Curriculum Vitae

Teresa Margarida Moreira Freire Barbas de Albuquerque

Data da última atualização »Last update : 23/10/2013


Teresa Margarida Moreira Freire Barbas de Albuquerque concluiu Psicologia Social pela Universidade do Minho em 2000. É Professora Auxiliar na Universidade do Minho. Publicou 23 artigos em revistas especializadas e 6 trabalhos em actas de eventos, possui 12 capítulos de livros e 9 livros publicados. Possui 138 itens de produção técnica. Orientou 2 teses de doutoramento e co-orientou 4, orientou 11 dissertações de mestrado nas áreas de Ciências Sociais, Psicologia e Ciências da Educação. Recebeu 3 prémios e/ou homenagens. Actua na área de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia. Nas suas actividades profissionais interagiu com 63 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: lazer, psicologia social, desenvolvimento humano, estereótipos e intervenção.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=4511319402764793


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Teresa Margarida Moreira Freire Barbas de Albuquerque
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Freire, Teresa
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Endereço profissional
Professional address
Universidade do Minho
Escola de Psicologia
Centro de Investigação em Psicologia (CIPSI)
Campus de Gualtar
Gualtar
4710-057 Braga
Portugal
Telefone: (+351)253604235
Fax: (+351)253678987
Correio electrónico: tfreire@psi.uminho.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
1994-2000 Doutoramento
Phd
Psicologia Social.
Universidade do Minho, Portugal.

1992 Provas de Aptidão Pedagógica/Capacidade Científica
Evaluation of Pedagogic Readiness/Cientific Ability
Psicologia Social.
Universidade do Porto, Portugal.

1982-1987 Licenciatura
Licentiate degree
Psicologia (5 anos » years) .
Universidade do Porto, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2010-2010 Curso de curta duração
Short course
Introdução ao STATA - Timberlakeconsultores & Cemapre.
Universidade do Minho, Portugal.

2010-2010 Curso de curta duração
Short course
Métodos Estatisticos e econométricos STATA- Tiberlakeconsultores & Cemapre.
Universidade do Minho, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade do Minho
Fev/2000-Actual Professor Auxiliar

Universidade do Minho
Out/1993-Fev/2000 Assistente

Universidade do Porto
Out/1992-Set/1993 Assistente

Universidade do Porto
Out/1988-Set/1992 Assistente Estagiário

Universidade do Porto
Out/1987-Set/1988 Outra Situação





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)


Atividades de Ensino (Teaching activities)


Universidade do Minho
Jan/2008-Dez/2011
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Módulo: Psicoterapia comportamental e cognitiva para o bem-estar psicológico (2008), Terapias comportamentais e cognitivas, Curso Avançado (Regente)
  • Ética Profissional (2008), Liderança e Sociedade da Informação - Curso Avançado(Regente)


Set/2010-Jul/2011
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Laboratório de Cognição Social, Mestrado Integrado em Psicologia(Regente)
  • Intervenção psicológica em grupos e consultadoria em Psicologia da saúde, Mestrado Integrado em Psicologia(Regente)
  • Metodologia e análise de dados, Mestrado Integrado em Psicologia(Regente)
  • Psicologia Social, Mestrado Integrado em Psicologia(Regente)
  • Promoção da saúde, Mestrado Integrado em Psicologia(Regente)
  • Estágio - Psicologia Clínica, Mestrado Integrado em Psicologia(Docente)
  • Dissertação - Psicologia Clínica, Mestrado Integrado em Psicologia(Docente)
  • Estágio - Psicologia da Saúde, Mestrado Integrado em Psicologia (Docente)
  • Estudos Avançados em Psicologia Social VI , Doutoramento em Psicologia(Regente)


Set/2008-Jul/2011
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia Social - Mestrado em Educação - Mediação


Set/2008-Jul/2010
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Estudos Avançados em Psicologia Social I I (2008), Doutoramento em Psicologia(Regente)
  • Estudos Avançados em Psicologia Social I I (2009), Doutoramento em Psicologia(Regente)
  • Estudos avançados em psicologia Social V (2010), Doutoramento em Psicologia(Regente)
  • Estudos avançados em psicologia social IV (2009), Doutoramento em Psicologia(Regente)
  • Metodologia e análise de dados (2008), Doutoramento em Psicologia(Regente)






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)


Universidade do Minho
Jan/2010-Dez/2010
Membro de comissão reestruturação da Licenciatura/MIPsi


Jan/2008-Dez/2009
Membro de grupo de trabalho, Universidade do Minho, Escola de Psicologia - Comissão Directiva da Direcção de Departamento


Jan/2008-Dez/2009
Membro de grupo de trabalho, Universidade do Minho, Escola de psicologia - Selecção de candidatos ao programa de doutoramento






Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Universidade do Minho
Abr/2011-Actual


Jan/2009-Actual
- Coordenadora do programa Erasmus na Escola de Psicologia da Universidade do Minho


Jan/2010-Dez/2011
- Membro do Conselho Pedagógico






Atividades de Serviços técnicos especializados (Specialized technical services activities)


Universidade do Minho
Jan/2008-Dez/2011
Serviço realizado»Executed service:

Coordenação da Unidade de Crianças e Adolescentes do Serviço de Psicologia no total de 200 horas


Jan/2008-Dez/2011
Serviço realizado»Executed service:

Consultas individuais no total de 288 horas






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Coordinator and supervisor of the GIFOP group (research group for the study of optimal functioning). It integrates graduate and post-graduate students and professionals in psychology




Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Francês (Bem), Inglês (Bem), Italiano (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente), Português (Bem).
Fala
Speaking
Francês (Bem), Inglês (Bem), Italiano (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente), Português (Bem).

