Ana Luisa Rebelo de Oliveira Pires
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
05/02/2016 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Ana Luisa Rebelo de Oliveira Pires |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Oliveira Pires, Ana Luisa |
Categoria profissional
Position |
Professor Coordenador |
Endereço profissional
Professional address |
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação Departamento de Ciências da Educação ESE, IPS - Campus da Estefanilha setubal 2914-504 Setúbal Portugal Telefone: (+351)265710800 Correio electrónico: ana.luisa.pires@ese.ips.pt Homepage: não tem |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2002 |
Doutoramento Phd |
Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
|
1995 |
Mestrado Master degree |
Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
|
1984 |
Licenciatura Licentiate degree |
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2005-2007 |
Pós-Doutoramento Postdoctorate |
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Instituto Politécnico de Setúbal |
Mar/2007-Actual |
Professor Coordenador |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Instituto Politécnico de Setúbal |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Instituto Politécnico de Setúbal |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Análise de situações educativas(Docente)
- pedagogia e Formação ao Longo da Vida(Regente)
- Seminários de Investigação Educacional(Docente)
|
Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Instituto Politécnico de Setúbal |
Abr/2008-Set/2009 |
|
Comissão de Especialistas da Formação de Professores, DGES, MCTES |
Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Instituto Politécnico de Setúbal |
Atividades de Serviços técnicos especializados (Specialized technical services activities)
Instituto Politécnico de Setúbal |
Set/2010-Actual |
|
Serviço realizado»Executed service: actividade docente |
Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)
Instituto Politécnico de Setúbal |
Mar/2007-Actual |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Apoio científico em programas de mestrado e de doutoramento noutras instituições de E.S. |
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Reconhecimento e Validação de Aprendizagens experienciais |
|
|
2. |
Adultos no Ensino Superior |
|
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2007-2009 Educação e Desenvolvimento Humano no contexto da União Europeia - Análise Comparativa das Políticas Educativas Europeias à
luz do paradigma da Aprendizagem ao Longo da Vida
|
Referência do projeto»Project reference: UIED, FCT/UNL. Parceiro(s)»Partners:
Universidade Nova de Lisboa. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem). |
Fala Speaking |
Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem). |
Lê Reading |
Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem). |
Escreve Writing |
Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Pouco). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
1996 |
M.A. Thesis Publication,
Ministério da Educação.
|
2005 |
Ph.D Thesis Publication,
FCT/MCES/F.C.Gulbenkian.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Vasconcelos, António A; Figueiredo, Carla C; Alves, Mariana G; Pires, A. L. R. O. 2014. Trabalhar (s) em rede em Educação. Dinâmicas de Cooperação. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-97487-6-7. Portugal: UIED - Coleção Educação e Desenvolvimento, FCT-UNL. |
|
|
|
2. |
Pires, A. L. R. O. 2005. Educação e Formação ao Longo da Vida: análise crítica dos sistemas e dispositivos de reconhecimento e validação de aprendizagens
e de competências. ed. 1, 1 vol., ISBN: 972-31-1093-8. lisboa: FCG/FCT. |
|
|
|
3. |
Pires, A. L. R. O. 2000. Desenvolvimento pessoal e profissional. Um estudo dos processos e contextos de desenvolvimento das novas competências profissionais. ed. 1, 1 vol., ISBN: 972-742-129-6. lisboa: ME. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Oliveira Pires, A. L. 2016. Between Challenges and Trends of Lifelong Learning Higher Education and the Recognition of Prior Experiential Learning. In Access and Expansion Post-Massification. Opportunities and Barriers to Further Growth in Higher Education Participation (2016)
, ed. Ben Jongbloed & Hans Vossensteyn, 212 - 237. . Reino Unido: Routledge. |
|
|
|
2. |
Oliveira Pires, A. L; Gonçalves, Teresa; Gomes, Elisabete. 2015. FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES E CONSTRUÇÃO DE SABERES PEDAGÓGICOS EM CONTEXTO: O PROJETO 10X10 DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN. In Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento (III): Investigar práticas em contexto, ed. (Coord.) Ana Pereira, António Ângelo Vasconcelos, Catarina Delgado, Cristina Gomes da Silva, Fernanda Botelho, Jorge Pinto,
José Duarte, Margarida Rodrigues e Marta Pinho Alves, 61 - 78. ISBN: 978-989-994. Setúbal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.
