| 
               
                  |  Maria Helena Ribeiro dos  Santos Silva |  
                  |  | Data da última atualização
                        												»Last update
                        												:
                        												02/09/2015 |  
 
 Dados pessoais (Personal data)  
               
                  
                     | Nome completo Full name
 | Maria Helena Ribeiro dos  Santos Silva |  
                     | Nome em citações bibliográficas Quoting name
 | Silva,  Maria Helena Ribeiro dos  Santos |  
                     | Categoria profissional Position
 | Professor Associado |  
                     | Domínio científico de atuação Scientific domain
 | Ciências Sociais-Ciências da Educação. 
 |  
                  
                     | Endereço profissional Professional address
 | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Quinta de Prados
 Vila Real
 5000--801 Vila Real
 Portugal
 Telefone: (+351)259350000Extensão: 2743
 Fax: (+351)259350480
 Correio electrónico: helsilva@utad.pt
 |  
                  
                     | Sexo Gender
 | Feminino»Female |  
 
                  			Graus Académicos
                  			 (Academic Degrees) 
               
                  
                     | 1996-2001 | Doutoramento Phd
 |  
                     | Ciências da Educação. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro,
                        			Portugal.
 |  
 Vínculos profissionais
                  				 (Professional Positions) 
               
                  
                     | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |  
                  
                     | Jan/2001-Actual | Professor Associado |  
                  
                     | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |  
                  
                     | Jan/2001-Actual | Professor Associado |  
                  
                     | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |  
                  
                     | Jan/2001-Actual | Professor Associado |  
 Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities) 
               
                  
                     | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |  
 Linhas de Investigação (Research fields)  
                  
                     | 1. | Aprendizagem Cooperativa |  
                     |  |  |  
                  
                     | 3. | Feedback Professor -aluno e aluno -aluno |  
                     |  |  |  
                  
                     | 4. | Comunidades de aprendizagem |  
                     |  |  | 
 Projetos de Investigação (Research projects)  
               
                  
                     | Participação como Investigador Participation as Researcher
 |  
                  
                     | 2014-2015 Pensamento crítico em rede no ensino superior Partilha e Divulgação de Experiências em Inovação Didática no Ensino Superior
                        Português-Critical thinking in higher education network Sharing and Disclosure Experiences in Teaching Innovation in Portuguese Higher
                        Education
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: 131/ID/2014. FCT
 |  
 
                  											Produção científica, técnica e artística/cultural
                  											 (Scientific, technical and artistical/cultural
                     													production) 
               
                  
                     | Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions
 |  
                  
                     | 1. | Silva,  M. H. R. S; Lopes, José P.  2015. Eu, Professor, Pergunto. 20 Respostas sobre Planificação do Ensino-Aprendizagem, Estratégias de Ensino e Avaliação  . ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-693-041-7. Lisboa: Pactor. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. |  Silva,  M. H. R. S; Lopes, José.  2015. Eu, Professor , Pergunto. 18 respostas sobre Necessidades e capacidades dos alunos, Gestão da sala de aula e desenvolvimento
                           Profissional Docente. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-693-046-2. Lisboa: Pactor- Edições de Ciências Sociais Forenses e da Educação. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Silva,  M. H. R. S; Lopes, José P.  2012.  50 Técnicas de Avaliação formativa. ed. 1, 1 vol., ISBN: 987-927-757-828-3. Lisboa: Lidel - Edições Técnicas. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. |  Lopes, José P.  2010. O Professor faz a Diferença. Na Aprendizagem dos Alunos. Na Realização dos Alunos. No sucesso dos Alunos. ed. 2, 1 vol., ISBN: 978-972-757-722-4. Lisboa: Lidel. Edições Técnicas, Lda. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. |  Lopes, José P.  2009. A Aprendizagem Cooperativa na Sala de Aula.Um Guia prático para o Professor. ed. 1, ISBN: 978-972-757-590-9. LIsboa: Lidel Edições técnicas. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Silva,  M. H. R. S; Lopes, José.  2008. métodos de Aprendizagem Cooperativa para o Jardim de infãncia. Um guia para os Educadores de Infância e Professores. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-647-038-8. Porto: Areal Editores. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 |  
                  
                     | 1. | Silva,  M. H. R. S; Lopes, José P.  2014. Feedback professor-aluno/aluno-professor como estratégia para a melhoria da aprendizagem dos alunos..  In Práticas Educativas: Teorização e Formas de Intervenção, ed. Ferreira, C., Bastos, A., & Campos, H. , 4 - 18. ISBN: 978-989-175-4. Vila Real: UTAD. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Ramos, Rita; Silva,  M. H. R. S; Lopes, José.  2015. "O professor faz a diferença no desempenho escolar dos seus aluno. O que nos diz a investigação educativa", Revista Eletrónica de Educação e Psicologia, 1, 2: 62 - 81. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Dominguez, Caroline; Lopes, José; Silva, Helena.  2015. "O Ensino das Competências Argumentativas em Filosofia através do Método Controvérsia Criativa", Pensamento Crítico em Educação. Desafios Atuais 1, 1: 1 - 311. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Silva,  M. H. R. S; Lopes, José; Dominguez, Caroline; Payan-Carreira, Rita; Morais, Eva; Nascimento, Maria M; Morais, Maria F. A.  2015. "Learn to Cooperate and Cooperate to Learn: Peer Review Thought Cooperative Work and the improvement of Critical Thinking", Pensamento Crítico na Educação . Desafios Atuais 1, 1: 1 - 311. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Silva,  M. H. R. S; Lopes, José P.  2014. "Escala de Beneficios da Aprendizagem Cooperativa: Construção e estudos de validação (EBAC)", Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 1, 1: 15 - 25. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Silva,  M. H. R. S.  2013. "A aprendizagem no ensino das Ciências Naturais através de um método de aprendizagem cooperativa",  Revista Eletrónica de Enseñanza de las Ciencias, 2: 334 - 346. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Dominguez, Caroline; Nascimento, Maria M; Payan-Carreira, Rita; Cruz, Gonçalo; Silva, Helena; Lopes, José; Morais, Maria F. A; Morais, Eva.  2014. "Adding value to the learning process by online peer review activities: towards the elaboration of a methodology to promote
                        critical thinking in future engineers", European Journal of Engineering Education, 1: 1 - 19. 
 |  
                     |  |  |  |  
 
 
 
                  											Indicadores de produção
                  											 (Production indicators) 
               
                  
                     | Produção científica Scientific production
 |  
 
                     
                        | Produção científica Scientific production
 | 13 |  
 
                     
                        | Livros e capítulos Books and book chapters
 | 7 |  
                     
                        | Livros publicados ou organizados Published or organized books
 | 6 |  
                     
                        | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 | 1 |  
                     
                        | Artigos científicos em revistas Papers in periodics
 | 6 |  
                     
                        | Com arbitragem científica With scientific refereeing
 | 5 |  
                     
                        | Sem arbitragem científica Without scientific refereeing
 | 1 |  
               
                  | Visualizações do curriculum [
                     												170
                     												] |  
               
                  | Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
                     											em
                     											29-09-2015
                     											às
                     											01:40:06 |  
                  | Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |  |