Irene Maria Dias Cadime
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
29/01/2016 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Irene Maria Dias Cadime |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Cadime, Irene |
Endereço profissional
Professional address |
Universidade do Minho Instituto de Educação Centro de Estudos da Criança (CESC) Campus de Gualtar 4710-057 Braga Portugal Correio electrónico: irenecadime@ie.uminho.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2007-2012 |
Doutoramento Phd |
Psicologia, na especialidade de Psicologia da Educação
(3 anos » years)
.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Mai/2012-Actual |
Outra Situação |
Mar/2008-Fev/2012 |
Outra Situação |
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2014- Ainda estou a aprender… desenvolvimento de uma plataforma educativa online de avaliação e intervenção nas dificuldades de
aprendizagem da leitura
|
Referência do projeto»Project reference: Fundação Calouste Gulbenkian.
|
2013-2015 Assess for preventing: Tracking Studies and Validation of the MacArthur-Bates Communicative Development Inventories for European
Portuguese
|
Referência do projeto»Project reference: PTDC/MHC-PED/4725/2012.
|
2012-2013 Reading research and assessment in elementary education: development of reading assessment inventories |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI-PED/098592/2008.
|
2009-2010 Projecto Litteratus Um projecto em parceria para a promoção da literacia-Litteratus Project: A project in partnership to promote literacy |
Referência do projeto»Project reference: N/A. Financiador(es)»Funding:
Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
|
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2011 |
7º Prémio Cegoc atribuído ao trabalho - Teste de Compreensão da Leitura,
Cegoc.
|
2013 |
9º Prémio Cegoc atribuído ao trabalho BAL - Bateria de Avaliação de Leitura,
Cegoc.
|
2007 |
Bolsa de doutoramento,
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
2015 |
Bolsa de pós-doutoramento,
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
2015 |
Programa Iacobus,
GNP-AECT.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Ribeiro, I.; Viana, F.L.; Cadime, I.; Santos, S.; Spinillo, A.. 2014. TCTML-n – Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura – Narrativo (Manual Técnico). ed. 1, ISBN: 978-972-8817-79-4. Lisboa: Cegoc Edições. |
|
|
|
2. |
Viana, F.L.; Ribeiro, I.; Santos, S.; Cadime, I.. 2014. TCTMO-n – Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral – Narrativo (Manual Técnico). ed. 1, ISBN: 978-972-8817-77-0. Lisboa: Cegoc Edições. |
|
|
|
3. |
Viana, F.L.; Ribeiro, I.; Vale, A. P; Chaves-Sousa, S.; Santos, S.; Cadime, I.. 2014. TLP – Teste de Leitura de Palavras. ed. 1, ISBN: 978-972-8817-76-3. Lisboa: Cegoc Edições. |
|
|
|
4. |
Ribeiro, I.; Viana, F.L.; Cadime, I.; Santos, S.; Spinillo, A.. 2014. TCTML-i – Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura – Informativo (Manual técnico). ed. 1, ISBN: 978-972-8817-80-0. Lisboa: Cegoc Edições. |
|
|
|
5. |
Viana, F.L.; Ribeiro, I.; Santos, S.; Cadime, I.. 2014. TCTMO-i – Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral – Informativo (Manual Técnico). ed. 1, ISBN: 978-972-8817-78-7. Lisboa: Cegoc Edições. |
|
|
|
6. |
Cadime, I.; Ribeiro, I.; Viana, F.L.. 2012. TCL – Teste de Compreensão da Leitura (Manual Técnico). ed. 1. Lisboa: Cegoc Edições. |
|
|
|
7. |
Ribeiro, I.; Viana, F.L.; Cadime, I.; Fernandes, I.; Ferreira, A.; Leitão, C; Gomes, S.; Mendonça, S; Pereira, L. 2011. Compreensão da leitura: dos modelos teóricos ao ensino explícito. Um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico. ed. 1. Coimbra: Almedina. |
|
|
|
8. |
