Carlos Manuel Mesquita Morais
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
25/08/2014 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Carlos Manuel Mesquita Morais |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Morais, C. |
Categoria profissional
Position |
Professor Adjunto |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Ciências da Educação. Ciências Exactas-Matemática. Ciências Sociais-Outras Ciências Sociais.
|
Endereço profissional
Professional address |
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação Departamento de Matemática Escola Superior de Educação de Bragança Bragança 5301-806 Bragança Portugal Apartado: 1101 Telefone: (+351)273303000Extensão: 3633 Fax: (+351)273303135 Correio electrónico: cmmm@ipb.pt Homepage: http://www.ipb.pt/~cmmm |
Sexo
Gender |
Masculino»Male |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
1997-2001 |
Doutoramento Phd |
Doutoramento em Educação -Metodologia do Ensino da Matemática
(4 anos » years)
.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
1990-1994 |
Mestrado Master degree |
Mestrado em Educação - Informática no Ensino
(2 anos » years)
.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
1981-1986 |
Licenciatura Licentiate degree |
Licenciatura em Matemática/Ramo de Formação Educacional
(5 anos » years)
.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2009 |
Outros Others |
Provas públicas para Professor Coordenador. Instituto Politécnico de Bragança,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Instituto Politécnico de Bragança |
Nov/1997-Actual |
Professor Adjunto |
Nov/1994-Nov/1997 |
Professor Adjunto |
Jul/1994-Nov/1994 |
Professor Adjunto |
Set/1993-Jul/1994 |
Assistente 2º triénio |
Set/1990-Ago/1993 |
Assistente 1º triénio |
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Português (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente). |
Fala Speaking |
Português (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente), Francês (Pouco). |
Lê Reading |
Português (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente). |
Escreve Writing |
Português (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente), Francês (Pouco). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Mai/2005 - Actual |
CIEC Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho (Unidade de I&D da Fundação para a Ciência e
Tecnologia), Membro.
Membro Integrado.
|
Jan/1990 - Actual |
Associação dos Professores de Matemática, Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Morais, Carlos; Miranda, Luisa; Alves, Paulo; Melaré, Daniela. 2013. "Ambientes de aprendizagem e recursos digitais: valorização por professores do ensino superior", VIII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2013, 1: 675 - 687.
|
|
|
|
2. |
Morais, Carlos; Alves, Paulo; Miranda, Luisa. 2013. "IMPACTO DO AMBIENTE SAKAI NO APOIO À APRENDIZAGEM NO", Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 1: 6225 - 6238.
|
|
|
|
3. |
Lopes, Luisa; Morais, Carlos. 2013. "FÓRUNS DE DISCUSSÃO E MAPAS CONCEPTUAIS NA APRENDIZAGEM DO TEXTO ARGUMENTATIVO: UMA EXPERIÊNCIA NO 11.º ANO", Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 1: 6239 - 6252.
|
|
|
|
4. |
Martins, Maria; Morais, Carlos. 2012. "Fóruns em contexto de aprendizagem: Uma experiência com alunos de 9.º ano", Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC, 1: 197 - 215.
|
|
|
|
5. |
Goulão, Fátima; Melaré, Daniela; Miranda, Luisa; Morais, Carlos. 2012. "ESTILOS DE USO DEL ESPACIO VIRTUAL DE ALUMNOS", V Congreso Mundial de Estilos de Aprendizaje, 1: 1 - 10.
|
|
|
|
6. |
Miranda, Luisa; Morais, Carlos; Goulão, Fátima; Melaré, Daniela. 2012. "ESTILOS DE APRENDIZAGEM: USO DO VIRTUAL PELOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR", Learning Style Review, 1: 184 - 195.
