Ana Sucena Santos
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
17/09/2014 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Ana Sucena Santos |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Santos, Ana Sucena |
Categoria profissional
Position |
Professor Adjunto |
Endereço profissional
Professional address |
Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto Rua Valente Perfeito, 322 4400--330 Vila Nova de Gaia Portugal Telefone: (+351)222061001 Correio electrónico: asucena@estsp.ipp.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2005 |
Doutoramento Phd |
Doutoramento em Psicologia
(5 anos » years)
.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
1994-1999 |
Licenciatura Licentiate degree |
Psicologia
(5 anos » years)
.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2011 |
Curso de curta duração Short course |
Acordo Ortográfico: Principais Alterações e Ferramentas de Aplicação.
Instituto Politécnico do Porto,
Portugal.
|
2006 |
Curso de curta duração Short course |
Problem Based Learning.
Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto,
Portugal.
|
2003-2004 |
Outros Others |
Desenvolveu trabalho de dout. no Laboratório de Psicologia Experimental. Universite Libre de Bruxelles,
Bélgica.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Instituto Politécnico do Porto |
Mai/2010-Actual |
Professor Adjunto |
Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto |
Out/1999-Actual |
Professor Adjunto |
Universidade Católica Portuguesa |
Set/2005-Jul/2008 |
Professor Auxiliar |
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto |
Nov/1999-Dez/2000 |
Professor Adjunto |
Centro de Emprego de Matosinhos |
Abr/2000-Jul/2000 |
Professor Adjunto |
Centro de Emprego do Porto Oriental |
Abr/2000-Mai/2000 |
Professor Adjunto |
Oficina de Trabalho de Gondomar |
Set/1999-Dez/1999 |
Professor Adjunto |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia do Desenvolvimento (Cursos de Audiologia e Terapia da Fala): aulas teóricas e teórico-práticas(Docente)
- Psicologia (Curso de Neurofisiologia): aulas teóricas e teórico-práticas(Docente)
- Psicopedagogia (Curso de Terapia da Fala): aulas teóricas e teórico-práticas(Docente)
- Processo de TO em Crianças (PBL)(Docente)
- Processo de TO em Crianças e Jovens (PBL)(Docente)
- Processo de TO em Adultos I (PBL)(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia: leccionação de aulas teóricas e teórico-práticas(Regente)
- Psicopedagogia: leccionação de aulas teóricas.(Regente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Seminário Dinâmica de Grupos: aulas teórico-práticas (Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Seminários em Cardiopneumologia: aulas teórico-práticas (Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Neurobiologia: aulas teórico-práticas (Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia da Educação: aulas teórico-práticas (Docente)
|
Universidade Católica Portuguesa |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Estudo da Criança e do Jovem com Necessidades Educativas Especiais(Regente)
- Intervenção Educativa em Educação Especial(Regente)
- Estudo da Criança e do Jovem com Necessidades Educativas Especiais(Docente)
- Intervenção Educativa em Educação Especial.(Docente)
- Estudo da Criança e do Jovem com Necessidades Educativas Especiais(Regente)
- Estudo da Criança e do Jovem com Necessidades Educativas Especiais(Docente)
- Percepção, Memória e Aprendizagem(Regente)
- Percepção, Memória e Aprendizagem(Docente)
- Aprendizagem da Leitura e da Escrita(Regente)
- Aprendizagem da Leitura e da Escrita(Docente)
|
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Apoio às aulas práticas da disciplina de Psicologia Social(Monitor)
