Curriculum Vitae

Tânia C. Boavida D. da Silva

Data da última atualização »Last update : 05/01/2016


Tânia C. Boavida D. da Silva. Concluiu Doutoramento em Psicologia do Desenvolvimento - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida em 2013. É Investigador Auxiliar - Siskin Children's Institute. Publicou 3 artigos em revistas especializadas. Possui 26 itens de produção técnica. Actualmente participa em 1 projecto de investigação. Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 18 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Early Intervention, Family-centered practices, Goals, Inclusion, Quality e Training program.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=5275519825113217


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Tânia C. Boavida D. da Silva
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Boavida, Tânia
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Centro de Investigação e de Intervenção Social, CIS-IUL
Avª das Forças Armadas
1649-026 Lisboa
Portugal
Correio electrónico: tania.boavida@iscte.pt
Homepage: http://iscte-iul.pt/
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2009-2013 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Psicologia do Desenvolvimento (4 anos » years) .
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.

2008 Mestrado
Master degree
Mestrado Integrado em Psicologia Aplicada, Área de Psicologia Educacional (5 anos » years) .
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.

2005 Licenciatura
Licentiate degree
Fisioterapia (3 anos » years) .
Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Portugal.

1998 Bacharelato
Bachelor degree
Fisioterapia (3 anos » years) .
Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2015 Pós-Doutoramento
Postdoctorate
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal.

2014-2015 Pós-Doutoramento
Postdoctorate
Siskin Children's Institute, Estados Unidos.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Jul/2015-Set/2015 Outra Situação

Siskin Children's Institute
Fev/2014-Jul/2015 Investigador Auxiliar

ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Mar/2012-Jun/2015 Outra Situação

ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Jun/2009-Nov/2013 Outra Situação
Jan/2007-Jun/2009 Assistente de Investigação

NÓS - Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente
Dez/2001-Fev/2009 Técnico de 2ª Classe

Centro João Paulo II
Mai/2000-Jan/2001 Técnico de 2ª Classe

Centro de Educação Especial e Recuperação Infantil de Alcobaça
Out/1999-Mai/2000 Técnico de 2ª Classe

Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor
Out/1999-Mai/2000 Técnico de 2ª Classe

Centro de Medicina Física e Reabilitação da Nazaré
Mai/1998-Out/1999 Técnico de 2ª Classe

Fisiopaiva, Castelo de Paiva
Out/1997-Abr/1998 Outra Situação

Clínica da Trindade
Jul/1997-Jan/1998 Outra Situação





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)


Siskin Children's Institute
Fev/2014-Jul/2015
Linhas de investigação»Research fields:


Qualidade das práticas e formação dos profissionais em Intervenção Precoce na Infância




ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Jun/2009-Nov/2013
Linhas de investigação»Research fields:


Promoção dos objetivos dos Programas Educativos Individuais (PEI) e dos Planos Individuais de Intervenção Precoce (PIIP).






Atividades de Ensino (Teaching activities)


ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Mar/2011-Jun/2013
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Estratégias de individualização e promoção de competências: a construção de PEI e PIIP de qualidade(Docente)






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Promoção dos objetivos dos Programas Educativos Individuais (PEI) e dos Planos Individuais de Intervenção Precoce (PIIP).

Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Psicologia.
Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Ciências da Educação.
Objectivos socio-económicos: Promoção geral dos conhecimentos.
Palavras-chave: Goals; Quality; Training program; Family-centered practices; Early Childhood Intervention.
2. Qualidade das práticas e formação dos profissionais em Intervenção Precoce na Infância

Palavras-chave: Family-centered practices; Inservice training; Early Childhood Intervention.




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Mestrando
Participation as Master degree student
2006-2009
Social participation of children with disabilities in inclusive preschool settings
Referência do projeto»Project reference: UIPCDE Plurianual funding.


Participação como Desenvolvimento técnico
Participation as Technical developer
2011-2013
Oficinas de Pais/Bolsas de Pais - (Associação Pais-Em-Rede)
Referência do projeto»Project reference: M10-3.


Outro Tipo de Participação
Other kind of participation
2012-2015
Promover as relações entre pares: As ideias e as práticas de educadores de infância -Enhancing peer relationships: Preschool teachers' ideas and practices
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPE-CED/117476/2010.

2015-2015
Projeto Grupos Aprender Brincar Crescer (Playgroups for inclusion)
Referência do projeto»Project reference: VS/2014/0418.

