Curriculum Vitae

Sílvia Araújo de Barros

Data da última atualização »Last update : 09/10/2015


Sílvia Araújo de Barros. É Assistente 1º triénio no Instituto Politécnico do Porto. Publicou 9 artigos em revistas especializadas e 9 trabalhos em actas de eventos, possui 5 capítulos de livros e 3 livros publicados. Possui 18 itens de produção técnica. Actua na área de Psicologia Nas suas actividades profissionais interagiu com 53 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=9145574560312422


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Sílvia Araújo de Barros
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Barros, Sílvia
Categoria profissional
Position
Assistente 1º triénio
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Endereço profissional
Professional address
Instituto Politécnico do Porto
Escola Superior de Educação do Porto
ESE - UTC - Psicologia
Rua Dr. Roberto Frias, 602
Porto
4200-465 Porto
Portugal
Telefone: (+351)225073460
Correio electrónico: silviabarros@ese.ipp.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2002-2008 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Psicologia (5 anos » years) .
Universidade do Porto, Portugal.

1996-2001 Licenciatura
Licentiate degree
Psicologia (Especialização em Psicologia do Desenvolvimento e da Educação) (5 anos » years) .
Universidade do Porto, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2011-2013 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Neuropsicologia pediátrica.
Instituto CRIAP- Psicologia e Formação Avançada, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Instituto Politécnico do Porto
Out/2007-Actual Assistente 1º triénio
Out/2006-Set/2007 Assistente 1º triénio
Out/2005-Set/2006 Assistente 1º triénio
Out/2002-Set/2005 Assistente 1º triénio





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Instituto Politécnico do Porto
Fev/2012-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Centro de Investigação e Inovação em Educação


Dez/2008-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Centro de Psicologia da Universidade do Porto (Investigação Desenvolvimental, Educacional e Clínica, com Crianças e Adolescentes)






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Instituto Politécnico do Porto
Out/2014-Actual
Elemento da Comissão de Auto-avaliação do Mestrado em Educação e Intervenção Social


Fev/2010-Actual
Membro da Comissão de Curso do Mestrado em Educação e Intervenção Social






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Centro de Psicologia da Universidade do Porto (Investigação Desenvolvimental, Educacional e Clínica, com Crianças e Adolescentes)

Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Psicologia.
2. Centro de Investigação e Inovação em Educação




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2013-2015
Transição dos Bebés para a Creche: Comunicação Família-creche, Qualidade dos Contextos e Adaptação do Bebé (FCOMP-01-0124-FEDER-029509; FCT - PTDC/MHC-CED/4007/2012)-Infant transition to child care: parent-caregiver communication, early education qua ity and infant adjustment
Referência do projeto»Project reference: PTDC/MHC-CED/4007/2012.
Parceiro(s)»Partners: Universidade do Porto; Instituto Politécnico do Porto.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.


Participação como Investigador
Participation as Researcher
2011-2014
Promoting the Professional Development of Early Childhood Education / Early-C
Referência do projeto»Project reference: 517999-LLP-2011-GR-COMENIUS-CM.
Lifelong Learning Programme of the European Union, Comenius Multilateral Project






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Bem).

