Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa

Fundamentos Filosóficos da Física Quântica 

 

Prémio Santilli-Galilei atribuído a José Croca 

Prémio FIR 2008 atribuído a José Croca (word)

José Nunes Ramalho Croca foi galardoado com o Prémio Federação Internacional Racionalista pelo seu trabalho na promoção da RAZÃO

16 de Abril de 2008, 18.30, Palácio das Galveias (Palavras proferidas na solenidade Prémio FIR 2008)
 

Objectivos Resumo Equipa Actividades Bibliografia


Objectivos (Cartaz)

Este projecto direcciona-se para o estudo dos fundamentos filosóficos da mecânica quântica e da matemática e para a análise conceptual de propostas assentes em posições filosóficas diferentes. Em particular, o projecto destina-se a estudar e clarificar a relação profunda entre a filosofia e a física quântica e a analisar os conceitos de hipótese, problema e métodos demonstrativos na matemática.
 

Resumo

A Mecânica Quântica é uma das teorias científicas de maior sucesso de toda a história da ciência. A sua exactidão inigualável, capacidade preditiva, coerência formal e ausência de anomalias experimentais, revestem esta teoria de uma couraça aparentemente indestrutível. Como afirmam os seus postulados, a física quântica parece ser o limite do conhecimento humano. É um facto que, dada a notável capacidade explicativa da sua estrutura essencialmente matemática, a teoria tem vingado. Porém, a interpretação actual da física quântica assenta em pressupostos filosóficos e mesmo matemáticos que dificilmente são aceitáveis: papel ontológico da análise de Fourier, perda da causalidade, papel da subjectivade e da consciência do observador, entre outras. Embora estas dificuldades epistemológicas tenham sido quase ignoradas pela comunidade científica, vários autores, ao longo dos anos, têm continuado a trabalhar no sentido de analisar os fundamentos filosóficos em que a teoria assenta e a sua possível reformulação. Estes trabalhos adquiriram uma importância renovada em virtude dos recentes desenvolvimentos da análise de onduletas e da descoberta de violações experimentais das relações de Heisenberg. Neste projecto pretende-se, não só reflectir aprofundadamente sobre os fundamentos filosóficos que sustentam a física quântica segundo a interpretação de Copenhaga, mas, principalmente, analisar, clarificar, axiomatizar e desenvolver uma estrutura filosófica e formal para a física quântica local, causal e não linear que agora emerge. Dada a forte abstracção matemática intrínseca às teoria quânticas, o projecto tem também como tarefa estudar os conceitos de problema e de raciocínio em matemática, especialmente segundo as reflexões de Pierce e Polya.
 

Equipa

Membros

Consultores

Colaboradores

Bibliografia