|
|
|
|
3. |
Oliveira Pires, A. L. 2014. European Inventory on validation on non-formal and informal learning 2014. Country Report Portugal. In European Inventory on validation on non-formal and informal learning 2014, ed. European Comission, CEDEFOP, ICF international, 1 - 17. . Grécia: European Comission, CEDEFOP, ICF international.
|
|
|
|
4. |
Pires, A. L. R. O. 2011. European Inventory on Validation of Non- formal and Informal Learning 2010 Country Report: Portugal. In European Inventory on Validation of Non- formal and Informal Learning 2010, ed. Manuel Souto Otero and Jo Hawley, 1 - 1. . http://www.cedefop.europa.eu/E: European Commission, DG Education and Culture and CEDEFOP.
|
|
|
|
5. |
Pires, A. L. R. O. 2011. Case Study: Recognition of prior experiential learning in Higher Education in Portugal. In European Inventory on Validation of Non- formal and Informal Learning 2010, ed. Manuel Souto Otero and Jo Hawley, 1 - 1. . UK: European Commission, DG Education and Culture and Cedefop.
|
|
|
|
6. |
Pires, A. L. R. O. 2010. Aprendizagem ao Longo da Vida, Ensino Superior e Novos Públicos: uma perspectiva internacional. In Aprendizagem ao Longo da Vida e Políticas Educativas Europeias: tensões e ambiguidades nos discursos e nas práticas de estados,
instituições e indivíduos., ed. UIED Coleção Educação e Desenvolvimento, 107 - 138. ISBN: 978-989-691-034-1. Lisboa: UIED. |
|
|
|
7. |
Pires, A. L. R. O. 2010. Reconhecimento e Validação de Competências. Políticas, Teorias e Práticas. . In Competências - Cadernos Sociedade e Trabalho, ed. GEP - MTSS, 49 - 66. ISBN: 978-972-704-358-3. lisboa: GEP-MTSS. |
|
|
|
8. |
Pires, A. L. R. O. 2009. Novos públicos no Ensino Superior em Portugal: contributos para uma problematização. In Políticas de Formação de Jovens e Adultos no Brasil e em Portugal. , ed. Sonia Rummert, Rui Canário e Gaudêncio Frigotto, 191 - 212. ISBN: 978-85-228-0538-9. Rio de Janeiro: Editora da UFF. |
|
|
|
9. |
Pires, A. L. R. O. 2008. Dinâmicas de Educação e Formação ao Longo da Vida: a perspectiva dos pós-graduados do ensino superior. In Universidade e Formação ao Longo da Vida, ed. Celta / UIED, 115 - 144. ISBN: 978-972-774-254-7. Lisboa: Celta. |
|
|
|
10. |
Pires, A. L. R. O. 2007. Como vamos melhorar a educação nos próximos anos, tendo em vista construir um Portugal mais moderno e mais justo?. In Aprendizagem ao Longo da Vida no Debate Nacional sobre Educação, ed. Conselho Nacional de Educação, 31 - 38. ISBN: 978-972-8360-46-9. Lisboa: CNE. |
|
|
|
11. |
Pires, A. L. R. O. 2006. O reconhecimento e validação das aprendizagens adquiridas pela experiência e a investigação. In Evaluation des Compétences et Apprentissages Experientiels. Savoirs, modèles et méthodes, ed. Educa, 437 - 450. ISBN: 972-8036-81-7. lisboa: educa. |
|
|
|
12. |
Pires, A. L. R. O. 2006. O reconhecimento e validação das aprendizagens adquiridas pela experiência e a investigação. In Evaluation des Compétences et Apprentissages Experientiels. Savoirs, modèles et méthodes, ed. Educa, 437 - 450. ISBN: 972-8036-81-71. Lisboa: Educa. |
|
|
|
13. |
Pires, A. L. R. O. 2002. Dimensions of Work Process Knowledge. In Work Process Knowledge, ed. Routledge, 106 - 118. ISBN: 0-415-27929-1. londres: Routledge. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Pires, A. L. R. O. 2012. "Educação e Formação ao Longo da Vida, das políticas às práticas educativas: o reconhecimento de adquiridos no Ensino Superior
", Actas do FORGES 2.ª Conferência Fórum do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa 1, 1: 1 - 14. |
|
|
|
2. |
Pires, A. L. R. O. 2010. "Reconhecimento e validação das aprendizagens não formais e informais no ensino superior. Problemas e perspectivas.", Mediaç@oes 1, 2: 148 - 161.