2007-2011
Positive affect and the socio-emotional development of preschool children
Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI/66172/2006.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Alemão (Pouco), Francês (Pouco), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Alemão (Pouco), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).

Reading
Inglês (Bem), Alemão (Pouco), Francês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Alemão (Pouco), Francês (Pouco), Espanhol (Razoavelmente).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2014 Diploma de Mérito, ISPA, Instituto Universitário.
2008 Bolsa de Doutoramento, Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
2015 Bolsa de Pós-doutoramento, Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP), Membro.
Abr/2015 - Actual The RAM Group (International Network of Early Intervention Researchers and Consultants), Membro.
Researcher and Trainer .
2014- Actual Council for Exceptional Children (CEC), Membro.
Jan/2012 - Actual Ordem dos Psicólogos, Membro.
Abr/2009 - Actual International Society of Early Intervention (ISEI), Membro.
Dez/2001 - Fev/2009 NÓS - Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente, Membro.
1 mandato como 2º vogal do Conselho Fiscal 1 mandato como secretária da Assembleia Geral.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Boavida, Tânia. 2016. MEISR and other tools (In press).  In Measure of engagement, independence and social relationships, 1 - 26. . Baltimore: Brooks Publishing.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Boavida, Tânia; Akers, Kate; McWilliam, R. A; Jung, Lee A. 2015. "Rasch Analysis of the Routines-Based Interview Implementation Checklist", Infants & Young Children 28, 3: 237 - 247.
2. Boavida, T.; Aguiar, C.; McWilliam, R. A; Correia, N.. 2015. "Effects of an In-Service Training Program Using the Routines-Based Interview", Topics in Early Childhood Special Education, online 1st: 1 - 11.
3. Boavida, T.; Aguiar, C.; McWilliam, R. A. 2014. "A Training Program to Improve IFSP/IEP Goals and Objectives Through the Routines-Based Interview", Topics in Early Childhood Special Education 33, 4: 200 - 211.
4. Pinto, Ana I; Grande, Catarina; Aguiar, Cecília; de Almeida, I. C; Felgueiras, Isabel; Pimentel, Júlia S; Serrano, Ana M; Carvalho, Leonor; Brandão, Maria T; Boavida, Tânia; Santos, Paula; Lopes-dos-Santos, Pedro. 2012. "Early childhood intervention in Portugal: An overview based on the Developmental Systems Model. ", Infants & Young Children 25, 4: 310 - 322.
5. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; McWilliam, R. A; Pimentel, Júlia S. 2010. "Quality of Individualized Education Program Goals of Preschoolers With Disabilities", Infants & Young Children 23, 3: 233 - 243.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Boavida, Tânia. 2015. "Estádios de implementação e o Modelo Baseado nas Rotinas (submetido)", Trabalho apresentado em XIII Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, In e-book do XIII Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, Lisboa.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Boavida, Tânia; McWilliam, R. A. 2014. "O Modelo de Intervenção Precoce Baseada nas Rotinas (submited)", Trabalho apresentado em IX Congresso Iberoamericano de Psicologia / 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos, In Actas do IX Congresso Iberoamericano de Psicologia / 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos, Lisboa.
2. Boavida, Tânia; Aguiar, C.; McWilliam, R. A. 2014. "Portugal e o modelo de Intervenção Precoce Baseada nas Rotinas (submited)", Trabalho apresentado em IX Congresso Iberoamericano de Psicologia / 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos, In Actas do IX Congresso Iberoamericano de Psicologia / 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos, Lisboa.
3. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. 2008. "Medida da Qualidade das Experiências Inclusivas: Dados relativos às características psicométricas dos dados", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Aguiar, Cecília; Correia, Nadine; Fialho, Margarida; Gamelas, Ana M; Ferreira, Milene; Cadima, Joana; Peceguina, Inês; Boavida, Tânia; Pimentel, Júlia S; Santos, António J. 2013. "Promover as relações entre pares: as ideias e as práticas de educadores de infância". Aveiro: VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Boavida, Tânia. Estádios de implementação e o Modelo Baseado nas Rotinas (accepted),13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação ,Lisboa,2015 (Simpósio).
2. Boavida, Tânia; McWilliam, R. A. O modelo de Intervenção Precoce Baseada nas Rotinas,IX Congresso Iberoamericano de Psicologia,Lisboa,2014 (Simpósio).
3. Boavida, Tânia; McWilliam, R. A; Aguiar, C.. Portugal e o modelo de Intervenção Precoce Baseada nas Rotinas,Symposium conducted at the IX Congresso Iberoamericano de Psicologia,Lisboa,2014 (Simpósio).
4. Boavida, Tânia. A importância das rotinas na Intervenção Precoce na Infância,II Seminário da ELI Alcanena/Torres Novas ,2013 (Seminário).
