Inês de Jesus Gaspar Cardoso Araújo
                   | 
                
               
                   | 
                  
                        												Data da última atualização
                        												»Last update
                        												:
                        												29/09/2014 | 
                
              
            
 Dados pessoais (Personal data)  
            
               
                  
                     Nome completo
                        						 Full name | 
                     Inês de Jesus Gaspar Cardoso Araújo | 
                   
                  
                     Nome em citações bibliográficas
                        							 Quoting name | 
                     Araújo, Inês Cardoso | 
                   
                  
                     Categoria profissional
                        					 Position | 
                     Assistente de Investigação | 
                   
                  
                     Domínio científico de atuação
                        						 Scientific domain | 
                     Ciências Sociais-Ciências da Educação.
  | 
                   
                
               
                  
                     Endereço profissional
                        						 Professional address | 
                     Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação Rua do Colégio Novo 3001-802 Coimbra Portugal Correio electrónico: inesaraujo@fpce.uc.pt | 
                   
                
               
                  
                     Sexo
                        							 Gender | 
                     Feminino»Female | 
                   
                 
 
                  			Graus Académicos
                  			 (Academic Degrees) 
            
               
                  
                     | 2009-2010 | 
                     Mestrado Master degree | 
                   
                  
                     Mestrado em Ciências da Educação
                        							(1 anos » years)
                        						.
                        					 Universidade de Coimbra,
                        			Portugal.
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 1998-2003 | 
                     Licenciatura Licentiate degree | 
                   
                  
                     Licenciatura em Ciências da Educação
                        							(5 anos » years)
                        						.
                        					 Universidade de Coimbra,
                        			Portugal.
                      | 
                   
                 
 Formação complementar ( studies) 
            
               
                  
                     | 2013-2013 | 
                     Outros Others | 
                   
                  
                     Metodologia Quantitativa de Investigação Científica. Universidade de Coimbra,
                        			Portugal.
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 2013 | 
                     Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation | 
                   
                  
                     Estudos Pós-graduados em Pedagogia do e-Learning.
                        						 Universidade Aberta,
                        			Portugal.
                        					
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 2004 | 
                     Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation | 
                   
                  
                     Pós-graduação em Técnicas e Contextos para e-Learning.
                        						 Universidade de Coimbra,
                        			Portugal.
                        					
                      | 
                   
                 
 Vínculos profissionais
                  				 (Professional Positions) 
            
               
               
                  
                     | Abr/2013-Actual | 
                     Assistente de Investigação | 
                   
                
               
                  
                     | Instituto Tecnológico e Profissional da Figueira da Foz | 
                   
                
               
                  
                     | Set/2008-Mar/2013 | 
                     Técnico Superior 1ª Classe | 
                   
                
               
                  
                     | CNO da Cruz Vermelha Portuguesa  Delegação da Figueira da Foz | 
                   
                
               
                  
                     | Fev/2012-Dez/2012 | 
                     Técnico Superior 1ª Classe | 
                   
                
               
               
                  
                     | Set/2008-Dez/2010 | 
                      Outra Situação | 
                   
                
               
               
                  
                     | Set/2008-Fev/2009 | 
                      Outra Situação | 
                   
                
               
               
                  
                     | Fev/2006-Mar/2008 | 
                      Outra Situação | 
                   
                
               
               
                  
                     | Jan/2004-Out/2007 | 
                     Técnico Superior 2ª Classe | 
                   
                 
 Línguas (Languages) 
            
               
                  
                     Compreende Understandig | 
                     Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Pouco). | 
                   
                  
                     Fala Speaking | 
                     Inglês (Bem). | 
                   
                  
                     Lê Reading | 
                     Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Pouco). | 
                   
                  
                     Escreve Writing | 
                     Inglês (Pouco). | 
                   
                 
 Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours) 
            
               
                  
                     | 2013 | 
                     Best Paper,
                        					Conferência da Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos 2013.
                      | 
                   
                 
 
                  											Produção científica, técnica e artística/cultural
                  											 (Scientific, technical and artistical/cultural
                     													production) 
            
               
                  
                     Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing | 
                   
                
               
