Curriculum Vitae

Neusa Cristina Vicente Branco

Data da última atualização »Last update : 09/02/2016


Neusa Cristina Vicente Branco. É Assistente 1º triénio no Instituto Politécnico de Santarém. Publicou 16 artigos em revistas especializadas e 11 trabalhos em actas de eventos, possui 4 capítulos de livros e 1 livro publicados. Possui 2 itens de produção técnica. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Actua na área de Ciências da Educação Nas suas actividades profissionais interagiu com 25 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=4953473460529854


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Neusa Cristina Vicente Branco
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Branco, Neusa Cristina Vicente
Categoria profissional
Position
Assistente 1º triénio
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Instituto Politécnico de Santarém
Escola Superior de Educação
Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais
Complexo Andaluz
2001-902 Santarém
Portugal
Apartado: 131
Correio electrónico: neusa.branco@ese.ipsantarem.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2008-2013 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Educação, área de especialização em Didáctica da Matemática (3 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.

2008 Mestrado
Master degree
Mestrado em Educação, àrea de especialização Didáctica da Matemática (2 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.

1997-2002 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em Ensino da Matemática (5 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Instituto Politécnico de Santarém
Set/2007-Actual Assistente 1º triénio





Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2014 Prémio Instituto de Educação / Caixa Geral de Depósitos, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Associação de Professores de Matemática, Membro.
2012- Actual Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Linhares, Elisabete; Correia, Marisa; Uva, Marta; Branco, Neusa C. V; Colaço, Susana; Gouveia, Valter. 2015. Sensibilizar para o Desperdício Alimentar - Guião do Professor. ed. 1. ed. 1. Santarém: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Santarém.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Branco, Neusa C. V; Ponte, João P. 2014. Articulação entre pedagogia e conteúdo na formação inicial de professores dos primei-ros anos: Uma experiência em Álgebra.  In Práticas profissionais dos professores de Matemática , ed. Ponte, João Pedro, 379 - 405. ISBN: 978-989-8753-06-9. Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.
2. Branco, Neusa C. V; Ponte, João P. 2014. Um estudo de integração de recursos multimédia na formação inicial de professores do 2.º ciclo do ensino básico.  In Práticas profissionais dos professores de Matemática , ed. Ponte, João Pedro, 515 - 536. ISBN: 978-989-8753-06-9. Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.
3. Ponte, João P; Quaresma, Marisa; Branco, Neusa C. V. 2014. Exploratory activity in the mathematics classroom.  In Transforming mathematics instruction: Multiple approaches and practices, ed. Y. Li, E. Silver, & S. Li. , 103 - 125. . Dordrecht: Springer Science+Business Media Dordrecht.
4. Honório, Cláudia; Martins, Cláudia; Branco, Neusa C. V; Colaço, Susana. 2011. A utilização dos blocos lógicos no Jardim de Infância: Uma experiência na formação inicial de educadores.  In Professores e infâncias – Estudos e experiências, ed. Cecília Guimarães, Pedro Reis, 175 - 200. ISBN: 978-85-86305-94-8. Araraquara - SP: Junqueira & Marin Editores.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Branco, Neusa C. V; Ponte, João P. 2013. "Analysis of teaching and learning situations in algebra in prospective teachers’ education", Sisyphus – Journal of Education: The Professional Practice and Professional Development of Mathematics Teachers 1, 3: 182 - 213.
2. Ponte, João P; Branco, Neusa C. V. 2013. "Pensamento algébrico na formação inicial de professores", Educar em Revista, 50: 135 - 155.
3. Ponte, João P; Branco, Neusa C. V; Quaresma, Marisa; Azevedo, Arminda. 2013. "Investigações e explorações como parte do trabalho quotidiano na sala de aula.", Amazónia: Revista de Educação em Ciências e Matemática 8, 18: 5 - 22.
4. Branco, Neusa C. V. 2012. "A representação de relações e a generalização na exploração de tarefas de um ponto de vista algébrico: Um estudo com futuros professores e educadores", Interacções 8, 20: 234 - 254.
5. Branco, Neusa C. V; Ponte, João P. 2012. "The study of pictorial sequences as a support to the development of algebraic thinking", Far East Journal of Mathematical Education 8, 2: 101 - 135.
6. Ponte, João P; Quaresma, Marisa; Branco, Neusa C. V. 2012. "Práticas profissionais dos professores de matemática", AIEM - Avances de Investigación en Educación Matemática, 1: 65 - 86.
7. Ponte, João P; Quaresma, Marisa; Branco, Neusa C. V. 2012. "Tarefas de exploração e investigação na aula de matemática", Revista Educação Matemática em Foco 1, 1: 9 - 29.
