Maria Ilídia de Meireles Cabral da Rocha
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
29/02/2016 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Maria Ilídia de Meireles Cabral da Rocha |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Cabral, Ilídia |
Categoria profissional
Position |
Professor Auxiliar |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
|
Endereço profissional
Professional address |
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia (Porto e Lisboa) Rua Diogo Botelho, 1327 4169-005 Porto Portugal Correio electrónico: icabral@porto.ucp.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2009-2013 |
Doutoramento Phd |
Doutoramento em Ciências da Educação
(1,5 anos » years)
.
Universidade Católica Portuguesa,
Portugal.
|
2005-2008 |
Mestrado Master degree |
Mestrado em Ciências da Educação
(2 anos » years)
.
Universidade Católica Portuguesa,
Portugal.
|
1994-1999 |
Licenciatura Licentiate degree |
Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas - Inglês/Alemão - ramo educ.
(5 anos » years)
.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Universidade Católica Portuguesa |
Set/2009-Actual |
Professor Auxiliar |
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Português (Bem), Inglês (Bem), Alemão (Razoavelmente), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente). |
Fala Speaking |
Português (Bem), Inglês (Bem), Alemão (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Pouco). |
Lê Reading |
Português (Bem), Inglês (Bem), Alemão (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente). |
Escreve Writing |
Português (Bem), Inglês (Bem), Alemão (Razoavelmente), Espanhol (Pouco), Francês (Pouco). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Ago/2013 - Actual |
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Cabral, Ilídia; Alves, José M; Azevedo, Joaquim; Palmeirão, C.; Machado, J.; Roldão, M. C. eds. 2015. Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano - Atas do 1º Seminário Internacional ed. 1, 2 vols.. Porto: Universidade Católica Editora. |
|
|
|
2. |
Cabral, Ilídia; Alves, José M; Azevedo, Joaquim; Machado, J.; Palmeirão, C.; Roldão, M. C. eds. 2015. Livro de Resumos - Educação, Território e Desenvolvimento Humano ed. 1. Porto: Universidade Católica Editora. |
|
|
|
3. |
Cabral, Ilídia; Alves, José M; Azevedo, Joaquim; Machado, J.; Palmeirão, C.; Roldão, M. C. eds. 2015. Educação, Território e Desenvolvimento Humano - Atas do 1º Seminário Internacional ed. 1, 1 vol.. Porto: Universidade Católica Editora. |
|
|
|
4. |
Vieira, I.; Machado, J.; Alves, José M; Almeida, V.. eds. 2014. Projetos Educativos Municipais - Dinâmicas de Construção, Implementação e Monitorização ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-96186-6-4. Porto: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.
|
|
|
|
5. |
Cabral, Ilídia. 2014. Gramática Escolar e (In)sucesso. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-8366-64-1. Porto: Universidade Católica Editora. |
|
|
|
6. |
Cabral, Ilídia; Alves, José M; Formosinho, João; Machado, J.; Fernandes, A.. eds. 2014. Municípios, educação e desenvolvimento local - Projetos educativos municipais ed. 1. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Cabral, Ilídia; Alves, José M. 2016. Condições políticas, organizacionais e profissionais da promoção do sucesso escolar - ensaio de síntese. In Nova Organização Pedagógica da Escola, ed. J. M. Alves; J. Formosinho; J. Verdasca, 161 - 179. . Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão. |
|
|
|
2. |
Cabral, Ilídia; Alves, José M; Azevedo, José M; Melo, Paulo. 2016. Escolaridade Obrigatória. In PENSAR A EDUCAÇÃO - temas sectoriais, ed. Silva, Manuela; Cabrito, Belmiro; Fernandes, Graça Leão; Chagas Lopes, Margarida; Ribeiro, Maria Eduarda; Carneiro, Maria
do Rosário, 47 - 80. ISBN: 978-989-8272-24-9. Lisboa: EDUCA. |
|
|
|
3. |
Cabral, Ilídia. 2015. A construção da avaliação externa e o impacto no desenvolvimento das escolas e das práticas profissionais. In Professores, Escola e Municípios - Formar, Conhecer e Desenvolver, ed. J. Machado; J. M. Alves, 81 - 98. . Porto: Universidade Católica Editora.
|
|
|
|
4. |
Cabral, Ilídia; Alves, José M. 2015. COPA - Colaborar para aprender. In Ser Autor, Ser Diferente, Ser TEIP, 24 - 34. . Porto: Universidade Católica Editora. |
|
|
|
5. |
Cabral, Ilídia; Alves, José M. 2015. Colégio Alfa - Análise de um percurso global e multidimensional de consultoria. In Escolas e Consultorias - Percursos de desenvolvimento, ed. José Matias Alves e Maria do Céu Roldão, 49 - 67. ISBN: 978-989-8366-79-5. Porto: Universidade Católica Editora. |
|
|
|
6. |
Vieira, I.. 2014. Comentário à Conferência da Professora Doutora Roser Bertrand Coppini. In Projetos Educativos Municipais - Dinâmicas de Construção, Implementação e Monitorização , 56 - 60. ISBN: 978-989-96186-6-4. Porto: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.
