CET em Técnicas de Gestão Comercial e Vendas

Objetivos

O técnico especialista em Gestão Comercial e Vendas é o profissional que, de forma autónoma ou sob orientação/integrado numa equipa, colabora na dinamização de um departamento comercial, com recurso a técnicas de organização e argumentação numa negociação e venda e a tecnologias informáticas de apoio à gestão, bem como colabora ao nível do relacionamento com clientes para garantir a sua satisfação e fidelização e ao nível da gestão da restante força de vendas da organização.

Plano curricular

CódigoUnidade Curricular Período ECTS Duração
7278111Gestão de Força de VendasS1350
7278106Introdução à Gestão de EmpresasS1350
7278102Língua InglesaS1350
7278101Língua PortuguesaS1350
7278110MarketingS1350
7278103MatemáticaS1350
7278104Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho - Conceitos BásicosS21.525
7278122Análise de Informação EconómicaS21.525
7278115Bases de DadosS2350
7278117Gestão ComercialS2350
7278120Liderança e Inteligência EmocionalS21.525
7278105Língua Inglesa Aplicada à Negociação e VendasS2350
7278121Negócios InternacionaisS2350
7278113Organização e Participação em Feiras e EventosS21.525
7278114Tecnologias de Informação e ComunicaçãoS21.525
CódigoUnidade Curricular Período ECTS Duração
7278118Direito ComercialS1350
7278123Distribuição, Transportes e LogísticaS1350
7278116E-MarketingS1350
7278119EmpreendedorismoS1350
7278108Estudos de Mercado e Técnicas EstatísticasS1350
7278107Língua Portuguesa - Redacção de Documentação ComercialS11.525
7278109Negociação e Técnicas de VendaS1350
7278112Relações PúblicasS1350
7278124Formação em Contexto de TrabalhoS220520

Condições de acesso

Nos termos do artigo 7.º do Decreto-lei 88/2006 de 23 de Maio, podem apresentar candidatura aos Cursos de Especialização Tecnológica promovidos pelo Instituto Politécnico de Leiria:

  • a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente;
  • b) Os que tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º anos e tendo estado inscritos no 12.º ano de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente, não o tenham concluído.1
  • c) Os titulares de uma qualificação profissional do nível III;
  • d) Os titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional;
  • e) Podem igualmente candidatar-se à inscrição num CET, os indivíduos com idade igual ou superior a 23 anos, aos quais, com base na experiência, sejam reconhecidas capacidades e competências que os qualifiquem para o ingresso no CET em causa.

(1) Para efeitos de admissão, apenas serão consideradas as candidaturas de candidatos cujas unidades curriculares (ou módulos) em atraso sejam exclusivamente do 12.º ano (ou do 3.º ano no caso das formações profissionais ou tecnológicas).

No caso das unidades curriculares bi-anuais ou tri-anuais, a classificação parcial do 10.º e do 11.º ano (ou do 1.º e do 2.º ano no caso das formações profissionais ou tecnológicas) deverá ser obrigatoriamente positiva (igual ou superior a 10 valores).

Mais informações

Competências a adquirir

  • Realizar, de forma autónoma, a análise e prospecção de mercado, global ou da sua zona de intervenção, recorrendo a diversas fontes de informação;
  • Promover, com autonomia supervisionada, o desenvolvimento, a organização e a animação do espaço de venda, promovendo, divulgando, expondo e repondo os produtos/informação e providenciando as condições ambientais adequadas de acordo com as técnicas para o efeito;
  • Gerir, autonomamente, os serviços de pós-venda, apoiando o cliente ao nível do merchandising e informando-o sobre novos produtos e/ou serviços e promoções;
  • Aplicar, com autonomia supervisionada, a legislação comercial em vigor aplicável ao contexto da empresa;
  • Acolher clientes, diagnosticar as suas necessidades, indicar a localização dos produtos/serviços comercializados no ponto de venda, apresentar e demonstrar os mesmos, tendo em conta as suas características, condições de venda e serviços pós-venda;
  • Assegurar, autonomamente, a recepção e o tratamento de reclamações, bem como outras situações posteriores à venda, actuando na solidificação da relação de parceria com o cliente, de acordo com a importância estratégica do serviço pós-venda.

Plano Curricular – Diário da República

Plano de Creditações (estudantes admitidos em 2013)
Plano de Creditações (estudantes admitidos em 2014)
(os planos de creditações apresentados são indicativos e carecem de confirmação por parte do órgão científico competente no momento do registo da creditação)