Curriculum Vitae

Domingos Manuel Barros Fernandes

Data da última atualização »Last update : 09/02/2016


Professor Catedrático no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, onde tem coordenado cursos de graduação e de pós-graduação na área da avaliação. É investigador na Unidade de Investigação & Desenvolvimento em Educação e Formação. É responsável científico e coordenador de vários projetos de investigação e de avaliação de âmbito nacional e internacional. Colabora em vários cursos de pós-graduação de universidades nacionais e internacionais, nos domínios da avaliação, do desenvolvimento curricular, da formação de professores e da organização e funcionamento pedagógico das escolas e de outras instituições de formação.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=9861313264801112


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Domingos Manuel Barros Fernandes
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Fernandes, D.
Categoria profissional
Position
Professor Associado com Agregação
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Ciências Sociais-Outras Ciências Sociais.
Endereço profissional
Professional address
Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade
Lisboa
1649-013 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)217943633
Fax: (+351)217933408
Correio electrónico: dfernandes@ie.ul.pt
Homepage: http://www.ie.ul.pt/portal/page?_pageid=406,1&_dad=portal&_schema=PORTAL
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2007 Agregação
Aggregation
Universidade de Lisboa, Portugal.

1988 Doutoramento
Phd
Doctor of Philosophy in Educational Curriculum and Instruction (Mathematics (3 anos » years) .
Texas A&M University System, Estados Unidos.
Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry : Universidade de Lisboa.
Com o tipo » With the type: Equivalência » Equivalence.

1985 Mestrado
Master degree
Mathematics Education (2 anos » years) .
Boston University, Estados Unidos.
Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry : Universidade de Lisboa.
Com o tipo » With the type: Equivalência » Equivalence.

1980 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em Matemática (Ramo Educacional) (5 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade de Lisboa
Set/2002-Actual Professor Associado com Agregação

Universidade de Aveiro
Out/1991-Set/2002 Professor Associado

Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Jul/1986-Set/1991 Professor Coordenador





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Universidade de Lisboa
Jan/2011-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Avaliação dos processos de aprendizagem, ensino e avaliação no ensino superior


Mai/2010-Fev/2011
Linhas de investigação»Research fields:


Descrição, Análise e Interpretação de Processos de Ensino e Avaliação no Contexto do Novo Programa de Matemática do Ensino Básico


Abr/2009-Jan/2010
Linhas de investigação»Research fields:


Avaliação de Projetos, Programas e Medidas de Política Educativa






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)


Universidade de Lisboa
Jan/2009-Mai/2010
Membro de Conselho Científico


Jan/2009-Mai/2010
Membro da Assembleia


Jan/2009-Out/2009
Presidente da Assembleia Estatutária


Set/2003-Out/2009
Membro da Comissão de Estudos Pós-Graduados do Conselho Científico da FPCE


Nov/2008-Jan/2009
Membro Grupo Trabalho Preparação do Regime de Instalação do IE


Set/2003-Ago/2005
Membro da Comissão Coordenadora do Conselho Científico da FPCE


Fev/2004-Jan/2005
Coordenador da Comissão de Auto-Avaliação das Licenciaturas em Psicologia e em Ciências da Educação da FPCE




Universidade de Aveiro
Set/1994-Ago/1996
Membro da Comissão de Curso da Licenciatura em Ensino da Matemática


Set/1994-Ago/1995
Membro da Comissão de Avaliação Interna da Licenciatura em Ensino da Matemática






Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Universidade de Lisboa
Set/2009-Actual
- Coordenador do Curso de Mestrado em Ciências da Educação (Avaliação em Educação)


Set/2009-Actual
- Coordenador do Grupo de Investigação em Avaliação Educacional da UIEF do IE


Set/2009-Out/2010
- Coordenador do Curso de Formação Avançada do Doutormaneto em Educação (Avaliação em Educação)


Set/2006-Out/2009
- Membro da Direcção da Unidade de Investigação & Desenvolvimento em Ciências da Educação da FPCE


Set/2006-Out/2009
- Membro da Direcção da Unidade Orgânica de Ciências da Educação da FPCE


Set/2003-Out/2009
- Coordenador de Mestrado em Ciências da Educação (Teoria e Desenvolvimento Curricular) da FPCE


Set/2003-Out/2009
- Coordenador do Mestrado em Ciências da Educação (Tecnologias Educativas) da FPCE


Set/2003-Out/2009
- Coordenador do Mestrado em Ciências da Educação (Avaliação em Educação) da FPCE


Set/2003-Ago/2009
- Coordenador da Área Funcional de Coordenação Científico-Pedagógica de Desenvolvimento Curricular, Avaliação em Educação e Tecnologias Educativas da FPCE


Set/2006-Out/2007
- Coordenador do Curso de Formação Avançada do Doutoramento em Ciências da Educação (Desenvolvimento Curricular e Avaliação) da FPCE




Universidade de Aveiro
Set/1994-Ago/1996
- Coordenador da Comissão Científica do Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa


Set/1994-Ago/1996
- Membro da Comissão Coordenadora do Conselho Científico




Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Set/1988-Set/1991
- Coordenador do Pólo do Projecto Minerva da Escola Superior de Educação


Set/1986-Set/1991
- Coordenador da Unidade de Matemática e Informática da Escola Superior de Educação






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Avaliação dos processos de aprendizagem, ensino e avaliação no ensino superior
2. Descrição, Análise e Interpretação de Processos de Ensino e Avaliação no Contexto do Novo Programa de Matemática do Ensino Básico
3. Avaliação de Projetos, Programas e Medidas de Política Educativa




Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Francês (Razoavelmente), Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente).