|
|
|
|
7. |
Cabral, Ilídia. 2014. Área de Desenvolvimento Individual - Entre a vida emergente e a morte decretada: uma história de insensatez política. In Coordenação, Supervisão e Liderança - Escolas, projetos e aprendizagens, ed. Joaquim Machado & José Matias Alves, 54 - 67. . Porto: Universidade Católica Editora.
|
|
|
|
8. |
Vieira, Ilídia; Alves, José M. 2012. O Projeto Fénix, Políticas Educativas e Equidade: que escola para o século XXI?. In Projeto Fénix –As Artes do Voo e as Ciências da Navegação. , 157 - 170. . Porto: Faculdade de Educação e Psicologia. |
|
|
|
9. |
Vieira, Ilídia. 2011. Prémio Fundação Ilídio Pinho “Pedagogia” – Breve nota de apresentação dos projetos.. In Projecto Fénix – Relatos que contam o sucesso. , 127 - 133. . Porto: Faculdade de Educação e Psicologia . |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Cabral, Ilídia; Alves, José M; Pina, Raul. 2015. "Principal's Leadership on students' outcomes", Procedia - Social and Behavioral Sciences, 197: 949 - 954. |
|
|
|
2. |
Cabral, Ilídia; Alves, José M. 2015. "Educação, Território e Governação - O Programa Aproximar e a Terceira Margem", Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 15: 31 - 48. |
|
|
|
3. |
Cabral, Ilídia; Alves, José M. 2015. "Os Demónios da Avaliação - Memórias de Professores enquanto Alunos", Estudos em Avaliação Educacional 26, 63: 630 - 662. |
|
|
|
4. |
Cabral, Ilídia; Alves, José M; Palmeirão, C.; Trigo, L.. 2014. "A APRENDIZAGEM EM TERRITÓRIOS EDUCATIVOS DE INTERVENÇÃO PRIORITÁRIA: A VISÃO DOS ALUNOS", Revista Portuguesa de Investigação em Educação, 14: 173 - 208. |
|
|
|
5. |
Cabral, Ilídia; Alves, José M; Machado, J.; Veiga, J.. 2014. "A PROMOÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO NAS ESCOLAS – A EXPERIÊNCIA DO SAME", Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 14: 41 - 66. |
|
|
|
6. |
Vieira, I.; Machado, J.; Alves, José M; Palmeirão, C.. 2013. "A assessoria externa nos Territórios Educativos", Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 13: 155 - 174. |
|
|
|
7. |
Vieira, Ilídia; Alves, José M; Veiga, J.; Machado, J.; Amorim, J.. 2012. "Modelos de Avaliação Externa das escolas: para além do espelho", Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 12: 151 - 176. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Vieira, Ilídia; Alves, José M; Melo, A.; Trigo, L.. 2012. "Formação de professores no Ensino Superior - Ecos de um Modelo de formação pedagógica em vigor numa universidade Portuguesa", La Salle - Revista de Educação, Ciência e Cultura 17, 1: 107 - 122. |
|
|
|
2. |
Vieira, Ilídia; Azevedo, Joaquim. 2008. "Factores que promovem o sucesso educativo nas Escolas Profissionais", Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 7: 51 - 69. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Cabral, Ilídia; Tavares, Ana; Alves, José M. 2015. "TEACHING AND LEARNING NATURAL SCIENCES WITH IBSE METHODOLOGY: A STUDY OUTSIDE CLASSROOM", Trabalho apresentado em END 2015 - International Conference on Education and New Developments, In Virtual Presentations - Teachers and Students, Porto.
|
|
|
|
2. |
Cabral, Ilídia; Alves, José M; Pina, Raul. 2015. "Da Liderança do Diretor aos Resultados Escolares dos Alunos", Trabalho apresentado em 1º Seminário Internacional - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano, In Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano - Atas do 1º Seminário Internacional, Porto. |
|
|
|
3. |
Cabral, Ilídia; Alves, José M. 2015. "Granática Escolar e (In)Sucesso - Os casos do Projeto Fénix, Turma Mais e ADI", Trabalho apresentado em 1º Seminário Internacional - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano, In Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano - Atas do 1º Seminário Internacional - Comunicações Livres, Porto. |
|
|
|
4. |
Cabral, Ilídia; Alves, José M; Tavares, Ana. 2015. "Alunos jovens (7 a 12 anos de idade) podem aprender a importância e a evolução das plantas? - Casos de Estudo com a Metodologia
IBSE", Trabalho apresentado em Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano - 1º Seminário Internacional, In Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano - Atas do 1º Seminário Internacional - Comunicações Livres, Porto. |
|
|
|
Relatório de investigação Technical report |
1. |
Vieira, I.; Alves, José M; Machado, J.; Palmeirão, C.; Orvalho, L.; Salvado, I.; Almeida, V.. Relatório Final de Avaliação do Programa “Elaboração, Desenvolvimento e Avaliação de Projetos Educativos Municipais e de Projeto
Educativo Metropolitano”,2013. |
2. |
Vieira, Ilídia; Baptista, I.. Diagnóstico Social do Porto,2009.