Reading
Francês (Bem), Inglês (Bem), Italiano (Razoavelmente), Espanhol (Bem), Português (Bem).
Escreve
Writing
Francês (Bem), Inglês (Bem), Italiano (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente), Português (Bem).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2010 Prémio Ensino, Universidade do Minho - Escola de Psicologia.
2010 Poster Award, European Health Psychology Society.
1987 Prize: Engº António de Almeida por se ter licenciado em Psicologia com a classificação de 16 valores (a mais elevada no respetivo ano), Fundação Engenheiro António de Almeida.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jan/2010 - Dez/2011 Sociedade Portuguesa de Psicologia Positiva (2011), Outros (especifique).
Quadro dirigente.
Jan/2008 - Dez/2011 European Network for Positive Psychology (ENPP) , Outros (especifique).
Quadro Dirigente.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Freire, Teresa. ed. 2013. Positive Leisure Science ed. 1, ISBN: 978-94-007-5057-9. Dordrecht: Springer Netherlands.
2. Passmore, Jonathan; Peterson, David B; Freire, Teresa. eds. 2012. The Wiley-Blackwell Handbook of the Psychology of Coaching and Mentoring ed. 1, ISBN: 9781118326459. Oxford, UK: John Wiley & Sons, Ltd.
3. Freire, Teresa. 2011. From Flow to Optimal Experience: (Re)Searching the Quality of Subjective Experience Throughout Daily Life. ed. 1, ISBN: 978-94-007-1374-1. Dordrecht: Springer Netherlands.
4. S., Almeida L; Freire, Teresa. 2009. Metodologia da investigação em Psicologia e Educação. ed. 5. Braga: Psiquilíbrios .
5. Freire, Teresa. ed. 2009. Understanding positive life. Research and practice on positive psychology ed. 0. Lisboa: Climepsi.
6. S., Almeida L; Freire, Teresa. 2007. Metodologia da investigação em Psicologia e Educação. ed. 4. Braga: Psiquilíbrios.
7. S., Almeida L; Freire, Teresa. 2003. Metodologia da investigação em Psicologia e Educação. ed. 3. Braga: Psiquilíbrios.
8. S., Almeida L; Freire, Teresa. 2000. Metodologia da investigação em Psicologia e Educação. ed. 2. Braga: Psiquilíbrios .
9. S., Almeida L; Freire, Teresa. 1997. Metodologia da investigação em Psicologia e Educação. ed. 1. Coimbra: APPORT - Associação dos Psicólogos Portugueses.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Freire, Teresa. 2013. Leisure Experience and Positive Identity Development in Adolescents.  In Positive Leisure Science, ed. Teresa Freire, 61 - 79. ISBN: 978-94-007-5057-9. Dordrecht: Springer Netherlands.
2. Freire, Teresa. 2013. Cross-Cultural Perceptions of Meaning and Goals in Adulthood: Their Roots and Relations with Happiness.  In The best within us: positive psychology perspectives on eudaimonia, ed. Alan S. Waterman, 232 - 253. ISBN: 978-1-4338-1261-3. Washington DC: American Psychological Association (APA Books).
3. Freire, Teresa. 2012. Coaching and Positive Psychology (in press).  In Wiley-Blackwell Handbook of the Psychology of Coaching & Mentoring, 0 - 0. . 0: 0.
4. Freire, Teresa. 2012. Leisure experience and positive identity development in adolescents.  In Positive leisure science: from subjective experience to social contexts, 0 - 0. . Dordrecht: Springer.
5. Freire, Teresa. 2012. Pensar e sentir os espaços...viver os lugares na cidade.  In Paisagem com cidade e maças vermelhas , ed. H. Praça , 69 - 90. . POrto: Sete Pés.
6. Freire, T. &. S. E. 2012. Adolescentes e desenvolvimento positivo: para uma abordagem inovadora da adolescência(in press).  In Adolescência, ed. T. Medeiros, 0 - 0. . Açores: Governo Regional dos Açores (Direcção Regional da Ciência).
7. Freire, T. &. T. A. 2012. Terapia cognitivo-comportamental: da psicopatologia ao funcionamento óptimo de crianças e adolescentes(in press).  In (in press), 0 - 0. . Lisboa: Edições LIDEL.
8. Freire, Teresa. 2012. From Vulnerability to Skillfulness: Leisure and Positive Intervention in Therapy with Adolescents.  In Happiness, Healing, Enhancement, ed. George W. Burns, 100 - 112. ISBN: 9781118269664. Hoboken, NJ, USA: John Wiley & Sons, Inc..
9. Passmore, J.; Peterson, D. &. F. T. 2012. Psychology of coaching and mentoring.  In Wiley-Blackwell Handbook of the Psychology of Coaching & Mentoring, ed. J. Passmore, D. Peterson & T Freire, 1 - 11. . Oxford: Wiley-Blackwell.
10. Freire, Teresa. 2012. Coaching and Positive Psychology.  In Wiley-Blackwell Handbook of the Psychology of Coaching & Mentoring, ed. J. Passmore, D. Peterson & T. Freire , 0 - 0. . Oxford, UK: John Wiley & Sons, Ltd.
11. Freire, Teresa; Stebbins, R.. 2011. Activités de loisir optimales et développement positif des adolescents: un rapprochement entre les perspectives psychologiques et sociologiques.  In Traité de Psychologie Positive : Fondements théoriques et implications pratiques, 0 - 0. . Bruxelles: De Boeck.
12. Freire, Teresa. 2011. From flow to optimal experience: (Re)searching the quality of subjective experience throughout daily life.  In The Human Pursuit of well-being: a cultural approach, 0 - 0. . Dordrecht: Springer.
13. Freire, T. &. S. R. 2011. Activités de loisir optimales et développement positif des adolescents: un rapprochement entre les perspectives psychologiques et sociologiques.  In Traité de Psychologie Positive : Fondements théoriques et implications pratiques, ed. C. Martin - Krumm & C. Tarquinio, 557 - 576. . Bruxelles: De Boeck.
14. Freire, Teresa. 2010. From vulnerability to skillfulness leisure and positive intervention in therapy with adolescents.  In Happiness, Healing, Enhancement: Your casebook collection for applying positive psychology in Therapy , 100 - 138. . Hoboken, NJ: John Wiley and Sons.
15. Freire, Teresa; Lima, I. e. F. C. 2009. Life interests and optimal experiences related to the school life of adolescents.  In Understanding Positive Life. Perspectives on Positive Psychology, 0 - 0. . Lisboa: Climepsi.
16. Freire, Teresa; Lima, I. &. F. C. 2009. Life interests and optimal experiences related to the school life of adolescents.  In Understanding Positive Life. Perspectives on Positive Psychology, ed. T. Freire, 131 - 151. . Lisboa: Climepsi.
17. Freire, Teresa. 2006. O lazer e os adolescentes: dinamizar o envolvimento, promover o crescimento, perspectivar o desenvolvimento.  In Animação, cidadania e participação, ed. A. N. Peres & M. S. Lopes, 0 - 0. . Chaves: Associação Portuguesa de Animação e Pedagogia (APAP).
18. Freire, Teresa. 2006. Leisure experience and positive development of adolescents: from theory to intervention.  In Dimensions of well-being. Research and intervention, 0 - 0. . Milano: Franco Angeli.
19. Freire, Teresa. 2006. Leisure experience and positive development of adolescents: from theory to intervention.  In Dimensions of well-being. Research and intervention, ed. A. Delle Fave, 366 - 381. . Milão: Franco Angeli.
20. Albuquerque, P. B; Freire, Teresa. 2005. Investigação em Psicologia através de medidas de auto-relato: Memória limitada, resposta ameaçada.  In Psicologia Escolar. Uma proposta Científico-Pedagógica, ed. M. C. Taveira, 295 - 309. . Coimbra: Quarteto.
21. Freire, Teresa. 2004. Psicologia social do lazer.  In Psicologia Social Aplicada, ed. F. Neto , 0 - 0. . Lisboa: Universidade Aberta.
22. Freire, Teresa; Leandro, L. S. 2001. Escalas de avaliação: construção e validação.  In Métodos e técnicas de avaliação: contributos para a prática e investigação psicológicas, ed. E. Fernandes & L. S. Almeida, 109 - 1028. . Braga: Centro de estudos em Educação e Psicologia (CEEP).