Reading
Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Francês (Razoavelmente), Inglês (Bem), Espanhol (Pouco).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2004 Prémio Sebastião e Silva - Melhor Livro de Matemática para o Ensino Básico, Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM).
2000 Menção Honrosa Prémio Sebastião e Silva Melhor Livro de Matemática para o Ensino Básico , Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM).
1999 Notable Graduate Award, College of Education da Texas A&M University.
1994 Outstanding Graduate Award, College of Education da Texas A&M University.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Associação de Professores de Matemática, Membro fundador.
Actual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Membro fundador.
Presidente do Conselho Fiscal.
Actual American Educational Research Association, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Fernandes, D.. ed. 2011. Avaliação em educação: Olhares sobre uma prática social incontornável ed. 1. Pinhais: PR, Brasil: Editora Melo.
2. Fernandes, D.. 2008. Avaliação do desempenho docente: Desafios, problemas e oportunidades. ed. 1. Cacém, Lisboa, Portugal: Texto Editores.
3. Fernandes, D.. 2008. Avaliar para aprender: Fundamentos, práticas e políticas. ed. 1. São Paulo, Brasil: Editora UNESP.
4. Fernandes, D.. 2005. Avaliação das aprendizagens: Desafios às teorias, práticas e políticas. ed. 1. Cacém, Lisboa, Portugal: Texto Editores.
5. Fernandes, D.. 2004. Avaliação das aprendizagens: Uma agenda, muitos desafios.. ed. 1. Cacém, Lisboa, Portugal: Texto Editores.
6. Fernandes, D.; Vale, I.; Fonseca, L.; Carvalho e S. J; Pimentel, T.. 2002. Matemática 7 . ed. 3. Porto, Portugal: Areal Editores.
Prémio Sebastião e Silva da Sociedade Portuguesa de Matemática para o melhor livro de Matemática para o ensino básico (2004).
7. Fernandes, D.; Vale, I.; Fonseca, L.; Carvalho e S. J; Pimentel, T.. 2001. Matemática 9 . ed. 2. Porto, Portugal: Areal Editores.
8. Fernandes, D.. 2000. Revisão curricular no ensino secundário: Cursos gerais e cursos tecnológicos.. ed. 1. Lisboa, Portugal: Departamento do Ensino Secundário do Ministério da Educação.
9. Fernandes, D.; Mendes, M.R.. eds. 1999. O ensino secundário em debate: Ciclo de conferências ed. 1. Lisboa, Portugal: Departamento do Ensino Secundário do Ministério da Educação.
10. Fernandes, D.; Vale, I.; Fonseca, L.; Carvalho e S. J; Pimentel, T.. 1999. Matemática 8: Livro do Professor. ed. 1. Porto, Portugal: Areal Editores.
11. Fernandes, D.; Neves, A.; Gil, D.. 1998. O ensino secundário em debate: Reflexões de escolas e de professores.. ed. 1. Lisboa, Portugal: Departamento do Ensino Secundário do Ministério da Educação.
12. Fernandes, D.; Roque, H.; Pais, P.. 1998. O ensino secundário em debate: Análise das consultas aos parceiros educativos.. ed. 1. Lisboa, Portugal: Departamento do Ensino Secundário do Ministério da Educação.
13. Fernandes, D.; Mendes, M.R.. eds. 1998. O ensino secundário em debate. Projectar o futuro: Políticas, currículos e práticas ed. 1. Lisboa, Portugal: Departamento do Ensino Secundário do Ministério da Educação.
14. Fernandes, D.; Vale, I.; Fonseca, L.; Carvalho e S. J; Pimentel, T.. 1998. Matemática 7: Livro do Professor . ed. 2. Porto, Portugal: Areal Editores.
15. Fernandes, D.; Lester, F.; Borralho, A.; Vale, I.. eds. 1997. Resolução de problemas na formação inicial de professores de Matemática: Múltiplos contextos e perspectivas. ed. 1. Aveiro, Portugal: Grupo de iNvestigação em Resolução de Problemas (GIRP). Universidade de Aveiro..
16. Fernandes, D.; Martins, A.; Mendes, A.. 1997. Inovação e resistências numa escola básica integrada: Estudo de caso.. ed. 1. Lisboa: Departamento de Avaliação, Prospectiva e Planeamento do Ministério da Educação.
17. Fernandes, D.; Vale, I.; Fonseca, L.; Pimentel, T.. 1996. Matemática 8. ed. 1. Porto, Portugal: Areal Editores.
18. Fernandes, D.; Assunção, M.I.; Faria, P.; Gil, D.; Mesquita, M.. 1994. Os professores, os conselhos escolares e o processo de experimentação do novo programa do 9º ano de escolaridade: Um estudo de avaliação. ed. 1. Lisboa, Portugal: Instituto de Inovação Educacional.
19. Fernandes, D.; Borralho, A.; Amaro, G.. eds. 1994. Resolução de problemas: Processos cognitivos, concepções de professores e desenvolvimento curricular ed. 1. Lisboa, Portugal: Instituto de Inovação Educacional.
20. Oliveira, I.; Pereira, J.; Fernandes, D.. 1994. Seis propostas de avaliação: Matemática. ed. 1. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.
21. Fernandes, D.; Assunção, M.I.; Faria, P.; Gil, D.; Mesquita, M.. 1994. Os professores, os conselhos escolares e o processo de experimentação do novo programa do 4º ano de escolaridade: Um estudo de avaliação. ed. 1. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.
22. Oliveira, I.; Pereira, J.; Fernandes, D.. 1993. Desenvolvimento de instrumentos de avaliação da aprendizagem em Matemática. ed. 1. Lisboa, Portugal: Instituto de Inovação Educacional.
23. Brown, M.; Fernandes, D.; Ponte, J. P; Matos, J. F. eds. 1992. Educação Matemática ed. 1. Lisboa, Portugal: Instituto de Inovação Educacional.
24. Fernandes, D.; Gil, D.; Horta, J.; Mesquita, M.; Assunção, M.I.; Faria, P.. 1992. O processo de experimentação dos novos programas do 6º ano de escolaridade: Um estudo de avaliação. ed. 1. Lisboa, Portugal: Instituto de Inovação Educacional.
25. Fernandes, D.; Gil, D.; Mesquita, M.; Assunção, M.I.; Faria, P.. 1992. O processo de experimentação dos novos programas do 3º ano de escolaridade: Um estudo de avaliação.. ed. 1. Lisboa, Portugal: Instituto de Inovação Educacional.
26. Fernandes, D.; Gil, D.; Mesquita, M.; Assunção, M.I.; Faria, P.; Horta, J.. 1992. O processo de experimentação dos novos programas do 8º ano de escolaridade: Um estudo de avaliação. ed. 1. Lisboa, Portugal: Instituto de Inovação Educacional.
27. Fernandes, D.; Ramalho, G.; Lemos, V.. 1991. Opiniões dos professores dos ensinos básico e secundário relativamente às medidas constantes no projecto do sistema de avaliação dos alunos. ed. 1. Lisboa, Portugal: Instituto de Inovação Educacional.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Fernandes, Domingos. 2011. Narrativas biográficas na formação inicial de professores de Matemática: Reflexões a partir de um olhar retrospectivo.  In Memória, (auto)biografia e diversidade: Questões de método e trabalho docente, ed. Elizeu Clementino de Souza, 115 - 160. . São Salvador, Baía, Brasil: Editora da Universidade Federal da Bahia.
2. Fernandes, D.. 2011. Avaliar para melhorar as aprendizagens: Análise e discussão de algumas questões essenciais.  In Turma Mais e Sucesso Escolar: Contributos teóricos e práticos, ed. Isabel Fialho e Hélio Salgueiro, 81 - 107. . Évora: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora.
3. Fernandes, D.. 2011. O futuro passa por reinventar a escola.  In Escola Democrática: Pública/Solidária/Para Todos, 39 - 44. . Porto: Sindicato dos Professores do Norte.