|
Outra produção técnica Other technical production |
1. |
Cabral, Ilídia; Palmeirão, C.; Machado, J.; Orvalho, L.; Almeida, V.; Salvado, I.. Relatório Final de Avaliação do Programa "Elaboração, Desenvolvimento e Avaliação de Projetos Educativos Municipais e de Projeto
Educativo Metropolitano",2013. |
2. |
Cabral, Ilídia; Alves, José M. Relatório de Avaliação do Processo de Elaboração dos Projetos Educativos Municipais,2013. |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Raul Manuel da Fonseca Janeiro Tavares de Pina, Da Liderança do Diretor aos Resultados Escolares dos Alunos, 2014. Tese (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
2. |
Natércia Fanita Firmone Joaquim Laita, Modelo de avaliação de Desempenho dos Professores Primários: Caracterização, Objetivos e Operacionalização, 2014. Tese (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Afonso José Ganho Pereira de Athayde, Práticas de autoavaliação e de melhoria – um estudo de caso, 2015. (Orientador). |
2. |
Sónia Maria Ramos Soares Lopes, Promoção do sucesso escolar – um estudo de caso multifocal, 2015. (Orientador). |
3. |
Maria Teresa Moreira Mateus Pires, PROJETO EDUCATIVO MUNICIPAL: da retórica às (perceções sobre) as práticas - um estudo de caso, 2015. (Orientador). |
4. |
Emanuel André Ferreira Dias, A Educação Artística numa Escola Católica, 2015. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
5. |
Ângela Fernanda Pereira Alves, DINAMIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE NUM AGRUPAMENTO DE ESCOLAS , 2014. (Orientador). |
6. |
Elsa Maria Cabral de Sousa Godinho, APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO COMBATE AO INSUCESSO NA DISCIPLINA DE GEOMETRIA DESCRITIVA, 2014. (Orientador). |
7. |
Cláudia Alexandra Peixoto Miranda, MONITORIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DO PROJETO ESCOLAR - “TURMA DESTAK”, 2014. (Orientador). |
8. |
Mónica do Rosário Moreira dos Santos, DA VIDA NA ESCOLA – VISÃO E PERSPETIVA DOS DISCENTES, 2014. (Orientador). |
9. |
Alexandra Margarida Bastos Rodrigues de Sá Marques, Todos os caminhos começaram em Roma, 2014. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
10. |
Laura Maria Soveral Costa Moreira Melo e Faro, SER PROFESSOR — do jardim sonhado ao jardim construído, 2014. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
11. |
José Ilídio Paiva Silva Ramos, A Supervisão Pedagógica como Processo de Desenvolvimento Profissional e Organizacional, 2014. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
12. |
Ana Sofia Ricardo Mendes, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: O PORTEFÓLIO COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO DE DESEMPENHO FACILITADOR DE UMA MAIOR REFLEXIVIDADE, 2014. (Orientador). |
13. |
Maria do Céu Vilas Boas, Relações Interpessoais e Trabalho Colaborativo - Uma interpelação à liderança e um caminho para o sucesso escolar, 2013. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
14. |
Hugo Daniel Trindade Laureano, A Descoberta do Elemento - Memórias de Um Percurso Profissional, 2013. (Orientador). |
15. |
Paula Alexandra Pessoa Tavares dos Santos, Ensaios de voos - metamorfoses pessoais e profissionais, 2013. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
16. |
Maria Isabel Ferreira Leal Zamith de Passos, A Liderança da Escola e o meu percurso como indivíduo, em direção ao "renascimento para o futuro" - Uma viagem interior, 2013. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
17. |
Ana Margarida Chambel Filipe Rodrigues Cardoso, PROCESSOS DE MUDANÇA COMO POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL- UMA NARRAÇÃO BIOGRÁFICA, 2012. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
18. |
Anabela Maria de Matos Cotrim Carrasqueira, OBSERVAÇÃO DE AULAS ENQUANTO ESTRATÉGIA DE SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E AVALIAÇÃO DE DOCENTES, 2012. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
19. |
Maria Amélia da Ponte Pires Novo, Liderança em Contexto Vulnerável: Aprender em Escola Aprendente, 2012. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
20. |
Paulo Jorge de Abreu Pimentel, LIDERAR A ESCOLA PARA A MUDANÇA - Impacto das Dinâmicas do Projeto Fénix no A.E. Vagos, 2012. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
21. |
Raúl Emílio Vaz Martins, UM OLHAR PARA DENTRO DO MEU PERCURSO COMO COORDENADOR PEDAGÓGICO DISCIPLINAR, 2012. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
1. |
Margarida Maria Mendes Borges Bento, Perspectivas de professores de físico-química e educação especial relativamente ao trabalho colaborativo, 2015. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
2. |