23. Freire, Teresa. 1999. Promover a saúde em adolescentes através do lazer.  In Educação para a saúde, ed. J. Precioso, F.Viseu, L. Dourado, M.T. Vilaça, R. Henriques & T. Lacerda, 409 - 4030. . Braga: Universidade do Minho.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Teixeira, Ana; Freire, Teresa. 2013. "The Leisure Attitude Scale: psychometrics properties of a short version for adolescents and young adults", Leisure/Loisir 37, 1: 57 - 67.
2. Delle Fave, A; Brdar, I., F. T. V. D. &. W. M. P. 2011. "The eudaimonic and hedonic components of happiness: qualitative and quantitative findings", Social Indicators Research 2, 100: 185 - 207.
3. Matias, G.P.; Nicolson, N.A., F. T. 2011. "Solitude and cortisol: Associations with state and trait affect in daily life", Biological Psychology 3, 86: 314 - 319.
4. Freire, Teresa; Tavares, D.. 2011. "Influência da auto-estima, da regulação emocional e do género no bem-estar subjectivo e psicológico de adolescentes", Revista de Psiquiatria Clínica 5, 38: 184 - 188.
5. Cunha, A. Q; Albuquerque, P., &. F. T. 2011. "O poder da sugestionabilidade interrogativa na distorção mnésica de crianças", Psicologia, Educação e Cultura 2, XV: 394 - 406.
6. Cunha, A. Q. A. P. &. F. T. 2011. "O poder da sugestionabilidade interrogativa na distorção mnésica de crianças", Psicologia, Educação e Cultura 15, 2: 394 - 406.
7. Costa, W.; Nogueira, C., &. F. T. 2010. "The lack of teaching/study of religiosity/spirituality in psychology degree courses in Brazil: the need for reflection", Journal of Religion & Health 3, 49: 322 - 332.
8. Ferreira, M. J; Freire, Teresa. 2010. "Bem-estar, qualidade da experiência subjectiva e solidão: relações com o envelhecimento humano", Psicologia, Educação e Cultura 1, 14: 41 - 58.
9. Silva, A. M. C; Freire, Teresa. 2010. "Novos actores no trabalho em educação: os mediadores socioeducativos", Revista Portuguesa de Educação 2, 23: 119 - 151.
10. Ferreira, M. J. &. F. T. 2010. "Bem-estar, qualidade da experiência subjetiva e solidão: relações com o envelhecimento humano", Psicologia, Educação e Cultura 14, 1: 41 - 58.
11. Freire, Teresa. 2010. "Novos actores no trabalho em educação: os mediadores socioeducativos", Revista Portuguesa de Educação 23, 2: 119 - 151.
12. Lima, I.; Freire, Teresa. 2009. "Qualidade da experiência subjectiva no quotidiano escolar de adolescentes: implicações desenvolvimentais e educacionais", Análise Psicológica, 4: 523 - 534.
13. Matias, G.; Freire, Teresa. 2009. "Experiência óptima e Cortisol: a psicofisiologia no quotidiano", Psychologica 50, 0: 233 - 246.
14. Lima, I. &. F. T. 2009. "Qualidade da experiência subjetiva no quotidiano escolar de adolescentes: implicações desenvolvimentais e educacionais", Análise Psicológica 4, 27: 523 - 534.
15. Lima, I.; Freire, Teresa. 2008. "Contributos e desafios da Psicologia Positiva para a intervenção do psicólogo em contexto escolar", Pessoas & Sintomas, 6: 27 - 33.
16. Freire, Teresa; Fonte, C.. 2007. "Escala de atitudes face ao lazer", Paidéia: Cadernos de Psicologia e Educação 36, 17: 79 - 87.
17. Cunha, A.; Albuquerque, P.B., &. F. T. 2007. "Sugestionabilidade em crianças: Definição de conceitos e análise de variáveis cognitivas", Psychologica, 46: 125 - 141.
18. Freire, Teresa; Fonte, C. &. L. I. 2007. "As experiências óptimas na vida diária de adolescentes: implicações para um desenvolvimento positivo", Revista de Psicologia, Educação e Cultura 2, XI: 223 - 242.
19. Freire, Teresa. 2007. "Experiências ótimas e lazer: sobre a qualidade da experiência subjetiva na vida diária", Psicologia: Teoria, Investigação e Prática 11, 2: 243 - 258.
20. Freire, T., F. C. &. L. I. 2007. "As experiências óptimas na vida diária de adolescentes: implicações para um desenvolvimento positivo", Revista de Psicologia, Educação e Cultura 11, 2: 223 - 242.
21. Freire, Teresa. 2006. "Experiências óptimas e lazer: sobre a qualidade da experiência subjectiva na vida diária", Psicologia: Teoria, Investigação e Prática 2, 11: 243 - 258.
22. Dias, P.; Soares, I.; F. T. 2004. "Percepção do comportamento de vinculação da criança aos 6 anos: construção de uma escala para professores", Revista Portuguesa de Educação 1, 17: 191 - 207.
23. Dias, P., S. I. &. F. T. 2004. "Perceção do comportamento de vinculação da criança aos 6 anos: construção de uma escala para professores", Revista Portuguesa de Educação 17, 1: 191 - 207.
24. Dias, P.; Soares, I.; F. T. 2002. "Percepção materna do comportamento de vinculação da criança aos 6 anos: construção de uma escala", Psicologia, Teoria, Investigação e Prática, 2: 167 - 169.
25. Freire, Teresa. 2001. "Ócio e tempo livre: perspectivar o lazer para o desenvolvimento", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación 7, 5: 345 - 349.
26. Freire, Teresa. 2001. "Ócio e tempo livre: perspectivar o lazer para o desenvolvimento", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación 7, 5: 345 - 349.
27. Freire, Teresa; Soares, I.. 2000. "O impacto psico-social do envolvimento em actividades de lazer no processo de desenvolvimento adolescente", Psicologia, Teoria, Investigação e Prática, 1: 23 - 24.
28. Freire, Teresa; Soares, I.. 2000. "A intervenção na adolescência através do lazer e a promoção do desenvolvimento positivo", Psicologia, Educação e Cultura, 2: 329 - 343.
29. Freire, T. &. S. I. 2000. "A intervenção na adolescência através do lazer e a promoção do desenvolvimento positivo", Psicologia, Educação e Cultura 4, 2: 329 - 343.
30. Freire, T., L. L. &. P. D. 1992. "Um modelo de estrutura cognitiva: Estudo experimental de validação", Jornal de Psicologia 10, 3: 23 - 28.
31. Neto, F.; Freire, Teresa. 1990. "Contribuições da Psicologia Social para a compreensão do fenómeno turístico", Jornal de Psicologia 45, 9: 3 - 13.
32. Freire, Teresa. 1989. "Lazer e desenvolvimento humano", Jornal de Psicologia 1, 8: 27 - 31.
33. Mullet, E., N. F. &. F. T. 1989. "Teoria da decisão e projectos escolares", Jornal de Psicologia 8, 3: 3 - 10.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Matias, G.P, N. N. F. T. 2010. "Cortisol and the experience of being alone in daily life", Psychology & Health 25, 1: 137 - 376.
2. Freire, Teresa. 2009. "Cortisol awakening response and the autotelic personality: an exploratory study", Psychology & Health 24, 1: 71 - 419.
3. Neto, F. &. F. T. 1992. "Stereotypes of tourists in Portugal", International Journal of Psychology, 27: 277 - 277.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Fonte, C.; Freire, Teresa. 2006. "Experiências Óptimas (flow), Qualidade de Vida e Bem-estar no Desenvolvimento de Indivíduos", Trabalho apresentado em 6ºCongresso Nacional de Psicologia da Saúde , In Actas do 6ºCongresso Nacional de Psicologia da Saúde , Faro.
2. Freire, Teresa. 1998. "A experiência de aborrecimento na adolescência: consequências desenvolvimentais e sociais", Trabalho apresentado em IV Congresso Galaico Português de Psicopedagogia , In Actas do IV Congresso Galaico Português de Psicopedagogia , Braga.
3. Freire, Teresa; Pádua, A. M. P. C. P. C. S. M. F. 1997. "Programas de Intervenção em Grupo: uma abordagem psico-social", Trabalho apresentado em Avaliação psicológica: Formas e contextos, In Avaliação psicológica: Formas e contextos, Braga.
4. Freire, Teresa; Araújo, S.. 1996. "Lazer, Desenvolvimento e Estilos de Vida", Trabalho apresentado em II Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, In Actas do II Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga.
5. Freire, Teresa. 1994. "Princípios éticos na investigação psicológica", Trabalho apresentado em Seminário de Deontologia Profissional do Psicólogo, In Actas do Seminário de Deontologia Profissional do Psicólogo, Porto.
