Curriculum Vitae

Carla Sofia Rodrigues Dias Fernandes

Data da última atualização »Last update : 31/05/2016


Carla Sofia Rodrigues Dias Fernandes. Concluiu Doutoramento em Psicologia do Desenvolvimento - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida em 2015. É Assistente - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. Publicou 7 artigos em revistas especializadas e 3 trabalhos em actas de eventos. Possui 34 itens de produção técnica. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Entre 2006 e 2011 participou em 3 projectos de investigação. Actua na área de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia. Nas suas actividades profissionais interagiu com 33 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=4000586272830692


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Carla Sofia Rodrigues Dias Fernandes
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Fernandes, C.
Categoria profissional
Position
Assistente de Investigação
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Endereço profissional
Professional address
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Unidade de Investigação Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e Educação
Linha Psicologia do Desenvolvimento
Rua Jardim do Tabaco, 34
Lisboa
1100 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)218811700
Correio electrónico: carladfernandes@gmail.com
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2010-2015 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Psicologia do Desenvolvimento (4 anos » years) .
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.

2007-2009 Mestrado
Master degree
Psicologia Educacional (2 anos » years) .
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.

2004-2007 Licenciatura
Licentiate degree
Psicologia (3 anos » years) .
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Jun/2016-Actual Assistente de Investigação

ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Mar/2016-Jun/2016 Assistente

ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Set/2015-Dez/2015 Assistente

ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Jan/2015-Dez/2015 Assistente de Investigação

ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Set/2014-Set/2015 Assistente

ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Jan/2010-Out/2014 Outra Situação

ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Set/2009-Dez/2009 Outra Situação

ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Set/2008-Jul/2009 Outra Situação





Atividades de Ensino (Teaching activities)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Set/2015-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Métodos Qualitativos de Investigação(Monitor)




ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Set/2014-Set/2015
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia do Desenvolvimento I(Monitor)
  • Psicologia do Desenvolvimento II(Monitor)






Projetos de Investigação (Research projects)
Outro Tipo de Participação
Other kind of participation
2012-
Qualidade da vinculação, amizade e auto-estima em crianças de idade pré-escolar
Referência do projeto»Project reference: PTDC/MHC-PED/3929/2012.

2006-
Positive Affect and the Socio-Emotional Development of Preschool Children
Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI/66172/2006..

2009-2011
Avaliação do programa: RIF-Rede de Intervenção na Família (Associação Arisco)
Referência do projeto»Project reference: Fundação Calouste Gulbenkian.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Pouco), Espanhol (Pouco).