Reading
Inglês (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro.
Actual Associação Portuguesa de Psicologia, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Gregoriadis, A.; Zachopoulou, E.; Grammatikopoulos, V.; Liukkonen, J.; Leal, Teresa; Gamelas, A.; Pessanha, Manuela; Barros, Sílvia; Loizou, E.; Olesen, L. S; Henriksen, C.; Ciolan, L.. 2014. Good practices in early childhood education: Looking at early educators’ perspectives in six European countries. ed. 1, ISBN: 978-960-8183-88-9. Thessaloniki: Christodoulidi Publishers.
2. Delgado, P; Barros, Sílvia; Serrão, Carla; Veiga, Sofia; Martins, Teresa; Guedes, António J; Diogo, Fernando; Araújo, Maria J. 2014. Pedagogia/Educação Social - Teorias & Práticas. Espaços de investigação, formação e ação. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-8969-06-6. Porto: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.
3. Pessanha, Manuela; Barros, Sílvia; Sampaio, Ruth; Serrão, Carla; Veiga, Sofia; Araújo, Sérgio C. 2010. Psicologia da Educação. ed. 1. Luanda: Plural Editores.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Barros, Sílvia; Pinto, Ana I; Leal, Teresa. 2012. Qualidade em contexto de creche e envolvimento de grupo.  In Família, educação e desenvolvimento no sec. XXI: Olhares interdisciplinares, ed. Ramos, N., Mendes, E., Silva, A. I., & Porfírio, J. , 91 - 97. . Portalegre: Instituto Politécnico de Portalegre - Escola Superior de Educação.
2. Barros, Sílvia; Pessanha, Manuela. 2010. Aprendizagem, motivação e memória.  In Psicologia da Educação , ed. M. Pessanha, S. Barros, Pessanha, M., Barros, S., R. Sampaio, C. Serrão, S. Veiga, & S. C. Araújo, 139 - 205. . Luanda: Plural Editores.
3. Serrão, Carla; Barros, Sílvia. 2010. A psicologia da educação.  In Psicologia da Educação, ed. M. Pessanha, S. Barros, R. Sampaio, C. Serrão, S. Veiga, & S. C. Araújo, 233 - 263. . Luanda: Plural Editores.
4. Pinto, Ana I; Pessanha, Manuela; Barros, Sílvia; Grande, Catarina; Aguiar, Cecília; Nunes, Cristina. 2009. Educação e investigação em idades precoces.  In Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim Bairrão, ed. G. Portugal , 63 - 76. . Aveiro: Universidade de Aveiro.
5. Aguiar, Cecília; Cruz, O.; Barros, Sílvia; Bairrão, Joaquim. 2005. Perfis interactivos maternos e envolvimento das crianças em contexto de creche.  In Desenvolvimento: Contextos familiares e educativos , 74 - 97. . Porto: Livpsic.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Barros, Sílvia; Leal, Teresa B. 2015. "Parents’ and teachers’ perceptions of quality in Portuguese childcare classrooms", European Journal of Psychology of Education 30, 2: 209 - 226.
2. Peixoto, C.; Coelho, V.; Pinto, A. I; Cadima, J.; Barros, Sílvia; Pessanha, M.. 2014. "Transição de bebés do contexto familiar para a creche: práticas e ideias dos profissionais ", Sensos-e 1, 2: 000 - 000.
3. Barros, S.; Cruz, O.. 2012. "Participação das mães na creche e no jardim de infância em Portugal", AMAzônica 8, 1: 8 - 32.
4. Barros, Sílvia; Leal, Teresa. 2011. "Dimensões da qualidade das salas de creche do distrito do Porto", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación 19, 2: 117 - 133.
5. Barros, Sílvia; Aguiar, Cecília. 2010. "Assessing the quality of Portuguese child care programs for toddlers", Early Childhood Research Quarterly 25, 4: 527 - 535.
6. Pessanha, Manuela; Pinto, Ana I; Barros, Sílvia. 2009. "Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança ", Psicologia 23, 2: 55 - 71.
7. Pinto, Ana I; Barros, Sílvia; Aguiar, Cecília; Pessanha, Manuela; Bairrão, Joaquim. 2006. "Relações entre idade desenvolvimental, dimensões do comportamento adaptativo e envolvimento observado", Análise Psicológica 4, 24: 447 - 466.
8. Cruz, Orlanda; Aguiar, Cecília; Barros, Sílvia. 2004. "Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino: Qualidades psicométricas dos dados", Psico-USF 2, 9: 165 - 171.
9. Aguiar, Cecília; Bairrão, Joaquim; Barros, Sílvia. 2002. "A qualidade em contexto de creche: Situação na área metropolitana do Porto", Infância e Educação: Investigação e Práticas, 5: 7 - 28.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Grammatikopoulos, V.; Gregoriadis, A.; Liukkonen, J.; Zachopoulou, E.; Gamelas, A.; Leal, Teresa; Pessanha, Manuela; Barros, Sílvia. 2014. "Evaluation of early childhood education quality across Europe", Trabalho apresentado em International EIF/LINQ Conference 2014 , In Changing the trajectory. Quality for opening up education., Rethymnon.
2. Barros, Sílvia; Peixoto, C.. 2011. "Quality of early child care and education: analyses at the ITERS-R indicator level", Trabalho apresentado em 15th European Conference on Developmental Psychology, In 15TH EUROPEAN CONFERENCE ON DEVELOPMENTAL PSYCHOLOGY, Bergen, NORWAY.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Barros, Sílvia; Cadima, J.; Pinto, A. I; Coelho, V.; Leal, Teresa. 2013. "Observation of student engagement in Portuguese elementary schools", Trabalho apresentado em 16th European Conference on Development Psychology, In Proceedings of the 16th European Conference on Development Psychology , Lausanne.
2. Zachopoulou, E.; Grammatikopoulos, V.; Gregoriadis, A.; Gamelas, A.; Leal, Teresa; Pessanha, Manuela; Barros, Sílvia; Liukkonen, J.; Loizou, E.; Henriksen, C.; Sanders Olesen, L; Ciolan, L.. 2013. "Comparing aspects of the process quality in six European early childhood educational settings", Trabalho apresentado em 6th International Conference of Education, Research and Innovation, In ICERI2013 Proceedings, Sevilha.
