Публикатор Публикатор

Iguarias de todo o mundo dão vida à Praça Martim Moniz

Imagem em Destaque
Iguarias de todo o mundo dão vida à Praça Martim Moniz
Diversidade de sabores num único espaço
Uma multiplicidade de cheiros e sabores reunidos num espaço ao ar livre, “aberto 365 dias por ano”. É este o cenário que se vive na Praça do Martim Moniz, em Lisboa, onde 10 quiosques de comida oriunda de várias partes do mundo apresentam, num Mercado de Fusão, as suas iguarias mais deliciosas.
Especialidades diversas, que vêm de Itália, China, Argentina, Bangladesh, Brasil e Portugal, e que mostram o poder da diversidade para o enriquecimento cultural do país. A música étnica é a “banda sonora” deste cenário, em que se respira liberdade e “leveza” de espírito, só pelo facto de se poder estar num espaço apelativo, provar o que se quer, a preços convidativos, e comer tranquilamente ao ar livre.
 
Um “desfile” de petiscos
Esta “viagem” pelos sabores do mundo acompanha todos os paladares. De Itália, as pizzas finas, inspiradas no conceito da Pizza Romana "Al Taglio"; do Médio Oriente, as chamuças, os kebabs e os falafels; da América do Sul, o ceviche e as empanadas; do Brasil, a picanha e a feijoada; de Portugal, os hambúrgueres de carne de vaca mirandesa; e o conhecido Bolo do Caco madeirense. Os petiscos tradicionais portugueses, como o bacalhau à Brás ou o bitoque, fazem também parte da ementa.
A cozinha vegetariana, vegan e macrobiótica está igualmente aqui representada, com o crumble de maçã e as empadas de vegetais, a deliciar mesmo os que não são adeptos deste tipo dieta alimentar. A frescura das caipirinhas, mojitos e sumos naturais, feitos na hora, fazem também a fama do espaço.
O LOVE LISBON, um dos quiosques presentes no local, está aberto o dia inteiro, até perto das 3 da manhã e é já uma presença forte. A imagem de marca são os hambúrgueres grelhados, confecionados “sempre com carne de vaca mirandesa”, garante o seu proprietário, Jorge Lopes. A especialidade da “casa” é o seu “hamburgão de 200 gramas”, que enche não só os olhos, mas também qualquer apetite mais exigente.
A música que acompanha a atividade do quiosque é também uma referência, que tem trazido “muita gente aqui para a praça”. As dificuldades de quem trabalha num espaço ao ar livre, nos dias mais frios do ano, não esmorecem Jorge: “faça sol, faça chuva ou faça vento, nunca deixo de abrir o meu quiosque!”, afiança.
“Este local era muito mal visto antigamente, mas pensei, logo desde o início, que este conceito criado pela NCS tinha tudo para avançar e, devagarinho, fui arranjando o meu espaço. Hoje, tenho música, televisão e luzes noturnas especiais”, conta.
O tempo está a melhorar e, depois de “uns meses difíceis”, a afluência está a aumentar. “Não tarda nada, esta área enche-se de gente, de dia e de noite ”, garante Jorge Lopes, com um sorriso aberto.
 
A  IDEIA
O conceito Street food
A ideia surgiu em 2012 e, desde então, tem vindo a revitalizar o Martim Moniz e potenciar o conceito de Street food (comida de rua) em Portugal. Em junho deste ano, o Mercado de Fusão irá completar 5 anos de existência e, mesmo perante as dificuldades inerentes à área comercial, os empresários envolvidos continuam a apostar no negócio.
As atividades de animação, as sessões de cinema ao ar livre, os workshops e feiras, que têm sido uma marca importante deste espaço, desde o seu arranque, estão já em agenda para 2016.
 
O propósito de “juntar o mundo numa só praça”
“A vontade de intervir, de alguma forma, a nível social” foi o que levou José Filipe, com a sua empresa na área do entretenimento- a NCS, a projetar a ideia de reabilitar a Praça do Martim Moniz, zona onde coexistem várias comunidades imigrantes e que “precisam de um plano forte de integração social”.
Com o propósito de “pensar em juntar o mundo numa só praça”, José Filipe avançou com o projeto, aceitando de imediato um grande desafio inicial: “retirar o estigma negativo associado a esta zona da cidade”. Combater a insegurança, atrair investimento e pessoas interessadas em implementar projetos nesta zona da cidade, fazem igualmente parte da lista dos desafios enfrentados diariamente, sendo o maior deles o de “sobreviver financeiramente a um projeto exigente mas muito enriquecedor”. O empresário realça, contudo, o espírito lutador e empreendedor de todos os envolvidos: “Os quiosques que estão connosco acreditam que o projeto tem tudo para evoluir no bom sentido”.
 
Em fase de remodelação
A aposta em novos eventos
A fase atual é de remodelação. A organização avança agora com o objetivo de levar “mais e diferentes atividades” a esta praça lisboeta: “a ideia é organizar mais eventos que interliguem as várias comunidades locais (…) pensámos num festival de músicas do mundo e num campeonato de Cricket”.
Para já, mantêm-se eventos como o Street Fest, as comemorações do Ano Novo Chinês, o Bollywood Holi, a Guerra dos Balões de Água, o Out Jazz e o Open Air Cinema.
Há atividades que já estão no roteiro dos lisboetas e turistas, como é o caso do STREET FEST, que se realiza, no primeiro fim de semana, de cada mês.

 

Os quiosques multiculturais
 
1 – Love Lisbon
2 – Pizza Fina
3 - Kebab Ali House
4 – Bolo do Caco – Hamburgueria Gourmet
5 – Hailong
6 – Descobridor dos 7 Mares
7 –Grill House
8 - Erva
9 – Deja Vu
10 – El Cartel
 

 


Related Articles Related Articles

Web Form Web Form

Olá, em que posso ajudar?

Deixe um email com a sua questão ou contacte 808 257 257 / (+351) 218 106 191, das 9:00h às 19:00h, de segunda a sexta.

Это обязательное поле.
Это обязательное поле.
Это обязательное поле.

migrant-support-line

the-line-is-open-monday-to-fridayknow-more

Работает на Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.