Reading
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Pouco), Espanhol (Pouco).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2009 Diploma de Mérito por Aproveitamento Académico Excepcional, ISPA - IU.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Santos, António J; Monteiro, Ligia; Sousa, Tânia; Fernandes, Carla; Torres, Nuno; Vaughn, Brian. 2015. "O reduzido envolvimento social: implicações para o ajustamento psicossocial de crianças em contexto pré-escolar", Psicologia: Reflexão e Crítica 28, 1: 186 - 193.
2. Santos, António J; Daniel, João R; Fernandes, Carla; Vaughn, Brian E. 2015. "Affiliative Subgroups in Preschool Classrooms: Integrating Constructs and Methods from Social Ethology and Sociometric Traditions", PLOS ONE 10, 7: e0130932 - e0130932.
3. Pinto, Alexandra; Gatinho, Ana; Fernandes, Carla; Veríssimo, Manuela. 2015. "Efeitos de Idade e Sexo no Autoconceito de Crianças Pré-Escolares", Psicologia: Reflexão e Crítica 28, 3: 632 - 638.
4. Verissimo, M; Santos, A. J; Fernandes, C.; Shin, N.; Vaughn, B. E. 2014. "Associations between Attachment Security and Social Competence in Preschool Children", MERRILL-PALMER QUARTERLY-JOURNAL OF DEVELOPMENTAL PSYCHOLOGY, 60: 80 - 99.
5. Ferreira, B.; Monteiro, L.; Fernandes, C.; Cardoso, J.; Verissimo, M; Santos, A. J. 2014. "Percepção de competência parental: exploração de domínio geral de competência e domínios específicos de auto-eficácia, numa amostra de pais e mães portuguesas.", Analise Psicológica, 32,2: 155 - 166.
6. Verissimo, M; Fernandes, C.; Santos, A. J; Peceguina, I.; Vaughn, B. E; Bost, K.. 2011. "A relação entre a qualidade da vinculação à mãe e o desenvolvimento da competência social em crianças de idade pré-escolar", Psicologia: Reflexão e Crítica 24, 2: 292 - 299.
7. Ferreira, B.; Verissimo, M; Santos, A. J; Fernandes, C.; Cardoso, J.. 2011. "Escala de Sentimento de Competência Parental. Análise confirmatória do modelo de medida numa amostra de pais portugueses", Laboratório de Psicologia 9, 2: 151 - 159.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Ferreira, B.; Verissimo, M; Santos, A. J; Cardoso, J.; Fernandes, C.. 2012. "Estilos e Práticas Parentais em idade pré-escolar: estudo da estrutura facto-rial (MEE) da Escala de Estilos e Dimensões Parentais (PSDQ; Robinson, et al., 2001)", Trabalho apresentado em 1.º Congresso Internacional de Parentalidade do IPNP, In Actas do 1.º Congresso Internacional de Parentalidade do IPNP, Porto.
2. Fernandes, C.; Ferreira, B.; Verissimo, M; Santos, A. J; Cardoso, J.. 2012. "Eficácia da Formação Parental no Projecto RIF ao nível do Sentimento de Competência Parental", Trabalho apresentado em 1.º Congresso Internacional de Parentalidade do IPNP, In Actas do 1.º Congresso Internacional de Parentalidade do IPNP, Porto.
3. Ferreira, B.; Maia, J.; Pinto, A.; Fernandes, C.; Santos, A. J; Verissimo, M. 2010. "All that glitters is not gold! - Emotional Expression in Attachment Representations of Young Children", Trabalho apresentado em 12th World Congress of the World Association for Infant Mental Health, In Infant Mental Health Journal, Leipzig.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Fernandes, C.; Antunes, M.; Silva, F.; Figueiredo, M.; Daniel, J.R.; Santos, A. J. Links between early attachment security and social competence in preschool years: The mediating role of attachment representations.,17th Europeen Conference of Developmental Psychology,Braga,2015 (Comunicação).
2. Pinto, A.; Fernandes, C.; Gatinho, A.; Antunes, M.; Verissimo, M. Effects of age and sex in preschooler's self-concept,17th Europeen Conference of Developmental Psychology,Braga,2015 (Poster).
3. Daniel, J.R.; Santos, A. J; Santos, O.; Fernandes, C.; Vaughn, B. E. Co-evolution of positive and negative networks in preschool peer groups.,Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development,Philadelphia,2015 (Poster).
4. Daniel, J.R.; Santos, A. J; Fernandes, C.; Fernandes, M.; Sousa, T.. Affiliative structures and social competence in preschool children.,23th meeting of the International Society for the Study of Behavioural Development, Xangai,2014 (Poster).