Vera Margarida Figueiredo Janeiro Faria, Trabalho colaborativo entre docentes do 1º Ciclo, 2015. (Orientador). |
3. |
Isaura da Soledade Oliveira Figueiredo, Papel do aluno na biblioteca escolar: conceções e práticas, 2014. (Orientador). |
4. |
Paulo Fernando Páscoa Ferreira, A PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR NOS CURSOS VOCACIONAIS, 2014. (Orientador). |
5. |
Mónica Alberta Félix de Sousa Sanfins, O IMPACTO DA AVALIAÇÃO EXTERNA NAS PRÁTICAS DE AUTOAVALIAÇÃO , 2014. (Orientador). |
6. |
Cristina Alexandra de Oliveira Carapinha, A implementação de um sistema de contabilidade analítica no Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, 2014. (Orientador). |
7. |
José Francisco Brás Dias, A Estrutura Modular nEnsino Profissional, 2014. (Orientador). |
8. |
Marta Maria Pinto de Azevedo Ferreira, PRÁTICAS DE DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA – Ensino Profissional, 2014. (Orientador). |
9. |
José António Fundo, Fatores que promovem o sucesso das aprendizagens nas escolas artísticas especializadas das artes visuais e dos audiovisuais, 2014. (Orientador). |
10. |
Carla Maria Santos Comenda, ABANDONO ESCOLAR PRECOCE – COMPREENSÃO E PREVENÇÃO, 2014. (Orientador). |
11. |
Sílvio António Barreto de Almeida, INTERAÇÃO COLABORATIVA NAS ORGANIZAÇÕES ESCOLARES, 2014. (Orientador). |
12. |
Maria Vladimiro Ferreira Lopes Leal Faustino, DA INDISCIPLINA AO SUCESSO: O PODER DA LIDERANÇA, 2014. (Orientador). |
13. |
Ivone da Conceição Taias Ribeiro, Lideranças e Aprendizagem no Ensino Especializado da Música, 2014. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
Orientação de outra natureza Other orientation |
1. |
Ana Cristina Pessoa Tavares dos Santos, Metodologia IBSE no ensino-aprendizagem das Ciências da Natureza: casos de estudo em espaços exteriores à sala de aula, 2014. Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Cabral, Ilídia. Participação no júri de Ana Cristina Branco Jorge Castedo. Avaliação organizacional: impactos na melhoria, 2015. Tese (Ciências da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique. |
2. |
Cabral, Ilídia. Participação no júri de Isabel Maria Calmeiro dos Santos. Um novo modelo de gestão das escolas: entre a retórica da mudança e o vazio das consequências, 2015. Tese (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa. |
3. |
Cabral, Ilídia. Participação no júri de Joaquina Maria Ramos Torres Brandão. Insucesso em Matemática: perceções e dinâmicas em escolas integradas em projetos de intervenção para a promoção do sucesso
escolar, 2015. Tese (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa. |
4. |
Vieira, I.. Participação no júri de Joaquim Maria Furtado Vaz. O trabalho cooperativo na Profissão Docente. Um estudo de caso no âmbito do Ensino Secundário., 2014. Tese (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa. |
5. |
Vieira, I.. Participação no júri de Augusto Basílio. Papel do Conselho de Escola no Sistema Educativo Moçambicano: um estudo de caso, 2014. |
6. |
Cabral, Ilídia. Participação no júri de Martins dos Santos Vilanculos Laita. Implicações do processo de Bolonha na organização dos planos curriculares e nas práticas pedagógicas da Universidade Católica
de Moçambique, 2014. Tese (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa. |
7. |
Cabral, Ilídia. Participação no júri de Jaime Álvaro Natércio Benedito Murambire. Os exames extraordinários como sistema de certificação de competências no ensino secundário geral - estudo de caso numa escola
secundária de Nampula, 2014. Tese (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa. |
8. |
Cabral, Ilídia. Participação no júri de António Filipe Cardoso Barbosa. A Periferia como centro: A influência das políticas nacionais no quotidiano das escolas - o olhar dos directores, 2014. Tese (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa. |
9. |
Cabral, Ilídia. Participação no júri de Sérgio André Teixeira Ferreira. Analytics no Ensino Superior: métodos e ferramentas para apoio à gestão da atividade de ensino, 2014. Tese (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa. |
10. |
Cabral, Ilídia. Participação no júri de Bento Namumo. Sistemas de motivação na administração educacional Moçambicana - Estudo de caso numa escola secundária do Norte de Moçambique", 2014. Tese (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa. |
11. |
Cabral, Ilídia. Participação no júri de Cornélia Garrido de Sousa Castro. A utilização de recursos educativos digitais no processo de ensinar e aprender: práticas dos professores e perspetivas de
especialistas, 2014. Tese (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa. |
12. |