|
Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto |
Jan/2012-Actual |
|
Membro convidado do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Tecnologia da Saúde |
Jan/2009-Actual |
|
Membro do Júri de Selecção das Licenciaturas em Cardipneumologia e Fisioterpia no Processo de Acesso ao Ensino Superior para
Maiores de 23 Anos |
Jan/2006-Actual |
|
Membro da Comissão de Acompanhamento e Supervisão do Processo de Acesso ao Ensino Superior para Maiores de 23 Anos no Instituto
Politécnico do Porto |
Jan/2005-Dez/2010 |
|
Vogal do Conselho Científico da Escola Superior de Tecnologia da Saúde |
Jan/2007-Dez/2008 |
|
Membro em cada um dos Júris de Selecção das Licenciaturas da Escola Superior de Tecnologia da Saúde (13 Júris), no Processo
de Acesso ao Ensino Superior para Maiores de 23 Anos |
Jan/2006-Dez/2006 |
|
Membro do Júri de Selecção da Licenciatura em Terapêutica da Fala no Processo de Acesso ao Ensino Superior para Maiores de
23 Anos |
Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto |
Dez/2012-Actual |
|
-
Coordenação da área Técnico-Científica de Ciências Sociais e Humanas |
Out/1999-Actual |
|
-
Representante da área técnico-científica de CSH na Comissão de Acompanhamento e Avaliação dos Cursos: Terapêutica Ocupacional;
Farmácia; Terapêutica da Fala; Neurofisiologia. |
Set/2007-Dez/2008 |
|
-
Coordenação da área Científica de Ciências Sociais e Humanas |
Jan/2001-Dez/2002 |
|
-
Coordenação do Sub-departamento de Psicologia/Ciências do Comportamento da ESTSP. |
Universidade Católica Portuguesa |
Atividades de Formação Profissional (Professional education activities)
Centro de Emprego de Matosinhos |
Abr/2000-Jul
/
2000
|
|
Formação profissional»Professional education: - Formação na área das Competências de Empregabilidade e Promoção da Auto-Estima (no âmbito do PNE / PREAMP). - Formação na área do Balanço de Competências
|
Centro de Emprego do Porto Oriental |
Abr/2000-Mai
/
2000
|
|
Formação profissional»Professional education: - Formação na área das Competências de Empregabilidade e Promoção da Auto-Estima (no âmbito do PNE / PREAMP). - Formação na área do Balanço de Competências
|
Oficina de Trabalho de Gondomar |
Set/1999-Dez
/
1999
|
|
Formação profissional»Professional education: - Formação na área das Competências de Empregabilidade e Promoção da Auto-Estima (no âmbito do PNE / PREAMP). - Formação na área do Balanço de Competências.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Russo (Razoavelmente). |
Fala Speaking |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Russo (Razoavelmente). |
Lê Reading |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Russo (Razoavelmente). |
Escreve Writing |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Russo (Razoavelmente). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
1999 |
Prémio da Fundação Engenheiro António de Almeida pela conclusão da licenciatura com a média mais elevada da Faculdade de Psicologia
e de Ciências da Educação da Universidade do Porto ,
Universidade do Porto.
|
2012 |
Prémio PAPRE 2012 (Programa de Apoio à Publicação em Revistas Científicas de Elevada Qualidade do IPP); . |
2006 |
Prémio CEGOC 2006 pela realização da ALEPE: Bateria de Avaliação da Leitura em Português Europeu. |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual |
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro efectivio.
|
Dez/2013 - Actual |
Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho, Membro Integrado.
|
2013- Actual |
Centro de Psicologia da Universidade do Porto, Membro Colaborador.
|
Jan/2006 - Actual |
Membro Efectivo da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, Membro.