5. Pinto, A.; Torres, N.; Ferreira, B.; Fernandes, C.; Verissimo, M. Attachment representations and preschoolers’ peer relationships. ,IAC- 6th International Attachment conference,,Padua,2013 (Poster).
6. Sousa, T.; Monteiro, L.; Fernandes, C.; Antunes, M.; Cardoso, J.; Santos, A. J. O reduzido envolvimento social: Implicações para o ajustamento psicossocial de crianças em contexto pré-escolar,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Poster).
7. Fernandes, C.; Verissimo, M; Santos, A. J; Shin, N.; Vaughn, B. E; Fernandes, M.; Pinto, A.. Social competence in preschool children: Replication of results and clarification of a hierarchical measurement model., 2013 Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development,Seatle,2013 (Poster).
8. Fernandes, C.; Silva, F.; Antunes, M.; Santos, A. J; Verissimo, M; Vaughn, B. E. Associations between attachment security and social comptence in preschool children, 2013 Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development,2013 (Poster).
9. Monteiro, L.; Santos, A. J; Fernandes, C.; Torres, N.. O papel da qualidade da vinculação às figuras parentais e os níveis de envolvimento social de crianças em contexto de jardim-de-infância. In: Implicações da qualidade da vinculação para o desenvolvimento socioemocional,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,2013 (Simpósio).
10. Fernandes, C.; Santos, A. J; Antunes, M.; Daniel, J.R.; Vaughn, B. E. Associações entre a expressividade dos afectos e a competência social de crianças em idade pré-escolar,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Poster).
11. Santos, A. J; Fernandes, C.; Fernandes, M.; Antunes, M.; Cardoso, J.; Shin, N.; Vaughn, B. E. Longitudinal Stability and Growth of Child Social Competence During the Preschool Years, Poster presented at 10º Congresso de Etologia,Lisboa,2013 (Poster).
12. Ferreira, B.; Monteiro, L.; Fernandes, C.; Verissimo, M; Santos, A. J. Análise da escala de percepção de eficácia das tarefas parentais (Coleman & Karraker, 2003) para amostras portuguesas,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Poster).
13. Peceguina, I.; Santos, A. J; Daniel, J.R.; Fernandes, C.; Vaughn, B. E. Explorations of a Model of Social Competence for Preschool Children: Testing the Moderating Effects of Age, Sex, and Culture.,9º Congresso Nacional de Etologia.,Lisboa,2012 (Comunicação).
14. Fernandes, C.; Fernandes, M.; Antunes, M.; Cardoso, J.; Torres, N.; Santos, A. J; Vaughn, B. E. Affect Expressions and Social Competence in Preschool Children,9º Congresso Nacional de Etologia,Lisboa,2012 (Poster).
15. Ferreira, B.; Verissimo, M; Santos, A. J; Fernandes, C.; Cardoso, J.. Eficácia da Formação Parental no Projecto RIF ao nível do Sentimento de Competência Parental.,1.º Congresso Internacional de Parentalidade do IPNP,Porto,2012 (Poster).
16. Ferreira, B.; Verissimo, M; Santos, A. J; Cardoso, J.; Fernandes, C.. Estilos e Práticas Parentais em idade pré-escolar: estudo da estrutura factorial (MEE) da Escala de Estilos e Dimensões Parentais (PSDQ; Robinson, et al., 2001).,1.º Congresso Internacional de Parentalidade do IPNP,Porto,2012 (Poster).
17. Ferreira, B.; Fernandes, C.; Pinto, A.; Maia, J.; Sousa, T.; Santos, A. J. From Emotional Expression to the Attachment Security During the Preschool Period or the Other Way Around,9º Congresso de Etologia,2012 (Poster).
18. Ferreira, B.; Fernandes, C.; Santos, A. J; Verissimo, M; Cardoso, J.. Sentimento de competência parental: Análise confirmatória do modelo de medida,I Congresso Internacional em Psicologia do Desenvolvimento,Lisboa,2011 (Poster).
19. Fernandes, C.; Pinto, A.; Monteiro, L.; Cardoso, J.; Verissimo, M; Santos, A. J. Qualidade da vinculação ao pai e à mãe e o desenvolvimento da competência social, I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento,Lisboa,2011 (Comunicação).
20. Fernandes, C.; Pinto, A.; Daniel, J.R.; Peceguina, I.; Santos, A. J; Verissimo, M; Vaughn, B. E. Quality of attachment to father and mother and later social competence,SRCD Biennial Meeting,Montreal,2011 (Poster).
21. Ferreira, B.; Fernandes, C.; Santos, A. J; Verissimo, M. Estudo sobre os estilos e dimensões parentais numa população de pais portugueses: Análise das propriedades do instrumento PSDQ. ,I Congresso Internacional em Psicologia do Desenvolvimento,Lisboa,2011 (Poster).