Ribeiro, I.; Viana, F.L.; Cadime, I.; Fernandes, I.; Ferreira, A.; Leitão, C; Gomes, S.; Mendonça, S; Pereira, L. 2011. Aprender a Compreender. Do Saber... Ao Saber Fazer – Um Programa de Intervenção Para o 5.º e 6.º Anos E.B. ed. 1. Coimbra: Almedina. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Cadime, I.; Ribeiro, I.; Viana, F. L. 2014. Teste de Compreensão da Leitura (TCL). In Instrumentos e contextos de avaliação psicológica – Vol. II, ed. L. S. Almeida, M. R. Simões & M. M. Gonçalves, 53 - 67. . Coimbra: Almedina Edições. |
|
|
|
2. |
Ribeiro, I.; Viana, F.L.; Santos, S.; Cadime, I.; Spinillo, A.; Chaves-Sousa, S.; Vale, A. P. 2014. Bateria de Avaliação de Leitura: Descrição e opções de construção. In BAL-Bateria de Avaliação de Leitura: Abordagens teóricas e opções metodológicas, ed. I. Ribeiro & F. L. Viana, 49 - 56. . Lisboa: Cegoc Edições. |
|
|
|
3. |
Viana, F.L.; Cruz, J.; Cadime, I.. 2014. Ler antes de ler. Como facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita?. In Falar, ler e escrever: Propostas integradoras para Jardim de Infância, ed. F. L. Viana & I. Ribeiro, 6 - 23. . Carnaxide: Santillana. |
|
|
|
4. |
Cadime, I.; Ribeiro, I.; Viana, F.L.. 2014. Opções metodológicas e estatísticas na construção dos testes da Bateria de Avaliação de Leitura. In BAL-Bateria de Avaliação de Leitura: Abordagens teóricas e opções metodológicas , ed. I. Ribeiro & F. L. Viana, 57 - 73. . Lisboa: Cegoc Edições. |
|
|
|
5. |
Ribeiro, I.; Viana, F.L.; Santos, S.; Cadime, I.. 2014. Avaliar leitura: Questões concetuais e de medida. In BAL-Bateria de Avaliação de Leitura: Abordagens teóricas e opções metodológicas , ed. I. Ribeiro & F. L. Viana, 15 - 26. . Lisboa: Cegoc Edições. |
|
|
|
6. |
Viana, F.L.; Sucena, A.; Ribeiro, I.; Cadime, I.. 2014. Alicerces da aprendizagem da leitura e da escrita. In Ler para ser. Os caminhos antes, durante e … depois de aprender a ler, ed. F. L. Viana, I. Ribeiro, & A. Baptista, 15 - 31. . Coimbra: Almedina. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Dias, P. C; Cadime, I.. 2016. "Effects of personal and professional factors on teachers’ attitudes towards inclusion in preschool", European Journal of Special Needs Education 31, 1: 111 - 123.
|
|
|
|
2. |
Cadime, I.; Lima, S.; Marques Pinto, A; Ribeiro, I.. 2016. "Measurement invariance of the Utrecht Work Engagement Scale for Students: A study across secondary school pupils and university
students [ADVANCE ONLINE PUBLICATION]", European Journal of Developmental Psychology, N/A: NA - NA.
|
|
|
|
3. |
Santos, S.; Viana, F.L.; Ribeiro, I.; Prieto, G.; Brandão, S.; Cadime, I.. 2015. "Development of listening comprehension tests with narrative and expository texts for Portuguese students", Spanish Journal of Psychology 18, E5: 1 - 7.
|
|
|
|
4. |
Ribeiro, I.; Dias, O.; Oliveira, I.; Miranda, P.; Ferreira, G.; Saraiva, M.; Paulo, R.; Cadime, I.. 2015. "Adaptation and validation of the Reading Strategy Use Scale for the Portuguese population", Revista Iberoamericana de Diagnostico y Evaluacion-e Avaliacao Psicologica 40, 2: 25 - 36. |
|
|
|
5. |
Viana, F.L.; Santos, S.; Ribeiro, I.; Chaves-Sousa, S.; Brandão, S.; Cadime, I.; Maia, J.. 2015. "Listening comprehension assessment: Validity studies of two vertically scaled tests for Portuguese students.", Universitas Psychologica 14, 1: 345 - 354.
|
|
|
|
6. |
Oliveira, I.; Taveira, M. C; Cadime, I.; Porfeli, E.. 2015. "Psychometric Properties of a Career Exploratory Outcome Expectations Measure [ADVANCE ONLINE PUBLICATION]", Journal of Career Assessment, N/A: NA - NA.
|
|
|
|
7. |
Ribeiro, I.; Cadime, I.; Freitas, T.; Viana, F.L.. 2015. "Beyond word recognition, fluency, and vocabulary: The influence of reasoning on reading comprehension [ADVANCE ONLINE PUBLICATION]", Australian Journal of Psychology, N/A: NA - NA.
