Mestrado em Contabilidade e Relato de Gestão

Objetivos

O mestrado em Contabilidade e Relato de Gestão tem como objetivos gerais propiciar aos diplomados um conjunto integrado de competências dinâmicas, solidamente alicerçadas em conhecimentos e capacidades de compreensão de nível avançado na área científica da Contabilidade e Gestão. Tais competências devem ser evidenciadoras do saber integrar conhecimentos, do saber aplicar, do saber delimitar e resolver problemas, do saber comunicar, do saber selecionar e recolher/produzir informação de modo profissional, bem como do saber aprender de modo autónomo ao longo da vida.
As principais linhas orientadoras do plano de estudos deste 2.º ciclo radicam no desenvolvimento de competências técnicas profissionalizantes de nível avançado. Pelo aprofundamento e desenvolvimento das matérias abordadas no 1.º ciclo, visa-se igualmente o desenvolvimento de capacidades de natureza científica, que conduzam a novos conhecimentos ou aplicações.

Plano curricular

CódigoUnidade Curricular Período ECTS Duração
2049101Relato Contabilístico AvançadoS161º Ano
2049102Teoria da Contabilidade e da EmpresaS161º Ano
2049103Análise de Informação para a GestãoS161º Ano
Opção IS161º Ano
Opção IIS161º Ano
2049106Monitorização e Controlo de GestãoS261º Ano
2049107Planeamento Financeiro e FiscalS261º Ano
2049108Tendências Actuais da Contabilidade e RelatoS261º Ano
2049109Contabilidade Pública AvançadaS261º Ano
Opção IIIS261º Ano
CódigoUnidade Curricular Período ECTS Duração
Opção IVA602º Ano

Condições de acesso

Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:

  1. Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, nas áreas da Gestão, Contabilidade e Finanças e áreas afins;
  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas da Gestão, Contabilidade e Finanças e áreas afins;
  3. Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Tecnologia e Gestão nas áreas da Gestão, Contabilidade e Finanças e áreas afins;
  4. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Tecnologia e Gestão.