6. Freire, Teresa; Neto, F.. 1992. "Dimensões de estereotipia de turistas estrangeiros", Trabalho apresentado em 1as Jornadas de Estudo. Psicologia, Portugal e a Europa, In Actas das "1as Jornadas de Estudo. Psicologia, Portugal e a Europa", Coimbra.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Freire, Teresa. 2010. "Children show the way in L Bormans (Ed.), The world book of happiness". Tielt: Lannoo..
2. Lima, I. &. F. T. 2008. "Contributos e desafios da Psicologia Positiva para a intervenção do psicólogo em contexto escolar", 27-33 pp.. Braga: Pessoas & Sintomas.
3. Freire, Teresa. 1992. "A conformidade: Modalidade de influência social (. Relatório-síntese de aula prática apresentado à Universidade do Porto para efeitos de Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica)". Porto: Universidade do porto.
4. Freire, Teresa; Neto, F.. 1989. "A Conformidade". Porto: Centro de Psicologia Social - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.
5. Freire, Teresa; Neto, F.. 1988. "Modalidades de influência social". Porto: Centro de Psicologia Social - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.
6. Freire, Teresa; Neto, F.. 1988. "A Obediência: Abordagem da psicologia social experimental". Porto: Centro de Psicologia Social- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Matias, G. P; Freire, T., &. N. N. The role of autotelic characteristics on the affective experience of solitude,26th European Health Psychology Society Conference,Praga,2012 (Comunicação).
2. Freire, Teresa; Matias, G. P. S. M. J. &. B. M. Optimal Experiences in Daily Life and Associated Physiological Patterns: understanding the Autotelic Personality,9th Symposium BIAL “Aquém e Além Cérebro”,Porto,2012 (Poster).
3. Teixeira, A.; Araújo, M., L. I. &. F. T. Desafio ser+: um programa de intervenção para a promoção do funcionamento ótimo de adolescentes,1º Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses, "Afirmar os Psicólogos",Lisboa,2012 (Poster).
4. Ferreira, M. J; Freire, Teresa. Flow experiences, well-being and loneliness in older age,6th European Conference on Positive Psychology,Moscovo,2012 (Poster).
5. Ferreira, M. J; Freire, Teresa. The study of daily life in older age: life contexts and subjective experience,26th Conference of the European Health Psychology Society,Praga,2012 (Poster).
6. Ferreira, M. J; Freire, Teresa. Ways of living in older age: A case study,VII European Congress - Health and active ageing for all Europeans II,Bolonha,2011 (Comunicação).
7. Vella-Brodrick, D.; Freire, Teresa. Differences in well-being ratings for individuals with electronic based hobbies electronic hobbies: a cross country investigation,Symposium "Eudaimonic and Hedonic happiness Investigation: the influence of individual differences and contextual factors on conceptualizations and experiences of happiness and meaning",Filadélfia,2011 (Comunicação).
Apresentado no 2nd World Congress on Positive Psychology.
8. Mourão, J.; Ribeiro, E.; &. F. T. Assessing therapeutic change through the experience sampling method,42nd International Annual Meeting of the Society for Psychotherapy Research,Berna,2011 (Comunicação).
9. Freire, Teresa; Fonte, C.. Promoção da saúde em adolescentes: o papel do lazer activo e passivo em rapazes e raparigas,2nd VII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde,Braga,2011 (Poster).
10. Ferreira, M. J; Freire, Teresa. Ways of living in older age: a case study,VII European Congress Healthy and Active Ageing for all Europeans II,Bolonha,2011 (Poster).
11. Fonte, C.; Freire, Teresa. Adolescents’ optimal experiences in daily life and leisure time: the impact of tobacco and alcohol use,2nd World Congress on Positive Psychology,Filadélfia,2011 (Poster).
12. Cunha, A.; Albuquerque, P., &. F. T. Suggestibility decreases with age: exploring the phenomenon with a verbal scale,5th International Conference on Memory (ICOM5),York,2011 (Poster).
13. Freire, Teresa. A investigação da experiência óptima e da qualidade da experiência subjectiva: conceitos e metodologias,Simpósio(Coordenadora do Simpósio) "Investigação em Psicologia Social Positiva: para um conhecimento do funcionamento óptimo",Braga,2010 (Comunicação).
Apresentado no VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.
14. Fonte, C.; Freire, Teresa. Qualidade da experiência subjectiva, lazer e consumo de substâncias na adolescência,Simpósio "Investigação em Psicologia Social Positiva: para um conhecimento do funcionamento óptimo",Braga,2010 (Comunicação).
Apresentado no VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.
15. Ferreira, M. J; Freire, Teresa. O estudo da qualidade da experiência subjectiva em idosos,Simpósio "Investigação em Psicologia Social Positiva: para um conhecimento do funcionamento óptimo",Braga,2010 (Comunicação).
Apresentado no VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.
16. Matias, G.P.; Freire, T, &. N. N. Psicofisiologia no Quotidiano: associações entre a qualidade da experiência subjectiva e o funcionamento óptimo humano,Symposium “Investigacao em Psicologia Social Positiva: para um conhecimento do funcionamento óptimo.”,Braga,2010 (Comunicação).
Apresentado no VII Simpósio de Investigação em Psicologia.
17. Mourão, J.; Freire, T, &. R. E. A vida diária no contexto terapêutico: a qualidade da experiência subjectiva nas relações interpessoais,Simpósio "Investigação em Psicologia Social Positiva: para um conhecimento do funcionamento óptimo",Braga,2010 (Comunicação).
Apresentado no VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.
18. Freire, Teresa. Understanding Happiness through Leisure: a cross-country study,Symposium: "The Eudaimonic Happiness Investigation: Cross-country comparisons of findings on well-being",Copenhaga,2010 (Comunicação).
Apresentado no 5th European Conference on Positive Psychology.
19. Mourão, J.; Fernandes, E, &. F. T. Therapeutic alliance: From the client’s security to the client’s sense of challenge,41st International Annual Meeting da Society for Psychotherapy Research,Asilomar,2010 (Comunicação).
20. Matias, G. P; Nicolson, N. A. &. F. T. Cortisol and solitude in everyday life: moderating influence of trait affectivity in college women,7th World Congress on Stress,Leiden,2010 (Comunicação).
21. Matias, G. P; Nicolson, N. A. &. F. T. Cortisol and the experience of being alone in daily life,24th European Health Psychology Society Conference,Cluj-Napoca,2010 (Comunicação).
22. Lima, I.; Freire, T., &. T. A. Desafio Ser+: um programa de intervenção para promover o funcionamento óptimo de adolescentes,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Poster).
23. Freire, Teresa; Santos, M., B. M. &. M. G. Optimal Experiences in daily life and associated physiological patterns: understanding the autotelic personality,8th Symposium BIAL “Aquém e Além Cérebro”,Porto,2010 (Poster).
24. Matias, G. P; Nicolson, N.A., &. F. T. Cortisol and the experience of being alone in daily life,24th European Health Psychology Conference,Cluj-Napoca,2010 (Poster).
25. Matias, G. P; Nicolson, N. A. &. F. T. Cortisol and solitude in everyday life: moderating influence of trait affectivity in college women,7th World Congress on stress,Leiden,2010 (Poster).
26. Freire, Teresa. Measure for measure,2nd Annual International Coaching Research Forum,Londres,2009 (Comunicação).
27. Freire, Teresa. Leisure experience in adolescence: implications for optimal development,2nd Applied Positive Psychology Conference,Coventry,2009 (Comunicação).
Invited Round Table, chaired by Antonella Delle Fave (Italy): Flourishing communities and positive psychology: a European Perspective.