5. Boavida, Tânia; McWilliam, R. A; Aguiar, C.. Supporting functionality profiles by linking the MEISR to ICF-CY.,International Society on Early Intervention Regional Conference,St. Petersburg,2013 (Comunicação).
6. Boavida, Tânia; Aguiar, C.; McWilliam, R. A. Increasing the quality of intervention goals and objectives: Outcomes of a training program. ,International Society on Early Intervention Regional Conference,St. Petersburg,2013 (Comunicação).
7. Boavida, Tânia; Rolão, Teresa; Pimentel, Júlia S. Parental empowerment groups: enabling parents to participate in their children’s inclusion process.,9th ERNAPE International Conference,Lisboa,2013 (Comunicação).
8. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; McWilliam, R. A. A training program bridging the gap between philosophy/research and practice in EI,1st International Early Childhood Intervention Conference and EURLYAID ANNUAL CONFERENCE 2012,Braga,2012 (Comunicação).
9. Boavida, Tânia. A importância das rotinas ,“Nascer, Crescer, e Aprender”,Barcarena,2012 (Seminário).
10. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; McWilliam, R. A. A training program bridging the gap between philosophy/research and practice in Early Intervention ,DEC's 28th Annual International Conference on Young Children with Special Needs and Their Families,Minneapolis,2012 (Poster).
11. Aguiar, C.; Boavida, T.; Moiteiro, A.R.; Figueiredo, A.; Pimentel, J.S.. Social experiences of children with disabilities in Portuguese preschool classrooms. ,Third Conference of the International Society on Early Intervention,Nova Iorque ,2011 (Poster).
12. Boavida, Tânia; McWilliam, R. A; Aguiar, Cecília. Using RBI and ICF in concert to improve Early Intervention services,2011 (Comunicação).
13. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; McWilliam, R. A; Pimentel, Júlia S. Individualized education program goals quality in the context of a new special education law,2011 (Comunicação).
14. Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S; Moiteiro, Ana R; Boavida, Tânia; Figueiredo, Ana. Qualidade em contextos pré-escolares inclusivos e experiências sociais de crianças com incapacidades,2011 (Simpósio).
15. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. A percepção de envolvimento da família em educação especial e a qualidade dos objectivos dos Programas Educativos Individuais,I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento,Lisboa,2011 (Comunicação).
16. Aguiar, C.; Pimentel, J.S.; Moiteiro, A.R.; Boavida, T.; Figueiredo, A.. Experiências sociais de crianças com incapacidades em contexto de jardim de infância. ,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Poster).
17. Aguiar, C.; Moiteiro, A.R.; Figueiredo, A.; Boavida-Silva, T.; Pimentel, J.S.. Dimensões sociais da inclusão de crianças em idade pré-escolar. ,VIII Congresso Nacional de Intervenção Precoce,Aveiro,2010 (Comunicação).
18. Boavida, T.; Aguiar, C.; Pimentel, J.S.. Objectivos dos Programas Educativos Individuais e perfil de incapacidades de crianças em idade pré-escolar. ,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Poster).
19. Boavida-Silva, T.; Aguiar, C.; Pimentel, J.S.. Qualidade dos Objectivos dos Programas Educativos Individuais: um contributo para a compreensão das nossas práticas. ,VIII Congresso Nacional de Intervenção Precoce,Aveiro ,2010 (Comunicação).
20. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. Quality in inclusive preschool settings,2009 (Poster).
21. Figueiredo, Ana; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S; Moiteiro, Ana R; Boavida, Tânia. Perceptions of family involvement and quality of inclusive preschool classrooms,2009 (Poster).
22. Boavida, T.; Aguiar, C.; Pimentel, J.S.. Qualidade Global e Qualidade Inclusiva em Contextos Pré-escolares no Distrito de Lisboa. . ,International Conference Changing Practices around the World,Évora,2009 (Poster).
23. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. Quality of Individualized Education Plan objectives and goals of Portuguese preschoolers with disabilities,2009 (Poster).
24. Aguiar, C.; Pimentel, J.S.; Figueiredo, A.; Moiteiro, A.R.; Machado, M.; Boavida, T.. Múltiplas influências sobre indicadores de participação social., International Conference Changing Practices around the World,Évora,2009 (Poster).
25. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. Medida da Qualidade das Experiências Inclusivas: Características psicométricas dos dados,2008 (Poster).
26. Boavida, T.; Aguiar, C.; Pimentel, J.S.. Global Quality in mainstreaming preschool inclusive setting and the quality of inclusive experiences of preschoolers with disabilities attending the setting. ,2nd International Conference on Special Education, Turkey, 18-21 June.,Turkey,2008 (Poster).
27. Boavida, T.; Aguiar, C.; Pimentel, J.S.. Does the quality of inclusive experiences measure incorporate Portuguese official for preschool education and inclusion quality”. ,13th European Conference on Developmental Psychology,Jena,2007 (Poster).