|
2003- Actual |
Membro associado da Sociedade Portuguesa de Psicologia, Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Santos, Ana S. 2011. ALEPE - Avaliação da Leitura em Português Europeu [ALEPE. Assessment of reading skills in European Portuguese]. . ed. 1, ISBN: 978-972-8817-85-9. Lisboa: CEGOC-TEA. |
|
|
|
2. |
Santos, Ana S. 2010. Aprender a Ler e Avaliar a Leitura. O TIL: Teste de Idade de Leitura.. ed. 3. Coimbra: Almedina. |
|
|
|
3. |
Santos, Ana S. 2010. Aprender a Ler e Avaliar a Leitura. O TIL: Teste de Idade de Leitura.. ed. 2. Coimbra: Almedina. |
|
|
|
4. |
Santos, Ana S. 2009. Aprender a Ler e Avaliar a Leitura. O TIL: Teste de Idade de Leitura.. ed. 2. Coimbra: Almedina. |
|
|
|
5. |
Santos, Ana S. 2008. Aprender a Ler e Avaliar a Leitura. O TIL: Teste de Idade de Leitura.. ed. 1. Coimbra: Almedina. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Santos, Ana S; Carneiro, João F; Gomes de A. F. 2014. "Assessing reading abilities of mechanical engineering college students: a prospective study.", International Journal of Engineering Education 30, 2: 378 - 387. |
|
|
|
2. |
Sucena, Ana; Carneiro, João F; Vale, Ana P; Viana, Fernanda L. 2013. "The relationship between phonological awareness time and reading abilities: an assessment using self-organizing maps", International Journal on Disability and Human Development 12, 3: 341 - 346.
|
|
|
|
3. |
Sucena, A.; Carneiro, J.F.; Vale, A.P.; Viana, F.L.. 2013. "The relationship between phonological awareness time and reading abilities: An assessment using self-organizing maps", International Journal on Disability and Human Development 12, 3: 341 - 346. |
|
|
|
4. |
Duncan, L.G.; Castro, S.L.; Defior, S.; Seymour, P.H.K.; Baillie, S.; Leybaert, J.; Mousty, P.; Genard, N.; Sarris, M.; Porpodas, C.D.; Lund, R.; Sigurdsson, B.; Thráinsdóttir, A.S.; Sucena, A.; Serrano, F.. 2013. "Phonological development in relation to native language and literacy: Variations on a theme in six alphabetic orthographies", Cognition 127, 3: 398 - 419. |
|
|
|
5. |
Santos, Ana S. 2011. "Prevalência da dislexia entre Crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico Falantes do Português Europeu", Revista Lusófona da Educação, 18: 45 - 56. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Santos, Ana S. 2012. "Phonological development in relation to native language and literacy: Variations on a theme in six alphabetic orthographies.
Cognition.", Cognition 3, 127: 398 - 419. |
|
|
|
2. |
Santos, Ana S. 2011. "Variations in Reading and Spelling Acquisition in Portuguese, French and Spanish: A cross-linguistic comparison", Journal of Portuguese Linguistics, 9-10: 183 - 204. |
|
|
|
3. |
Vale, A.P.; Sucena, A.; Viana, F.L.. 2011. "Prevalence of dyslexia children between the 1. St cycle basic education speakers European Portuguese | Prevalência da dislexia
entre crianças do 1. o ciclo do ensino básico falantes do português europeu", Revista Lusofona de Educacao, 18: 45 - 56. |
|
|
|
4. |
Santos, Ana S. 2009. "Developmental Dyslexia in orthography of intermediate depth: the case of European Portuguese", Reading and Writing: an Interdisciplinary Journal. 7, 22: 791 - 810. |
|
|
|
5. |
Sucena, A.; Castro, S.L.; Seymour, P.H.K.. 2009. "Developmental dyslexia in an orthography of intermediate depth: The case of European Portuguese", Reading and Writing 22, 7: 791 - 810. |
|
|
|
6. |
Santos, Ana S. 2007. "Consciência Fonológica e Conhecimento das Relações Letra-Som no 1º Ano de Aprendizagem da Leitura: Estudo longitudinal", Educação: Temas e Problemas, 4: 119 - 140. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Santos, Ana S. 2006. "Apresentação do TIL: Teste de Idade de Leitura para falantes do português europeu. ", Trabalho apresentado em 4º Encontro Internacional de Investigação em Leitura, Literatura e Ilustração Infantil, In CD de Actas do Congresso, Braga. |
|
|
|
2. |