Cabral, Ilídia. Participação no júri de Luís Manuel Valente Martins. A autoavaliação das escolas: procedimentos e perspetivas em análise, 2014. Tese (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa. |
1. |
Cabral, Ilídia. Participação no júri de Luís Fernando da Silva Teixeira. Projetos Educativos Municipais: Que lógicas de construção, implicação e desenvolvimento?, 2016. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa. |
2. |
Cabral, Ilídia. Participação no júri de Ana Catarina Rocha Craveiro. O Diretor de Turma - Contributos para a melhoria dos resultados escolares dos alunos, 2015. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa. |
3. |
Cabral, Ilídia. Participação no júri de Liliana Raquel Cunha da Costa. Desenvolvimento pessoal nas escolas - a possibilidade de práticas alternativas e inovadoras: um estudo de caso múltiplo, 2015. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa. |
4. |
Cabral, Ilídia. Participação no júri de Sara Edviges Monteiro Lourenço. O Professor em contexto escolar TEIP: ações conducentes ao sucesso escolar, 2015. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa. |
5. |
Cabral, Ilídia. Participação no júri de Maria Aurélia da Silva Marques. Agregação de Escolas - Vantagens e constrangimentos: um estudo de caso, 2015. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa. |
6. |
Cabral, Ilídia; Machado, J.; Alves, José Matias. Participação no júri de José Alexandre Pacheco. Os apoios educativos no contexto da diferenciação pedagógica - contextos, perplexidades, dificuldades e incertezas, 2015. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa. |
7. |
Cabral, Ilídia. Participação no júri de Paulo Martins Pedro. A trajetória do professor por entre desafios e paradoxos - histórias de insensatez, 2014. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa. |
8. |
Cabral, Ilídia. Participação no júri de Amaro Gonçalo Ferreira Lopes. Escola Católica, Liderança e Ethos, 2014. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa. |
9. |
Cabral, Ilídia. Participação no júri de Inês Soares da Rocha. Tutoria auto-regulatória em contexto de acolhimento institucional - implementação e avaliação de um programa de intervenção, 2014. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa. |
10. |
Cabral, Ilídia. Participação no júri de Henrique Manuel Carmo da Silva Araújo. A promoção da numeracia numa escola de massas, 2014. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa. |
11. |
Cabral, Ilídia. Participação no júri de Sónia Isabel Pereira Ramos Teixeira. Desenvolvimento Profissional e Observação de Aulas: Um olhar sobre um percurso profissional, 2014. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa. |
12. |
Cabral, Ilídia. Participação no júri de Arlete Figueiredo Pereira dos Santos Ferreira. Uma viagem de (re)descoberta e de (re)interpretação, 2014. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa. |
13. |
Cabral, Ilídia. Participação no júri de Zélia Maria de Oliveira Pereira Castro. A ordem errática e a instituição do modelo de gestão previsto no decreto Lei 115-A/98 - Narrativas de uma vivência, 2014. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa. |
14. |
Cabral, Ilídia. Participação no júri de Catarina Oliveira. Estudar e aprender em instituições de acolhimento - o papel de variáveis individuais e contextuais, 2014. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa. |
15. |
Cabral, Ilídia. Participação no júri de Maria Emília Loureiro Ferreira Pinto. Descobrindo o sentido da profissão e a mim mesma como professora, 2014. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa. |
16. |
Vieira, Ilídia. Participação no júri de Maria José Maciel Pires Araújo Ferreira. Liderança, Supervisão Escolar, Profissionalidade Docente e Melhoria Eficaz das Escolas: Uma Abordagem Holística, 2013. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa. |
17. |
Vieira, I.. Participação no júri de Clara Maria Vinhais Domingues Reis. Deslindar um quarto de século de práticas educativas diferenciadas, 2013. |
18. |
Vieira, I.. Participação no júri de Rosalina de Jesus Rodrigues Pinheiro. Constituição de turmas e sucesso educativo, 2013. |
19. |
Vieira, I.. Participação no júri de Ana Maria Alves Batista de Sousa. Aprender, refletindo sobre um percurso profissional, 2013. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa. |
20. |
Vieira, I.. Participação no júri de Cristina Maria de Almeida Mariz Azevedo Sousa. Supervisão: a sustentabilidade do meu percurso profissional, 2013. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa. |
21. |
Vieira, I.. Participação no júri de Maria Manuela Moura Dias. Memórias de um Eu em Mim: a (re)construção de uma Identidade Profissional, 2013. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa. |
