Maria Teresa Limpo Hargreaves de Sousa Dias
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
29/12/2014 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Maria Teresa Limpo Hargreaves de Sousa Dias |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Limpo, Teresa |
Categoria profissional
Position |
Assistente de Investigação |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Psicologia.
|
Endereço profissional
Professional address |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP) Rua Alfredo Allen 4200-392 Porto Portugal Telefone: (+351)220400610 Correio electrónico: tlimpo@fpce.up.pt Homepage: www.fpce.up.pt/labfala |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2010-2014 |
Doutoramento Phd |
Programa Doutoral em Psicologia
(4 anos » years)
.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
2005-2010 |
Mestrado Master degree |
Mestrado Integrado em Psicologia
(5 anos » years)
.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2013-2013 |
Curso de curta duração Short course |
Structural equation modelling: Path analysis.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
2013-2013 |
Curso de curta duração Short course |
Advanced Methods in Educational Research.
Technische Universitat Dortmund,
Alemanha.
|
2012-2012 |
Curso de curta duração Short course |
Assessing writing difficulties.
Universita degli Studi di Padova,
Itália.
|
2011-2011 |
Curso de curta duração Short course |
Global Education and Developmental Studies .
Vanderbilt University,
Estados Unidos.
|
2011-2011 |
Curso de curta duração Short course |
Spelling and early text composition.
Universite Lumiere Lyon 2,
França.
|
2011-2011 |
Curso de curta duração Short course |
Mastering Eye and Pen software .
Université de Poitiers,
França.
|
2011-2011 |
Curso de curta duração Short course |
Academic writing.
Vanderbilt University,
Estados Unidos.
|
2010-2010 |
Curso de curta duração Short course |
Qualitative data analysis with NVivo.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Set/2010-Actual |
Assistente de Investigação |
Dez/2008-Dez/2009 |
Assistente de Investigação |
Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Set/2011-Set/2013 |
|
-
Lab Manager of the Neurocognition and Language Group of the Centre for Psychology of the University of Porto |
Estágios realizados (Traineeships)
Estágios realizados»Traineeships: - Oxford Brookes University (the host of the visit was Prof. Vincent Connelly)
|
Estágios realizados»Traineeships: - Short-Term Scientific Visit to the University of León (STSM-9392 COST IS0703). The host of the visit was Prof. Raquel Fidalgo.
|
Estágios realizados»Traineeships: - Visit to the University of Washington. The host of the visit was Prof. Virgina W. Berninger.
|
Estágios realizados»Traineeships: - Visit to the University of Léon. The host of the visit was Prof. Jesús Nicasio García.
|
Estágios realizados»Traineeships: - Short-Term Scientific Visit to the Staffordshire University (STSM-5144, COST IS0703). The host of the visit was Prof. David
Galbraith.
|
Estágios realizados»Traineeships: - Short-Term Scientific Visit to the University of León (STSM-3459, COST IS0703). The host of the visit was Prof. Jesús Nicasio
García.
|
Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Dez/2012-Actual |
|
Atividade realizada»Activity: Ad-hoc reviewer: Reading and Writing: An Interdisciplinary Journal; Learning and Individual Differences; Journal of Writing
Research; Aula Abierta |
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2011-2014 Desenvolver, Automatizar e Autorregular os Processos Cognitivos na Composição Escrita |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI-PCO/110708/2009. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
Outro Tipo de Participação Other kind of participation |
2014-2018 Strengthening Europeans' capabilities by establishing the European literacy network |
Referência do projeto»Project reference: COST-IS1401. Financiador(es)»Funding:
Comissão Europeia.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Francês (Razoavelmente), Espanhol (Bem), Inglês (Bem). |
Fala Speaking |
Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente), Inglês (Bem). |
Lê Reading |
Francês (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Bem). |
Escreve Writing |
Francês (Pouco), Espanhol (Pouco), Inglês (Bem). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jul/2014 - Actual |
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro.
|
Ago/2013 - Actual |
Special Interest Group on Writing, Outros (especifique).