Santos, Ana S. 2006. "Programa de treino de competências fonológicas para crianças em idade pré-escolar", Trabalho apresentado em 4º Encontro Internacional de Investigação em Leitura, Literatura e Ilustração Infantil. , In CD de Actas do Congresso., Braga. |
|
|
|
3. |
Santos, Ana S. 2006. "Adaptação para Português Europeu do Teste de Descodificação e Compreensão de Leitura Lobrot L3. In Associación Española de
Logopedía Foniatría y Audiología – Eds", Trabalho apresentado em 25 Congreso Internacional de AELFA, In 2º Encuentro Iberoamericano de Logopedia, Granada. |
|
|
|
4. |
Santos, Ana S. 2005. "Estratégias Fonológicas e Ortográficas na Aprendizagem da Leitura em Português Europeu", Trabalho apresentado em el II Congresso Hispano-Portugués de Psicología, In Actas de las comunicaciones y pósters presentados en el II Congresso Hispano-Portugués de Psicología , Lisboa. |
|
|
|
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Santos, Ana S. 2011. "ALEPE - Avaliação da Leitura em Português Europeu [ALEPE. Assessment of reading skills in European Portuguese].", 116 pp.. Lisboa: CEGOC-TEA. Teste de avaliação Psicológica. |
2. |
Santos, Ana S. 2010. "Aprender a Ler e Avaliar a Leitura. O TIL: Teste de Idade de Leitura.". Coimbra: Almedina. Teste de Avaliação Psicológica. |
Software sem registo ou patente Software without patent or official record |
1. |
Santos, Ana S. Programa computacional para recolha, gravação e análise de dados relacionados com tarefas de leitura o âmbito da publicação
de ALEPE.,2011. |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Santos, Ana S. Prevalência da Dislexia entre as Crianças Portuguesas do 1º Ciclo do Ensino Básico. ,5º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental,Braga,2012 (Poster). |
2. |
Santos, Ana S. Influência de Variáveis Sócio-Demográficas na Aprendizagem da Leitura: um Estudo Transversal no Concelho de Matosinhos.,9º Encontro Nacional | 7º internacional de Investigação em Leitura,Braga,2012 (Comunicação). |
3. |
Santos, Ana S. Consciência Morfológica e Demsempenho em Leitura. Um estudo exploratório. ,II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos,Braga,2012 (Comunicação). |
4. |
Santos, Ana S. The acquisition of orthographic representations: a longitudinal study with Portuguese first graders.,13th International Conference of the EARLI Special Interest Group of Writing,Porto,2012 (Comunicação). |
5. |
Santos, Ana S. Spelling acquisition: A cross-linguistic comparison between Portuguese and Spanish first graders,13th International Conference of the EARLI Special Interest Group of Writing,Porto,2012 (Comunicação). |
6. |
Santos, Ana S. Cross-linguistic comparison between Portuguese and Spanish speaking dyslexic children.,ELDEL Conference,Praga,2011 (Comunicação). |
7. |
Santos, Ana S. Avaliação da dislexia em Português Europeu. Resultados de um estudo no 1º ciclo do Ensino Básico.,8º Encontro Nacional/6º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil & Ilustração,Braga,2010 (Comunicação). |
8. |
Santos, Ana S. Effects of context, graphemic complexity, syllabe length and lexicality among dyslexics and normal progressing readers of
Portuguese,16th European Conference on Reading,Braga,2009 (Comunicação). |
9. |
Santos, Ana S. Vowel Decoding Accuracy in Reading European Portuguese Bisyllabic Words,SSSR,Asheville, North Carolina ,2008 (Comunicação). |
10. |
Santos, Ana S. Desenvolvimento do processo de descodificação de grafemas vocálicos em português europeu.,III Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental,Faro,2008 (Comunicação). |
11. |
Santos, Ana S. Apresentação da ALEPE,XIII Seminário de Desenvolvimento do Centro de Desenvolvimento e Neurologia Pediátrica,Coimbra,2007 (Comunicação). |
12. |
Santos, Ana S. A descodificação de vogais em palavras polissilábicas no caso da dislexia em português europeu.,II Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental,Porto,2007 (Comunicação). |
13. |