8. Branco, Neusa C. V; Ponte, João P. 2011. "A Álgebra na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência de formação", Idagatio Didactica 3, 1: 59 - 79.
9. Ramos, Cecília; Branco, Neusa C. V. 2009. "Reflexão sobre uma experiência de ensino no âmbito da formação contínua em Matemática: A aprendizagem dos alunos e a prática do professor", Interacções 5, 12: 44 - 64.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Branco, Neusa C. V; Ponte, João P. 2014. "Uma experiência de formação em Álgebra para futuros professores dos primeiros anos", Trabalho apresentado em XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática, In Atas do XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática, Braga.
2. Branco, Neusa C. V; Ponte, João P. 2013. "Desenvolvimento do conhecimento do ensino-aprendizagem da Álgebra na formação inicial de professores dos primeiros anos", Trabalho apresentado em XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática, In Atas do XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática, Braga.
3. Branco, Neusa C. V; Ponte, João P. 2012. "As recentes orientações curriculares em Álgebra como ponto de partida para uma experiência de formação de professores dos primeiros anos", Trabalho apresentado em XIX Colóquio AFIRSE , In Revisitar os Estudos Curriculares. Onde Estamos e Para Onde Vamos? , Lisboa.
4. Branco, Neusa C. V; Ponte, João P. 2012. "Developing algebraic and didactical knowledge in pre-service primary teacher education", Trabalho apresentado em 36th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education , In Proceedings of the 36th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education , Taipei, Taiwan.
5. Ponte, João P; Branco, Neusa C. V; Quaresma, Marisa; Velez, Isabel; Mata-Pereira, Joana. 2012. "Perspetivas teóricas no estudo das práticas profissionais dos professores de Matemática", Trabalho apresentado em EIEM2012-Encontro de Investigação em Educação Matemática , In Práticas de ensino da Matemática: Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática , Castelo de Vide.
6. Branco, Neusa C. V; Ponte, João P. 2011. "Situações de modelação na formação inicial de professores", Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática, In Ensino e aprendizagem da Álgebra, Póvoa do Varzim.
7. Branco, Neusa C. V; Ponte, João P. 2011. "Desenvolvimento do conhecimento do ensino da Álgebra: Contributo de uma experiência de formação", Trabalho apresentado em SIEM XXII, In Atas do SIEM XXII, Lisboa.
8. Branco, Neusa C. V; Ponte, João P. 2010. "A Álgebra na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência de formação", Trabalho apresentado em I Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, In Desafios teóricos e metogológicos, Aveiro.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Galrinho, Joana; Branco, Neusa C. V. 2015. "A discussão coletiva na resolução de problemas envolvendo números inteiros", Educação e Matemática, 133: 18 - 22.
2. Branco, Neusa C. V; Ponte, João P. 2014. "Experiências de prática profissional na formação de professores", Educação e Matemática, 128: 19 - 24.
3. Mourinha, Ana P; Branco, Neusa C. V; Cavadas, Bento. 2014. "As representações externas na resolução de problemas matemáticos de alunos do 1.º ciclo", Revista da UIIPS 2, 6: 30 - 45.
4. Branco, Neusa C. V; Colaço, Susana; Mestrinho, Nelson; Santos, Raquel; Garcia, Ana P; Bruno, Cátia. 2013. "Exploração de situações aleatórias com jogos", Revista da UIIPS 1, 3: 84 - 97.
5. Casaca, Carolina; Branco, Neusa C. V; Cavadas, Bento. 2013. "O ensino e a aprendizagem dos números racionais e a utilização de materiais manipuláveis", Revista da UIIPS 1, 3: 98 - 115.
6. Ponte, João P; Branco, Neusa C. V; Matos, Ana. 2008. "O simbolismo e o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos", Educação e Matemática, 100: 89 - 96.
7. Matos, Ana; Branco, Neusa C. V; Ponte, João P. 2005. "Como vai o pensamento algébrico dos alunos? ", Educação e Matemática, 85: 54 - 60.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Ponte, João P; Branco, Neusa C. V; Matos, Ana. 2009. "O desenvolvimento do pensamento algébrico: Desafios na concretização do novo programa", Trabalho apresentado em ProfMat 2009, In Actas do ProfMat 2009, Viana do Castelo.
2. Matos, Ana; Branco, Neusa C. V; Silvestre, Ana I; Ponte, João P. 2008. "Desenvolver o pensamento algébrico através de uma abordagem exploratória", Trabalho apresentado em XII Simposio de la Sociedad Española de Investigación Matemática, XXVII de Investigação em Educação Matemática, XIX Seminário de Investigação em Educação Matemática, In Investigação em Educação Matemática XII, Badajoz.
3. Branco, Neusa C. V; Ponte, João P. 2006. "Das regularidades às equações: Uma proposta pedagógica para o 7.º ano de escolaridade", Trabalho apresentado em XV Encontro de Investigação em Educação Matemática, In Actas do XV Encontro de Investigação em Educação Matemática, Monte Gordo.