Junior Coordinator.
|
Jan/2010 - Actual |
European Association for Research on Learning and Instruction, Membro.
|
Jan/2010 - Ago/2013 |
Special Interest Group on Writing, Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Limpo, Teresa; Alves, Rui A. 2013. Eu sou escritor: Um programa para promover a autorregulação da escrita [I am a writer: An instructional program to promote
self-regulation in writing]. In Reflexão sobre a escrita. O ensino de diferentes géneros de textos, 107 - 120. . Aveiro: Universidade de Aveiro. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Limpo, Teresa; Alves, Rui A; Fidalgo, Raquel. 2014. "Children's high-level writing skills: Development of planning and revising and their contribution to writing quality", British Journal of Educational Psychology 84, 2: 177 - 193.
|
|
|
|
2. |
Limpo, Teresa; Alves, Rui A. 2014. "Implicit theories of writing and their impact on students' response to a SRSD intervention", British Journal of Educational Psychology, na: n/a - n/a.
|
|
|
|
3. |
Limpo, Teresa; Alves, Rui A. 2013. "Modeling writing development: Contribution of transcription and self-regulation to Portuguese students' text generation quality.", Journal of Educational Psychology 105, 2: 401 - 413.
|
|
|
|
4. |
Limpo, Teresa; Alves, Rui A. 2013. "Teaching planning or sentence-combining strategies: Effective SRSD interventions at different levels of written composition", Contemporary Educational Psychology 38, 4: 328 - 341.
|
|
|
|
5. |
Limpo, Teresa; Alves, Rui A; Castro, São L. 2010. "Medir a empatia: Adaptação do Índice de Reactividade Interpessoal", Laboratório de Psicologia 8, 2: 171 - 184. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Limpo, Teresa; Alves, Rui A. 2014. "The role of transcription in establishing bursts of written language (invited paper)", Handwriting Today, 13: na - na. |
|
|
|
Software sem registo ou patente Software without patent or official record |
1. |
Alves, Rui A; Limpo, Teresa; Leal, José P. HandSpy,2014.
|
Produto sem registo ou patente Product without patent or official record |
1. |
Limpo, Teresa; Alves, Rui A; Castro, São L. Índice de Reatividade Interpessoal (IRI; adaptação Portuguesa),2010. Tipo de produto: Outro;Natureza do produto: Instrumento. |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Limpo, Teresa. Promoting second graders’ self-regulation and transcription skills,Research Seminar in Developmental Psychology,Oxford,2014 (Conferência ou palestra). |
2. |
Alves, Rui A; Limpo, Teresa. Handwriting intervention increases burst size in second graders,Writing Research Across Borders III,Paris,2014 (Comunicação). |
3. |
Limpo, Teresa; Alves, Rui A. Examining strategy-instruction interventions: Their effects on writing performance and the role of students’ implicit theories,14th International Conference of the EARLI SIG Writing,Amsterdam,2014 (Comunicação). |
4. |
Limpo, Teresa; Leal, José P; Alves, Rui A. HandSpy: A new web tool to study writing in real time,Research School on Writing Research,Utrecht,2014 (Poster). |
5. |
Limpo, Teresa. Avaliação da escrita a nível textual [Assessing writing at the textual level],DAAR Closing Conference “O Abecedaario da Escrita”,2014 (Conferência ou palestra). |
6. |
Limpo, Teresa; Alves, Rui A. Promoting second graders' writing self-regulation skills in tandem with transcription,18th International Conference of the Junior Researchers of EARLI,Nicosia,2014 (Comunicação). |
7. |
Fidalgo, Raquel; Valdivia, Carolyn; Alves, Rui A; Limpo, Teresa. Instruction focused on high vs. low cognitive level processes of writing for improving writing skill,Writing Research Across Borders III,Paris,2014 (Poster). |
8. |
Limpo, Teresa; Alves, Rui A. Implicit theories of writing predict response to writing instruction,Writing Research Across Borders III,Paris,2014 (Comunicação). |
9. |
Alves, Rui A; Limpo, Teresa; Carvalhais, Lénia; Castro, São L; Pereira, Luísa Á; Fidalgo, Raquel. Effects of handwriting and spelling interventions on the writing process and product of second graders,14th International Conference of the EARLI SIG Writing,Amsterdam,2014 (Comunicação). |
10. |
Valdivia, Carolyn; Fidalgo, Raquel; Alves, Rui A; Limpo, Teresa. Transcription vs. self-regulation to increase the written composition,14th International Conference of the EARLI SIG Writing,Amsterdam,2014 (Poster). |
11. |
Limpo, Teresa. Estratégias para promover a escrita [Strategies to promote writing],DAAR Closing Conference “O Abecedaario da Escrita”,2014 (Conferência ou palestra). |
12. |
Alves, Rui A; Limpo, Teresa. Indicadores temporais do progresso na produção de textos do 2º ao 7º ano de escolaridade [Online indicators of text production