|
|
|
|
3. |
Pires, A. L. R. O. 2010. "Assessing, recognizing and certifying non-formal and informal learning: a contribution to its understanding. ", European Journal of Vocational Training nº 48 1, 48: 4 - 11. |
|
|
|
4. |
Pires, A. L. R. O. 2010. "Reconhecimento e validação das aprendizagens não formais e informais no ensino superior. Problemas e perspectivas", Revista Mediações, ESE- IPS 1, 2: 1 - 1. |
|
|
|
5. |
Pires, A. L. R. O. 2009. "Adult Education and Lifelong learning. An empirical analysis of university post-graduates perspective", European Journal of Vocational Training 1, 46: 129 - 150. |
|
|
|
6. |
Pires, A. L. R. O. 2007. "Reconhecimento e Validação das Aprendizagens Experienciais. Uma problemática educativa. ", Revista Sísifo, 2: 5 - 20.
|
|
|
|
7. |
Pires, A. L. R. O. 2007. "Aprendizagem ao Longo da Vida. Conceitos e Tendências.", Revista Meintegra nº3, Universidade do Minho 1, 3: 1 - 1. |
|
|
|
8. |
Pires, A. L. R. O. 2004. "O reconhecimento e a validação das aprendizagens dos adultos: contributos para a reflexão educativa", Revista Trajectos, nº 4, ISCTE, Lisboa 1, 4: 1 - 1. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Oliveira Pires, A. L. 2014. "Experience, experientiality and complexity: a pertinent discussion to adult education?", Trabalho apresentado em ESREA International Conference Between Global and Local: Adult Learning and Development, In Local Change, Social Actions and Adult Learning: Challenges and responses - Proceedings of the Conference, Lisboa.
|
|
|
|
2. |
Oliveira Pires, A. L. 2013. "O não-formal e o formal no Ensino Superior: valorização das aprendizagens adquiridas em contexto de trabalho e de vida", Trabalho apresentado em I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação/III Encontro de Sociologia da Educação, In O não-formal e o informal em educação: Centralidades e periferias. Atas do I colóquio internacional de ciências Sociais da
Educação / III Encontro de Sociologia da Educação, Braga. |
|
|
|
3. |
Pires, A. L. R. O. 2012. "Educação e Formação ao Longo da Vida, das políticas às práticas educativas: o reconhecimento de adquiridos no Ensino Superior
", Trabalho apresentado em 2.ª Conferência FORGES Fórum do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa , In Actas da 2.ª Conferência FORGES, Macau. |
|
|
|
4. |
Pires, A. L. R. O. 2008. "Adult Learners and Entry to Higher Education: Motivation, Prior Experience and Entry Requirements", Trabalho apresentado em International Conference Teaching and Learning 2008 , In Proceedings of the International Association for the Scientific Knowledge, International Conference Teaching and Learning
2008, Aveiro. |
|
|
|
5. |
Pires, A. L. R. O; Alves, Mariana. 2008. "Aprendizagem ao longo da Vida e Ensino Superior. Novos públicos, novas oportunidades?", Trabalho apresentado em International Sociological Association Conference, Universidade Federal da Paraíba, Brasil, In Actas da International Sociological Association Conference, João Pessoa, Brasil. |
|
|
|
6. |
Pires, A. L. R. O. 2007. "O reconhecimento da experiência no Ensino Superior. Um estudo de caso nas universidades públicas portuguesas", Trabalho apresentado em XV Colóquio da Afirse “Complexidade: um novo paradigma para investigar e intervir em educação?, In Actas do XV Colóquio da Afirse “Complexidade: um novo paradigma para investigar e intervir em educação?", Lisboa. |
|
|
|
7. |
Pires, A. L. R. O. 2005. "Complexité de la Reconnaissance des Acquis et Éducation / Formation", Trabalho apresentado em 6ème Congrès Européen de Science des Systèmes, 19/22 Setembro 2005, In Actas du 6ème Congrès Européen de Science des Systèmes, Paris, Paris. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Oliveira Pires, A. L. 2014. "Educação formal, não-formal e informal: transversalidades e inter-relações", Revista Medi@ções Nº 2 - 2ª série, número temático 1, 2: 1 - 9.