|
|
|
|
7. |
Alves, Paulo; Miranda, Luísa; Morais, Carlos; Alves, Evandro. 2012. "Proposal of a Learning Styles Identification Tool for Sakai Virtual Learning Environment", Computer Science and Engineering 2, 4: 47 - 54. We are living in an essentially technological world, in which technology facilitates and promotes the development of institutions
and the people who work or study in these institutions. Thus, it is claimed that technology should increasingly meet people’s
needs according to their goals, interests and learning styles. Aiming to improve the teaching and learning process, and based
on a perspective of adaptation of the learning environment to the learner’s needs, we present, in this article, the integration
of learning styles in learning management systems by integrating the Honey-Alonso Learning Styles Questionnaire (CHAEA) in
Sakai collaborative learning environment, which was adopted in a higher education institution.
|
|
|
|
8. |
Morais, Carlos; Miranda, Luísa; Alves, Paulo; Dias, Paulo. 2011. "ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS NAS REDES SOCIAIS POR ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR", VII Conferência Internacional de TIC na Educação, 1: 1535 - 1546.
|
|
|
|
9. |
Gonçalves, Patrícia; Morais, Carlos. 2011. "Aprendizagem da Matemática baseada em problemas no 2.º Ciclo do Ensino Básico", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxiae Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia, 1: 1573 - 1584.
|
|
|
|
10. |
Morais, Carlos; Miranda, Luísa. 2011. "Apreciação de estratégias de aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar por futuros educadores", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia, 1: 1561 - 1572.
|
|
|
|
11. |
Miranda, Luísa; Morais, Carlos; Alves, Paulo; Dias, Paulo. 2010. "Redes sociais: utilização por alunos do Ensino Superior", Sem título, 1: 1 - 10.
|
|
|
|
12. |
Morais, Carlos; Pereira, Rosa; Miranda, Luísa. 2010. "APRENDER MATEMÁTICA EM AMBIENTES ONLINE", EDUTEC 2010, 1: 1 - 10.
|
|
|
|
13. |
Miranda, Luísa; Morais, Carlos. 2008. "Educação online: uma ampliação da sala de aula", Sem t�tulo, 1: 1 - 10.
|
|
|
|
14. |
Ribeiro, Maria C; Morais, Carlos. 2008. "Internet e comunicação no 1.º Ciclo do Ensino Básico", Sem t�tulo, 1: 1 - 10.
|
|
|
|
15. |
Miranda, Luísa; Morais, Carlos. 2008. "Estilos de aprendizagem: o questionário CHAEA adaptado para língua portuguesa", Sem t�tulo, 1: 1 - 10.
|
|
|
|
16. |
Morais, Carlos; Miranda, Luísa. 2008. "Estilos e percepções dos alunos sobre ensino e aprendizagem da Matemática", Sem t�tulo, 1: 1 - 10. |
|
|
|
17. |
Morais, Carlos; Miranda, Luísa. 2008. "Estilos de aprendizagem e atitude face à Matemática", Sem t�tulo, 1: 1 - 10. |
|
|
|
18. |
Miranda, Luísa; Morais, Carlos; Dias, Paulo. 2007. "Colaboração em ambientes online na resolução de tarefas de aprendizagem", Sem t�tulo, 1: 1 - 10. |
|
|
|
19. |
Morais, Carlos; Miranda, Luísa; Dias, Paulo. 2007. "Formas de interacção em discussões online", Sem t�tulo, 1: 1 - 10.
|
|
|
|
20. |
Morais, Carlos; Miranda, Luísa; Dias, Paulo. 2007. "Interacções entre professores numa plataforma web", Sem t�tulo, 1: 1 - 10.
|
|
|
|
21. |
Morais, Carlos; Miranda, Luísa. 2007. "Interacções mediadas pelas TIC no contexto da formação de professores", Sem t�tulo, 1: 1 - 10. |
|
|
|
22. |
Ribeiro, Maria C; Morais, Carlos. 2007. "A Internet como meio de promoção de competências em contexto educativo", Sem t�tulo, 1: 1 - 10.