28. Freire, Teresa. Experiências óptimas e promoção da saúde na vida diária,1º Congresso de saúde e Comportamento dos Países de Língua portuguesa,Braga,2009 (Comunicação).
29. D., Lima; Freire, Teresa. A qualidade da experiência de tempo livre na relação pais-adolescentes,Simpósio “Experiências óptimas e promoção da saúde na vida diária”,Braga,2009 (Comunicação).
Apresentado no 1º Congresso de Saúde e Comportamento dos Países de Língua Portuguesa.
30. Lima, I.; Freire, Teresa. Experiências óptimas em contexto escolar e desenvolvimento positivo dos adolescentes,Simpósio “Experiências óptimas e promoção da saúde na vida diária”,Braga,2009 (Comunicação).
Apresentado no 1º Congresso de Saúde e Comportamento dos Países de Língua Portuguesa.
31. Matias, G. P; Freire, Teresa. A experiência óptima e o bem-estar: implicações para a promoção da saúde,1º Congresso de Saúde e Comportamento dos Países de Língua Portuguesa,Braga,2009 (Comunicação).
32. Fonte, C.; Freire, Teresa. Lazer, consumo de álcool e desenvolvimento óptimo de adolescentes,Simpósio “Experiências óptimas e promoção da saúde na vida diária”,Braga,2009 (Comunicação).
Apresentado no 1º Congresso de Saúde e Comportamento dos Países de Língua Portuguesa.
33. Mourão, J.; Freire, T.; &. F. E. A Experiência Óptima no Contexto Terapêutico,Simpósio “Experiências óptimas e promoção da saúde na vida diária”,Braga,2009 (Comunicação).
Apresentado no 1º Congresso de Saúde e Comportamento dos Países de Língua Portuguesa.
34. Ferreira, M. J; Freire, Teresa. Experiência óptima e envelhecimento: Implicações para uma vida saudável,Simpósio “Experiências óptimas e promoção da saúde na vida diária”,Braga,2009 (Comunicação).
Apresentado no 1º Congresso de Saúde e Comportamento dos Países de Língua Portuguesa.
35. Freire, Teresa; Lima, I.. Optimal experience of autotelic and non-autotelic adolescents in school and leisure: the role of motivation,1st World Congress on Positive Psychology,Filadélfia,2009 (Comunicação).
36. Matias, G. P; Freire, Teresa. Individual differences in the experience of flow: a look at the processes of the flow experience in relation to the autotelic and non-autotelic personalities,1st World Congress on Positive Psychology,Filadélfia,2009 (Comunicação).
37. Matias, G. P; Freire, Teresa. Cortisol awakening response and the autotelic personality: an exploratory study,23rd European Health Psychology Conference,Pisa,2009 (Comunicação).
38. Ferreira, M. J; Freire, Teresa. Well being in older age: From flow to eudaimonia and hedonism.,XIXth IAGG World Congress of Gerontology and Geriatrics,Paris,2009 (Comunicação).
39. Ferreira, M. J; Freire, Teresa. The quality of subjective experience in the daily life: implications for a healthy aging,23rd Annual Conference of the European Health Psychology Society,Pisa,2009 (Comunicação).
40. Mourão, J.; Ribeiro, E.; &. F. T. Living with anxiety: implications to the therapeutic process of the life constructions of clients with anxiety,XVIII International Congress on Personal Construct Psychology,Veneza,2009 (Comunicação).
41. Mourão, J.; Ribeiro, E.; &. F. T. Therapeutic alliance: From the client’s security to the client’s sense of challenge,European Conference of the Society for Psychotherapy Research,Bolzano,2009 (Comunicação).
42. Ferreira, M. J; Freire, Teresa. The quality of subjective experience in the daily life: implications for a healthy aging,23rd Annual conference of the European Health Psychology Society,Pisa,2009 (Poster).
43. Ferreira, M. J; Freire, Teresa. Well being in older age: from flow to eudaimonia and hedonism,XIXth IAGG World Congress of Gerontology and Geriatrics,Paris,2009 (Poster).
44. Matias, G.P.; Freire, Teresa. Individual differences in the experience of flow: a look at the processes of the flow experience in relation to the autotelic and non- autotelic personalities,The 1st World Congress on Positive Psychology,Filadélfia,2009 (Poster).
45. Matias, G. P; Freire, Teresa. Cortisol Awakening Response and the Autotelic Personality: an exploratory study,23rd European Health Psychology Society Conference,Pisa,2009 (Poster).
46. Fonte, C.; L. I; Freire, Teresa. Implicações da Psicologia Positiva para a educação e o desenvolvimento positivo dos adolescentes,Workshop, 1º Congresso Internacional Escolar – Ambiente, Saúde e Educação,Braga,2008 (Comunicação).
47. Freire, Teresa. (Re)searching Flow throughout daily life: from social contexts to internal states,4th European Conference on Positive Psycchology,Croácia,2008 (Comunicação).
48. Freire, Teresa. The 1st International Coaching Research Forum-ICRF ,The 1st International Coaching Research Forum-ICRF ,USA,2008 (Comunicação).
49. Freire, Teresa. Promover a saúde em adolescentes através do lazer,I Congresso de Educação para a saúde,Braga,2008 (Comunicação).
50. Fonte, C.; Freire, Teresa. Qualidade da experiência quotidiana, consumo de drogas e objectivos de vida em adolescentes: desenvolvimento positivo e implicações para a saúde,VII Congresso nacional de Psicologia da Saúde,Porto,2008 (Comunicação).
51. Mourão, J.; Freire, Teresa. Relationships in psychotherapy and daily life,39th International Annual Meeting of the Society for Psychotherapy Research,Barcelona,2008 (Comunicação).
52. Mourão, J.; Freire, Teresa. Constructivist and Cognitive-Behavioural Therapy through the lens of Positive Psychology,38th EABCT Annual Congress,Helsínquia,2008 (Comunicação).
53. Freire, Teresa; Matias, G. P. Measurement of Flow Experience: an empirical comparison using online and retrospective measures,Simpósio “Varieties of Optimal Experience: conceptual and methodological issues”,Croácia,2008 (Comunicação).
Apresentado no 4th European Conference of Positive Psychology.