                  
                     | 1. | 
                     Carvalho, Ana A; Zagalo, Nelson; Araújo, Inês C.  2014. "Knowing Students' Mobile Game Preferences to Improve Teaching", Trabalho apresentado em ECER 2014 "The Past, the Present and Future of Educational Research in Europe", In ECER 2014 "The Past, the Present and Future of Educational Research in Europe", Porto. This paper presents data from the first phase of a research project called "From games to mobile-learning interactive activities"
                           (PTDC/CPE-CED/118337/2010). This research intends to contribute to create interactive learning activities based on students
                           mobile game preferences, using their own mobile devices.
   | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 2. | 
                      Carvalho, Ana A; Araújo, Inês C; Zagalo, Nelson; Gomes, Tiago; Barros, Cândida; Cruz, Sónia; Moura, Adelina.  2014. "Os jogos mais jogados pelos alunos do Ensino Básico ao Ensino Superior", Trabalho apresentado em 2º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, In Atas do 2º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, Coimbra. Este texto apresenta dados de um projeto em curso sobre os jogos que os alunos portugueses  mais  jogam,  sobretudo  em  dispositivos
                           móveis.  Para  o  efeito  foi  concebido  um questionário que, depois de validado, foi disponibilizado online. Foi realizado
                           um survey a nível nacional, que abarcou alunos do 5º Ano do Ensino Básico ao Mestrado. Embora 3214 estudantes tivessem respondido,
                           2303 é que constituíram a amostra por serem jogadores, sendo 81% do género masculino e 63% do género feminino. Os jogadores
                           distribuem-se pelo 2º CEB (n=508), 3º CEB (n=555), Ensino Secundário (n=614) e Ensino Superior (n=626), sendo 1273 (55%) do
                           género masculino e 1030 (45%) do género feminino. Nos dados obtidos identificam-se diferenças por nível de ensino e por género.
                           .
   | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 3. | 
                      Carvalho, Ana A; Araujo, Ines C.  2014. "Digital games played by Portuguese students: Gender differences", Trabalho apresentado em 2014 9th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), In 2014 9th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), Barcelona, Spain.
   | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 4. | 
                      Araújo, Inês C; Carvalho, Ana A.  2014. "Gamificação: uma oportunidade para envolver alunos na aprendizagem", Trabalho apresentado em 2.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, In Atas do 2.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, Coimbra.
   | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 5. | 
                      Carvalho, Ana A; Araújo, Inês C.  2013. "Dispositivos móveis mais utilizados por alunos do 3º CEB para jogar", Trabalho apresentado em Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE13), In Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE13), Viseu. Os  dispositivos  móveis  são  cada  vez  mais  utilizados  pela população  em  geral, são leves  e  pequenos  o  que permite
                           o  seu transporte  para  qualquer  lugar.  Além  disso,  com  o  acesso  à Internet estamos  sempre  conectados, tendo  o
                           mundo nas nossas mãos 24h por dia. Aliar  as  potencialidades  do  Mobile  Learning  (aprender  a qualquer  hora  e  em  qualquer
                           lugar)  ao  fascínio  que  os  jogos digitais  criam  nos  jovens  é  um  dos  objetivos  do  projeto  “Dos Jogos às Atividades
                           Interativas para Mobile-Learning¿?. Neste texto são apresentados os primeiros dados recolhidos junto de  alunos  do  3º  ciclo
                           sobre  os  jogos  que  mais  jogam  em dispositivos móveis e que dispositivos usam para esse efeito.  .
   | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 6. | 
                      Carvalho, Ana A; Araujo, Ines C.  2013. "Hábitos de Jogo em Dispositivos  Móveis pelos Jovens Portugueses", Trabalho apresentado em Videojogos 2013, In Videojogos2013 – Conferência de Ciências e Artes dos VideoJogos, Coimbra. Os  dispositivos  móveis  são  cada  vez  mais  utilizados  pela população  em  geral, são leves  e  pequenos  o  que permite
                           o  seu transporte  para  qualquer  lugar.  Além  disso,  com  o  acesso  à Internet estamos  sempre  conectados, tendo  o
                           mundo nas nossas mãos 24h por dia. Aliar  as  potencialidades  do  Mobile  Learning  (aprender  a qualquer  hora  e  em  qualquer
                           lugar)  ao  fascínio  que  os  jogos digitais  criam  nos  jovens  é  um  dos  objetivos  do  projeto  “Dos Jogos às Atividades
                           Interativas para Mobile-Learning¿?. Neste texto são apresentados os primeiros dados recolhidos junto de  alunos  do  3º  ciclo
                           sobre  os  jogos  que  mais  jogam  em dispositivos móveis e que dispositivos usam para esse efeito.  .
   | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 7. | 
                     Araújo, Inês C.  2005. "Roamer in Portugal", Trabalho apresentado em EuroLogo 2005, In Procedings of the Tenth European Logo Conference EUROLOGO2005: Digital Tools for Lifelong Learning, Varsóvia. For a long time, many schools in Portugal have begun using Roamer Robot in their classroom activities. Roamer is an autonomous
                           robot that can be used by a group of children in their activities. Using this ICT tool, it is possible to develop many of
                           the essential skills presented in the scholar curriculum. Mathematics is the subject that this ICT can help the most, but
                           skills from all curriculum areas can be put together in the same activity. For all this, Roamer Robot is a flexible tool and
                           can cross all curriculum areas. In Portugal, this is the only ICT used in classrooms having specific characteristics; the
                           other ICT’s always depend on having a computer where they can be played. As well as CNOTINFOR represents the Roamer Robot,
                           its team has been training and supporting projects that involve the use of this robot in schools in a very innovative way.
                           In this paper, we intend to show examples of what has been done with Roamer Robot in Portugal and what people from the educational
                           community think about it. .
   | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 8. | 
                     Correia, Secundino; Correia, Patrícia; Araújo, Inês C; Correia, Tiago.  2005. "Seeds for introducing Creative Writing into  learning sets – Case studies at Portugal", Trabalho apresentado em EuroLogo 2005, In Procedings of the Tenth European Logo Conference EUROLOGO2005: Digital Tools for Lifelong Learning, Varsóvia. On this paper we will present how we have set up experiments with children from 6 to 14 using the “Creative Writing Co-Laboratory¿?.
                           The set of activities proposed intended to motivate the children to write in a creative and collaborative way. Creative Writing
                           co-laboratory is the main output of Portuguese partner to European CoLabs Project. This microworld has been translated to
                           Portuguese, English, Hungarian and Slovak. Creative Writing was developed on a process of co-design with children, teachers,
                           trainees, educational researchers, designers and programmers. .
   | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 9. | 
                     Araújo, Inês C; Correia, Secundino.  2005. "Sementes para a inserção do co-laboratório Escrita Criativa nas salas de aula – estudos de caso em Portugal", Trabalho apresentado em CHALLENGES 2005, In IV Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Braga.
   | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 10. | 
                     Araújo, Inês C; Pessoa, Teresa; Correia, Secundino.  2003. "Já Está – Avaliação de uma ferramenta educativa", Trabalho apresentado em Challenges 2003 5º SIIE, In Actas Challenges 2003 5º SIIE, Braga. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 11. | 
                     Araújo, Inês C; Pessoa, Teresa; Correia, Secundino.  2003. "A Learning Environment, Pedagogical Evaluation – Early Essentials", Trabalho apresentado em EuroLogo 2003, In Proceedings Eurologo’2003 International Conference, Porto. This paper presents a description of a project of evaluation of educational software in school.
   | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     Textos em jornais ou revistas Texts in newspapers or magazines | 
                   