4. Fernandes, D.. 2011. Avaliação de programas e projetos educacionais: Das questões teóricas às questões das práticas.  In Avaliação em educação: Olhares sobre uma prática social incontornável, ed. Domingos Fernandes, 185 - 208. . Pinhais, Paraná, Brasil: Editora Melo.
5. Fernandes, D. 2011. Articulação da aprendizagem, da avaliação e do ensino: Questões teóricas, práticas e metodológicas.  In Do currículo à avaliação, da avaliação ao currículo, ed. J. M. DeKetele e M. P. Alves , 131 - 142. . Porto, Portugal: Porto Editora.
6. Fernandes, D. 2010. Acerca da articulação de perspectivas e da construção teórica em avaliação educacional.  In Olhares e interfaces: Reflexões críticas sobre a avaliação, ed. M. T. Esteban e A. J. Afonso, 15 - 44. . São Paulo, Brasil: Cortez Editora.
7. Fernandes, D. 2007. Vinte e cinco anos de avaliação das aprendizagens: Uma síntese interpretativa de livros publicados em Portugal.  In Investigação em educação: Teorias e práticas (1960-2005), ed. A. Estrela, 261 - 306. . Lisboa, Portugal: EDUCA.
8. Fernandes, D. 2007. Limitações e potencialidades da avaliação educacional.  In Avaliação em educação, 5 - 8. . Pinhais, Paraná, Brasil: Editora Melo.
9. Fernandes, D. 2006. Avaliação, aprendizagens e currículo: Para uma articulação entre investigação, formação e práticas.  In Formação de educadores: Artes e técnicas – Ciências e políticas, ed. Raquel Barbosa, 15 - 36. . São Paulo, Brasil: Editora UNESP.
10. Fernandes, D. 2000. A Educação e a formação dos jovens no ensino secundário: Algumas reflexões e linhas de acção para o seu desenvolvimento.  In Educação, formação e trabalho (Debates – Presidência da República), 69 - 75. . J. M. Pinto e A. Dornelas: Presidência da República.
11. Fernandes, D. 1999. Educação, formação e cidadania activa.  In Portugal: Plano nacional de desenvolvimento económico e social. Empregabilidade e valorização dos recursos humanos, 31 - 35. . Lisboa, Portugal: SEDR.
12. Fernandes, D. 1998. Algumas questões de desenvolvimento do ensino secundário.  In O ensino secundário em debate. Projectar o futuro: Políticas, currículos e práticas, ed. D. Fernandes e M. R. Mendes , 21 - 27. . Lisboa, Portugal: Departamento do Ensino Secundário do Ministério da Educação.
13. Fernandes, D. 1997. Avaliação na escola básica obrigatória: Fundamentos para uma mudança de práticas.  In Educação em debate, ed. Pedro da Cunha, 275 - 294. . Lisboa, Portugal: Universidade Católica Editora.
14. Fernandes, D. 1995. A Perspectiva biográfica e a formação inicial de professores de Matemática: Reflexões a partir de quatro casos.  In La formación del profesorado de Ciencias Y Matemáticas en España y Portugal, ed. L. Nieto e V. Jiménez, 1 - 28. . Badajoz, Espanha: Universidade de Extremadura.
15. Fernandes, D. 1994. Processos de resolução de problemas: Revisão e análise crítica de investigação que utilizou esquemas de codificação.  In Resolução de problemas: Processos cognitivos, concepções de professores e desenvolvimento curricular, ed. D. Fernandes, A. Borralho e G. Amaro , 35 - 63. . Lisboa, Portugal: Instituto de Inovação Educacional.
16. Fernandes, D.; Borralho, A.; Amaro, G.. 1994. Unicidade ou multiplicidade paradigmática na investigação em resolução de problemas?.  In Resolução de problemas: Processos cognitivos, concepções de professores e desenvolvimento curricular, ed. D. Fernandes, A. Borralho e G. Amaro , 303 - 308. . Lisboa, Portugal: Instituto de Inovação Educacional.
17. Fernandes, D.; Vale, I.. 1994. Concepções e práticas de dois jovens professores perante a resolução de problemas.  In Resolução de problemas: Processos cognitivos, concepções de professores e desenvolvimento curricular, ed. D. Fernandes, A. Borralho e G. Amaro , 145 - 168. . Lisboa, Portugal: Instituto de Inovação Educacional.
18. Fernandes, D. 1993. Complexidade, tensões e mudança na avaliação das aprendizagens..  In Ensino-aprendizagem da matemática: Recuperação de alunos com baixo desempenho, ed. L. Almeida, J. Fernandes e A. Mourão , 43 - 60. . Riba d'Ave, Portugal: Didáxis.
19. Fernandes, D. 1992. Examining effects of heuristic processes on the problem-solving education of preservice mathematics teachers.  In Mathematical problem solving and new information technologies: Research in contexts of practice, ed. J. Ponte, J. F. Matos, J. M. Matos, D. Fernandes, 313 - 328. . Berlim, Alemanha: Springer-Verlag.
20. Fernandes, D. 1992. Resolução de problemas: Investigação, ensino, avaliação e formação de professores .  In Educação Matemática, ed. M. Brown, D. Fernandes, J. Ponte e J. F. Matos , 45 - 104. . Lisboa, Portugal: Instituto de Inovação Educacional.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Fialho, Nuno; Fernandes, Domingos. 2011. "Práticas de professores de educação física no contexto da avaliação inicial numa escola secundária do concelho de Lisboa. ", Revista Meta:Avaliação 3, 8: 168 - 191.
2. Fernandes, Domingos M. B. 2009. "Educational assessment in Portugal", Assessment in Education: Principles, Policy & Practice 16, 2: 241 - 261.
3. Fernandes, Domingos M. B. 2009. "Avaliação das aprendizagens em Portugal: Investigação e teoria da actividade", Sísifo - Revista de Ciências da Educação, 9: 87 - 100.
4. Fernandes, Domingos M. B. 2008. "Para uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens", Estudos em Avaliação Educacional 19, 41: 347 - 372.
5. Fernandes, Domingos M. B. 2008. "Algumas reflexões acerca dos saberes dos alunos em Portugal", Educação & Sociedade 29, 102: 275 - 287.
6. Fernandes, Domingos M. B. 2007. "A avaliação das aprendizagens no sistema educativo português", Educação e Pesquisa 33, 3: 581 - 600.
7. Fernandes, Domingos M. B. 2006. "Sur les évaluations et les savoirs des élèves au Portugal", Revue Internationale d’ Éducation, 43: 115 - 126.
8. Fernandes, Domingos M. B. 2006. "Vinte anos de avaliação das aprendizagens: Uma síntese interpretativa de artigos publicados em Portugal", Revista Portuguesa de Pedagogia 40, 3: 289 - 348.
9. Fernandes, Domingos M. B. 2006. "Para uma teoria da avaliação formativa", Revista Portuguesa de Educação 19, 2: 21 - 50.
10. Fernandes, Domingos M. B. 2006. "Revisitando a revisão curricular (1997-2001): Um contributo para pensar o futuro do ensino secundário", Educação. Temas e Problemas, 2: 129 - 158.
11. Fernandes, Domingos M. B. 1994. "Contornos de uma experiência de avaliação desenvolvida no Instituto de Inovação Educacional (1990-1993)", Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física, 10/11: 7 - 32.
12. Fernandes, Domingos M. B; Fernandes, Domingos. 1994. "Avaliação das Aprendizagens: Das prioridades de investigação e de formação às práticas na sala de aula", Revista de Educação, 8: 15 - 20.
13. Fernandes, Domingos M. B. 1991. "Perspectivas de renovação em educação matemática", Aprender, Revista da Escola Superior de Educação de Portalegre, 13: 70 - 75.
