TeSP em Cozinha e Produção Alimentar

Objetivos

O curso Técnico Superior Profissional em Cozinha e Produção Alimentar visa formar profissionais que concebem, organizam e executam as atividades de preparação e confeção alimentar, acompanhando as tendências de evolução e criatividade ao nível da cozinha e da gastronomia, e respeitando os princípios da sazonalidade, nutrição e higiene alimentar.

Atividades principais

  • Participar na organização da cozinha;
  • Preparar, confecionar e empratar os diversos tipos de pratos que integram as ementas e cartas, bem como bolos, sobremesas e executar decorações em peças de doçaria;
  • Pesquisar informações sobre novos hábitos alimentares, tendências culinárias e gastronómicas, novas tecnologias e processos de confeção e conservação de alimentos;
  • Promover a elaboração de ementas, iguarias, bolos e sobremesas equilibrados do ponto de vista nutricional;
  • Cumprir com os procedimentos de arrumação, limpeza e higiene das instalações, equipamentos e utensílios de trabalho, bem como com a sua apresentação pessoal;
  • Assegurar o processo de confeção e expedição dos produtos, as normas de conservação, higiene e segurança alimentar;
  • Utilizar ferramentas informáticas para a elaboração de relatórios, fichas técnicas de cozinha e gestão de stocks, incluindo a conferência, registo e controlo de qualidade das entradas e saídas de produtos;
  • Preparar, confecionar e empratar iguarias e sobremesas com base em principios de design culinário, utilização de produtos sazonais, criatividade e inovação;
  • Proceder à elaboração e análise de orçamentos, fichas técnicas e controlo de food cost, bem como a correção de desvios.

Plano curricular

CódigoUnidade Curricular Período ECTS Duração
1Tecnologias de Informação e ComunicaçãoSemestral560 horas
Língua InglesaSemestral660 horas
Higiene AlimentarSemestral560 horas
Fundamentos da Ciência dos AlimentosSemestral445 horas
Principios de Organização e GestãoSemestral445 horas
Técnicas de Cozinha Semestral660 horas
Métodos Quantitativos AplicadosSemestral445 horas
NutriçãoSemestral660 horas
Conservação e Tecnologia de AlimentosSemestral560 horas
Gestão de Alimentos e BebidasSemestral560 horas
Cozinha Sazonal e CriativaSemestral445 horas
Cozinha PortuguesaSemestral660 horas
CódigoUnidade Curricular Período ECTS Duração
EnogastronomiaSemestral660 horas
Segurança AlimentarSemestral445 horas
PastelariaSemestral560 horas
Design Aplicado à CulináriaSemestral445 horas
Projecto de Inovação CulináriaSemestral560 horas
Cozinha InternacionalSemestral660 horas
EstágioSemestral30640 horas

Prosseguimento de estudos

ACESSO E INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR
O acesso e ingresso no Ensino Superior para os titulares de um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) é
regulado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014. Os titulares de um CTeSP podem concorrer a um ciclo de estudos de licenciatura pela via dos Concursos Especiais de Acesso ao Ensino Superior.

Prova de ingresso
A realização da candidatura a um ciclo de estudos de licenciatura está condicionada à aprovação numa
prova de ingresso específica que visa avaliar a capacidade para a frequência do ciclo de estudos em que o estudante pretende ingressar.

Os estudantes que venham a realizar as provas para acesso aos ciclo de estudos de licenciatura do Instituto Politécnico de Leiria serão objeto de acompanhamento e preparação específica no decorrer da lecionação do CTeSP.

Dispensa da prova de ingresso
Os titulares de um CTeSP podem ser dispensados da realização da prova de ingresso específica quando, nos casos devidamente regulamentados, o estudante tenha obtido aprovação em unidades de formação do plano de estudos do CTeSP cujos conteúdos programáticos sejam equivalentes aos que são avaliados na prova de ingresso para determinado ciclo de estudos.

Para o CTeSP em Cozinha e Produção Alimentar, podem ser dispensados da realização da prova de ingresso específica os candidatos às licenciaturas em:

  • Restauração e Catering
  • Gestão Turística e Hoteleira
  • Tecnologia e Segurança Alimentar

Condições de acesso

  1. Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
  2. Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional;
  3. Estudantes que, tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º anos de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente, e não tendo concluído o curso de ensino secundário, sejam considerados aptos através de prova de avaliação de capacidade a realizar pela instituição de ensino superior; (1)
  4. Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março.

 (1) Para efeitos de admissão, apenas serão consideradas válidas as candidaturas de candidatos cujas unidades curriculares (ou módulos) em atraso sejam exclusivamente do 12.º ano (ou do 3.º ano no caso das formações profissionais ou tecnológicas). No caso das unidades curriculares bianuais ou trianuais, a classificação parcial do 10.º e do 11.º ano (ou do 1.º e do 2.º ano no caso das formações profissionais ou tecnológicas) deverá ser obrigatoriamente positiva (igual ou superior a 10 valores).

Mais informações

Para obter mais informações sobre os TeSP e a oferta formativa do Politécnico de Leiria contacte-nos pelo e-mail ctesp@ipleiria.pt.