54. Matias, G. P; Freire, Teresa. Flow and cortisol: where does subjective experience and physiological patterns converge? ,4th European Conference of Positive Psychology,Croácia,2008 (Comunicação).
55. Ferreira, M. J; Freire, Teresa. The quality of the subjective experience in daily life: a single case study with the elderly,4th European Conference on Positive Psychology,Croácia,2008 (Comunicação).
56. Ferreira, M. J; Freire, Teresa. Experiência óptima e apatia nas actividades da vida diária: estudo exploratório com idosos,ICESP 08 - Internacional Conference on Excellence and Superior Performance,Braga,2008 (Comunicação).
57. Matias, G. P; Freire, Teresa. O impacto da experiência óptima no bem-estar e satisfação pessoal no bem-estar e satisfação pessoal na vida quotidiana,ICESP 08 - International Conference on Excelence and Superior Performance,Braga,2008 (Comunicação).
58. Lima, I.; Freire, Teresa. Meanings, challenges and future life goals related to school experiences,4th European Conference on Positive Psychology,Opatija,2008 (Poster).
59. Ferreira, M.; Freire, Teresa. The quality of the subjective experience in daily life: a single case study with elderly,4th European Conference on Positive Psychology,Opatija,2008 (Poster).
60. Fonte, C.; Freire, Teresa. Leisure experience and alcohol consumption in adolescents’ daily life: from boredom to optimal experience,4th European Conference on Positive Psychology,Opatija,2008 (Poster).
61. Mourão, J.; Freire, T., &. F. E. Thoughts and emotions: the quality of daily experience in clients undergoing psychotherapy,4th European Conference on Positive Psychology,Opatija,2008 (Poster).
62. Lima, D.; Freire, Teresa. Perceptions of parental practices and free time experience in adolescents: from boredom to positive involvement,4th European Conference on Positive Psychology,Opatija,2008 (Poster).
63. Mourão, F.; Freire, Teresa. Relationships in psychotherapy and daily life,The 39th International Annual Meeting of the Society for Psychotherapy Research,Barcelona,2008 (Poster).
64. Mourão, F.; Freire, Teresa. Constructivist and Cognitive-Behavioural Therapy through the lens of Positive Psychology,The 38th EABCT Annual Congress,Helsinkia,2008 (Poster).
65. Ferreira, M. J; Freire, Teresa. Experiência óptima e Apatia nas actividades da vida diária: Estudo exploratório com idosos,ICESP 08 - International Conference on Excelence and Superior Performance,Braga,2008 (Poster).
66. Matias, G. P; Freire, Teresa. O impacto da experiência óptima no bem-estar e satisfação pessoal na vida quotidiana,ICESP’08 Conferência Internacional “Excelência e Rendimento Superior”,Braga,2008 (Poster).
67. Freire, Teresa. Educação Positiva,VII Seminário sobre a criança e o adolescente,Viseu,2007 (Comunicação).
68. Freire, Teresa. Crescer com lazer: um programa de intervenção para adolescentes,I Congresso Intervenção com crianças, jovens e famílias,Braga,2007 (Comunicação).
69. Fonte, C.; Freire, Teresa. Os lugares e a qualidade da experiência: uma investigação ecológica em consumidores e não consumidores de cannabis,II Congresso de Familia, Saúde e Doença, Braga,2007 (Comunicação).
70. Freire, Teresa. Optimal leisure experience of Portuguese adolescents: implications for a positive development in daily life contexts,1st Applied Positive Psychology Conference,Coventry,2007 (Comunicação).
71. Freire, Teresa; Fonte, C.. Quality of experience in daily life, drug use and future goals in adolescence: positive development and health implications,XII Conference of the European Society for Child and Adolescent Psychiatry (CESCAP),Florença,2007 (Comunicação).
72. Cunha, A.; Albuquerque, P. B. &. F. T. Dissociation, memory and suggestibility in adults,XV ESCOP Conference,Marselha,2007 (Comunicação).
73. Albuquerque, P. B; Gouveia, S., &. F. T. Production of memory illusions in 6 to 11 years-old children,XVth ESCOP Conference,Marselha,2007 (Comunicação).
74. Lima, I.; Freire, Teresa. Qualidade da experiência subjectiva em contexto de sala de aula: do aborrecimento às experiências óptimas,IX Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,Corunha,2007 (Comunicação).
75. Fonte, C.; Freire, Teresa. Quality of experience, future goals and cannabis use in daily life: a study with portuguese adolescents,1st Applied Positive Psychology Conference,Coventry,2007 (Poster).
76. Lima, I.; Freire, Teresa. The Quality of Portugese Student´s Classroom Experiences: How They Feel While They Are Learning,1st Applied Positive Psychology Conference,Coventry,2007 (Poster).
77. Freire, Teresa; Fonte, C. &. L. I. Quality of experience in social relations and interactions in daily life of portuguese adolescents: with whom they feel better?,2007 International Attachment Conference,Braga,2007 (Poster).
78. Freire, Teresa. O lazer e os adolescentes: dinamizar o envolvimento, promover o crescimento, perspectivar o desenvolvimento,3as Jornadas Internacionais de Animação Socio-cultural. Animação, Cidadania e Participação,Chaves,2006 (Comunicação).
79. Freire, Teresa. Qualidade da experiência na vida quotidiana: do aborrecimento às experiências óptimas,Ciclo de Conferências e debate em Psicologia,Braga,2006 (Comunicação).
80. Freire, Teresa. A adopção. Uma abordagem psicológica,Encontro Nacional sobre a adopção,Monção,2006 (Comunicação).
81. Fonte, C.; Freire, Teresa. Experiências óptimas (flow), qualidade de vida e bem-estar no desenvolvimento de indivíduos,VIº Congresso Nacional de Psicologia da Saúde,Faro,2006 (Comunicação).
82. Freire, Teresa. Estudo da qualidade da experiência na vida quotidiana de adolescentes: questões conceptuais, metodológicas e empíricas,VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Évora,2006 (Comunicação).
83. Cunha, A.; Albuquerque, P., &. F. T. Sugestionabilidade em crianças: Factores cognitivos e modalidade de processamento como variáveis moderadoras da sugestão,1º Encontro de Psicologia Experimental,Aveiro,2006 (Poster).
84. Albuquerque, P. B; Freire, Teresa. Efeitos do tipo de instrução na resposta a questionários de auto-relato,XI Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2006 (Poster).
85. Albuquerque, P. B; Freire, Teresa. Memória para emoções: Efeito do tempo e do tipo de emoção na consistência da resposta,XI Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2006 (Poster).
86. Freire, Teresa; Fonte, C.. Escala de atitudes face ao lazer,XI Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2006 (Poster).
87. Fonte, C.; Freire, Teresa. Quality of experience in daily activities of Portuguese adolescents: the impact of drug use,3rd European Conference on Positive Psychology,Braga,2006 (Poster).
88. Lima, I.; Freire, Teresa. Adolescent’s quality of experience in the school context: optimal experiences and life interests,3rd European Conference on Positive Psychology,Braga,2006 (Poster).
89. Freire, Teresa; Fonte, C.. Escala de atitudes face ao lazer em jovens adultos,XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2006 (Poster).
90. Freire, Teresa; Fonte, C.. Daily activities and interactions of portuguese adolescents: quality of experience and developmental implications,Simpósio: "The cross-cultural investigation of optimal experience in adolescents. Implications for education and social policies,S. Sebastian,2005 (Comunicação).
91. Freire, Teresa; Arantes, J.; C. J. &. M. J. Experiência de lazer e desenvolvimento óptimo de indivíduos,VIII Congresso Galaico Português de PsicoPedagogia,Braga,2005 (Comunicação).
92. Freire, Teresa. Promover o desenvolvimento positivo na adolescência,3º Encontro de Psicologia Aplicada,Lisboa,2004 (Comunicação).
93. Freire, Teresa. Daily experiences of Portuguese adolescents, European Science Foundation - Standing Committee for Social Sciences,London,2004 (Comunicação).
Exploraty workshop: Positive approaches to development.

