CET em Técnicas de Gestão Comercial e Vendas
Objetivos
O técnico especialista em Gestão Comercial e Vendas é o profissional que, de forma autónoma ou sob orientação/integrado numa equipa, colabora na dinamização de um departamento comercial, com recurso a técnicas de organização e argumentação numa negociação e venda e a tecnologias informáticas de apoio à gestão, bem como colabora ao nível do relacionamento com clientes para garantir a sua satisfação e fidelização e ao nível da gestão da restante força de vendas da organização.
Plano curricular
| Código | Unidade Curricular | Período | ECTS | Duração |
|---|---|---|---|---|
| 7278111 | Gestão de Força de Vendas | S1 | 3 | 50 |
| 7278106 | Introdução à Gestão de Empresas | S1 | 3 | 50 |
| 7278102 | Língua Inglesa | S1 | 3 | 50 |
| 7278101 | Língua Portuguesa | S1 | 3 | 50 |
| 7278110 | Marketing | S1 | 3 | 50 |
| 7278103 | Matemática | S1 | 3 | 50 |
| 7278104 | Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho - Conceitos Básicos | S2 | 1.5 | 25 |
| 7278122 | Análise de Informação Económica | S2 | 1.5 | 25 |
| 7278115 | Bases de Dados | S2 | 3 | 50 |
| 7278117 | Gestão Comercial | S2 | 3 | 50 |
| 7278120 | Liderança e Inteligência Emocional | S2 | 1.5 | 25 |
| 7278105 | Língua Inglesa Aplicada à Negociação e Vendas | S2 | 3 | 50 |
| 7278121 | Negócios Internacionais | S2 | 3 | 50 |
| 7278113 | Organização e Participação em Feiras e Eventos | S2 | 1.5 | 25 |
| 7278114 | Tecnologias de Informação e Comunicação | S2 | 1.5 | 25 |
| Código | Unidade Curricular | Período | ECTS | Duração |
|---|---|---|---|---|
| 7278118 | Direito Comercial | S1 | 3 | 50 |
| 7278123 | Distribuição, Transportes e Logística | S1 | 3 | 50 |
| 7278116 | E-Marketing | S1 | 3 | 50 |
| 7278119 | Empreendedorismo | S1 | 3 | 50 |
| 7278108 | Estudos de Mercado e Técnicas Estatísticas | S1 | 3 | 50 |
| 7278107 | Língua Portuguesa - Redacção de Documentação Comercial | S1 | 1.5 | 25 |
| 7278109 | Negociação e Técnicas de Venda | S1 | 3 | 50 |
| 7278112 | Relações Públicas | S1 | 3 | 50 |
| 7278124 | Formação em Contexto de Trabalho | S2 | 20 | 520 |
Condições de acesso
Nos termos do artigo 7.º do Decreto-lei 88/2006 de 23 de Maio, podem apresentar candidatura aos Cursos de Especialização Tecnológica promovidos pelo Instituto Politécnico de Leiria:
- a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente;
- b) Os que tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º anos e tendo estado inscritos no 12.º ano de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente, não o tenham concluído.1
- c) Os titulares de uma qualificação profissional do nível III;
- d) Os titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional;
- e) Podem igualmente candidatar-se à inscrição num CET, os indivíduos com idade igual ou superior a 23 anos, aos quais, com base na experiência, sejam reconhecidas capacidades e competências que os qualifiquem para o ingresso no CET em causa.
(1) Para efeitos de admissão, apenas serão consideradas as candidaturas de candidatos cujas unidades curriculares (ou módulos) em atraso sejam exclusivamente do 12.º ano (ou do 3.º ano no caso das formações profissionais ou tecnológicas).
No caso das unidades curriculares bi-anuais ou tri-anuais, a classificação parcial do 10.º e do 11.º ano (ou do 1.º e do 2.º ano no caso das formações profissionais ou tecnológicas) deverá ser obrigatoriamente positiva (igual ou superior a 10 valores).
Mais informações
Competências a adquirir
- Realizar, de forma autónoma, a análise e prospecção de mercado, global ou da sua zona de intervenção, recorrendo a diversas fontes de informação;
- Promover, com autonomia supervisionada, o desenvolvimento, a organização e a animação do espaço de venda, promovendo, divulgando, expondo e repondo os produtos/informação e providenciando as condições ambientais adequadas de acordo com as técnicas para o efeito;
- Gerir, autonomamente, os serviços de pós-venda, apoiando o cliente ao nível do merchandising e informando-o sobre novos produtos e/ou serviços e promoções;
- Aplicar, com autonomia supervisionada, a legislação comercial em vigor aplicável ao contexto da empresa;
- Acolher clientes, diagnosticar as suas necessidades, indicar a localização dos produtos/serviços comercializados no ponto de venda, apresentar e demonstrar os mesmos, tendo em conta as suas características, condições de venda e serviços pós-venda;
- Assegurar, autonomamente, a recepção e o tratamento de reclamações, bem como outras situações posteriores à venda, actuando na solidificação da relação de parceria com o cliente, de acordo com a importância estratégica do serviço pós-venda.
Plano Curricular – Diário da República
Plano de Creditações (estudantes admitidos em 2013)
Plano de Creditações (estudantes admitidos em 2014)
(os planos de creditações apresentados são indicativos e carecem de confirmação por parte do órgão científico competente no momento do registo da creditação)