Organização de evento
Event organization
1. Branco, Neusa C. V; Colaço, Susana; Mestrinho, Nelson; Santos, Raquel; Martins, Clara. A Matemática nos Primeiros Anos - Pré, 1º e 2º Ciclos - XVI Encontro Nacional de Professores,2013 (Encontro / Organização).
2. Branco, Neusa C. V; Colaço, Susana; Mestrinho, Nelson; Santos, Raquel; Martins, Clara. 6.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos,2010 (Concurso / Organização).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura
Bachelor/Licenciate degree conclusion work
Concluídas
Completed
1. Casaca, Ana Carolina, O ensino e a aprendizagem dos números racionais e a utilização de materiais manipuláveis, 2012. (Co-orientador).


Orientação de outra natureza
Other orientation
Concluídas
Completed
1. Correia, Filipa, A análise de sequências pictóricas por alunos do 4.º ano, 2015. (Orientador).
2. Galrinho, Joana, A resolução de problemas no ensino exploratório da Matemática no 2.º ciclo - Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre, 2014. (Orientador).
3. Dias, Inês, O perímetro e a área em situações que envolvam materiais manipuláveis, 2014. (Orientador).
4. Laurentino, Filipa, O uso de modelos de sólidos geométricos na aprendizagem da Geometria, 2014. (Orientador).
5. Monteiro, Sónia, Utilização de jogos no desenvolvimento do sentido espacial, 2013. (Co-orientador).
6. Luís, Susana, O bem-estar e o envolvimento da criança em contexto de creche, 2013. (Orientador).
7. Almeida, Cátia Linda, Promoção do pensamento crítico para o trabalho sobre género e cidadania na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico, 2012. (Co-orientador).


Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Branco, Neusa Cristina Vicente; Hamido, Gracinda; Machado, Ricardo. Interacções.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
32

Livros e capítulos
Books and book chapters
5
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
1
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
4
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
16
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
9
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
7
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
11
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
8
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
3

Total
Produção técnica
Technical production
2

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
2

Total
Dados complementares
(Additional data)
9

Orientações
Orientations
8
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1


Visualizações do curriculum [ 1601 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 18-02-2016 às 05:51:32
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (2)
 Co-authors listed in Degóis