavares, Ana; Alves, Sílvia; Pinheiro, Sara. 2011. "Environmental Approach on Individualized Education Programs: The Use of the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) Framework", Trabalho apresentado em London International Conference on Education, In Proceedings of the London International Conference on Education, Londres.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Sanches-Ferreira, Manuela; Mónica, Silveira-Maia; Alves, Sílvia. 6 years after the ICF educational use in Portugal,8th Inclusive and Supportive Education Congress (ISEC 2015),Lisboa,2015 (Comunicação).
2. Sanches-Ferreira, Manuela; Lopes-dos-Santos, Pedro; Alves, Sílvia; Alves, Cidália; Mónica, Silveira-Maia. Use of the ICF-CY to describe functioning profiles,8th Inclusive and Supportive Education Congress (ISEC2015),Lisboa,2015 (Congresso).
3. Sanches-Ferreira, Manuela; Chifari, Antonella; Santos, Miguel A; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia; Merlo, Gianluca. Monitoring defiant behaviors of children with ADHD through a Web Application: Training for Parents and Educational Professionals Learning Together,The European Conference on Educational Research, ECER2015,Budapest,2015 (Comunicação).
4. Alves, Sílvia; Lopes-dos-Santos, Pedro. Promoting children's attitudes towards inclusion,8th Inclusive and Supportive Education COngress: Equity and Inclusion in Education, ISEC2015,2015 (Comunicação).
5. Alves, Sílvia; Lopes-dos-Santos, Pedro. What Challenges Emerge When Promoting Positive Attitudes of Typically Developing Students Towards Their Peers with Disabilities?,What Challenges Emerge When Promoting Positive Attitudes of Typically Developing Students Towards Their Peers with Disabilities?,Budapest,2015 (Comunicação).
6. Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. The ICF-CY in educational context: the revision process of the assessement toolkit and procedures in Armenia,Comunicação apresentada no âmbito da Reunião Científica Inclusive Education Teacher Preparation Workshop, promovida pela UNICEF,Zurique,2015 (Outra).
7. Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia; Santos, Miguel A; Lopes-dos-Santos, Pedro. Linking the Supports Intensity Scale to the ICF-CY: the Correspondence between Children Functioning and the Profile of Support Needs,Linking the Supports Intensity Scale to the ICF-CY: the Correspondence between Children Functioning and the Profile of Support Needs,Buudapest,2015 (Comunicação).
8. Sanches-Ferreira, Manuela; Chifari, Antonella; Santos, Miguel A; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia; Merlo, Gianluca. Supporting children with ADHD: THE WHAAM APP,8th Inclusive and Supportive Education Congress - ISEC2015,Lisboa,2015 (Poster).
9. Lopes-dos-Santos, Pedro; Linder, Toni; Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. Transdisciplinary Play-Based Assessment in Early Childhood Intervention: an Evaluation of its social validity in Portugal,The European Conference on Educational Research, ECER2015,Budapest,2015 (Comunicação).
10. Sanches-Ferreira, Manuela; Alves, Sílvia; Silveira-Maia, Mónica. The Portuguese Special Education Law - From Professionals' Perceptions,Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Needs,Braga,2014 (Comunicação).
11. Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel A; Alves, Sílvia; Silveira-Maia, Mónica; Chifari, Antonella; Merlo, Gianluca. Parents, Teachers & Psychologists – Putting all together in supporting children with ADHD – Web Health Application for ADHD Monitoring,IV Encontro de Instituições e Unidades de e-learning do Ensino Superior, ELIES2014 ,2014 (Poster).
12. Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel A; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. Parent and Teacher Training - Overall Structure, Methodology, Goals and Contents ,Meeting of the WHAAM Project,Porto,2014 (Comunicação).
13. Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia; Poghosyan, Meri. Consultancy In Action: Implementing The ICF-CY Within The New Practices In Special Education Needs Assessment In Armenia,ECER2014 – The European Conference on Educational Research,Porto,2014 (Comunicação).
14. Lopes-dos-Santos, Pedro; Sanches-Ferreira, Manuela; Alves, Sílvia; Silveira-Maia, Mónica; Linder, Toni. Social Validity of a Play-based Approach to Assessment of Young Children,Global Summit on Childhood 2014,Vancouver,2014 (Comunicação).
15. Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. Eligibility for Special Education Services: Six Years of the ICF-CY Implementation,ECER2014 – The European Conference on Educational Research,Porto,2014 (Comunicação).
16. Alves, Sílvia; Lopes-dos-Santos, Pedro. Effects of a Multiple-Component Disability Awareness Programme on Attitudes of Typically Developing Students Towards Their Peers with Disabilities,The European Conference on Educational Research, ECER2014,Porto,2014 (Comunicação).
17. Sanches-Ferreira, Manuela; Chifari, Antonella; Santos, Miguel A; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia; Merlo, Gianluca. Pais, Professores & Psicólogos – “Putting all together” no Apoio a crianças/jovens com PHDA – Web Health Application for ADHD Monitoring,Congresso Ibérico Entre a Psicologia e a Educação Especial,Porto,2014 (Poster).
18. Alves, Sílvia; Lopes-dos-Santos, Pedro. Attitudes of Portuguese Students towards Peers with Disabilities,Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Needs,Braga,2014 (Comunicação).