development from Grade 2 to 7],VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Comunicação). |
13. |
Alves, Rui A; Limpo, Teresa; Carvalhais, Lénia; Pereira, Luísa Á; Fidalgo, Raquel. Dois programas para promover a fluência manuscrita e a ortografia no início da escolaridade [Writing programs to promote handwriting
fluency and spelling in primary grades],V Encontro Internacional de Reflexão Sobre a Escrita,Aveiro,2013 (Poster). |
14. |
Alves, Rui A; Limpo, Teresa. Bursts of written language production across schooling,20th Annual Meeting of the Society for the Scientific Study of Reading,Hong Kong,2013 (Comunicação). |
15. |
Alves, Rui A; Limpo, Teresa. Development of Portuguese students’ transcription skills and their impact on text production,15th Biennial EARLI Conference for Research on Learning and Instruction,Munich,2013 (Comunicação). |
16. |
Carvalho, Joana; Limpo, Teresa; Alves, Rui A. Intervenção na fluência manuscrita promove a expressão de cognições na composição de textos narrativos [Handwriting interventions
promote the expression of cognitions in narrative writing],XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Braga,2013 (Comunicação). |
17. |
Limpo, Teresa. Using structural equation modeling to study writing development,Speech Lab Talks,Porto,2013 (Seminário). |
18. |
Limpo, Teresa; Alves, Rui A. Planning and sentence-combining instruction: Promoting fifth and sixth graders’ writing at different textual levels,3rd EEAR-EARLI Spring School on Advanced Methods in Educational Research,Dortmund,2013 (Poster). |
19. |
Limpo, Teresa; Alves, Rui A. Promover a escrita de textos de opinião: Ensino de estratégias de planeamento vs. combinação de frases [Promoting opinion
essay writing: Teaching of planning vs. sentence-combining strategies],VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Comunicação). |
20. |
Alves, Rui A; Limpo, Teresa; Pereira, Luísa Á. A produção de textos narrativos e de opinião do 2º ao 7º ano de escolaridade [Production of narrative texts and opinion essays
from Grade 2 to 7],V Encontro Internacional de Reflexão Sobre a Escrita,Aveiro,2013 (Poster). |
21. |
Valdivia, Carolyn; Fidalgo, Raquel; Limpo, Teresa. The role of transcription and self-regulation in development of writing skills in Spanish,15th Biennial EARLI Conference for Research on Learning and Instruction,Munich,2013 (Comunicação). |
22. |
Limpo, Teresa; Alves, Rui A. Promoting planning or sentence-combining skills: Effective interventions at different textual levels,15th Biennial EARLI Conference for Research on Learning and Instruction,Munich,2013 (Comunicação). |
23. |
Limpo, Teresa. Development and promotion of transcription and self-regulation in writing,Summer Institute of the Global Education and Developmental Studies (GEDS) Transatlantic Consortium,Porto,2013 (Conferência ou palestra). |
24. |
Limpo, Teresa; Alves, Rui A. O poder das crenças dos alunos: Como as teorias implícitas da escrita afectam os efeitos duma intervenção na escrita [The
power of students’ beliefs: How implicit theories of writing impact writing instructional effects],1st International Conference of Psychology, Education, and Culture,Vila Nova de Gaia,2013 (Comunicação). |
25. |
Limpo, Teresa. Promover o planeamento de textos no 2º ciclo do ensino básico [Promoting opinion essay planning in middle grades],V Encontro Internacional de Reflexão Sobre a Escrita,Aveiro,2013 (Seminário). |
26. |
Limpo, Teresa. Promover o planeamento de textos no 2º ciclo do ensino básico [Promoting opinion essay planning in middle grades],V Encontro Internacional de Reflexão Sobre a Escrita,Aveiro,2013 (Comunicação). |
27. |
Limpo, Teresa; Alves, Rui A. A contribuição da transcrição e da autorregulação para a qualidade da geração de texto ao longo do ensino básico [The contribution
of transcription and self-regulation to text generation quality in Grades 4-9],12th Colóquio Internacional em Psicologia e Educação,Lisboa,2012 (Comunicação). |
28. |
Limpo, Teresa; Alves, Rui A. Modeling written composition in Grades 4-9: The contribution of transcription and self-regulation to text generation,13th International Conference of the EARLI SIG Writing,Porto,2012 (Comunicação). |
29. |
Alves, Rui A; Limpo, Teresa; Leal, José P; Monteiro, Carlos. HandSpy: A new web tool to study writing in real-time,13th International Conference of the EARLI SIG Writing,Porto,2012 (Seminário). |
30. |
Jesus, Ilda; Limpo, Teresa; Alves, Rui A. Effects of grade and transcription skill on children’s writing process and product,21st Annual World Congress on Learning Disabilities,Oviedo,2012 (Comunicação). |
31. |
Limpo, Teresa; Alves, Rui A. Writing as priming: Implicit processes in text production,4th International Conference Writing Research Across Borders II,Fairfax, VA,2011 (Comunicação). |