                
               
                  
                     | 1. | 
                     Correia, Secundino; Araújo, Inês C; Correia, Patrícia.  01 jun. 2005. "Educação à Distância – Contextos e Perspetivas" Cadernos de estudo, 7 - 19. Este texto é uma reflexão motivada a partir da prática de utilização da plataforma TelEduc, cuja versão em Português Europeu
                           tem vindo a ser desenvolvida desde 2002, no âmbito de um protocolo de colaboração entre a CNOTINFOR, a Escola Superior de
                           Educação de Paula Frassinetti e o Núcleo de Informática Educativa da Universidade de Campinas. O TelEduc é uma plataforma
                           Open Source que corre em ambientes servidores Apache Linux ou Windows, utilizando bases de dados mysql e código em html, php
                           e perl.
   | 
                   
                
                  
                     Apresentação oral de trabalho Oral work presentation | 
                   
                
               
                  
                     | 1. | 
                     Araújo, Inês C; Carvalho, Ana A. Gamificação: uma oportunidade para envolver alunos na aprendizagem,2.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning,Coimbra,2014 (Comunicação). O presente artigo aborda o conceito de gamificação que ganha adeptos diariamente. São apresentados exemplos e contextos de
                           aplicação da gamificação.Realiza-se  uma  reflexão  de  como  esta  é  ou  poderá  ser  aplicada  em  contextos educativos.
                           Uma  das  conclusões  a  reter  é  que  a  gamificação  tende  a  aumentar  a  sua aplicabilidade em diferentes áreas.
   | 
                   
                
               
                  
                     | 2. | 
                     Carvalho, Ana A; Araújo, Inês C. Hábitos de Jogo em Dispositivos Móveis pelos Jovens Portugueses,Videojogos2013 – Conferência de Ciências e Artes dos VideoJogos,Coimbra,2013 (Comunicação).
   | 
                   