3. Barros, Sílvia; Peixoto, C.. 2011. "O sistema de cotação alternativo da Escala de Avaliação do Ambiente de Creche - Edição Revista", Trabalho apresentado em VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica. XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Actas do VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica. XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , Lisboa.
4. Cruz, O.; Abreu-Lima, I.; Barros, Sílvia; Costa, P.; Macedo, C.. 2011. "A Escala de Avaliação do Ambiente Familiar. Comparação dos resultados observados com três versões da HOME", Trabalho apresentado em VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica. XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Actas do VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica. XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Lisboa.
5. Aguiar, Cecília; Bairrão, J.; Barros, Sílvia. 2006. "Escala de Avaliação do Ambiente de Creche – Edição Revista", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga.
6. Barros, Sílvia; Bairrão, J.. 2006. "Como é uma creche de boa qualidade? Estudo qualitativo acerca das ideias dos educadores", Trabalho apresentado em VI Simpósio de Investigação em Psicologia, In Actas do VI Simpósio de Investigação em Psicologia, Évora.
7. Pinto, A. I; Aguiar, Cecília; Barros, Sílvia; Cruz, O.. 2004. "O Sistema de Avaliação da Qualidade do Envolvimento III: Um procedimento de avaliação do envolvimento da criança em contexto de creche", Trabalho apresentado em X Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Actas da X Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Barros, Sílvia; Pessanha, M.; Cadima, J.; Pinto, A. I; Bryant, D. M; Peixoto, C.; Coelho, V.. The “Infant Transition to Child Care” research project: studying the quality of early childhood education environments,LINQ Changing the Trajectory – "Quality for Opening up Education",2014 (Comunicação).
2. Peixoto, C.; Barros, Sílvia; Pinto, A. I; Bryant, D. M; Cadima, J.; Pessanha, Manuela; Coelho, V.. Quality of infant childcare classrooms in Portugal: a multi-measure approach,International School Psychology Association Conference,Kaunas,2014 (Comunicação).
3. Leal, Teresa; Gamelas, A.; Barros, Sílvia; Pessanha, Manuela. Quality of early childhood environments and child outcomes in Portugal,‘EARLY CHANGE Workshop’: International Perspectives on Early Childhood Education,Salónica,2014 (Comunicação).
4. Leal, Teresa; Gamelas, A.; Barros, Sílvia; Pessanha, Manuela; Grammatikopoulos, V.; Gregoriadis, A.; Zachopoulou, E.. Early-Change Project. Professional development of early childhood educators in Portugal,International EIF/LINQ Conference 2014, Changing the trajectory. Quality for opening up education,Creta,2014 (Comunicação).
5. Coelho, V.; Barros, Sílvia; Peixoto, C.; Cadima, J.; Pinto, A. I; Pessanha, M.. Parent-Caregiver Partnership during the infant transition to child care,EECERA 24th Conference,2014 (Comunicação).
6. Pinto, A. I; Coelho, V.; Barros, Sílvia; Peixoto, C.; Cadima, J.. Infant engagement in child care: effects of child characteristics,EARLY Conference on SIG 5 Learning and Development in Early Childhood,Jyväskylä,2014 (Comunicação).
7. Grammatikopoulos, V.; Gregoriadis, A.; Liukkonen, J.; Zachopoulou, E.; Gamelas, A.; Leal, Teresa; Pessanha, Manuela; Barros, Sílvia. Evaluation of early childhood education quality across Europe,International EIF/LINQ Conference 2014, Changing the trajectory. Quality for opening up education,2014 (Comunicação).
8. Cadima, J.; Peixoto, C.; Coelho, V.; Barros, Sílvia. The Classroom Assessment Scoring System for infant classrooms in Portugal,EARLY Conference on SIG 5 Learning and Development in Early Childhood,2014 (Comunicação).
9. Barros, Sílvia; Peixoto, C.; Pessanha, Manuela; Cadima, J.; Pinto, A. I; Bryant, D. M. Using the Infant/Toddler Environment Rating Scale – Revised to evaluate quality of Portuguese infant classrooms,XIII Conferência Europeia de Psicologia do Desenvolvimento,Lausanne,2013 (Comunicação).
10. Cadima, J.; Barros, Sílvia; Pinto, A. I; Leal, Teresa; Coelho, V.. Observation of student engagement in Portuguese elementary schools,XIII Conferência Europeia de Psicologia do Desenvolvimento,Lausanne,2013 (Poster).
11. Cadima, J.; Peixoto, C.; Pinto, A. I; Leal, Teresa; Barros, Sílvia. Classroom interactions at the beginning and at the end of elementary school in Portugal,EARLI 2013 Conference,Munique,2013 (Comunicação).
12. Pessanha, Manuela; Barros, Sílvia; Zachopoulou, E.; Grammatikopoulos, V.; Gregoriadis, A.; Leal, Teresa; Gamelas, A.. Promoting the Professional Development of Early Childhood Educators: preliminary results,1st Symposium Joaquim Bairrão Transatlantic Trends in Childhood Intervention,Porto,2013 (Poster).
13. Barros, Sílvia; Aguiar, C.. Quality in early childhood education and child engagement: Following in the footsteps of Joaquim Bairrão,apresentada no Ist Symposium Joaquim Bairrão 'Transatlantic Trends in Childhood Intervention',Porto,2013 (Comunicação).
14. Barros, Sílvia; Cadima, J.; Pessanha, Manuela; Pinto, A. I; Bryant, D. M; Peixoto, C.; Coelho, V.. The Infant Transition to Child Care research project: The use of the ITERS-R,International Early Childhood Environment Rating Scale Annual Meeting 2013,,Porto,2013 (Comunicação).

