Daniela Melaré Vieira Barros
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
07/07/2014 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Daniela Melaré Vieira Barros |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Barros, Daniela Melaré Vieira |
Categoria profissional
Position |
Professor Auxiliar |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
|
Endereço profissional
Professional address |
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino à Distância Campus Taguspark - Edifício Inovação 1 Oeiras 2740-122 Lisboa Portugal Correio electrónico: dbarros@uab.pt Homepage: www.uab.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2007-2011 |
Doutoramento Phd |
Didáctica y Educación
(3 anos » years)
.
Universidad Nacional de Educación a Distância,
Espanha. Com o tipo » With the type:
Reconhecimento » Acknowledgement.
|
2005-2007 |
Mestrado Master degree |
Ciencias de la Educación
(2 anos » years)
.
Universidad Nacional de Educación a Distância,
Espanha. Com o tipo » With the type:
Reconhecimento » Acknowledgement.
|
2005-2007 |
Mestrado Master degree |
Ciências da Educação
(2 anos » years)
.
Universidade Técnica de Lisboa,
Portugal.
|
2005-2007 |
Mestrado Master degree |
Educacíon
(2 anos » years)
.
Université Poitiers,
França.
|
2002-2005 |
Doutoramento Phd |
Educação Escolar
(3 anos » years)
.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,
Brasil. Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry
: Universidad Complutense de Madrid. Com o tipo » With the type:
Reconhecimento » Acknowledgement.
|
2000-2001 |
Mestrado Master degree |
Mestrado em Educação Escolar
(2 anos » years)
.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,
Brasil. Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry
: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
|
1995-1999 |
Licenciatura Licentiate degree |
Pedagogia
(4 anos » years)
.
Universidade do Sagrado Coração,
Brasil. Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry
: Universidade do Sagrado Coração. Com o tipo » With the type:
Reconhecimento » Acknowledgement.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Set/2010-Actual |
Professor Auxiliar |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Os media na educação(Docente)
|
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Ensino e Aprendizagem Online, Educação a distância, Tecnologias |
|
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Português (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Pouco), Italiano (Razoavelmente). |
Fala Speaking |
Português (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Pouco), Italiano (Pouco). |
Lê Reading |
Português (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Italiano (Razoavelmente). |
Escreve Writing |
Português (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Razoavelmente), Italiano (Pouco). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2012 |
TESE Premiada con los Premios Extraordinarios de Doctorado 2010/2011,
UNED.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Barros, Daniela M. V; Moreira, António; Monteiro,A . 2014. Educação a Distância e eLearning na Web Social. ed. 1, 1 vol.. Santo Tirso: Santo Tirso: White Books. . |
|
|
|
2. |
Yonesawa, Wilson; Barros, Daniela M. V. 2013. Ead, tecnologias e TIC. ed. 1, ISBN: 978857983. Marília - Brasil: UNESP. |
|
|
|
3. |
Barros, Daniela M. V. 2013. Estilos de aprendizagem e o uso das tecnologias. ed. 1. Santo Tirso,Portugal: Defacto. |
|
|
|
4. |
Barros, Daniela M. V. 2013. Estilos de aprendizagem e o uso das tecnologias. ed. 1. Santo Tirso - Portugal: De facto editores. |
|
|
|
5. |
Barros, Daniela M. V. 2012. Estilos de Aprendizaje y las Tecnologías: Medios didácticos en lo virtual. ed. 1. Madrid - Espanha: Editorial Académica Espanhola. |
|
|
|
6. |
Barros, Daniela M. V. 2012. Estilos de Aprendizaje y las Tecnologías: Medios didácticos en lo virtual.. ed. 1, ISBN: 978-3-8473-5430-7. Madrid: Editorial Académica Española. |
|
|
|
7. |
Barros, Daniela M. V. 2011. Estilos de Aprendizagem – Volume 1. ed. 1, ISBN: 978-989-97467-0-1. Online: Ebook.
|
|
|
|
8. |
Barros, Daniela M. V; Neves, Cláudia; Seabra, Filipa B.; Moreira, António; Henriques, Susana. eds. 2011. Educação e Tecnologias: Reflexão, Inovação e Práticas ed. 1, ISBN: 978-989-20-2329-8. Lisboa: Edição de Autor.
|
|
|
|
9. |
Barros, Daniela M. V; Henriques, Susana; Neves, Cláudia; Seabra, Filipa B.; Moreira, António. 2011. Educação e Tecnologias: reflexão, inovação e praticas. ed. 1, 1 vol.. Online: EBOOK.