|
|
|
|
23. |
Morais, Carlos; Palhares, Pedro. 2006. "Tecnologias no desenvolvimento de perspectivas para o estudo da Matemática", Sem t�tulo, 1: 1 - 10. |
|
|
|
24. |
Miranda, Luísa; Morais, Carlos; Dias, Paulo. 2006. "Online environments: collaboration in learning activities", Sem t�tulo, 1: 1 - 10. |
|
|
|
25. |
Miranda, Luísa; Morais, Carlos; Dias, Paulo; Almeida, Conceição. 2005. "Web-based educational discussion forums in a college undergraduate program setting: the case of alfamat", Sem t�tulo, 1: 1 - 10. |
|
|
|
26. |
Miranda, Luísa; Morais, Carlos; Dias, Paulo. 2005. "Estilos de aprendizagem em ambientes online", Sem t�tulo, 1: 1 - 10. |
|
|
|
27. |
Almeida, António; Almeida, Conceição; Morais, Carlos. 2004. "Implementação de portfolios na aprendizagem de Matemática: um estudo com alunos de artes no 10.º ano", Sem t�tulo, 1: 1 - 10. |
|
|
|
28. |
Santos, Elci; Morais, Carlos; Paiva, João. 2004. "Formação de professores para a integração das TIC no ensino de Matemática", Sem t�tulo, 1: 1 - 10. |
|
|
|
29. |
Morais, Carlos. 2003. "Aprendizagem de conceitos matemáticos complexos em ambientes com comunicação suportada pela Internet", Sem t�tulo, 1: 1 - 10. |
|
|
|
30. |
Morais, Carlos; Miranda, Luísa. 2003. "Projecto de acompanhamento do uso educativo da Internet nas escolas públicas do 1.º ciclo do ensino básico do distrito de
Bragança: uma apreciação da sua implementação", Sem t�tulo, 1: 1 - 10.
|
|
|
|
31. |
Morais, Carlos; Miranda, Luísa; Dias, Paulo; Almeida, Conceição. 2003. "A Internet no desenvolvimento de competências: projecto de acompanhamento do uso educativo da Internet nas escolas públicas
do 1.º ciclo do ensino básico do distrito de Bragança.", Sem t�tulo, 1: 1 - 10. |
|
|
|
32. |
Miranda, Luísa; Morais, Carlos; Dias, Paulo; Almeida, Conceição. 2002. "Comunidades de aprendizagem na web: uma experiência com alunos do ensino superior", Sem t�tulo, 1: 1 - 10. |
|
|
|
33. |
Almeida, Conceição; Martinho, Helena; Viseu, Floriano; Morais, Carlos; Miranda, Luísa. 2002. "Portuguese student teachers' experiences, perspectives and expectations regarding the use of the internet", Sem t�tulo, 1: 1 - 10. |
|
|
|
34. |
Almeida, Conceição; Morais, Carlos; Miranda, Luísa; Viseu, Floriano; Martinho, Helena. 2002. "Student teachers' perceptions of the internet: motivation, influences, and use", Sem t�tulo, 1: 1 - 10. |
|
|
|
35. |
Almeida, Conceição; Morais, Carlos; Miranda, Luísa; Viseu, Floriano; Martinho, Helena. 2002. "A Internet e o ensino de Matemática: práticas, perspectivas e expectativas de futuros professores", Sem t�tulo, 1: 1 - 10. |
|
|
|
36. |
Almeida, Conceição; Morais, Carlos; Miranda, Luísa; Martinho, Helena; Viseu, Floriano. 2002. "Student teachers' perspectives of the internet's and internet tools' educational contributions and future usage", Sem t�tulo, 1: 1 - 10. |
|
|
|
37. |
Morais, Carlos. 2001. "Da complexidade dos conceitos matemáticos à utilização da comunicação mediada por computador", Sem t�tulo, 1: 1 - 10. |
|
|
|
38. |
Miranda, Luísa; Morais, Carlos; Dias, Paulo; Almeida, Conceição. 2001. "Ambientes de aprendizagem na web: uma experiência com fóruns de discussão", Sem t�tulo, 1: 1 - 10. |
|
|
|
39. |