14. Fernandes, Domingos M. B. 1990. "Conceitos básicos em avaliação de programas educativos", Inovação 3, 4: 9 - 18.
15. Fernandes, Domingos M. B. 1985. "Avaliação das necessidades de formação em matemática dos professores do ensino primário do distrito de Viana do Castelo", PROFMAT – Revista teórica e de investigação sobre o ensino da Matemática, 1: 167 - 194.
16. Monteiro, Cecília; Fernandes, Domingos M. B; Guimarães, Henrique; Matos, José. 1985. "Materiais manipulativos no ensino da matemática elementar", PROFMAT - Revista Teórica e de investigação sobre o ensino da Matemática, 1: 40 - 51.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Vale, I.; Fernandes, D.; Borralho, A.. 2011. "A new elementary mathematics curriculum: practice, learning and assessment (some classroom episodes)", Trabalho apresentado em 11th International Conference of the Mathematics Education into the 21st Century Project – MEC 21: On turning dreams into reality, In Proceedings of the 11th international conference of the Mathematics Education into the 21st Century Project – MEC 21: On turning dreams into reality. Transformations and paradigm shifts in mathematics education, Grahamstown.
2. Fernandes, D.. 2009. "Avaliação de programas e de projectos pedagógicos", Trabalho apresentado em VIII Congresso Internacional de Educação, In Anais do VIII Congresso Internacional de Educação, Recife.
3. Fernandes, D.. 2009. "O papel dos professores no desenvolvimento da avaliação para as aprendizagens", Trabalho apresentado em VIII Congresso Internacional de Educação, In Anais do VIII Congresso Internacional de Educação, Recife.
4. Fernandes, D.. 2005. "Avaliação das Aprendizagens: Reflectir, Agir e Transformar", Trabalho apresentado em 3.º Congresso Internacional Sobre Avaliação na Educação, In Livro do 3.º Congresso Internacional Sobre Avaliação na Educação, São Paulo.
5. Fernandes, D.. 2005. "Avaliação Alternativa: Perspectivas Teóricas e Práticas de Apoio", Trabalho apresentado em 3.º Congresso Internacional Sobre Avaliação na Educação, In Livro do 3.º Congresso Internacional Sobre Avaliação na Educação, São Paulo.
6. Fernandes, D.; Fonseca, L.. 2003. "Argumentação e demonstração no contexto da formação inicial de professores", Trabalho apresentado em A Matemática na formação do professor-Secção de Educação e Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, In A Matemática na formação do professor, Lisboa.
7. Fernandes, D.. 2002. "Educação, escola e formação profissional: Pontes de diálogo ou caminhos desencontrados? ", Trabalho apresentado em II Colóquio de Filosofia da Educação, In Actas do II Colóquio de Filosofia da Educação. Utopia e pragmatismo em educação: Desafios e perspectivas, Ponta Delgada, Açores.
8. Fernandes, D.. 1994. "Analysing four preservice teachers' knowledge and thoughts through their biographical histories", Trabalho apresentado em Nineteenth International Conference for the Psychology of Mathematics Education, In Proceedings of the Nineteenth International Conference for the Psychology of Mathematics Education, Recife.
9. Fernandes, D.. 1994. "Investigação de conhecimentos e pensamentos de futuros professores a partir das suas biografias: Discussão preliminar de quatro casos", Trabalho apresentado em V Seminário de Investigação em Educação Matemática, In Actas do V Seminário de Investigação em Educação Matemática, Leiria.
10. Fernandes, D.. 1993. "Evaluating the educational reform: Viewpoints from a Portuguese experience", Trabalho apresentado em IAEA Conference: School-based and external assessments, In 1993 IAEA Conference: School-based and external assessments , Reduit.
11. Fernandes, D.; Vale, I.. 1994. "Two young teachers' conceptions and practices about problem solving", Trabalho apresentado em Eighteenth International Conference for the Psychology of Mathematics Education , In Proceedings of the Eighteenth International Conference for the Psychology of Mathematics Education , Lisboa.
12. Fernandes, D.. 1993. "A utilização de portfolios como resposta possível à emergência de novos paradigmas de avaliação das aprendizagens", Trabalho apresentado em Encontro Nacional de Professores de Matemática-Profmat 93 , In Profmat 93, Ponta Delgada, Açores.
13. Rodrigues, A.; Borralho, A.; Fernandes, D.; Amaro, G.; Cabrita, I.; Fernandes, M.H.. 1993. "Problem solving: Teaching, assessing and teacher education", Trabalho apresentado em XVII International Conference of the Group for the Psychology of Mathematics Education, In Proceedings of the XVII International Conference of the Group for the Psychology of Mathematics Education, Tsukuba.
14. Fernandes, D.. 1990. "Resolução de problemas e avaliação", Trabalho apresentado em 2º Encontro nacional de didácticas e metodologias de ensino, In Actas do 2º encontro nacional de didácticas e metodologias de ensino, Aveiro.
15. Fernandes, D.. 1989. "Perspectivas de renovação em educação matemática", Trabalho apresentado em Encontro Nacional de Professores de Matemática - PROFMAT, In PROFMAT 89 - Actas, Viana do Castelo.
16. Fernandes, D.. 1989. "Organizar o ensino da resolução de problemas", Trabalho apresentado em Encontro Nacional de Professores de Matemática - Profmat, In PROFMAT 89 – Actas, Viana do Castelo.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Fernandes, Domingos M. B. 2009. "Para uma avaliação de professores com sentido social e cultural", Revista ELO, 16: 19 - 24.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Fernandes, D.. 20 nov. 2012. "Projeto político-pedagógico e desenvolvimento curricular: Os papéis e as ações fundamentais do professor" Revista Aprendizagem: A Revista da Prática Pedagógica, 58 - 60.
2. Fernandes, D.. 20 nov. 2012. "Avaliação, prática e experiência vivida" A Página da Educação, 17 - 17.
3. Fernandes, D.. 20 out. 2012. "Pragmatismo, educação e democracia: O legado universal de Jane Addams (I)" A Página da Educação, 32 - 33.
4. Fernandes, D.. 20 out. 2012. "Pragmatismo, educação e democracia: O legado universal de Jane Addams (II)" A Página da Educação, 26 - 27.
5. Fernandes, D.. 20 set. 2012. "A importância de ensinar" A Página da Educação, 86 - 87.
6. Fernandes, D.. 20 set. 2012. "A importância das escolas" A Página da Educação, 84 - 85.
7. Fernandes, D.. 20 ago. 2012. "Avaliação formativa: Avaliar, comunicar e aprender" Revista Aprendizagem: A Revista da Prática Pedagógica, 56 - 57.
8. Fernandes, D.. 19 mar. 2012. "Insucesso em Matemática: E não podemos nós, os professores, exterminá-lo?" Noesis, 18 - 20.
9. Fernandes, D.. 19 mar. 2012. "O tempo da avaliação" Noesis, 23 - 25.
10. Fernandes, D.. 19 mar. 2012. "Aspectos metacognitivos na resolução de problemas de matemática." Educação e Matemática, 13 - 15.
11. Fernandes, D.. 19 mar. 2012. "Melhorar a qualidade do ensino secundário" Noesis, 14 - 15.
12. Fernandes, D.. 19 mar. 2012. "Notas sobre os paradigmas de investigação em educação" Noesis, 15 - 16.

