TeSP em Venda e Negociação Comercial

Objetivos

O curso Técnico Superior Profissional em Venda e Negociação Comercial visa formar profissionais que, de forma autónoma ou sob orientação/integrados numa equipa, colabora na dinamização de um departamento comercial, nomeadamente ao nível da gestão e organização de equipas, na conceção da oferta comercial, na definição e implementação de técnicas de negociação e venda e na gestão do relacionamento com os diversos stakeholders, nomeadamente fornecedores e clientes, para garantir a sua satisfação e fidelização.

Atividades Principais

  • Realizar a análise e prospeção de mercado, global ou da sua zona de intervenção, recorrendo a diversas fontes de informação;
  • Desenvolver estudos de mercado, organizar e analisar a informação daí resultante;
  • Utilizar ferramentas informáticas, em particular, as associadas à área comercial, como por exemplo a gestão da base de dados;
  • Gerir equipas comerciais;
  • Aplicar a legislação comercial em vigor;
  • Organizar a oferta comercial atendendo à realidade da empresa e do mercado;
  • Rececionar clientes, diagnosticar as suas necessidades e propor produtos e serviços adequados às mesmas;
  • Gerir de forma construtiva os conflitos e negociar soluções numa ótica win-win, a nível interno e com os diversos stakeholders;
  • Gerir os serviços de pós-venda;
  • Construir uma relação de parceria com os diversos stakeholders.

Plano curricular

CódigoUnidade Curricular Período ECTS Duração
Princípios de GestãoSemestral645 horas
Matemática Aplicada às Ciências SociaisSemestral560 horas
Comunicação e Tecnologias de InformaçãoSemestral460 horas
Língua InglesaSemestral230 horas
Princípios de MarketingSemestral660 horas
Gestão ComercialSemestral775 horas
NegociaçãoSemestral660 horas
Noções de Direito ComercialSemestral445 horas
Análise do Comportamento do ConsumidorSemestral560 horas
Técnicas de Bases de DadosSemestral560 horas
Análise EconómicaSemestral560 horas
LogísticaSemestral545 horas
CódigoUnidade Curricular Período ECTS Duração
Técnicas de VendaSemestral660 horas
Integração na ProfissãoSemestral345 horas
Técnicas de Estatística e Estudos de MercadoSemestral660 horas
Ferramentas de Marketing DigitalSemestral560 horas
Técnicas de Gestão InternacionalSemestral445 horas
Marketing e ComunicaçãoSemestral660 horas
EstágioSemestral30640 horas

Prosseguimento de estudos

ACESSO E INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR
O acesso e ingresso no Ensino Superior para os titulares de um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) é regulado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014. Os titulares de um CTeSP podem concorrer a um ciclo de estudos de licenciatura pela via dos Concursos Especiais de Acesso ao Ensino Superior.

Prova de Ingresso
A realização da candidatura a um ciclo de estudos de licenciatura está condicionada à aprovação numa
prova de ingresso específica que visa avaliar a capacidade para a frequência do ciclo de estudos em que o estudante pretende ingressar.

Os estudantes que venham a realizar as provas para acesso aos ciclo de estudos de licenciatura do Instituto Politécnico de Leiria serão objeto de acompanhamento e preparação específica no decorrer da lecionação do CTeSP.

Dispensa da Prova de Ingresso
Os titulares de um CTeSP podem ser dispensados da realização da prova de ingresso específica quando, nos casos devidamente regulamentados, o estudante tenha obtido aprovação em unidades de formação do plano de estudos do CTeSP cujos conteúdos programáticos sejam equivalentes aos que são avaliados na prova de ingresso para determinado ciclo de estudos.

Para o CTeSP em Técnicas de Venda e Negociação Comercial, podem ser dispensados da realização da prova de ingresso específica os candidatos às licenciaturas em:

  • Contabilidade e Finanças
  • Gestão
  • Marketing

Condições de acesso

  1. Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
  2. Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional;
  3. Estudantes que, tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º anos de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente, e não tendo concluído o curso de ensino secundário, sejam considerados aptos através de prova de avaliação de capacidade a realizar pela instituição de ensino superior; (1)
  4. Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março.

 (1) Para efeitos de admissão, apenas serão consideradas válidas as candidaturas de candidatos cujas unidades curriculares (ou módulos) em atraso sejam exclusivamente do 12.º ano (ou do 3.º ano no caso das formações profissionais ou tecnológicas). No caso das unidades curriculares bianuais ou trianuais, a classificação parcial do 10.º e do 11.º ano (ou do 1.º e do 2.º ano no caso das formações profissionais ou tecnológicas) deverá ser obrigatoriamente positiva (igual ou superior a 10 valores).

Mais informações

Para obter mais informações sobre os CTeSP e a oferta formativa do Politécnico de Leiria contacte-nos pelo e-mail ctesp@ipleiria.pt.