32. |
Limpo, Teresa; Alves, Rui A; Galbraith, David. Priming effects on writing fluency are moderated by empathy and self-monitoring,12th International Conference of the Special Interest Group on Writing,Heidelberg,2010 (Comunicação). |
33. |
Limpo, Teresa; Alves, Rui A. I am a writer: A program for promoting writing,3rd Meeting of Young Researchers of University of Porto,Porto,2010 (Comunicação). |
34. |
Alves, Rui A; Limpo, Teresa. Efeitos de priming na fluência de escrita: A escrita como priming,5o Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental,Braga,2010 (Poster). |
35. |
Limpo, Teresa. Eu sou escritor: Um programa para intervir na escrita de textos narrativos. ,4º Fórum Jovens Cientistas,Porto,2010 (Comunicação). |
36. |
Limpo, Teresa; Alves, Rui A; Castro, São L. Medir a empatia através do Índice de Reactividade Interpessoal. ,4o Quarto Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental,Lisboa,2009 (Poster). |
37. |
Alves, Rui A; Limpo, Teresa; Castro, São L; Branco, Marta. Priming effects on writing fluency,11th International Conference of the Special Interest Group on Writing ,Lund,2008 (Comunicação). |
38. |
Limpo, Teresa. O que há para compreender no produto de 7 x 8? ,4º Fórum Jovens Cientistas ,Porto,2008 (Comunicação). |
Curso de curta duração lecionado Taught short course |
1. |
Limpo, Teresa. Práticas eficazes no ensino da escrita [Effective practices in the teaching of writing] (2nd ed.), 2014 (Aperfeiçoamento), promovido por FPCE-UP. Duração: 30 horas. Local: FPCE-UP, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente. |
2. |
Limpo, Teresa. Estratégias para a promoção da composição escrita 2º e 3º ciclo [Effective writing strategies in Basic Education] (2nd ed.), 2013 (Aperfeiçoamento), promovido por FPCE-UP. Duração: 30 horas. Local: FPCE-UP, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente. |
3. |
Limpo, Teresa. Práticas eficazes no ensino da escrita [Effective practices in the teaching of writing] (1st ed.), 2013 (Aperfeiçoamento), promovido por FPCE-UP. Duração: 30 horas. Local: FPECE-UP, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente. |
4. |
Limpo, Teresa. Estratégias para a promoção da composição escrita 2º e 3º ciclo [Effective writing strategies in Basic Education] (1st ed.), 2012 (Aperfeiçoamento), promovido por FPCE-UP. Duração: 30 horas. Local: FPCE-UP, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente. |
Organização de evento Event organization |
1. |
Limpo, Teresa. International Pre-Conference of the Junior Researchers of EARLI,2015 (Congresso / Organização). |
2. |
Limpo, Teresa. Abecedaario da Escrita,2014 (Encontro / Organização). |
3. |
Limpo, Teresa. 13th International Conference of the EARLI SIG Writing,2012 (Congresso / Organização). |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Produção científica Scientific production |
7 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
1 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
6 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
5 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
1 |
Produção técnica Technical production |
47 |
Software sem registo ou patente Software without patent or official record |
1 |
Produtos sem registo ou patente Products without patent or official record |
1 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
45 |
Outras informações relevantes
FINANCIAL SUPPORT. 2014 - Dr Joshi Travel grant for attending a conference during 2014 awarded by the EARLI SIG Writing;
Travel grant for a one-month stay at Oxford Brookes University by the Portuguese Foundation for Science and Technology.
2013 - Travel grant for the 15th Biennial EARLI Conference awarded by EARLI. 2012 - Travel grant for a Training School
under the COST IS0703 (170412-016870); Short-Term Scientific Visit grant under the COST IS0703 (STSM-9392). 2011 - Travel
grant for a Training School under the COST IS0703 (140611-008231); Travel grant for a Training School under the under the
COST IS0703 (140911-011122); Travel grant for the Conference Writing Research Across Borders II. 2011-2014 - Doctoral
grant from the Portuguese Foundation for Science and Technology (SFRH/BD/68548/2010). 2010 - Short-Term Scientific Visit
grant under the COST IS0703 (STSM-5144); Grant for the GEDS Program (EU-FIPSE 2008-1765/ 001-001 CPT USMOBI). 2009 -
Short-Term Scientific Visit grant under the COST IS0703 (STSM-3459). 2008-2009 - Early researcher grant from the Portuguese
Foundation for Science and Technology.
|
Visualizações do curriculum [
1655
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
15-02-2016
às
03:52:44
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|