Questões mais frequentes
A candidatura aos TeSP do Politécnico de Leiria é realizada online em http://candidaturas.ipleiria.pt
Primeiramente deverá ler atentamente toda a informação disponibilizada no site do Politécnico de Leiria.
Para submeter a candidatura é necessário:
- Efetuar o registo no site indicado;
- Preencher o formulário de candidatura;
- Fazer o upload dos documentos que serão solicitados consoante o critério de candidatura (cartão de cidadão e certificado de habilitações literárias, ou extrato de classificações do ensino secundário, ou comprovativo de realização de prova M23);
- Submeter o formulário de candidatura
- Efetuar o pagamento do emolumento de candidatura via Multibanco.
Apenas os candidatos que concorrem com o ensino secundário incompleto necessitam de realizar uma prova de acesso.
Se já concluíste o ensino secundário, ou um curso de ensino superior, ou realizaste num dos últimos 4 anos a prova M23, não necessitas realizar qualquer prova.
A primeira fase de candidaturas está a decorrer até 14 de agosto. (ver Calendário de Candidaturas)
Se vais terminar o teu curso e obter o teu diploma até esta data, deverás realizar a tua candidatura apenas quando já tiveres na tua posse o certificado de habilitações. Este documento é um elemento essencial e obrigatório para realizar a candidatura.
A data de entrada de candidaturas não é um fator de preferência, pelo que é indiferente realizar a candidatura no primeiro dia do prazo ou no último.
Se o estudante perspetiva a possibilidade de não conseguir terminar o curso, ou já sabe que só vai terminar depois de 14 de agosto, deverá apresentar a candidatura, enquanto titular de um curso incompleto, até ao dia 19 de julho, ou em alternativa aguardar pela 2.ª fase (correndo desse modo o risco de já não existirem vagas para o curso pretendido).
Estes estudantes terão de realizar uma prova de acesso ao TeSP que será realizada entre 22 e 24 de julho.
No âmbito da candidatura deverão apresentar um extrato de classificações com as notas de todas as disciplinas do 10.º e 11.º ano (estudantes da via de ensino – científicos e humanisticos) ou uma declaração emitida pela escola atestando que todos os módulos do 1.º e 1.º ano estão concluídos (estudantes da via tecnológica ou profissional), dado que a candidatura a um TeSP por parte de estudantes que não têm o ensino secundário está dependente de alguns requisitos muito importantes.
Apenas serão consideradas as candidaturas de candidatos cujas unidades curriculares (ou módulos) em atraso sejam exclusivamente do 12.º ano (ou do 3.º ano no caso das formações profissionais ou tecnológicas). No caso das unidades curriculares bianuais ou trianuais, a classificação parcial do 10.º e do 11.º ano (ou do 1.º e do 2.º ano no caso das formações profissionais ou tecnológicas) deverá ser obrigatoriamente positiva em ambos os anos (igual ou superior a 10 valores).
Do mesmo modo, os estudantes terão de ter estado inscritos no 12.º ano durante pelo menos 1 ano letivo.
Caso tenha realizado, num dos últimos 4 anos as provas de acesso M23 correspondentes ao curso ao qual pretende concorrer poderá apresentar a sua candidatura.
Se porventura não realizou estas provas, apenas poderá concorrer no próximo ano, pelo que aconselhamos que se inscreva no Curso Preparatório M23 cujas inscrições serão disponibilizadas brevemente.
O emolumento de candidatura será devolvido no caso de ambos os cursos aos quais o estudante concorre não obtiverem o número mínimo de candidatos para viabilizar o funcionamento.
Caso o candidato não seja colocado por não cumprir os requisitos de candidatura, não ter obtido pontuação suficiente no âmbito da seriação e já não existirem vagas disponíveis, o emolumento de candidatura não é devolvido.
Caso o teu curso confira uma qualificação profissional de nível 4 e seja da mesma área CNAEF do curso a que te candidatas, serão atribuídos 13,5 valores (135 pontos) à tua candidatura.
Se o curso não conferir uma qualificação profissional, ou for de uma área CNAEF diferente do curso a que te candidatas, serão atribuídos 13,0 valores (130 pontos).