22. Fernandes, C.; Verissimo, M; Santos, A. J; Peceguina, I.; Vaughn, B. E; Bost, K.. A qualidade da vinculação e o desenvolvimento da competência social em crianças de idade pré escolar. , VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação).
23. Maia, J.; Verissimo, M; Ferreira, B.; Fernandes, C.; Pinto, A.. Vantagens e Desvantagens da avaliação da vinculação na forma categorial ou contínua,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação).
24. Ferreira, B.; Maia, J.; Santos, A. J; Verissimo, M; Pinto, A.; Fernandes, C.. All that glitters is not gold! - Emotional Expression in attachment Representations of Young Children,12th World Congress of the World Association for Infant Mental Health,Leipzig,2010 (Poster).
25. Ferreira, B.; Fernandes, C.; Verissimo, M; Santos, A. J; Cardoso, J.; Sobrinho, S.. O que funciona e para quem? Avaliação da efectividade de programas para pais. Poster presented at Encontro Parentalidade e Comunidade,Lisboa., Encontro Parentalidade e Comunidade,Lisboa,2010 (Poster).
26. Ferreira, B.; Maia, J.; Pinto, A.; Santos, A. J; Fernandes, C.. Qualidade dos modelos internos de vinculação e a expressividade emocional em crianças de idade pré-escolar,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação).
27. Ferreira, B.; Fernandes, C.; Verissimo, M; Santos, A. J; Cardoso, J.; Sobrinho, S.. Avaliação de Efectividade no Programa RIF. Operacionalizacão quasi-experimental do paradigma ecológico. Poster presented at Encontro Parentalidade e Comunidade,Lisboa., Poster presented at Encontro Parentalidade e Comunidade,Lisboa,2010 (Poster).
28. Maia, J.; Ferreira, B.; Fernandes, C.; Santos, A. J; Verissimo, M. The relation between attachment representations and children's representation of Self.,SRCD Biennial Meeting,Denver,2009 (Poster).
29. Ferreira, B.; Fernandes, C.; Santos, A. J; Verissimo, M; Cardoso, J.; Sobrinho, S.. Workshop sobre Evidência de Eficácia das Intervenções RIF,Encontro de Parentalidade e Prevenção ,Lisboa.,2009 (Outra).
30. Verissimo, M; Vaughn, B. E; Santos, A. J; Monteiro, L.; Fernandes, C.. Quality of attachment and later social competence, XIV European Conference on Developmental Psychology,Vilnius,2009 (Comunicação).
31. Maia, J.; Verissimo, M; Santos, A. J; Correia, J.; Fernandes, C.. Self Perceptions, attachment representations and social competence in preschoolers. ,The 2009 International Attachment Conference,Barcelona,2009 (Poster).
32. Ferreira, B.; Maia, J.; Verissimo, M; Santos, A. J; Pinto, A.; Fernandes, C.. The use of emotional knowledge and expression in attachment representations of young children.,The 2009 International Attachment Conference,Barcelona,2009 (Poster).
33. Ferreira, B.; Fernandes, C.; Cardoso, J.; Santos, A. J; Verissimo, M; Sobrinho, S.. Reflexões sobre o papel da Investigação-Acção de Programas de Base Comunitária para a Parentalidade, Encontro de Parentalidade e Comunidade, Lisboa,2009 (Comunicação).

Relatório de investigação
Technical report
1. Ferreira, B.; Fernandes, C.; Verissimo, M; Santos, A. J; Cardoso, J.. Relatório Externo de Avaliação da RIF-Rede de Intervenção na Família.,2011.





Dados Complementares (Additional data)


Participação em eventos
Event participation
Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento. Nome do evento: I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento; Nome da Instituição: UIPCDE; Cidade do evento: Lisboa / ISPA, 2011 (Congresso).
Nome do evento: I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento; Nome da Instituição: UIPCDE; Cidade do evento: Lisboa / ISPA.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
10

Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
7
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
7
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
3
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
3

Total
Produção técnica
Technical production
34

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
34


Visualizações do curriculum [ 1113 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 11-06-2016 às 01:10:58
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (9)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (7)
 Project collaboration in Degóis