Fundo de Apoio à Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (FAPE)

O Fundo de Apoio à Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (FAPE) tem como objetivo financiar projetos de combate à discriminação das comunidades ciganas e de apoio à sua integração.
No âmbito da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC), o Alto Comissariado para as Migrações I.P. (ACM I.P.) lançou, a 30 de janeiro de 2015, com a publicação do seu regulamento e respetivos anexos, o Fundo de Apoio à ENICC (FAPE) para o ano de 2015, que define o acesso a apoios financeiros, concedidos a projetos de cariz experimental e inovador, na área da promoção e combate à discriminação das comunidades ciganas.
 
A ENICC, a qual deu origem ao FAPE, decorre, no seguimento da tomada de consciência, por parte do governo português, da necessidade de promover a integração das comunidades ciganas, tendo sido aprovada, em 2013, na Resolução do Conselho de Ministros n.º 25/2013, de 27 de março.
A Estratégia Nacional surge, neste contexto, como uma plataforma para o desenvolvimento de uma intervenção alargada e articulada, onde os vários ministérios, municípios, organizações da sociedade civil, academia e comunidades ciganas, entre outros, contribuem ativamente para a concretização dos objetivos traçados.
 
Os projetos/iniciativas a apresentar devem abranger as comunidades ciganas no território nacional e devem ser implementados, em toda esta zona, através de uma parceria, que deverá ser constituída, pelo menos, por uma entidade financeira ou não financeira e por um grupo representativo das comunidades ciganas locais, o qual deverá participar em todas as fases do projeto.
 
Os projetos em causa, que devem ter uma duração não superior a 9 meses, com inicio a 01 de abril de 2015 e termo a 31 de dezembro de 2015, devem centrar-se também na sensibilização da opinião pública, formação sobre cidadania e incentivo à participação das comunidades ciganas, enquanto exercício de cidadania, enquadrando-se nas seguintes tipologias de intervenção:
 
  • Ações de formação/sensibilização com vista ao combate da discriminação das comunidades ciganas e à promoção do diálogo intercultural entre estas e a sociedade maioritária;
  • Ações de formação para a cidadania focalizadas no desenvolvimento de competências e na participação comunitária;
  • Ações de formação para o associativismo;
  • Ações/Iniciativas de promoção de atividades económicas e empreendedoras.

Alto Comissariado para as Migrações - ACM, IP
R. Álvaro Coutinho, 14
1150 - 025 Lisboa
  • Telefone:218106100
  • Fax:218106117

 

Consulte aqui os contactos dos coordenadores das várias equipas ACM

Web Form Web Form

Olá, em que posso ajudar?

Deixe um email com a sua questão ou contacte 808 257 257 / (+351) 218 106 191, das 9:00h às 19:00h, de segunda a sexta.

Это обязательное поле.
Это обязательное поле.
Это обязательное поле.

migrant-support-line

the-line-is-open-monday-to-fridayknow-more

Работает на Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.