Santos, Ana S. Apresentação do TIL: Teste de Idade de Leitura para falantes do português europeu,4º Encontro Internacional de Investigação em Leitura,Braga,2006 (Comunicação). |
14. |
Santos, Ana S. Bateria de provas de Avaliação da Leitura em Português Europeu.,XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2006 (Comunicação). |
15. |
Santos, Ana S. Adaptação para Português Europeu do Teste de Descodificação e Compreensão de Leitura Lobrot L3.,2º Encuentro Iberoamericano de Logopedia, 28-30 Junho ,Granada,2006 (Comunicação). |
16. |
Santos, Ana S. Processos Cognitivos desenvolvidos na Fase Inicial da Aprendizagem da Leitura e da Escrita em Português Europeu.,I Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental,Aveiro,2006 (Comunicação). |
17. |
Santos, Ana S. Programa de treino de competências fonológicas para crianças em idade pré-escolar,4º Encontro Internacional de Investigação em Leitura,Braga,2006 (Comunicação). |
18. |
Santos, Ana S. Phonological development in English, French, Icelandic, Portuguese and Spanish: tracing the effects of speech rythm and literacy
acquisition.,ESCOP,Leiden - Holanda,2005 (Comunicação). |
19. |
Santos, Ana S. Estratégias Fonológicas e Ortográficas na Aprendizagem da Leitura do Português Europeu: um estudo transversal do 1º ao 4º
ano de escolaridade,Simpósio “Procesos fonológicos y lectura: un enfoque translinguístico” - II Congresso Hispano-Português de Psicologia,Lisboa,2004 (Comunicação). |
20. |
Santos, Ana S. Effects of Orthographic Complexity in European Portuguese and French: a Cross-Sectional Study between grade 1 and grade 4.,Society of Scientific Studies in Reading,Amesterdão - Holanda,2004 (Comunicação). |
21. |
Santos, Ana S. The Role of Orthographic Consistency in Naming Words and Pseudo-Words: A Cross Sectional Analysis from the 1st to the 4th
Grades in European Portuguese. ,6th British Dyslexia Association International Conference DYSLEXIA: The Dividends from Research to Policy and Practice,Warwick.,2003 (Comunicação). |
22. |
Santos, Ana S. Variation in reading and spelling acquisition in French, Portuguese and Spanish: A cross-linguistic comparison.,XIII Conference,Granada,2003 (Comunicação). |
23. |
Santos, Ana S. Phonological awareness development: A cross-linguistic comparison between Portuguese, Belgian and Spanish first graders.,XIII Conference,Granada,2003 (Comunicação). |
24. |
Santos, Ana S. Explicit awareness of onsets, syllables and rimes in CV or CVC syllables in European Portuguese.,European Federation of Psychologists’ Associations,Viena,2003 (Comunicação). |
25. |
Santos, Ana S. Crenças sobre a saúde na população portuguesa.,I Congresso Hispano-Português de Psicologia,Santiago de Compostela.,2000 (Comunicação). |
Dados Complementares (Additional data)
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Santos, Ana Sucena. Participação no júri de Marta Flora Almeida Dias Ribeiro. Trajetórias na Aprendizagem da Leitura e da Escrita: Um Estudo Longitudinal com Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, 2012. Tese (Doutoramento em Psicologia; Especialidade em Psicologia da Educação) - Universidade de Coimbra. Papel no Júri: Arguente principal. |
1. |
Santos, Ana Sucena. Participação no júri de Luísa Cristina Jorge Cabeleira. As dificuldades de leitura em Alunos com Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção (PHDA), 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária) - Universidade Fernando Pessoa. Papel no Júri: Arguente principal. |
2. |
Santos, Ana Sucena. Participação no júri de Florbela Marina Dias Henriques. O papel do Meio no Desenvolvimento da Consciência Morfológica em Crianças em Idade Pré-Escolar , 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária) - Universidade Fernando Pessoa. Papel no Júri: Arguente. |
3. |
Santos, Ana Sucena. Participação no júri de Cláudia de Sousa Reis. “Eu falo Achim!” Vocabulário Produtivo de Crianças de 3 Anos de Idade, 2009. Dissertação (Mestrado em Intervenção Precoce e Educação Especial em Contexto ) - Universidade do Porto. Papel no Júri: Arguente principal. |