|
|
|
|
Trabalho técnico Technical work |
1. |
Pires, A. L. R. O. European Inventory on Validation of Informal and Non-formal learning,2010 (Relatório de consultoria). |
Dados Complementares (Additional data)
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Lúcio Cabral Mendes. A Formação profissional na criação de auto-emprego nas regiões periféricas: cabo Verde — Ilha de Santiago (2005-2010), 2014. Tese (doutoramento em educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. |
2. |
Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Filipa Alexandra Monteiro Canelas. O impacto do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências de nível secundário: estudo de caso, 2013. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Universidade Nova de Lisboa. |
3. |
Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Carmén Cavaco. Adultos pouco-escolarizados. Diversidade e interdependência de lógicas de formação, 2009. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade de Lisboa. |
1. |
Oliveira Pires, Ana Luisa. (Andreia Sofia Portela Lopes) Conceções e Práticas das Educadoras Cooperantes face à Disciplina em Contextos de Creche e de
Jardim-de-Infância, 2016. |
2. |
Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Maria Rita Prates Roseta. A utilização de guiões de texto narrativo, o feedback e textos escritos pelos alunos, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal. |
3. |
Oliveira Pires, Ana Luisa. (Mafalda Sofia Gomes da Silva Alves) A Relação com a Família nos Contextos de Creche e Jardim de Infância, 2015. |
4. |
Oliveira Pires, Ana Luisa. (Sofia Isabel Da Silva Leitão) A disciplina e a indisciplina na Creche e no Jardim-de-Infância , 2015. |
5. |
Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Telma Ferreira. Momentos de Repouso, actividades sossegadas e relaxação, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal. |
6. |
Oliveira Pires, Ana Luisa. (Margarida Maria Fernandes Loureiro Paulino) A Relação Creche/Jardim de Infância com a Família, 2015. |
7. |
Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Margarida Fonseca Rodrigues. A Expressão Musical em Creche e em Jardim-de-Infância, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal. |
8. |
Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Rafaela Alexandra Gervásio Viegas. Os livros de histórias na Creche e no Jardim de Infância, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal. |
9. |
Oliveira Pires, Ana Luisa. (Catarina Neves) A disciplina na educação de infância, 2015. |
10. |
Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Nádia Mártires Correia. A relação da Creche/Jardim de Infância com a família, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal. |
11. |
Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Andreia Filipa Fernandes Pires. A gestão da dimensão afectiva na relação pedagógica, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal. |
12. |
Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Sara de Jesus Luiz. Relação pedagógica na Creche e jardim de Infância. Clima apoiante. , 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal. |
13. |
Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Catarina Miranda. A Expressão Plástica. A reflexão pedagógica nos momentos de trabalho com a expressão plástica. Uso dos objectos de quotidiano
como potenciadores da expressão plástica, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal. |
14. |
Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Rita Isabel Gomes Mauzinho. Expressão Gráfico-Plástica. Concepções e Práticas das Educadoras, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal. |
15. |
Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Marisa Lurdes Bordalo Ferreira. A Relação entre a Equipa Pedagógica e as Famílias em Creche e Jardim-de-Infância, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal. |
16. |
Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Marisa Lurdes Bordalo Ferreira. A Relação entre a Equipa Pedagógica e as Famílias em Creche e Jardim-de-Infância, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal. |
17. |
Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Ana Filipa da Mota Viegas. As actividades lúdicas simbólicas na construção da percepção de si e dos outros. Concepções e práticas das educadoras, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal. |
18. |
Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Ana Rita Vaz. O trabalho com as famílias. Práticas e concepções de participação na educaçãod e infância, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal. |
19. |
Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Sandra Sofia Rodrigues Nobre Simplício. Percepções sobre os impactos do processo RVCC a nível pessoal, profissional e social: estudo de caso desenvolvido num CNO,
junto de adultos inscritos pelas entidades patronais e adultos inscritos por iniciativa própria, 2013. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade Aberta. |
20. |
Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Sandrina Vieira. A APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA NA INCIATIVA NOVAS OPORTUNIDADES: ENTRE A IGUALDADE E A DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADES RUMO
AO ENSINO SUPERIOR. UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO NORTE DE PORTUGAL, 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade do Minho. |
21. |
Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Andreia Filipa Rodrigues Antunes. TRABALHO DE EQUIPA EM CONTEXTO DE CRECHE E JARDIM DE INFÂNCIA, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal. |
22. |
Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Ana Teresa Gonçalves. O trabalho em equipa. A reflexão pedagógica nos momentos de trabalho em equipa, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal. |
23. |
Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Isabel Maria da Silva Arrais. TRABALHO EM EQUIPA PEDAGÓGICA. CONCEPÇÕES E PRÁTICAS, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal. |
24. |
Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Sara Cordeiro Duarte Silva. O Trabalho com as Famílias. A participação e as expetativas das famílias em contextos de Educação de Infância, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal. |
25. |
Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Teresa Raquel Ramos Cardim. O Portefólio: uma aprendizagem integradora da escrita, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal. |
26. |
Oliveira Pires, Ana Luisa. Participação no júri de Ana Raquel Marquês Coelho. A adaptação e a Experiência transicional na crèche e no jardim de infância, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal. |
27. |
Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Isabel Paulino. Desenvolvimento de competências no ensino das Ciências da Natureza. Um estudo sobre as práticas pedagógicas dos professores., 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Nova de Lisboa. |
28. |
Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Rita Santos Silva. Porque ingressam e como se integram no ES os estudantes maiores de 23 anos comparativamente aos estudantes do Acesso Regular, 2010. Dissertação (mestrado em psicologia) - Universidade do Porto. |
29. |
Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Alda Miguel. O Conselheiro de Orientação Profissional – Formação e Construção de uma Identidade Profissional, 2009. Dissertação (mestrado em formação de adultos) - Universidade de Lisboa. |
30. |
Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Carla Fidalgo. Pela mão de Ariadne, desenrolando um fio…, 2008. Dissertação (mestrado em formação de adultos) - Universidade de Lisboa. |
31. |
Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Marta Pereira. Aprender, Orientando. As aprendizagens dos enfermeiros orientadores em ensino clínico”. Marta Pereira, 2007, Mestrado “Educação
e Formação de Adultos, 2008. Dissertação (mestrado em formação de adultos) - Universidade de Lisboa. |
32. |
Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Cecília Abreu. Educação de Adultos: conceitos, fundamentos e representações”, Cecilia Abreu, 2008. Dissertação (mestrado em educação) - Universidade de Lisboa. |
33. |
Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Ana Filipa Damas. Aprender a Viver num Lar de Idosos, 2008. Dissertação (mestrado em formação de adultos) - Universidade de Lisboa. |
34. |
Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Ana Cristina Prata. Cuidar em Fim de Vida. Percursos de Aprendizagem de Enfermeiros, 2008. Dissertação (mestrado em formação de adultos) - Universidade de Lisboa. |
35. |
Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Luis Pinto. Educação Não-Formal. Um contributo para a compreensão do conceito e das práticas em Portugal, 2008. Dissertação (Mestrado Educação e Sociedade) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. |
36. |
Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Rui Soares da Costa. Diagnóstico de Necessidades de Formação Contínua de Professores do 1º ciclo do Ensino Básico. Um estudo sobre as percepções
dos promotores e utentes do Concelho de Alenquer, 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Técnica de Lisboa. |
37. |
Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Carlos Picado. A coordenação na construção da identidade pedagógica do sistema de aprendizagem. Estudo de caso no Instituto tecnológico de
Cascais, 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Nova de Lisboa. |
Exame de qualificação de doutoramento Phd qualification test |
1. |
Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Lúcio Cabral Mendes. FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA CRIAÇÃO DE AUTO-EMPREGO NAS REGIÕES PERIFÉRICAS: CABO VERDE – ILHA DE SANTIAGO DE 2005 A 2010, 2012. Exame de qualificação (doutoramento em educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. |
2. |
Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Cláudia Simões. (Cláudia Simões) Nova Oportunidade frustrada? Razões para a não continuidade do processo RVCC., 2011. Exame de qualificação (Doutoramento em Educação) - Universidade de Lisboa. |
3. |
Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Filipa Martinho. O processo de Reconhecimento, Validação e Certicação de Competências. Que implicações para os adultos?, 2011. Exame de qualificação (Doutoramento em Educação) - Universidade de Lisboa. |
4. |
Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Alexandre Costa. Formação profissional Contínua em Enfermagem. Caracterização do dispositivo de formação. Estudo de caso, 2011. Exame de qualificação (Doutoramento em Educação) - Universidade de Lisboa. |
5. |
Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Ludovina Rosa. Maiores de 23 na Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Lisboa: Mudanças e Resistências, 2010. Exame de qualificação (Doutoramento em Educação) - Universidade de Lisboa. |
6. |
Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Ana Rita Sulz. Desenho Técnico e Formação do Trabalhador: um estudo comparado entre o Brasil e Portugal, na Indústria de Automóveis, 2010. Exame de qualificação (doutoramento em educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. |
7. |
Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Catarina Pereira. Quando os jovens começam a trabalhar: percursos de inserção profissional dos diplomados de cursos profissionais, 2010. Exame de qualificação (Doutoramento em Educação) - Universidade de Lisboa. |
8. |
Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Ana Paula Trigo. Quem são e como aprendem as equipas das Novas Oportunidades?, 2010. Exame de qualificação (Doutoramento em Educação) - Universidade de Lisboa. |
9. |
Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Katian Caria. As competências e a Identidade do mediador de conflitos. O caso do Julgado de Paz de Lisboa, 2010. Exame de qualificação (Doutoramento em Educação) - Universidade de Lisboa. |
Curso de especialização Specialization course |
1. |
Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Participação no júri de Ana Rita Sulz. O Desenho Técnico na Formação Profissional do Trabalhador da Indústria: um estudo sobre competências, 2008. Monografia (Especialização em Mestrado em Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
1. |
Comissão de Especialistas para a Formação de Professores, Direcção Geral do Ensino Superior (DGES), 2008, MCTES. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Keynote Speaker Participation as Keynote Speaker |
1. |
Recognition of prior learning in H.E. in Portugal: presentation of a research design, 2009 (Conferência). Nome do evento: ECER; Nome da Instituição: EERA; Cidade do evento: Vienna / Vienna. |
2. |
Avaliação das Aprendizagens não-formais e informais, 2008 (Seminário). Nome do evento: Seminário “Avaliação das Aprendizagens não-formais e informais – da Teoria à Prática”, ; Nome da Instituição: IEFP, MTSS. |
3. |
O reconhecimento da experiência no Ensino Superior. Um estudo de caso nas universidades públicas portuguesas, 2007 (Conferência). Nome do evento: XV Colóquio da AFIRSE “Complexidade: um novo paradigma para investigar e intervir em educação?” ; Nome da Instituição: FPCE-UL; Cidade do evento: Lisboa / Lisboa. |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
Redefining the conceptions of traditional and non-traditional student: a challenge to Higher Education in a Lifelong learning
society?, 2010 (Conferência). Nome da Instituição: ECER, EERA; Cidade do evento: Helsinquia / Finlândia. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Book Series Challenges in Vocational Education – Theoretical Approaches and Empirical Evidence, desde 2011/01/31, Editora: Barbara Budrich (http://www.budrich-verlag.de/). |
2. |
Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. Revista mediaç@es, de 2010/03/16 até 2011/03/16, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
|
3. |
Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. ANAIS da UIED, de 2005/03/16 até 2010/03/16, Função ou tipo de participação: Conselho científico, Editora: UIED, FCT-UNL. |
4. |
Pires, Ana Luisa Rebelo de Oliveira. European Journal of Vocational training, de 2003/03/20 até 2009/12/31, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
32 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
16 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
3 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
13 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
9 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
8 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
1 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
7 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
7 |
Produção técnica Technical production |
1 |
Trabalhos técnicos Technical works |
1 |
Dados complementares (Additional data) |
59 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
50 |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
1 |
Participação em Eventos Event participation |
4 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
4 |
Visualizações do curriculum [
1002
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
16-06-2016
às
19:44:43
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|