Curso de curta duração
Short duration course
1. Boavida, Tânia; Rolão, Teresa; Pimentel, Júlia S. COR - II Nível de Oficinas de Pais, Grupo de Corresponsabilização Parental,2013 (Outra).
2. Boavida, Tânia. Programas Educativos Individuais no Pré-escolar: Formular objetivos de elevada qualidade,2012 (Outra).
Formação desenvolvida no âmbito do meu doutoramento a 14 Equipas Locais de Intervenção (Intervenção Precoce).
3. Boavida, Tânia; Rolão, Teresa; Pimentel, Júlia S. COR - II Nível de Oficinas de Pais, Grupo de Corresponsabilização Parental,2012 (Outra).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Em curso
Ongoing
1. Angela Velez, Intervenção Precoce, 2015. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia Aplicada, Área de Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Co-orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Boavida, Tânia. Participação no júri de Pau Gárcia Grau. Atención temprana: modelo de intervención en entornos naturales y calidad de vida familiar, 2015. Tese (Doutoramento) - Universidad Católica de Valencia San Vicente Mártir.


Mestrado
Master degree
1. Boavida, Tânia. Participação no júri de Ana Patrícia de Oliveira Cavalheiro. Atitudes e Práticas dos Educadores de Infância Face á Inclusão de Crianças com Necessidades Educativas Especiais, 2015.  Dissertação (Mestrado em Psicologia Comunitária e Protecção de Menores) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Relator
Participation as Commentator
1. Encontro Científico: Intervenção em contexto natural – o modelo baseado nas rotinas (Routines-Based Model - Estratégias de Implementação), 2015 (Workshop).
Nome do evento: Intervenção em contexto natural – o modelo baseado nas rotinas; Nome da Instituição: Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC); Cidade do evento: Porto / APPC.
2 Jornadas Técnicas "Todos NÓS" (“... Cuidamos para Crescer: Práticas de Intervenção Integrada no Espaço Educativo”), 2013 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: Jornadas Técnicas "Todos NÓS..."; Nome da Instituição: Associação NÓS; Cidade do evento: Barreiro / Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (Instituto Politécnico de Setúbal).



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Boavida, Tânia. Análise Psicológica, desde 2011/11/02, Função ou tipo de participação: Reviewer.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
11

Livros e capítulos
Books and book chapters
1
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
5
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
5
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
4
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
1
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
3
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
1

Total
Produção técnica
Technical production
27

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
27

Total
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production
3


Total
Dados complementares
(Additional data)
6

Orientações
Orientations
1
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
2
Participação em Eventos
Event participation
2
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1


Outras informações relevantes
Tânia C.
Boavida D.
da Silva.
Concluiu Doutoramento em Psicologia do Desenvolvimento - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida em 2013.
É Investigador Auxiliar - Siskin Children's Institute.
Publicou 3 artigos em revistas especializadas.
Possui 26 itens de produção técnica.
Actualmente participa em 1 projecto de investigação.
Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação.
Nas suas actividades profissionais interagiu com 18 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.
No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Early Intervention, Family-centered practices, Goals, Inclusion, Quality e Training program.


Visualizações do curriculum [ 1055 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 15-02-2016 às 04:55:37
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (4)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (6)
 Project collaboration in Degóis