|
|
|
|
8. |
Dias, P. C; Cadime, I.; García del C. J. A. 2015. "Relação entre pares e género: Contributos da adaptação do Peer Relations Questionnaire entre adolescentes portugueses", Revista Iberoamericana de Educación, 68: 151 - 168.
|
|
|
|
9. |
Chaves-Sousa, S.; Ribeiro, I.; Viana, F.L.; Vale, A. P; Santos, S.; Cadime, I.. 2015. "Validity Evidence of the Test of Word Reading for Portuguese Elementary Students [ADVANCE ONLINE PUBLICATION]", European Journal of Psychological Assessment, N/A: 1 - 7.
|
|
|
|
10. |
Cadime, I.; Ribeiro, I.; Viana, F.L.; Santos, S.; Prieto, G.. 2014. "Calibration of a reading comprehension test for Portuguese students", Anales de Psicologia 30, 3: 1025 - 1034.
|
|
|
|
11. |
Brandão, S.; Cadime, I.; Ribeiro, I.; Viana, F. L. 2014. "Evaluating listening comprehension in children using a dynamic assessment approach: An exploratory study", European Journal of Developmental Psychology 11, 6: 746 - 753.
|
|
|
|
12. |
Cadime, I.; Viana, F. L; Ribeiro, I.. 2014. "Invariance on a reading comprehension test in European Portuguese: A differential item functioning analysis between students
from rural and urban areas", European Journal of Developmental Psychology 11, 6: 754 - 766.
|
|
|
|
13. |
Gayo, E.; Deaño, M.; Conde, A; Ribeiro, I.; Cadime, I.; Alfonso, S.. 2014. "Effect of an intervention program on the reading comprehension processes and strategies in 5th and 6th grade students", Psicothema 26, 4: 464 - 470.
|
|
|
|
14. |
Cadime, I.; Ribeiro, I.; Viana, F.L.; Santos, S.; Prieto, G.; Maia, J.. 2013. "Validity of a reading comprehension test for Portuguese students", Psicothema 25, 3: 384 - 389.
|
|
|
|
15. |
Viana, F.L.; Ribeiro, I.; Santos, S.; Cadime, I.. 2012. "Aprender a compreender. Da teoria à prática pedagógica", Exedra, Número temático - “Português: Investigação e Ensino”, 0: 448 - 465.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Ribeiro, I.; Viana, F.L.; Santos, S.; Cadime, I.; Chaves-Sousa, S.; Vale, A. P; Spinillo, A.. 2014. "Battery of reading assessment: description and validity studies", Trabalho apresentado em 10º Encontro Nacional (8º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração , In Atas do 10º Encontro Nacional (8º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração , Braga.
|
|
|
|
2. |
Cadime, I.; Fernandes, I.; Brandão, S.; Nóvoa, P.; Rodrigues, A.; Ferreira, A.. 2009. "A aquisição da leitura e da escrita: variáveis preditoras no nível pré-escolar", Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, In In Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga. |
|
|
|
Produto com registo ou patente Product with patent or official record |
1. |
Meira, A.; Viana, F.L.; Cadime, I.. PACOF – Prova de avaliação da consciência fonológica,2014. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 4215/2014,"PACOF Prova de avaliação da consciência fonológica". |
6. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP-4: Teste de Leitura de Palavras 4.º ano,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5113/2013,"TLP-4: Teste de Leitura de Palavras 4.º ano". |
9. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 2.º ano,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5022/2013,"TCTML-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 2.º ano". |
12. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo. Manual Técnico ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5008/2013,"TCTMO-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo. Manual Técnico ". |
19. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP-3: Teste de Leitura de Palavras 3.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5111/2013,"TLP-3: Teste de Leitura de Palavras 3.º ano ". |
20. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 4.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5020/2013,"TCTML-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 4.º ano". |
2. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 4.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5007/2013,"TCTMO-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 4.º ano ". |
4. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 4.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5105/2013,"TCTMO-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 4.º ano ". |
22. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 3.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5006/2013,"TCTMO-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 3.º ano ". |
11. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 2.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5017/2013,"TCTML-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 2.º ano ". |
13. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 4.º ano,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5024/2013,"TCTML-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 4.º ano". |
21. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 3.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5104/2013,"TCTMO-n-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 3.º ano ". |
23. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-i: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo. Manual Técnico ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5021/2013,"TCTML-i: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo. Manual Técnico ". |
17. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo. Manual Técnico ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 4978/2013,"TCTMO-i: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo. Manual Técnico ". |
18. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP-1: Teste de Leitura de Palavras 1.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5108/2013,"TLP-1: Teste de Leitura de Palavras 1.º ano ". |
3. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo. Manual Técnico ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5016/2013,"TCTML-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo.".22 set. 2014(Depósito);22 set. 2014(Exame). |
5. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP-2: Teste de Leitura de Palavras 2.º ano,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5109/2013,"TLP-2: Teste de Leitura de Palavras 2.º ano". |
7. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 2.º ano,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5103/2013,"TCTMO-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 2.º ano". |
14. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP - Teste de Leitura de Palavras. Manual Técnico ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5106/2013,"TLP - Teste de Leitura de Palavras. Manual Técnico ". |
16. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5023/2013,"TCTML-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo ". |
8. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 1.º ano,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5009/2013,"TCTMO-n-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 1.º ano ". |
10. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 2.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5005/2013,"13. TCTMO-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 2.º ano ". |
15. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 1.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5004/2013,"TCTMO-i-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 1.º ano ". |
26. |
Cadime, I.; Ribeiro, I.; Viana, F.L.. TCL – Teste de Compreensão da Leitura (material de teste para o 3.º ano),2012. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 3236/2012,"TCL – Teste de Compreensão da Leitura (material de teste para o 3.º ano)". |
24. |
Cadime, I.; Ribeiro, I.; Viana, F.L.. TCL – Teste de Compreensão da Leitura: Manual Técnico,2012. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 3234/2012,"TCL – Teste de Compreensão da Leitura: Manual Técnico". |
27. |
Cadime, I.; Ribeiro, I.; Viana, F.L.. TCL – Teste de Compreensão da Leitura (material de teste para o 4.º ano),2012. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 3233/2012,"TCL – Teste de Compreensão da Leitura (material de teste para o 4.º ano)". |
25. |
Cadime, I.; Ribeiro, I.; Viana, F.L.. TCL – Teste de Compreensão da Leitura (material de teste para o 2.º ano),2012. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 3235/2012,"TCL – Teste de Compreensão da Leitura (material de teste para o 2.º ano)". |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Ângela Sofia Martins Meira, Um Contributo para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita: Construção e Validação da PACOF – Prova de Avaliação da Consciência
Fonológica, 2015. Tese (Estudos da Criança) - Universidade do Minho (Co-orientador). |
2. |
Sara Luísa Ferreira Azevedo Brandão, Compreensão de textos em idade pré-escolar: descrição e impacto na compreensão da leitura, 2015. Tese (Psicologia) - Universidade do Minho, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Sara Pires Lima, Psychometric properties of the Utrecht Work Engagement Scale for Students in a Portuguese sample of high school and college
students, 2015. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Orientador). |
2. |
Jorge André Rocha Alves Soveral Collus, Impacto da fluência de leitura e da metacompreensão na compreensão da leitura, 2015. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Co-orientador). |
3. |
Ana Rita Guimarães Teixeira de Novais Lopes, Test of reading fluency: validation studies, 2014. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Co-orientador). |
4. |
Tânia Catarina da Silva Freitas, Influency of fluency, vocabulary, and reasoning on reading comprehension, 2014. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Co-orientador). |
5. |
Olga Alexandra Coelho Lopes Dias, Adaptação da escala Reading Strategy Use para a população Portuguesa, 2013. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Co-orientador). |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Cadime, Irene. Anales de Psicología, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
2. |
Cadime, Irene. Reading & Writing Quarterly, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Taylor & Francis.
|
3. |
Cadime, Irene. International Journal of Testing, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Taylor & Francis.
|
4. |
Cadime, Irene. SAGE Open, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: SAGE.
|
5. |
Cadime, Irene. Psicologia: Reflexão e Crítica, Função ou tipo de participação: Editor, Editora: Springer.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
31 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
14 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
8 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
6 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
15 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
15 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
2 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
2 |
Produção técnica Technical production |
27 |
Produtos com registo ou patente Products with patent or official record |
27 |
Dados complementares (Additional data) |
12 |
Orientações Orientations |
7 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
5 |
Visualizações do curriculum [
1112
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
19-02-2016
às
21:58:01
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|