Exame de qualificação de doutoramento Phd qualification test |
1. |
Vieira, Ilídia. Participação no júri de Anabela Claudina da Cruz de Almeida da Costa. A importância de processos de avaliação interna no desenvolvimento profissional dos professores de escolas do 3º Ciclo, 2013. Exame de qualificação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa. |
2. |
Vieira, Ilídia. Participação no júri de Raúl Manuel da Fonseca Janeiro Tavares de Pina. Da Liderança do Diretor aos Resultados Escolares dos Alunos, 2013. Exame de qualificação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa. |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
1. |
Comissão de Avaliação de Relatórios Finais da Área CPE - FCT, 2014, Fundação para a Ciência e a Tecnologia. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Keynote Speaker Participation as Keynote Speaker |
1. |
A organização escolar num labirinto: ensaios de sobrevivência, 2015 (Seminário). Nome do evento: II Jornadas Pedagógicas - (Re)Pensar as práticas pedagógicas: Diversificar, adequar, inovar; Nome da Instituição: Escola Secundária de Valongo; Cidade do evento: Valongo / Escola Secundária de Valongo. |
2. |
Gramática escolar e (in)sucesso, 2014 (Seminário). Nome do evento: Que Novos Caminhos para a Educação em Matosinhos?; Nome da Instituição: Câmara Municipal de Matosinhos; Cidade do evento: Matosinhos / Câmara Municipal de Matosinhos. |
3. |
Lideranças e melhoria da educação escolar , 2014 (Seminário). Nome do evento: A produção do conhecimento ao serviço da comunidade IV Jornadas Científicas CIDC da Faculdade de Educação e Comunicação da
UCM | CEDH da Faculdade de Educação e Psicologia da UCP; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique e Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade
Católica Portuguesa; Cidade do evento: Nampula / Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique. |
4. |
Sucesso e Gramática Escolar no Ensino Profissional: teorias e práticas, 2014 (Seminário). Nome do evento: “(Re)Aprender a ensinar e avaliar no ensino profissional: o saber em ação” ; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Psicologia da Católica Porto; Cidade do evento: Aveiro / Escola Secundária José Estevão . |
5. |
Os projetos educativos municipais - o caso da Área Metropolitana do Porto, 2014 (Seminário). Nome do evento: Educação, Economia e Território - O Papel da Educação no Desenvolvimento; Nome da Instituição: Instituto da Educação da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Instituto da Educação. |
6. |
Supervisão, culturas colaborativas e desenvolvimento profissional, 2014 (Seminário). Nome do evento: Desenvolvimento dos Professores e das Escolas: estratégias de ação; Nome da Instituição: Universidade Católica Portuguesa - Departamento de Economia, Gestão e Ciências Sociais; Cidade do evento: Viseu / Centro Regional das Beiras. |
7. |
Análise de práticas de ensino de uma amostra de professores do 2º Ciclo do Ensino Básico, 2014 (Seminário). Nome do evento: Seminários Temáticos - Investigação em Educação: Como ensinam os professores? Conhecer para melhorar; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Psicologia e Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto. |
8. |
Génese, desenvolvimento e morte de um projeto de organização pedagógica, 2014 (Seminário). Nome do evento: IV Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração e Organização Escolar; Nome da Instituição: Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Educação e Psicologia; Cidade do evento: Porto / Foz do Douro. |
9. |
LA ASESORIA EXTERNA EN LOS TERRITORIOS EDUCATIVOS , 2013 (Congresso). Nome do evento: I CONGRESO INTERNACIONAL de CIENCIAS de la EDUCACIÓN y del DESARROLLO; Nome da Instituição: Universidade de Granada; Cidade do evento: Santander / PALACIO DE LA MAGDALENA . |
10. |
LO QUE ME HACE APRENDER - EL ALUMNADO Y LAS PRACTICAS DOCENTES , 2013 (Congresso). Nome do evento: I CONGRESO INTERNACIONAL de CIENCIAS de la EDUCACIÓN y del DESARROLLO; Nome da Instituição: Universidade de Granada; Cidade do evento: Santander / PALACIO DE LA MAGDALENA . |
11. |
Organização Pedagógica das Escolas - O modelo "Fénix", 2013 (Outra). Nome do evento: 1ªs Jornadas de Educação do Seixal; Nome da Instituição: Centro de Formação de Associação de Escolas do Concelho do Seixal; Cidade do evento: Seixal / Seixal. |
Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee |
1. |
Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano - I Seminário Internacional, 2015 (Seminário). Nome do evento: Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano - I Seminário Internacional; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Psicologia da Católica Porto; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa - Campus da Foz. |