Organização de evento
Event organization
1. Delgado, Paulo; Guedes, António; Serrão, Carla; Diogo, Fernando; Araújo, M. J; Barros, Sílvia; Veiga, Sofia; Martins, Teresa. XXVII Seminário Interuniversitário de Pedagogia Social "Pedagogia / Educação Social - Teorias & Práticas. Espaços de investigação, formação e ação",2014 (Congresso).
2. Abreu-Lima, I.; Leal, Teresa; Pinto, A. I; Cadima, J.; Gamelas, A.; Barros, Sílvia. Early Childhood Environment Rating Scale Annual Meeting, 2013,2013 (Simpósio).
3. Lambert, Fátima; Veludo, Sérgio; Delgado, Paulo; Barros, Sílvia. Symposium do InED “Projetos, Linhas de intervenção, Linhas de atuação”,2013 (Simpósio / Organização).
4. Abreu-Lima, Isabel; Leal, Teresa; Gamelas, Ana M; Barros, Sílvia. 12th ECERS International Network Workshop,2009 (Conferência / Organização).





Dados Complementares (Additional data)


Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Barros, Sílvia; Manuela Pessanha. Sensos-e, Função ou tipo de participação: Editor.
Editoras do número 2 do vol. I .
2. Rothes, Luís; Barros, Sílvia. Sensos, desde 2013/09/09, Função ou tipo de participação: Editor, Editora: Livpsic.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
26

Livros e capítulos
Books and book chapters
8
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
3
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
5
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
9
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
9
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
9
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
2
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
7

Total
Produção técnica
Technical production
18

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
18


Visualizações do curriculum [ 957 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 11-02-2016 às 00:16:03
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (10)
 Co-authors listed in Degóis