4. |
Santos, Ana Sucena. Participação no júri de Sílvia Rute Ferreira Mogas. Consciência Fonológica em Crianças com Síndrome de Asperger , 2008. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Educação em Idade Pré-Escolar) - Universidade do Porto. Papel no Júri: Arguente principal. |
5. |
Santos, Ana Sucena. Participação no júri de Vera Alexandra Santos Gonçalves. A avaliação da linguagem entre os 0 e os 3 anos. Contributos para o desenvolvimento de um instrumento de avaliação., 2008. Dissertação (Mestrado em Psicopatologia da Comunicação e da Linguagem) - Instituto Superior da Maia. Papel no Júri: Arguente principal. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Keynote Speaker Participation as Keynote Speaker |
1. |
Workshop – Administração e Interpretação dos Resultados da ALEPE, 2013 (Workshop). Nome do evento: Workshop – Administração e Interpretação dos Resultados da ALEPE; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. Oradora Convidada. |
2. |
Dificuldades de Aprendizagem da Leitura e da Escrita. Avaliação e Intervenção em Dificuldades de Aprendizagem., 2012 (Outra). Nome do evento: Dificuldades de Aprendizagem da Leitura e da Escrita. Avaliação e Intervenção em Dificuldades de Aprendizagem.; Nome da Instituição: ESTSP; Cidade do evento: Porto / ESTSP. |
3. |
Apresentação da ALEPE, 2008 (Outra). Nome do evento: Apresentação da ALEPE; Nome da Instituição: Hospital de Santo André.; Cidade do evento: Leiria / Hospital de Santo André.. |
4. |
Apresentação da ALEPE, 2007 (Seminário). Nome do evento: XIII Seminário de Desenvolvimento do Centro de Desenvolvimento e Neurologia Pediátrica; Cidade do evento: Coimbra / Hospital Pediátrico de Coimbra. |
5. |
TIL: Teste de Idade de Leitura, 2007 (Outra). Nome do evento: Jornadas Pedagógicas do Concelho de Gondomar; Cidade do evento: Porto. |
6. |
Dificuldades de Aprendizagem da Leitura e da Escrita., 2006 (Outra). Nome do evento: Avaliação e Intervenção em Dificuldades de Aprendizagem; Cidade do evento: Porto / Colégio Nossa Senhora do Rosário. |
Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee |
1. |
Jornadas A Linguagem no Contexto da(s) Aprendizagen(s): Da Avaliação à Intervenção", 2011 (Outra). Nome do evento: Jornadas A Linguagem no Contexto da(s) Aprendizagen(s): Da Avaliação à Intervenção". |
2. |
do 8º Encontro Nacional/ 6º Encontro Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, 2010 (Encontro). Nome do evento: do 8º Encontro Nacional/ 6º Encontro Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
9º Encontro Nacional/ 7º Encontro Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, 2012 (Encontro). Nome do evento: 9º Encontro Nacional/ 7º Encontro Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. Membro da Comissão Organizadora . |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
22 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
5 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
5 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
11 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
5 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
6 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
4 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
4 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
2 |
Produção técnica Technical production |
26 |
Software sem registo ou patente Software without patent or official record |
1 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
25 |
Dados complementares (Additional data) |
15 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
6 |
Participação em Eventos Event participation |
9 |
Outras informações relevantes
Conhecimentos informáticos: MS Access, Excel, Power Point e Word, Cognitive Workshop, SoundForge,SPSS, StatView, Moodle
|
Visualizações do curriculum [
652
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
18-02-2016
às
07:45:20
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|