Prefácio, Posfácio
Preface, Postface
1. Fernandes, D.. 2007. "Um imperativo ético". Lisboa. (Editorial)
2. Fernandes, D.. 2005. "Para uma ênfase na avaliação formativa alternativa". Lisboa. (Editorial)
3. Fernandes, D.. 1997. "Resolução de problemas na formação inicial de professores de matemática: Múltiplos contextos e perspectivas". Aveiro. (Introdução)

Outra produção científica
Other scientific production
1. Fernandes, Domingos. 2007. "Percursos e desafios da avaliação contemporânea: Lição síntese apresentada nas provas de agregação.". Sem local: Sem publicadora definida.



Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico
Didactic and pedagogic material development
1. Fernandes, D.; Vale, I.; Fonseca, L.; Carvalho e S. J; Pimentel, T.. Matemática 7 (3.ª Ed.),2002. 
Prémio Sebastião e Silva da Sociedade Portuguesa de Matemática para o melhor livro de Matemática para o ensino básico (2004).
2. Fernandes, D.; Vale, I.; Fonseca, L.; Carvalho e S. J; Pimentel, T.. Matemática 9 (2ª ed.),2001. 
3. Fernandes, D.; Vale, I.; Fonseca, L.; Carvalho e S. J; Pimentel, T.. Matemática 8: Livro do Professor,1999. 
4. Fernandes, D.; Vale, I.; Fonseca, L.; Carvalho e S. J; Pimentel, T.. Matemática 7: Livro do Professor (2ª ed.),1998. 
5. Fernandes, D.; Vale, I.; Fonseca, L.; Pimentel, T.. Matemática 8,1996. 
Menção honrosa no âmbito do Prémio Sebastião e Silva da Sociedade Portuguesa de Matemática para o melhor livro de Matemática para o ensino básico (2001).