94. Freire, Teresa. Conformity and independence among university students: What about the Asch effect?,First Portuguese Forum of Experimental Psychology,Braga,2004 (Comunicação).
95. Freire, Teresa. Desenvolvimento humano: contributos da psicologia positiva,II Encontro Nacional Infância e Adolescência, Cultura, Ciência, educação e Desporto na promoção do desenvolvimento humano,Maia,2004 (Comunicação).
96. Freire, Teresa. Promover o desenvolvimento positivo através do lazer,II Encontro Nacional Infância e Adolescência, Cultura, Ciência, educação e Desporto na promoção do desenvolvimento humano,Maia,2004 (Comunicação).
97. Freire, Teresa; Lima, I.. Optimal experiences in adolescent’s development,IX Conference of the European Association for Research on Adolescence (EARA),Porto,2004 (Comunicação).
98. Freire, Teresa. Lazer e desenvolvimento sustentável, Congresso Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável,Braga,2004 (Comunicação).
99. Freire, Teresa. Optimal experiences in Portuguese adolescents: the role of the school context,Simpósio: “Optimal experience in learning environments across cultures”,Pallanza,2004 (Comunicação).
Apresentado no 2nd European Conference on Positive Psychology.
100. Freire, Teresa. Lazer e desenvolvimento humano: questões e implicações,Congresso Nacional sobre Animação dos tempos livres,Maia,2003 (Comunicação).
101. Freire, Teresa. Lazer e desenvolvimento das crianças e jovens ,Fafe,2003 (Comunicação).
102. Freire, Teresa. Desenvolvimento do adolescente e experiências positivas de vida - acção de formação “sou grande ou sou pequeno? (reflexões sobre a adolescência)”, V. N. de Famalicão,2003 (Comunicação).
103. Freire, Teresa. Viver adolescente: novas perspectivas sobre o desenvolvimento,Seminário dos Professores Pró-Ordem,Porto,2003 (Comunicação).
104. Freire, Teresa. The role of leisure in adolescent development ,XIth European Conference on Developmental Psychology,Milão,2003 (Comunicação).
105. Freire, Teresa. Outros olhares sobre a juventude: agir sobre o desenvolvimento,Braga,2001 (Comunicação).
106. Freire, Teresa. O lazer na adolescência,Ciclo de Conferências dos estudantes de Psicologia,Braga,2001 (Comunicação).
107. Freire, Teresa. Viver com lazer: percursos no feminino,Congresso Saúde e Psicopatologia da Mulher,Porto,2001 (Comunicação).
108. Freire, Teresa. As experiências positivas de vida e a promoção do desenvolvimento psico-social,IV Encontro Luso-Espanhol de Psicologia Social,Porto,2001 (Comunicação).
109. Freire, Teresa. O lazer e a adolescência. Novas abordagens para o desenvolvimento,Simpósio: Lazer e adolescência. IV Jornadas de Consulta Psicológica de Jovens e Adultos. Discursos e cenários do Desenvolvimento Humano,Porto,2001 (Comunicação).
110. Freire, Teresa. Crescer com lazer: do contexto escolar à escola da vida,I seminário: Desenvolvimento psicológico e contexto escolar,Barcelos,2000 (Comunicação).
111. Freire, Teresa. Lazer e adolescência: perspectivas de intervenção,Seminário “Lazer e infância: dos espaços à prática,Braga,2000 (Comunicação).
112. Freire, Teresa. Avaliação da experiência de lazer em adolescentes,5as Jornadas Psicopedagógicas de Gaia,Carvalhos,2000 (Comunicação).
113. Freire, Teresa. Ócio e tempo livre. Perspectivar o lazer para o desenvolvimento,V Congresso Galego-Português de Psicopedagogia,Santiago de Compostela,2000 (Comunicação).
114. Freire, Teresa. Evaluating the leisure experience of portuguese adolescents,The 7th Biennal Conference of the European Association for Research on Adolescence,Jena,2000 (Poster).
115. Fonte, C.; Freire, Teresa. A experiência de lazer e o auto-conceito: suas relações e implicações na adolescência,Conferência de Avaliação Psicológica,Braga,1999 (Poster).
116. Freire, Teresa. Promoting social identity in adolescents through leisure context,IX European Conference on Developmental Psychology, Human Development at the turn of the century,Spetses,1999 (Poster).
117. Freire, Teresa. A experiência de aborrecimento na adolescência: consequências desenvolvimentais e sociais,IV Congresso Galaico Português de Psicopedagogia,Braga,1998 (Comunicação).
118. Freire, Teresa. Adolescent´s learning of leisure time: development of a group program,6th Biennial Conference of the European Association for Research on Adolescence,Budapeste,1998 (Poster).
119. Freire, Teresa. Development of a leisure program for adolescents,XVth Meetings of the International Society for the Study of Behavioral Development,Berna,1998 (Poster).
120. Freire, Teresa. A avaliação da experiência de lazer em adolescentes portugueses,VI Conferência Internacional: Avaliação Psicológica, Formas e Contextos,Salamanca,1998 (Poster).
121. Freire, Teresa; Pádua, A. M. P. C. P. C. &. S. M. F. Programas de Intervenção em Grupo: uma abordagem psico-social,V Congresso de Avaliação Psicológica: Formas e contextos,Braga,1997 (Comunicação).
122. Freire, Teresa. Avaliação de atribuições no contexto turístico: um estudo exploratório,IV Congresso de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,1996 (Comunicação).
123. Freire, Teresa; Araújo, S.. Lazer, Desenvolvimento e Estilos de vida,II Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,Braga,1996 (Comunicação).
124. Freire, Teresa. Percepção ética de estudantes universitários de psicologia em relação ao exercício da investigação psicológica,III Congresso de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,1995 (Comunicação).
125. Freire, Teresa. Portugueses receptores de turistas estrangeiros: que esterótipos? ,Seminário: Poço de Preconceitos,Braga,1995 (Comunicação).
126. Freire, Teresa. Questões éticas na investigação psicológica. Deontologia Profissional do Psicólogo,Questões éticas na investigação psicológica. Deontologia Profissional do Psicólogo,Porto,1994 (Comunicação).
127. Freire, Teresa. The Social Pychology and the research on touristic field: a study about foreign tourists in Portugal,23rd International Congress of Applied Psychology,Madrid,1994 (Poster).
128. Freire, Teresa. Dimensões de estereotipia de turistas estrangeiros,Primeiras Jornadas de Estudo. Psicologia, Portugal e a Europa,Coimbra,1992 (Comunicação).
129. Freire, Teresa; Neto, F.. Stereotypes of tourists in Portugal,25th International Congress of Psychology,Viena,1992 (Poster).
130. Neto, F.; Mullet & F. T. M-81: A method enabling adolescents to develop an awareness of certain determinants of their vocational preferences,International Congress on School Psychology and Human Development,Braga,1991 (Poster).
131. Freire, Teresa. Lazer: tempo livre...? De quê e para quê? ,Congresso Internacional A Psicologia e os Psicólogos Hoje,Lisboa,1989 (Comunicação).
132. Freire, Teresa. O Ensino da Psicologia a Jovens nas Escolas Secundárias. O Psicólogo no Sistema Educativo: Áreas de Intervenção,O Ensino da Psicologia a Jovens nas Escolas Secundárias. O Psicólogo no Sistema Educativo: Áreas de Intervenção,Coimbra,1988 (Comunicação).
133. Freire, Teresa; Campelo, C.. A intervenção psicológica num Lar e a sua integração na Comunidade. O Psicólogo e a Intervenção Comunitária,A intervenção psicológica num Lar e a sua integração na Comunidade. O Psicólogo e a Intervenção Comunitária,Faro,1988 (Comunicação).
134. Freire, Teresa. O lazer e a intervenção no lazer. O Psicólogo e a Intervenção Comunitária,O lazer e a intervenção no lazer. O Psicólogo e a Intervenção Comunitária,Faro,1988 (Comunicação).
135. Freire, Teresa. O Ensino da Psicologia a Jovens,II Jornadas de Consulta Psicológica- O desenvolvimento psicológico de jovens,Porto,1986 (Comunicação).
136. Freire, Teresa. O Ensino da Psicologia a Jovens,II Jornadas de Consulta Psicológica - O desenvolvimento psicológico de jovens,Porto,1986 (Comunicação).
137. Freire, Teresa; Ribeiro, E.. Movimentos oculares e sua relação com os hemisférios cerebrais,3º Encontro Juvenil de Ciência,Coimbra,1985 (Comunicação).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Maria José Pereira Ferreira, A qualidade da experiência pessoal de envelhecimento: auto percepções e bem-estar psicológico/ The quality of personal aging experience: self-perceptions and psychological wellbeing, 2012. Tese (Psicologia Social) - Universidade do Minho, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
2. Carla Alexandra Martins da Fonte, Experiências óptimas, lazer e consumo de substâncias em adolescentes e jovens adultos: qualidade da experiência, implicações desenvolvimentais e psico-sociais/Optimal experiences, leisure and drugs in adolescents and young adults, 2011. Tese (Psicologia Clínica) - Universidade do Minho (Orientador).
3. Waldecíria Souza Costa, Para além da sobrevivência. Vidas de mulheres que superaram situações de violência conjugal: um estudo sobre resiliência, cidadania e empowerment/Women, violence, resilience and empowerment, 2011. Tese (Psicologia Social) - Universidade do Minho (Co-orientador).
4. Ema Sacadura Leite, Resposta imunitária à vacina da gripe em técnicos de saúde que prestam cuidados a doentes terminais/ Imunity to flew vacine in health professionals dealing with terminal patients, 2010. Tese (Escola Nacional de Saúde Pública) - Universidade Nova de Lisboa (Co-orientador).
5. Alexandra Isabel da Quintã Cunha , A sugestionabilidade interrogativa em crianças: o papel da idade e das competências cognitivas, 2010. (Co-orientador).
6. Alexandra Isabel da Quintã Cunha, Sugestionabilidade em crianças: estudo de variáveis cognitivas/Sugestibility in children: the study of cognitive variables, 2009. Tese (Psicologia Experimental e Ciências Cognitivas ) - Universidade do Minho, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador).
Em curso
Ongoing
1. Joana dos Santos Pereira Ferreira Mourão, A aliança terapêutica e a qualidade da experiência subjectiva: do processo terapêutico à vida diária em sujeitos com ansiedade social/The therapeutic alliance and the quality of subjective experience: from the therapeutic process to the daily life of subjects with social anxiety , 2012. Tese (Psicologia Clínica) - Universidade do Minho, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador).
2. Gabriela Margarida de Paiva Fernandes Matias, A Qualidade da Experiência Subjectiva e a Psicofisiologia: Implicações para o Funcionamento Óptimo Humano/ The quality of subjective experience and psychophysiology: implications to the optimal human functionning, 2012. Tese (Psicologia Social) - Universidade do Minho, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Filipa Peixoto Zenhas, Felicidade hedónica e eudaimónica: um estudo com adolescents, 2012. Dissertação (Psicologia Clínica) - Universidade do Minho (Orientador).
2. Marta Filipa Gamito Parreira, A Experiência subjetiva e o funcionamento cadiovascular em contexto de vida diária: contributos para o estudo do funcionamento ótimo, 2012. Dissertação (Psicologia Clínica) - Universidade do Minho (Orientador).
3. Marta Araújo, Ser+. Um programa de Intervenção em grupo para o desenvolvimento positivo de adolescentes, 2011. Dissertação (Psicologia Clínica) - Universidade do Minho (Orientador).
4. Ana Sara Carneiro Aires Ferreira, Peer Tutoring and Coaching Program with college students: implications for a positive and healthy integration in university, 2010. Dissertação (Psicologia da Saúde) - Universidade do Minho (Orientador).
5. Sónia Maria de Vasconcelos Ferreira, Estudo da relação entre bem-estar psicológico, auto-conceito, autoestima e afectos em adolescentes: implicações para a psicologia clínica, 2010. Dissertação (Psicologia Clínica) - Universidade do Minho (Orientador).
6. Dionisia Freitas Tavares, Percepções de felicidade, regulação emocional e auto-estima em adolescentes:contributos para a psicologia clínica, 2010. Dissertação (Psicologia Clínica) - Universidade do Minho (Orientador).
7. Joana Maria de Carvalho Vilaverde Gradim Rocha, Envelhecer com vida. Trajectórias e satisfação, 2010. Dissertação (Psicologia Clínica) - Universidade do Minho (Orientador).
8. Catarina Alexandra Iglésias Ferreira da Silva, A qualidade da experiência subjectiva no dia-a-dia e a satisfação com a vida em pessoas com diagnóstico de esquizofrenia, 2010. Dissertação (Psicologia Clínica) - Universidade do Minho (Orientador).
9. Catarina Costa, Influência das atitudes face ao lazer no bem-estar psicológico de adolescentes: Implicações para a promoção da qualidade de vida/Leisure attitudes influence on psychological well-being of adolescents , 2009. Dissertação (Psicologia da Saúde) - Universidade do Minho (Orientador).
10. Mara Célia Marinho Abreu Vaz, Atitudes face ao ambiente de alunos do 2º e 3º ciclos do ensino secundário: uma contribuição para a década das nações Unidas de Educação para o desenolvimento sustentável/Students' attitudes to the environment : a contribution for the decade of the United Nations for the sutainable development, 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente - Área de Especialização em Ensino) - Universidade do Minho (Orientador).
11. Joaquina Isabel Teixeira Lima, Bem-estar psicológico e experiências óptimas na adolescência – um estudo exploratório com estudantes do 11º ano de escolaridade/ Psychological well beingand optimal experiences in adolescence - an exploratory srudy with students from 11º grade, 2004. Dissertação (Psicologia Escolar) - Universidade do Minho (Orientador).
12. Maria José dos Santos Ribeiro, Ser Família – construção, implementação e avaliação de um programa de Educação Parental/Family - construction, implementationand evaluation of a program of parental education, 2004. Dissertação (Psicologia Escolar) - Universidade do Minho (Orientador).
13. Maria Torcato Soares Batista, Intervir em Educação de forma lúdica e saudável. Elaboração, implementação e avaliação de um programa de intervenção: Férias de verão: tempo de lazer/A healthy intervention in education context: elaboration, implementation and evaluation of an intervention program, 2001. Dissertação (Educação para a Saúde) - Universidade do Minho (Orientador).


Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Freire, Teresa. Coaching: Theory, Research and Practice, de 2012/01/01 até 2012/12/31, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Taylor and Francis Group..
Published in collaboration with the Association for Coaching.
2. Freire, Teresa. Psicologia, Educação e Cultura, de 2012/01/01 até 2012/12/31, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: P.P.C.M.C.M - Colégio Internato dos Carvalhos.
3. Freire, Teresa. BMC Public Health , de 2012/01/01 até 2012/12/31, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Bio Med Central - The open access publisher.
4. Freire, Teresa. Leisure Sciences , de 2012/01/01 até 2012/12/31, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Taylor and Francis Group..
5. Freire, Teresa. Coaching: Theory, Research and Practice, de 2011/01/01 até 2011/12/31, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Taylor and Francis Group..
Published in collaboration with the Association for Coaching.
6. Freire, Teresa. Annals of Leisure Research , de 2008/01/18 até 2011/12/31, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: Routledge.
7. Freire, Teresa. Coaching: An International Journal of Theory, Research and Practice, de 2008/01/01 até 2011/12/31, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: Taylor and Francis Group..
Published in collaboration with the Association for Coaching.

8. Freire, Teresa. Revista Portuguesa de Educação, de 2010/01/01 até 2010/12/31, Função ou tipo de participação: Reviewer.
9. Freire, Teresa. Coaching: Theory, Research and Practice, de 2009/01/01 até 2009/12/31, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Taylor and Francis Group..
Published in collaboration with the Association for Coaching .
10. Freire, Teresa. Psicologia da Saúde e Doenças, de 2009/01/01 até 2009/12/31, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Scielo Portugal.
11. Freire, Teresa. Journal of Positive Psychology, de 2008/01/18 até 2009/12/18, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Routledge.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
80

Livros e capítulos
Books and book chapters
32
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
9
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
23
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
36
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
33
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
3
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
6
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
6
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
6

Total
Produção técnica
Technical production
137

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
137

Total
Dados complementares
(Additional data)
33

Orientações
Orientations
22
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
11


Visualizações do curriculum [ 4272 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 18-05-2016 às 19:25:19
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (5)
 Co-authors listed in Degóis