2. |
A construção do conhecimento na investigação educacional – questões em debate, 2015 (Seminário). Nome do evento: II Ciclo de Seminários Temáticos de Investigação em Educação; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Psicologia da Católica Porto; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa - Campus da Foz. |
3. |
5º Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração, Supervisão e Organização Escolar - Melhorar as Escolas, Qualificar
o Ensino, Dignificar os Professores, 2015 (Seminário). Nome do evento: Melhorar as Escolas, Qualificar o Ensino, Dignificar os Professores; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Psicologia da Católica Porto; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa - Campus da Foz. |
4. |
Os projetos de Investigação em Educação na Católica Porto – Apresentação, discussão e debate de projetos de investigação em
curso no âmbito do doutoramento em Ciências de Educação (Portugal e Moçambique), 2014 (Seminário). Nome do evento: II Ciclo de Seminários Temáticos de Investigação em Educação; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Psicologia da Católica Porto; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa - Campus da Foz. |
5. |
Os projetos de Investigação de Ciências e Políticas de Educação financiados pela FCT 2008 e 2009, 2014 (Seminário). Nome do evento: II Ciclo de Seminários Temáticos de Investigação em Educação; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Psicologia da Católica Porto; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa - Campus da Foz. |
6. |
A produção do conhecimento ao serviço da comunidade, 2014 (Seminário). Nome do evento: IV Jornadas Científicas CIDC da Faculdade de Educação e Comunicação da UCM | CEDH da Faculdade de Educação e Psicologia da
UCP; Nome da Instituição: CIDC da Faculdade de Educação e Comunicação da UCM | CEDH da Faculdade de Educação e Psicologia da UCP; Cidade do evento: Nampula / Faculdade de Educação e Comunicação. |
7. |
II Ciclo de Seminários Temáticos de Investigação em Educação - 20141/2015, 2014 (Seminário). Nome do evento: II Ciclo de Seminários Temáticos de Investigação em Educação - 20141/2015; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Psicologia da Católica Porto; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa - Campus da Foz. |
8. |
ENCONTROS AR RISCAR III- Seminário Temático: As Provas de Aptidão Profissional e o conhecimento em ação III, 2014 (Seminário). Nome do evento: ENCONTROS AR RISCAR III- Seminário Temático: As Provas de Aptidão Profissional e o conhecimento em ação III; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa; Cidade do evento: Porto / Centro Regional do Porto. |
9. |
Seminários Temáticos - Investigação em Educação: Como ensinam os professores? Conhecer para melhorar, 2014 (Seminário). Nome do evento: Seminários de Investigação em Educação - Como ensinam os professores? Conhecer para melhorar; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Psicologia e Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto. |
10. |
IV Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração e Organização Escolar, 2014 (Seminário). Nome do evento: IV Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração e Organização Escolar; Nome da Instituição: Universidade Católica Portuguesa; Cidade do evento: Porto / Foz do Douro. |
11. |
Seminários Temáticos - Investigação em Educação: O que nos dizem as memórias de professores?, 2013 (Seminário). Nome do evento: Seminários Temáticos - Investigação em Educação: O que nos dizem as memórias de professores?; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Psicologia e Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto. |
12. |
Seminários Temáticos - Investigação em Educação: Que fazemos com o saber adquirido pelos professores em formações pós-graduadas?, 2013 (Seminário). Nome do evento: Seminários Temáticos - Investigação em Educação: Que fazemos com o saber adquirido pelos professores em formações pós-graduadas?; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Psicologia e Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto . |
Participação como Moderador Participation as Chairman |
1 |
Organização Escolar e (In)sucesso, 2015 (Mesa-Redonda). Nome do evento: Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano – I Seminário Internacional; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Psicologia e Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto, Campus da Foz. |
2 |
Território, Educação e Desenvolvimento Local, 2015 (Mesa-Redonda).
