CNAI Porto

Veja aqui as Instituições e Gabinetes de Apoio presentes no CNAI do Porto

Instituições

A ACT está presente no CNAI desde a sua abertura. A instituição recebe, atualmente, as comunicações de contratos celebrados com trabalhadores estrangeiros no âmbito da Lei do Trabalho.
A extensão da CRC (Conservatória dos Registos Centrais), na dependência do Ministério da Justiça, está representada no CNAI de Lisboa, desde Dezembro de 2006, e no CNAI do Porto, desde Dezembro de 2007.
Este Gabinete recebe os pedidos de nacionalidade que, ao abrigo da Lei nº 37/81, de 3 de Outubro, alterada e republicada pela Lei Orgânica nº 2/2006, de 17 de Abril, podem ser formulados.
O posto de atendimento do SEF, presente no CNAI do Porto, dá seguimento a:  
  • Instrução de pedidos de Reagrupamento Familiar quando os familiares se encontram fora do território nacional (art. 98.º n.º 1 da Lei 23/2007);
  • Concessão e Renovação de Cartões de Residência de Cidadãos da União Europeia e seus familiares (art. 15.º, 16.º e 17.º da Lei 37/2006)";
O ISS (Instituto de Segurança Social, IP), Centro Distrital do Porto, está representado no CNAI com vista a proporcionar um atendimento personalizado e eficaz ao imigrante.
Neste serviço, o imigrante pode tratar de assuntos vários:
  • Declaração de situação contributiva regularizada para efeito de atribuição/renovação de título de residência, nacionalidade ou reagrupamento familiar.
  • Declaração de Isenção de Contribuições - Trabalhador Independente.
  • Emissão de extrato de remuneração mensal e anual.
  • Inscrições de trabalhadores do serviço doméstico, independentes e regime geral.
  • Reclamação de beneficiário por períodos contributivos em falta.
  • Prestações Familiares, nomeadamente Abono de Família e Pré - Natal entre outros.
  • Doença e Maternidade.
  • Desemprego.
  • Rendimento Social de Inserção.
  • Proteção Jurídica.
  • Pagamentos de prestações sociais por transferência bancária mediante apresentação de declaração de Instituição Bancária c/ nome e NIB do interessado.
  • Alteração de morada mediante apresentação de comprovativo - Atestado Junta Freguesia ou recibos de renda/luz/água c/ nome do interessado.

Gabinetes de Apoio

O GAE,  enquadrado nas competências de acolhimento e integração de cidadãos imigrantes, procura contribuir para a diminuição de barreiras e facilitar a igualdade de oportunidades no acesso ao mercado de trabalho, através do GENAE (Gabinete do Emprego e do Núcleo de Apoio ao Empreendedorismo).
Este serviço do CNAI destina-se a cidadãos imigrantes que se encontram à procura de emprego ou estágio pelo que, dispõe de uma base de dados com ofertas de emprego, as quais resultam do contacto direto das entidades empregadoras/recrutadoras com o GAE e da pesquisa em vários órgãos de comunicação e divulgação.
O NAE (Núcleo de Apoio ao Empreendedorismo) é um serviço que acompanha as iniciativas empresariais, através da informação relativa a vários pontos cruciais na constituição de empresas, pretendendo ser também um incentivo à criação de autoemprego por parte dos cidadãos imigrante, tendo em vista sua realização profissional.
 
O GAS  iniciou funções no CNAI com o objetivo de prestar apoio aos cidadãos imigrantes que, por motivos de ordem diversa, se encontram numa situação socioeconómica mais vulnerável, procurando dar uma resposta adequada, mediante a situação apresentada em atendimento.
O GAS colabora ainda com a OIM (Organização Internacional para as Migrações), no âmbito do PRV (Programa de Retorno Voluntário) – destinado a apoiar o regresso de cidadãos estrangeiros aos seus países de origem (ou Estados Terceiros de acolhimento dispostos a recebê-los).
 

Dada a importância do Reagrupamento Familiar, enquanto direito reconhecido ao cidadão imigrante, de viver em família e fator de equilíbrio e inclusão, foi criado o Gabinete de Apoio ao Reagrupamento Familiar.

O trabalho do GARF é exercido no âmbito da informação, acompanhamento e desbloqueamento de processos de cidadãos que pretendem reagrupar a sua família, dentro e fora do país.

 

O Gabinete de Apoio Jurídico ao Imigrante presta apoio jurídico gratuito a todos os imigrantes que a ele se dirigem, atuando também como um serviço de informação, aconselhamento, encaminhamento e mediação em áreas tão diversificadas como a Imigração, Nacionalidade, Trabalho, Segurança Social, Menores, Acesso ao Direito e aos Tribunais, entre outras.
O GAJI não intervém, contudo, em situações que requeiram a intervenção do Tribunal ou que já estejam a ser resolvidas em Tribunal.


Contactos Contactos

Contactos e Localização

Linha SOS Imigrante
808 257 257 (a partir da rede fixa)
21 810 61 91 (a partir de rede móvel e para quem efetua a ligação do Estrangeiro)


CNAI Porto
Rua do Pinheiro, 9
4050-484 Porto
Tel: 22 207 38 10
Fax: 22 207 38 17

Endereço eletrónico: informacoes@cnai.acidi.gov.pt
 

Horários
De 2ª a 6ª das 8h30 às 16h30
Sábados das 09:00h às 13:00h
Nota: Devido ao número de utentes do Centro pode haver limitações de senhas para determinados serviços.

 Transportes:
Metro: Estação “Trindade"

Web Form Web Form

Olá, em que posso ajudar?

Deixe um email com a sua questão ou contacte 808 257 257 / (+351) 218 106 191, das 9:00h às 19:00h, de segunda a sexta.

Это обязательное поле.
Это обязательное поле.
Это обязательное поле.

migrant-support-line

the-line-is-open-monday-to-fridayknow-more

Работает на Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.