|
|
|
|
10. |
Barros, Daniela M. V. 2009. Guia Didático sobre Tecnologias da Comunicação e Informação para o trabalho educativo na formação docente. ed. 1. Rio de Janeiro: Vieira e Lent.. |
|
|
|
11. |
Barros, Daniela M. V. 2009. Guia Didático sobre Tecnologias da Comunicação e Informação para o trabalho educativo na formação docente. ed. 1. Rio de Janeiro - Brasil: Vieira e Lent. |
|
|
|
12. |
ALVES, Lynn; Barros, Daniela M. V; OKADA, A.. 2009. Moodle: estratégias Pedagógicas e Estudo de Caso. ed. 1. SALVADOR: EDUNEB.
|
|
|
|
13. |
Barros, Daniela M. V. 2007. Tecnologias da Inteligência: gestão da competência pedagógica virtual. ed. 1. Madrid: Editorial Popular. |
|
|
|
14. |
Barros, Daniela M. V; CASERIO, V.M.R.. 2004. Educação e Jovens e Adultos na sociedade da informação e do conhecimento: tecnologias e inovação. ed. 1. Bauru: Coraçoes e mentes. |
|
|
|
15. |
Barros, Daniela M. V. 2003. Educação a Distância e o Universo do Trabalho. ed. 1. Bauru: EDUSC. : o livro pode ser visualizado no anexo E. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Barros, Daniela M. V. 2013. Literacia da Informação: o potencial educativo do virtual como estratégia pedagógica . In Literacia da Informação: o potencial educativo do virtual como estratégia pedagógica, ed. Regina Celia Baptista Belluzzo, Glória Georges Feres, 1 - 100. . São Paulo, SP: FEBAB.
|
|
|
|
2. |
Barros, Daniela M. V; MIRANDA, S; GOULAO, M. D. F; Henriques, Susana; MORAIS, C.. 2012. Estilos de Coaprendizagem para uma coletividade aberta de pesquisa . In Estilos de Coaprendizagem para uma coletividade aberta de pesquisa, ed. OKADA, A., 22 - 52. . COLEARN OPEN UNIVERSITY: E-BOOK.
|
|
|
|
3. |
Barros, Daniela M. V. 2012. Estilos de Aprendizagem e uso de tecnologias na formação de professores para a prática pedagógica inclusiva: valorizando as
competências individuais . In As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas , 50 - 69. . Marília: Cultura Acadêmica. |
|
|
|
4. |
Barros, Daniela M. V. 2012. Estilos de Aprendizagem em Plataformas Digitais . In Estilos de Aprendizagem em Plataformas Digitais, ed. MONTEIRO, A. MOREIRA, J. A. E ALMEIDA, A. C. , 79 - 96. . SantoTirso, Portugal: Defacto Editores. |
|
|
|
5. |
Barros, Daniela M. V. 2012. Estilos de Aprendizagem em Plataformas Digitais. In Educação Online Pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais, 79 - 96. . Santo Tirso - Portugal: De facto editores. |
|
|
|
6. |
Barros, Daniela M. V. 2012. Estilos de Aprendizagem e uso de tecnologias na formação de professores para a prática pedagógica inclusiva: valorizando
as competências individuais. In Estilos de Aprendizagem e uso de tecnologias na formação de professores para a prática pedagógica inclusiva: valorizando
as competências individuais, ed. GIROTO,C.R.M.; POKER,R.B.; OMOTE,S., 1 - 100. . Unesp Marília: Cultura Acadêmica. . |
|
|
|
7. |
Barros, Daniela M. V; OKADA, A.. 2010. Estilos de aprendizagem na educação aberta online. In Estilos de aprendizagem na educação aberta online , ed. SILVA, M. PESCE,L. ZUIN, A. , 1 - 100. . RIO DE JANEIRO: WAK.. |
|
|
|
8. |
Barros, Daniela M. V; ALBINO, J.P.; CAPELLINI, V.L.M.F; RODRIGUES, O.M.P.R. 2009. Educação a distância: explorando o ambiente TELEDUC. In Educação a distância: explorando o ambiente TelEduc , ed. CAPELLINI,V.L.M.F., 1 - 100. . UNESP: UNESP/FC. . |
|
|
|
9. |
Barros, Daniela M. V; Albino, João P; Capelini, Vera. 2009. Educação a distância: explorando o ambiente TelEduc . In Formação de Professores: Práticas em Educação Inclusiva , 30 - 50. . Bauru - Brasil: UNESP/FC. |
|
|
|
10. |
Barros, Daniela M. V; GALLEGO,D.G. . 2008. Espaço virtual como espaço educativo . In Espaço virtual como espaço educativo , ed. AMARAL, S. F.; GARCÍA GARCÍA, F.,RIVILLA, A, 93 - 106. . CAMPINAS: FE/UNICAMP. . |
|
|
|
11. |