|
3. |
Os projetos de Investigação em Educação na Católica Porto – Apresentação, discussão e debate de projetos de investigação em
curso no âmbito do doutoramento em Ciências de Educação (Portugal e Moçambique), 2014 (Seminário). Nome do evento: II Ciclo de Seminários Temáticos de Investigação em Educação; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Psicologia da Católica Porto; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa - Campus da Foz. |
4. |
Os projetos de Investigação de Ciências e Políticas de Educação financiados pela FCT 2008 e 2009 , 2014 (Seminário). Nome do evento: Os projetos de Investigação de Ciências e Políticas de Educação financiados pela FCT 2008 e 2009 ; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Psicologia da Católica Porto; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa - Campus da Foz. |
5. |
Os novos públicos do ensino secundário - Práticas de construção de sucesso educativo, 2013 (Seminário). Nome do evento: 3º Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração e Organização Escolar; Nome da Instituição: Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de educação e Psicologia; Cidade do evento: Porto / Católica Porto - Campus Foz. |
6. |
Os territórios como espaço de integração e desenvolvimento pessoal e social, 2013 (Seminário). Nome do evento: Projetos Educativos Municipais - Dinâmicas de Construção, Implementação e Monitorização; Nome da Instituição: Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Educação e Psicologia e Área Metropolitana do Porto; Cidade do evento: Porto / Auditório da Biblioteca Almeida Garrett. Comentadora. |
7. |
Análise e promoção do sucesso educativo, 2012 (Workshop). Nome do evento: Projetos Educativos Municipais e Projeto Educativo Metropolitano - Jornadas de Formação Técnico-científica; Nome da Instituição: Universidade católica Portuguesa - Faculdade de Educação e Psicologia e Área Metropolitana do Porto; Cidade do evento: Porto / Católica Porto (Campus Foz). |
Participação como Relator Participation as Commentator |
1. |
A construção do conhecimento na investigação educacional – questões em debate, 2015 (Seminário). Nome do evento: II Ciclo de Seminários Temáticos de Investigação em Educação; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Psicologia da Católica Porto; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa - Campus da Foz. |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
Avaliação pedagógica e sucesso escolar, 2015 (Seminário). Nome do evento: Jornadas Pedagógicas 2015 - Óbidos: Dispositivos e Medidas de Promoção do Sucesso Escolar; Nome da Instituição: Câmara Municipal de Óbidos e Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa; Cidade do evento: Óbidos / Casa da Música de Óbidos. |
2. |
O currículo local - entre a retórica do prescrito e a realidade concreta, 2015 (Seminário). Nome do evento: Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano – I Seminário Internacional; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Psicologia e Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto, Campus da Foz. |
3. |
Gramática Escolar e (In)sucesso - os casos do Projeto Fénix, Turma Mais e ADI, 2015 (Seminário). Nome do evento: Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano – I Seminário Internacional; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Psicologia e Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto, Campus da Foz. |
4. |
Da Liderança do Diretor aos Resultados Escolares dos Alunos , 2015 (Seminário). Nome do evento: Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano – I Seminário Internacional; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Psicologia e Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto, Campus da Foz. |
5. |
Promoção do Sucesso Escolar - um estudo de caso multifocal, 2015 (Seminário). Nome do evento: Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano – I Seminário Internacional; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Psicologia e Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto, Campus da Foz. |
6. |
(In)disciplina e (in)sucesso escolar: ecos de um projeto implementado numa escola TEIP, 2015 (Seminário). Nome do evento: Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano – I Seminário Internacional; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Psicologia e Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto, Campus da Foz. |
7. |
Can young students of different ages (7-12 years old) learn about plants evolution and importance? Results on case studies
with IBSE Methodology., 2015 (Seminário). Nome do evento: Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano – I Seminário Internacional; Nome da Instituição: Faculdade de Educação e Psicologia e Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto, Campus da Foz. |
8. |
Principal's leadership and student outcomes in Portuguese schools, 2015 (Conferência). Nome do evento: 7th World Conference on Educational Sciences; Nome da Instituição: ACADEMIC WORLD EDUCATION & RESEARCH CENTER; Cidade do evento: Atenas. |
9. |
TEACHING AND LEARNING NATURAL SCIENCES WITH IBSE METHODOLOGY: A STUDY OUTSIDE CLASSROOM, 2015 (Conferência). Nome do evento: International Conference on Education and New Developments 2015 (END 2015); Nome da Instituição: END; Cidade do evento: Porto / Hotel HF IPANEMA PORTO. |
10. |
Da Liderança do Diretor aos Resultados Escolares dos Alunos, 2014 (Congresso). Nome do evento: XII Congresso da SPCE; Nome da Instituição: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Escola de Ciências Humanas e Sociais/Departamento de Educação e Psicologia)
e Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE); Cidade do evento: Vila Real / UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
28 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
15 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
6 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
9 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
9 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
7 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
2 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
4 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
4 |
Produção técnica Technical production |
4 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
4 |
Dados complementares (Additional data) |
115 |
Orientações Orientations |
38 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
35 |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
1 |
Participação em Eventos Event participation |
41 |
Outras informações relevantes
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante Inglês/Alemão pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1999),
Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa (2008) e Doutorada em Ciências da Educação pela mesma
universidade (2013).
É Professora Auxiliar na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa e consultora no âmbito do
Serviço de Apoio à Melhoria das Escolas (SAME). Coordenadora das Pós-Graduações em Ciências da Educação. Membro integrado
do Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano (CEDH-UCP).
Membro da Comissão de Avaliação de Projetos de Políticas e Ciências da Educação da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
|
Visualizações do curriculum [
2437
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
06-06-2016
às
08:25:11
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|