19. Alves, Sílvia; Lopes-dos-Santos, Pedro. Effects of a Multiple-Component Disability Awareness Programme on Attitudes of Typically Developing Students Towards Their Peers with Disabilities,Congresso Ibérico Entre a Psicologia e a Educação Especial,2014 (Poster).
20. Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. Portugal and Armenia experiences in ICF-CY in educational context,Summer Institute – Global Education and Developmental Studies (GEDS) Transatlantic Consortium,Porto,2013 (Conferência ou palestra).
21. Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. Portugal and Armenia experiences in ICF-CY in educational context Consultancy Project – UNICEF Armenia ,Public Discussion,2013 (Conferência ou palestra).
22. Lopes-dos-Santos, Pedro; Sanches-Ferreira, Manuela; Alves, Sílvia; Silveira-Maia, Mónica; Linder, Toni. Transdisciplinary Play-Based Assessment in Early Childhood Intervention: An evaluation of its social validity,1st Joaquim Bairrão Symposium “Transatlantic Trends in Childhood Intervention”,Porto,2013 (Poster).
23. Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. The use of the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) on the eligibility process for special education services in Portugal: the role of teacher training,European Teacher Education Network 2013,Hasselt,2013 (Comunicação).
24. Alves, Sílvia. Bringing disability awareness into the general curriculum,European conference on curriculum studies "Future directions: uncertainty and possibility",Braga,2013 (Comunicação).
25. Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J; Alves, Sílvia; Silveira-Maia, Mónica. Implementation of the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) in Portuguese Special Education Policy and Practice,,European Conference on Educational Research, ECER2013,Istambul,2013 (Comunicação).
26. Alves, Sílvia; Lopes-dos-Santos, Pedro. Measuring Students’ Attitudes Towards Peers With Disabilities Using a Portuguese Version of the CATCH Scale,European Conference on Educational Research ECER2013,Istambul,2013 (Comunicação).
27. Sanches-Ferreira, Manuela; Lopes-dos-Santos, Pedro; Santos, Miguel; Martins, Susana; Alves, Sílvia; Silveira-Maia, Mónica. Transdisciplinary Play-Based Assessment as a holistic method to assess child development: an analysis of families’ satisfaction,Symposium at the Oporto EECERA 2012 Conference,Porto,2012 (Comunicação).
28. Silveira-Maia, Mónica; Lopes-dos-Santos, Pedro; Sanches-Ferreira, Manuela; Alves, Sílvia. O uso da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF-CJ) em educação especial: abordagem ambiental e valorização da participação os processos de avaliação e intervenção,7º Congresso Nacional de Terapia Ocupacional,Penafiel,2012 (Comunicação).
29. Sanches-Ferreira, Manuela; Lopes-dos-Santos, Pedro; Alves, Sílvia; Ferreira-Alves, Cidália. Improving the Use of International Classification of Functioning, Disability and Health to Document Holistic Functioning Profiles: a Teacher Training Program ,European Conference on Educational Research, ECER2012,Cádiz,2012 (Comunicação).
30. Sanches-Ferreira, Manuela; Lopes-dos-Santos, Pedro; Alves, Sílvia; Santos, Miguel A. How Individualized are the Individualized Education Plans (IEP): an Analysis of the Contents and Quality of the IEP’s Goals ,European Conference on Educational Research, ECER2012,Cádiz,2012 (Comunicação).
31. Alves, Sílvia. A influência do ambiente na identidade ocupacional dos idosos,Conferência sobre Metodologias Qualitativas ,Porto,2006 (Conferência ou palestra).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel A; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. Avaliação e Intervenção em Crianças e Jovens com Perturbação de Hiperactividade com défice de Atenção (PHDA), 2015 (Extensão), promovido por ESE-IPP.
Duração: 10 horas., Tipo de participação: Outra.
2. Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel A; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. Monitoring and Functional Analysis for Children with ADHD, and technology support, 2015 (Extensão), promovido por WHAAM Project.
Duração: 24 horas., Tipo de participação: Outra.
3. Alves, Sílvia. Escola Inclusiva: Uma questão de atitudes, 2015 (Extensão), promovido por Terapia Ocupacional 2.0.
Duração: 4 horas., Tipo de participação: Docente.
4. Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. Systems and policy environments in child health and education: Armenia experiences in ICF-CY in educational context no âmbito do Summer Institute – Global Education and Developmental Studies (GEDS) Transatlantic Consortium, 2013 (Extensão), promovido por Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto.
Duração: 4 horas., Tipo de participação: Docente.
5. Sanches-Ferreira, Manuela; Alves, Sílvia; Ferreira-Alves, Cidália; Tavares, Ana. Elaboração de Programas Educativos Individuais com base na Avaliação por Referência à Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (8 edições entre 2010 e 2013), 2010 (Extensão), promovido por ESE-IPP.
Duração: 25 horas., Tipo de participação: Docente.
6. Sanches-Ferreira, Manuela; Alves, Sílvia; Tavares, Ana. Avaliação Transdisciplinar Centrada no Jogo (4 edições entre 2009 e 2011), 2009 (Extensão), promovido por ESE-IPP.
Duração: 25 horas., Tipo de participação: Docente.
7. Sanches-Ferreira, Manuela; Alves, Sílvia; Tavares, Ana. Aplicação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, CIF (5 edicões entre 2009 e 2011), 2009 (Extensão), promovido por ESE-IPP.
Duração: 30 horas., Tipo de participação: Docente.

Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico
Didactic and pedagogic material development
1. Silveira-Maia, Mónica; Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel A; Alves, Sílvia. E-Learning Module: Monitoring and Functional Analysis for Children with ADHD, and Technology Support,2015. 
2. Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel A; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. Avaliação e Intervenção em Crianças e Jovens com Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA): Programa de Treino para Pais e Professores,2015. 

Organização de evento
Event organization
1. Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel A; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. PHDA - Da avaliação à Intervenção,2015 (Conferência / Organização).
2. Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel A; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. 30 anos de Educação Especial na ESE-IPP,2015 (Conferência / Organização).
3. Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel A; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. 1º Ciclo de Conferências "A Educação Especial no Quadro do Direito à Educação Inclusiva",2015 (Conferência / Organização).

Relatório de investigação
Technical report
1. Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. Report Consultancy Project to UNICEF Armenia - Special Education Needs Assessment,2013.
2. Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J; Silveira-Maia, Mónica; Tavares, Ana; Alves, Sílvia; Pinheiro, Sara. Projecto de Avaliação Externa da Implementação do Decreto Lei n.º 3/2008 - Relatório Final,2010.





Dados Complementares (Additional data)


Participação em eventos
Event participation
Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. 04 SES 02 B, Co-operative and Collaborative Learning, 2015 (Conferência).
Nome do evento: ECER2015 – The European Conference on Educational Research; Cidade do evento: Budapest.
2. 04 SES 05 C, VET Vocational Education and Training: Issues in Inclusive Education, 2014 (Conferência).
Nome do evento: ECER2014 – The European Conference on Educational Research; Cidade do evento: Porto.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Participou enquanto revisora dos abstracts submetidos à European Conference on Educational Research 2015 na network de Inclusive Education, 2015 (Conferência).
Nome do evento: ECER2015 – The European Conference on Educational Research; Cidade do evento: Budapest.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Alves, Sílvia. Scandinavian Journal of Disability Research, de 2015/01/19 até 2015/07/26, Função ou tipo de participação: Reviewer.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
25

Livros e capítulos
Books and book chapters
2
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
2
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
6
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
6
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
17
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
17

Total
Produção técnica
Technical production
45

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
45


Visualizações do curriculum [ 440 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 15-02-2016 às 08:54:09
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (3)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (1)
 Project collaboration in Degóis