Edição técnica
Technical edition
1. Fernandes, D.; Assunção, M.I.; Faria, P.; Gil, D.; Mesquita, M.. O processo de experimentação dos novos programas: 4º ano de escolaridade (Cadernos de Avaliação -- 10),1994 (Colectânea).
2. Fernandes, D.. O processo de experimentação dos novos programas: 9º ano de escolaridade (Cadernos de Avaliação -- 11),1994 (Colectânea).
3. Fernandes, D.; Góis, E.; Cortez, M.. A generalização do novo programa numa escola do 1º ciclo: Um estudo de caso (Cadernos de Avaliação -- 9),1993 (Colectânea).
4. Fernandes, D.; Gil, D.; Mesquita, M.; Assunção, M.I.; Faria, P.. O processo de experimentação dos novos programas: 6º ano de escolaridade (Cadernos de Avaliação -- 7),1992 (Colectânea).
5. Fernandes, D.; Gil, D.; Mesquita, M.; Assunção, M.I.; Faria, P.. O processo de experimentação dos novos programas: 8º ano de escolaridade (Cadernos de Avaliação -- 8),1992 (Colectânea).
6. Fernandes, D.; Gil, D.; Mesquita, M.; Assunção, M.I.; Faria, P.. O processo de experimentação dos novos programas: 3º ano de escolaridade (Cadernos de Avaliação -- 6),1992 (Colectânea).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Ana Paula Almeida, Avaliação da iniciativa novas oportunidades numa escola secundária com 3.ºciclo do distrito de Lisboa, 2011. Tese (Doutoramento em Educação (Avaliação em Educação)) - Universidade de Lisboa (Orientador).
2. Aldina Silveira Lobo, Avaliação formativa, avaliação sumativa e exames na prática de três professoras de Português do 12.º ano, 2010. Tese (Doutoramento em Educação (Avaliação em Educação)) - Universidade de Lisboa (Orientador).
3. Lina Maria Fonseca, Formação inicial de professores de Matemática: A demonstração em Geometria, 2004. Tese (Doutoramento em Didática (Didática da Matemática)) - Universidade de Aveiro (Orientador).
4. António Manuel Águas Borralho, Didáctica da Matemática e formação inicial: Um estudo com três futuros professores, 2002. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade de Évora (Orientador).
5. Maria Isabel Piteira do Vale, Didáctica da Matemática e formação inicial de professores num contexto de resolução de problemas e de materiais manipuláveis, 2001. Tese (Doutoramento em Didática (Didática da Matemática)) - Universidade de Aveiro (Orientador).
6. Pedro Baptista Palhares, Transição do pré-escolar para o primeiro ano de escolaridade: Análise do ensino e das aprendizagens em Matemática, 2000. Tese (Doutoramento em Estudos da Criança (Matemática Elementar)) - Universidade do Minho (Orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Joana Rita Correia, Avaliar para melhorar a escola: Pontos de vista de professores sobre a organização e práticas de ensino, 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Avaliação em Educação)) - Universidade de Lisboa (Orientador).
2. Sara Silva Marques, As provas de aferição do 4.º ano de escolaridade: Influência nas práticas de ensino e de avaliação de três professoras , 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Avaliação em Educação)) - Universidade de Lisboa (Orientador).
3. Maria Alexandra Ribeiro, Uma avaliação do processo de implementação de um território educativo de intervenção prioritária, 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Avaliação em Educação)) - Universidade de Lisboa (Orientador).
4. Rosália Amiano, Avaliação de projectos educativos de escolas: Um estudo comparativo (2005-2010), 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Avaliação em Educação)) - Universidade de Lisboa (Orientador).
5. Sofia Santos, Uma avaliação da supervisão e da articulação pedagógica no âmbito das actividades de enriquecimento curricular no 1.º ciclo do ensino básico , 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Avaliação em Educação)) - Universidade de Lisboa (Orientador).
6. Cláudia Borralho Fidalgo, Orientação de alunos dos ensinos básico e secundário: Uma avaliação do “kit das profissões” , 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Avaliação em Educação)) - Universidade de Lisboa (Orientador).
7. Teresa Furtado Monteiro, Avaliação de doze projectos educativos de escolas dos ensinos básico e secundário , 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Avaliação em Educação)) - Universidade de Lisboa (Orientador).
8. Andreia Mourato Gaspar, Avaliação das aprendizagens nos cursos de educação e formação de adultos de nível secundário, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Avaliação em Educação)) - Universidade de Lisboa (Orientador).
9. Helena Conceição, Uma avaliação do projecto escola móvel , 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Avaliação em Educação)) - Universidade de Lisboa (Orientador).
10. Helena Estima, O exame de Matemática e as práticas de ensino e avaliação no 12.º ano: Perspectiva dos alunos , 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Avaliação em Educação)) - Universidade de Lisboa (Orientador).
11. Ana Maria Cristóvão, Plano da Matemática: Uma avaliação do processo de implementação, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Avaliação em Educação)) - Universidade de Lisboa (Orientador).
12. Ivone Patrício, Os portefólios como estratégia de avaliação formativa em Matemática no 1.º ciclo, 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Avaliação em Educação)) - Universidade de Lisboa (Orientador).
13. Inácio Véstia, Ensino, avaliação, exames e classificações: Um estudo com alunos e professores de Matemática do 12.º ano, 2009. Dissertação (Mestrado em Educação (Educação Matemática)) - Universidade de Évora (Orientador).
14. Ana Sofia Estevão, A participação de alunos do 1.º ciclo no processo de avaliação em aulas de Matemática, 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Avaliação em Educação)) - Universidade de Lisboa (Orientador).
15. Carla Martins, Dez anos de investigação em avaliação das aprendizagens: Reflexões a partir da análise de dissertações de mestrado , 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Avaliação em Educação)) - Universidade de Lisboa (Orientador).
16. Paula Pereira, Avaliação formativa e aprendizagem da língua portuguesa no contexto de uma comunidade virtual de aprendizagem, 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Tecnologias Educativas)) - Universidade de Lisboa (Orientador).
17. Ana Sousa, A avaliação das aprendizagens na legislação e nas práticas de uma Direcção Regional da Educação , 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Avaliação em Educação)) - Universidade de Lisboa (Orientador).
18. Helena Migueis, Avaliação formativa numa disciplina de investigação e no contexto de um ambiente virtual de aprendizagem: Perspectivas de alunos, 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Tecnologias Educativas)) - Universidade de Lisboa (Orientador).
19. Madalena Cabrita, Desenvolvimento de competências em enfermagem num contexto de formação participada e de avaliação formativa, 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Educação Para a Saúde)) - Universidade Técnica de Lisboa (Orientador).
20. Nuno Grilo Fialho, Avaliação das aprendizagens em Educação Física: Um estudo sobre o processo de avaliação inicial, 2007. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica (Educação Física e Desporto)) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