                
               
                  
                     | 3. | 
                     Carvalho, Ana A; Araújo, Inês C. Dispositivos móveis mais utilizados por alunos do 3º CEB para jogar,Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE13),Viseu,2013 (Comunicação).
   | 
                   
                
               
                  
                     | 4. | 
                     Araújo, Inês C. Roamer in Portugal,EuroLogo 2005,Varsóvia,2005 (Comunicação).
   | 
                   
                
               
                  
                     | 5. | 
                     Araújo, Inês C; Correia, Secundino. Sementes para a inserção do co-laboratório Escrita Criativa nas salas de aula – estudos de caso em Portugal,Challenges 2005,Braga,2005 (Comunicação).
   | 
                   
                
               
                  
                     | 6. | 
                     Pessoa, Teresa; Araújo, Inês C; Neto, Joana. Narrativas Digitais – Textos e Contextos para a sua utilização em educação,Actas Challenges 2003 5º SIIE,Braga,2003 (Poster). | 
                   
                
               
                  
                     | 7. | 
                     Araújo, Inês C; Pessoa, Teresa; Correia, Secundino. Já Está – Avaliação de uma ferramenta educativa,Actas Challenges 2003 5º SIIE,Braga,2003 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 8. | 
                     Araújo, Inês C; Pessoa, Teresa; Correia, Secundino.  A Learning Environment Pedagogical Evaluation – Early Essentials,EuroLogo 2003,Porto,2003 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico Didactic and pedagogic material development | 
                   
                
               
                  
                     | 1.  | 
                     Araújo, Inês C; Andrade, Manuela; Correia, Patrícia; Correia, Secundino; Pinto, Teresa. Laboratório de Robótica para o Desenvolvimento de Competências em contexto de formação,2006.  | 
                   
                 
 Dados Complementares (Additional data) 
            
               
                  
                     Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation | 
                   
                
               
                  
                     | 1. | 
                     Oliveira, Albertina; Simões, António; Araújo, Inês Cardoso. Participação no júri de Magda de Oliveira Julião. Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação – Área de Educação e Formação de Adultos, 2009.  Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade de Coimbra. | 
                   
                
               
                  
                     | 2. | 
                     Oliveira, Albertina; Simões, António; Araújo, Inês Cardoso. Participação no júri de Ana Filipa dos Santos Campos. Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação   Área de Educação e Formação de Adultos, 2009.  Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade de Coimbra. | 
                   
                
                  
                     Participação em eventos Event participation | 
                   
                
               
                  
                     Participação como Relator Participation as Commentator | 
                   
                
               
                  
                     | 1. | 
                     Great Lisbon International Conference, 2013 (Conferência).  Nome do evento: Great Lisbon International Conference; Nome da Instituição: APG; Cidade do evento: Lisboa / ISCTE. | 
                   
                
               
                  
                     Outro tipo de participação Other kind of participation | 
                   
                
               
                  
                     | 1. | 
                     2º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, 2014 (Encontro).  Nome do evento: 2º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning; Nome da Instituição: CIEd; Cidade do evento: Coimbra / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC. | 
                   
                 
 
 
 
                  											Indicadores de produção
                  											 (Production indicators) 
            
               
                  
                     
                           															Produção científica
                           															 Scientific production | 
                   
                  
                     
                           															Produção técnica
                           															 Technical production | 
                   
                  
                     
                           															Dados complementares
                           															  data | 
                    
                  
                  
                     
                        Produção científica Scientific production | 
                        12 | 
                      
                    
                  
                     
                        Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings | 
                        11 | 
                      
                   
                  
                     
                        Com arbitragem científica With scientific refereeing | 
                        11 | 
                      
                   
                  
                     
                        Textos em jornais ou revistas Texts in journals or magazines | 
                        1 | 
                      
                   
                   
                  
                  
                     
                        Produção técnica Technical production | 
                        9 | 
                      
                    
                  
                     
                        Outros tipos de produção técnica Other technical production | 
                        9 | 
                      
                    
                  
                  
                     
                        Dados complementares  (Additional data) | 
                        4 | 
                      
                    
                  
                     
                        Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation | 
                        2 | 
                      
                   
                  
                     
                        Participação em Eventos Event participation | 
                        2 | 
                      
                   
                 
            
               
                  | 
                     												Visualizações do curriculum [
                     												234
                     												]
                     											
                   | 
                
             
            
            
               
                  | Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
                     											em
                     											18-02-2016
                     											às
                     											14:22:48
                   | 
                
               
                  | Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team | 
                
             
          |