Almeida, Conceição; Dias, Paulo; Morais, Carlos; Miranda, Luísa. 2001. "Fóruns de discussão no ensino e aprendizagem: perspectivas de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico", Sem t�tulo, 1: 1 - 10. |
|
|
|
40. |
Morais, Carlos; Miranda, Luísa; Almeida, Conceição; Dias, Paulo. 2001. "A web como fonte de expectativas na construção de ambientes de aprendizagem", Sem t�tulo, 1: 1 - 10. |
|
|
|
41. |
Almeida, Conceição; Dias, Paulo; Morais, Carlos; Miranda, Luísa. 2000. "Aprendizagem colaborativa em ambientes baseados na web", Sem t�tulo, 1: 1 - 10. |
|
|
|
42. |
Morais, Carlos; Miranda, Luísa; Dias, Paulo; Almeida, Conceição. 1999. "Tecnologias de informação na construção de ambientes de aprendizagem", Sem t�tulo, 1: 1 - 10. |
|
|
|
43. |
Morais, Carlos; Miranda, Luísa; Dias, Paulo; Almeida, Conceição. 1999. "Tecnologias de informação na construção de ambientes de aprendizagem", Sem t�tulo, 1: 1 - 10. |
|
|
|
44. |
Almeida, Conceição; Midness, Diane; Dias, Paulo; Morais, Carlos; Miranda, Luísa. 1999. "Mathematics teacher and NIT rethinking collaborative work and diversity to foster profissional development", Sem t�tulo, 1: 1 - 10. |
|
|
|
45. |
Morais, Carlos; Almeida, Conceição; Dias, Paulo. 1998. "Complexidade na aprendizagem de conceitos numéricos", Sem t�tulo, 1: 1 - 10. |
|
|
|
46. |
Morais, Carlos. 1995. "Ambientes hipermedia e ensino recorrente de adultos", Sem t�tulo, 1: 1 - 10. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Morais, C.. 2012. "Fóruns em contexto de aprendizagem: Uma experiência com alunos de 9.º ano", Trabalho apresentado em Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC, In Livro de Atas da Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC, Bragança.
|
|
|
|
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Morais, Carlos; Alves, Paulo; Miranda, Luisa. 2013. "Valorização dos Ambientes Virtuais de". Lisboa: A. Rocha, L. Reis, M. Cota, M..
|
2. |
Morais, Carlos. 2013. "Investigação: Tópicos essenciais para a realização de uma dissertação de mestrado ou tese de doutoramento". Sem local: Sem publicadora definida.
|
3. |
Morais, Carlos; Miranda, Luisa; Alves, Paulo; Melaré, Daniela. 2013. "Ambientes de aprendizagem e recursos digitais: valorização por professores do ensino superior". Braga: Maria João Gomes, António José.
|
4. |
Morais, Carlos; Alves, Paulo; Miranda, Luisa. 2013. "Valorização dos ambientes virtuais de aprendizagem por professores do Ensino Superior". Lisboa: Associação Ibérica de Sistemas.
|
5. |
Miranda, Luísa; Morais, Carlos. 2009. "Mapas conceptuais como estratégia de ensino e aprendizagem". Braga - Universidade do Minho: Instituto de Educação e Psicol.
|
6. |
Miranda, Luísa; Morais, Carlos; Dias, Paulo. 2005. "Abordagens pedagógicas para ambientes online". Sem local: Escola Superior de Educação de. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção científica Scientific production |
53 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
46 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
46 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
1 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
1 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
6 |
Visualizações do curriculum [
1290
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
11-02-2016
às
03:02:47
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|