21. Isabel Teiga Vieira, O feedback nas práticas avaliativas de dois professores de Português do ensino secundário, 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Avaliação em Educação)) - Universidade de Lisboa (Orientador).
22. Célia Mestre, As tarefas de ensino e a aprendizagem dos números decimais, 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Teoria e Desenvolvimento Curricular)) - Universidade de Lisboa (Orientador).
23. Carla Sousa, A avaliação do estágio na formação inicial de professores do 1.º ciclo do ensino básico: Um estudo de caso, 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Avaliação em Educação)) - Universidade de Lisboa (Orientador).
24. Ana Paula Almeida, Estudo comparativo dos sistemas de avaliação das aprendizagens em quatro países europeus, 2006. Dissertação (Doutoramento em Educação (Avaliação em Educação)) - Universidade de Lisboa (Orientador).
25. C. Silva, Cursos de educação formação: Uma estratégia alternativa de certificação e qualificação de jovens, 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Teoria e Desenvolvimento Curricular)) - Universidade de Lisboa (Orientador).
26. Maria Fernandes Ferreira, Organização e desenvolvimento da avaliação das aprendizagens num agrupamento de escolas do 1.º ciclo do ensino básico, 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Avaliação em Educação)) - Universidade de Lisboa (Orientador).
27. Conceição Caldeira, O sistema de ensino por unidades capitalizáveis numa escola secundária: Um estudo de caso, 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Gestão das Escolas)) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
28. Margarida Arêde, Dinâmicas de supervisão na formação de professores: Uma experiência num contexto de resolução de problemas, 2001. Dissertação (Mestrado em Supervisão (Matemática)) - Universidade de Aveiro (Orientador).
29. Augusto Aniceto, Contributo para a avaliação de um território educativo de intervenção prioritária, 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Avaliação em Educação)) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
30. Rita Sammer, Currículos alternativos: Análise de um projecto no primeiro ano da sua concretização, 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Gestão das Escolas)) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
31. Maria Teresa Neto, Abordagem dinâmica da Geometria num programa de formação inicial de professores, 1998. Dissertação (Mestrado em Supervisão (Matemática)) - Universidade de Aveiro (Orientador).
32. Paulo Pais, Práticas classificativas de professores do ensino secundário: Significados e valores, 1997. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Avaliação em Educação)) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
33. Luísa Martins, Contributos para a avaliação das escolas profissionais: A voz dos alunos, 1997. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Avaliação em Educação)) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
34. Dulcinea Gil, Reflexões de professores do 2º ciclo do ensino básico sobre avaliação das aprendizagens, 1997. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Avaliação em Educação)) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
35. Maria de Lurdes Pinhal, Para uma abordagem da avaliação do desempenho nos estabelecimentos de ensino, 1997. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Avaliação em Educação)) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
36. Vitor Alaiz, Práticas de avaliação formativa e de diferenciação pedagógica, 1997. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Avaliação em Educação)) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
37. João Cabaço, Sistemas de avaliação dos alunos de escolas de polícia europeias, 1997. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Avaliação em Educação)) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
38. Maria Isabel Coelho, O Cabri-Geomètre na resolução de problemas: Estudo sobre processos evidenciados e construção de conhecimentos por alunos do 6º ano de escolaridade, 1996. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Tecnologia Educativa)) - Universidade de Aveiro (Orientador).
39. Joaquim Lalanda Boavida, Concepções e práticas de avaliação das aprendizagens de professoras do 1º ciclo do ensino básico: Três estudos de caso, 1996. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Avaliação em Educação)) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
40. Cristina Campos, Concepções e práticas de professores sobre avaliação das aprendizagens: Dois estudos de caso, 1996. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Avaliação em Educação)) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
41. Anabela Neves, Observação nas concepções e práticas de dois professores do ensino básico, 1996. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Avaliação em Educação)) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
42. Lina Fonseca, Três futuros professores perante a resolução de problemas: Concepções e processos utilizados, 1995. Dissertação (Mestrado em Matemática (Ensino)) - Universidade do Minho (Orientador).
43. Manuela Neves, Potencialidades de um projecto educativo na formação contínua dos professores, 1995. Dissertação (Mestrado em Educação (Análise e Organização do Ensino)) - Universidade do Minho (Orientador).
44. Roque Antunes, Concepções de alunos do 11º ano em relação à disciplina de Filosofia, 1995. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Desenvolvimento Pessoal e Social)) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
45. Maria Teresa Pimentel, O papel da calculadora gráfica na aprendizagem de conceitos de análise matemática: estudo de uma turma do 11º ano com dificuldades, 1995. Dissertação (Mestrado em Matemática (Ensino)) - Universidade do Minho (Orientador).
46. Margarida Graça, Avaliação da resolução de problemas: Contributo para o estudo das relações entre as concepções e as práticas pedagógicas dos professores, 1995. Dissertação (Mestrado em Educação (Didáctica da Matemática)) - Universidade de Lisboa (Orientador).
47. Maria do Carmo Belchior, Níveis de pensamento geométrico e atitudes face à Geometria e ao seu ensino de futuros professores, 1995. Dissertação (Mestrado em Educação (Informática no Ensino)) - Universidade do Minho (Orientador).
48. Maria Isabel Vale, Concepções e práticas de jovens professores perante a resolução de problemas de matemática: Um estudo longitudinal de dois casos, 1993. Dissertação (Mestrado em Educação (Didáctica da Matemática)) - Universidade de Lisboa (Orientador).
49. José Portela, Avaliação de necessidades de formação dos professores dos centros escolares de informática do Projecto Minerva em escolas do Distrito de Viana do Castelo, 1992. Dissertação (Mestrado em Educação (Informática no Ensino)) - Universidade do Minho (Orientador).
50. Susana Carreira, A aprendizagem da trigonometria num contexto de aplicações e modelação com recurso à folha de cálculo, 1992. Dissertação (Mestrado em Educação (Didáctica da Matemática)) - Universidade de Lisboa (Orientador).
51. Maria Helena Fernandes, Efeitos de três métodos de ensino na aprendizagem do conceito de número racional no segundo ciclo do ensino básico, 1991. Dissertação (Mestrado em Educação (Informática no Ensino)) - Universidade do Minho (Orientador).


Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
Specialization course conclusion monograph
Concluídas
Completed
1. Maria da Conceição Caldeira, O sistema de ensino por unidades capitalizáveis: Um estudo de caso, 1992. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Estudos Superiores Especializados em Administração Escolar) - Instituto Politécnico de Castelo Branco (Orientador).
2. José Matos, Desempenho linguístico dos alunos do meio urbano e dos alunos do meio rural do 6º ano de escolaridade, 1992. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Estudos Superiores Especializados em Administração Escolar) - Instituto Politécnico de Castelo Branco (Orientador).


Orientação de outra natureza
Other orientation
Concluídas
Completed
1. Ana Paiva, Estatística paramétrica ou não paramétrica: Problema técnico ou epistemológico?, 1996. Universidade Católica Portuguesa (Orientador).
2. Manuel Vara Pires, Os conceitos de perímetro e área em alunos do 6º ano: Concepções e processos de resolução de problemas, 1995. Instituto Politécnico de Bragança (Orientador).







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
96

Livros e capítulos
Books and book chapters
47
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
27
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
20
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
17
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
16
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
16
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
16
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
12
Revistas
Magazines
12
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
4

Total
Produção técnica
Technical production
11

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
11

Total
Dados complementares
(Additional data)
61

Orientações
Orientations
61


Outras informações relevantes
Professor Catedrático no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, onde tem coordenado cursos de graduação e de pós-graduação na área da avaliação.
É investigador na Unidade de Investigação & Desenvolvimento em Educação e Formação.
É responsável científico e coordenador de vários projetos de investigação e de avaliação de âmbito nacional e internacional.
Colabora em vários cursos de pós-graduação de universidades nacionais e internacionais, nos domínios da avaliação, do desenvolvimento curricular, da formação de professores e da organização e funcionamento pedagógico das escolas e de outras instituições de formação.


Visualizações do curriculum [ 3864 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 18-02-2016 às 06:42:18
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
 Co-authors listed in Degóis