Licenciatura em Marketing

Objetivos

O ciclo de estudos visa preparar profissionais com formação pluridisciplinar e especializada para o exercício de atividades nas áreas do marketing. As competências gerais que os estudantes devem desenvolver durante o curso passam por: identificar, definir e explicar conceitos específicos na área do Marketing; delimitar e resolver problemas, aplicando os conceitos e teorias em ambientes e situações reais; analisar e distinguir diferentes contextos organizacionais; recolher, selecionar, sintetizar e comunicar informação de modo profissional; aprender de modo autónomo ao longo da vida. As UC que compõem o plano de estudos visam dotar os estudantes das seguintes aptidões e conhecimentos específicos:

  • Formar profissionais capazes de analisar e conhecer os mercados, de compreender o comportamento do consumidor e de determinar oportunidades de negócio;
  • Desenvolver estudos de mercado, segmentar o mercado, gerar e disseminar informação de mercado e responder ao mercado aproveitando as oportunidades ou criando-as apostando na inovação;
  • Planear e executar a conceção, preço, comunicação e distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam objetivos individuais e organizacionais;
  • Assegurar a coerência entre as estratégias de marketing e a estratégia de negócio;
  • Gerir a carteira de clientes, personalizando os relacionamentos e identificando as fontes de valor com a finalidade de fidelizar os clientes mais valiosos para a empresa;
  • Conduzir processos de negociação em diferentes contextos culturais e gerir situações de conflito;
  • Gerir a força de vendas e equipas de trabalho;
  • Gerir a logística e a cadeia de abastecimentos;
  • Desenvolver o merchandising e ações de promoções de vendas;
  • Formar profissionais capazes de aplicar o marketing no sector da indústria, dos serviços, da distribuição e do sector público e social;
  • Gerir as marcas, as categorias e o sortido em geral;
  • Desenvolver estratégias de comunicação, usando a publicidade, as relações públicas, o patrocínio, entre outras formas de comunicação;
  • Conhecer e explorar o potencial do web marketing e do comércio eletrónico.

Direito, Ciências Sociais e Serviços


Saídas profissionais

  • Diretor geral/administrador;
  • Diretor comercial;
  • Diretor de marketing;
  • Diretor de comunicação;
  • Diretor de vendas;
  • Diretor de marketing direto;
  • Gestor de produto;
  • Gestor de marcas;
  • Gestor de cliente;
  • Gestor de loja;
  • Gestor de bases de dados;
  • Gestor de logística e Distribuição;
  • Consultor de marketing;
  • Relações Públicas;
  • Analista de mercado;
  • Técnico de merchandising;
  • Técnico de publicidade;
  • Técnico comercial;
  • Promotor de vendas;
  • Docente nas áreas de marketing.

Plano curricular

CódigoUnidade Curricular Período ECTS Duração
9205201Marketing Estratégico S161º Ano
9205202Métodos QuantitativosS161º Ano
9205203Introdução à GestãoS151º Ano
9205204Tecnologias de Informação em MarketingS151º Ano
9205205Contabilidade FinanceiraS161º Ano
9205206InglêsS121º Ano
9205207Comportamento do ConsumidorS261º Ano
9205208Contabilidade de GestãoS261º Ano
9205209Marketing OperacionalS261º Ano
9205210Fundamentos de EconomiaS251º Ano
9205211Estatística Aplicada ao MarketingS261º Ano
9205212 Modelos e Técnicas de ComunicaçãoS211º Ano
CódigoUnidade Curricular Período ECTS Duração
9205213Distribuição e MerchandisingS152º Ano
9205214Gestão e Negociação ComercialS152º Ano
9205215Estudos de MercadoS162º Ano
9205216Gestão de Recursos HumanosS162º Ano
9205217Logística e Gestão da Cadeia de AbastecimentoS152º Ano
9205218Database MarketingS132º Ano
9205219Marketing InternacionalS262º Ano
9205220Produção de ConteúdosS252º Ano
9205221Comunicação em MarketingS262º Ano
9205222Direito Aplicado ao MarketingS262º Ano
9205223Finanças EmpresariaisS262º Ano
9205224Seminário de MarketingS212º Ano
CódigoUnidade Curricular Período ECTS Duração
9205225Estratégia EmpresarialS163º Ano
9205226Marketing DigitalS163º Ano
9205227Gestão de MarcasS163º Ano
9205228Comunicação Visual e Design GráficoS153º Ano
Opção IS153º Ano
9205230Inovação e EmpreendedorismoS123º Ano
Opção IIS2153º Ano
9205232Design e Marketing de Novos ProdutosS253º Ano
9205233Marketing RelacionalS253º Ano
9205234Marketing de ServiçosS253º Ano

Condições de acesso

Provas de ingresso
Uma das seguintes provas:
(04) Economia
(17) Matemática Aplicada às Ciências Sociais
(16) Matemática

Deliberação nº 223_2015-Provas de Ingresso_2015-2016
Estabelece a correspondência entre os exames nacionais do ensino secundário e as provas de ingresso na candidatura de 2015-2016.


Preferência regional

Área de influência: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém.
Vagas: 30%

Outros acessos preferenciais

Vagas: 10%