OKADA,A. ; OKADA, S.; Barros, Daniela M. V; SOUSA, D.M.; MOREIRA, P.. 2008. Mapas para intermediação da aprendizagem em comunidades virtuais. In Mapas para intermediação da aprendizagem em comunidades virtuais, 1 - 20. . MATO GROSSO: KCM. |
|
|
|
12. |
Barros, Daniela M. V; KERBAUY,M.T. . 2008. Inovação Tecnológica: o virtual como novo espaço educativo . In Inovação Tecnológica: o virtual como novo espaço educativo , ed. WANDA Ap. M. HOFFMAN; C. F., 40 - 54. . São Carlos: Pedro e João. |
|
|
|
13. |
Barros, Daniela M. V; Junior, Wagner A. 2008. Objetos de Aprendizagem virtuais na prática pedagógica: desafios para a escola pública . In Objetos de Aprendizagem virtuais na prática pedagógica: desafios para a escola pública, ed. ANTONIO JUNIOR, W., 196 - 219. . Bauru: CANAL 6. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Seabra, Filipa B.; Barros, Daniela M. V. 2011. "Uso dos Fóruns e a promoção da aprendizagem colaborativa: Estudo de caso das interações entre estudantes do 2.º Ciclo", Trabalho apresentado em IETic 2011 – Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC, In Actas do IETic 2011 – Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC, Bragança. |
|
|
|
2. |
Seabra, Filipa B.; Barros, Daniela M. V. 2011. "Docência para a Aprendizagem Colaborativa: Estratégias Pedagógicas para os Fóruns no E-Learning ", Trabalho apresentado em Challenges 2011 – VII Conferência Internacional de TIC na Educação, In Actas da VII Conferênca Internacional de TIC na Educação, Braga. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Teixeira, M. M; Barros, Daniela M. V; Farias Junior, I. 2013. "Rádio Web interativa: O Streaming da educação Virtual", Revista Renote 11, 3: 1 - 20.
|
|
|
|
2. |
Barros, Daniela M. V; SPILKER, M.J.. 2013. " Ambientes de Aprendizagem Online: contributo pedagógico para as tendências de aprendizagem informal", Revista Contemporaneidade Educação e Tecnologia. Vol1,nº3, 1, 3: 1 - 10.
|
|
|
|
3. |
Barros, Daniela M. V; DIAS, I.B.; Seara, Isabel R. 2013. " Projeto Acessibilidades: a Educação a Distância Inclusiva no Ensino Superior", Revista Teoria e Prática da Educação, vol 16,janeiro/abril. 16, 1: 1 - 17.
|
|
|
|
4. |
Henriques, Susana; Moreira, António; Fombona, Javier; Barros, Daniela M. V. 2012. "As tic no contexto Português", Revista EDAPECI, 12: 1 - 21. |
|
|
|
5. |
Barros, Daniela M. V; Barelli, Jurema; Henriques, Susana. 2012. "Competências e Habilidades na Formação docente para o ensino técnico profissional", Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 4: 1 - 18. |
|
|
|
6. |
Barros, Daniela M. V; OKADA, A.; KENSKI, V.. 2012. " Coletividade aberta de pesquisa: os estilos de coaprendizagem no cenário online", Revista Educação, Formação e Tecnologias 1, 1: 11 - 24.
|
|
|
|
7. |
Barros, Daniela M. V; Nunes, Juliana. 2011. "Tecnologia educativa, presente e perspectiva de futuro no Brasil ", Revista Educación y Futuro , 25: 12 - 15. |
|
|
|
8. |
Okada, Alexandra; Barros, Daniela M. V. 2010. "Ambientes de aprendizagem aberta: bases para uma nova tendência ", Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, 3: 1 - 20. |
|
|
|
9. |
Barros, Daniela M. V; KENSKI, V.; Clementino, Adriana; VIANA, C.M.Q.Q. 2010. " Políticas Públicas Educacionais: projetos de formação docente pela e para a educação a distância", In Revista Ciências Humanas e Sociais em Revista 3, 1: 1 - 100.
|
|
|
|
10. |
OKADA, A.; Barros, Daniela M. V. 2010. " Ambientes de aprendizagem aberta: bases para uma nova tendência ", Ambientes de aprendizagem aberta: bases para uma nova tendência 3, 1: 1 - 20.
|
|
|
|
11. |
Barros, Daniela M. V; REIS, V.. 2009. " A Função tutorial na formação continuada docente", Revista Iberoamericana de Educación a Distancia 1, 1: 10 - 20.
|
|
|
|
12. |
Barros, Daniela M. V. 2009. " Estilos de uso do espaço virtual: como se aprende e se ensina no virtual? ", Estilos de uso do espaço virtual: como se aprende e se ensina no virtual? 1, 1: 10 - 30.
|
|
|
|
13. |
Barros, Daniela M. V. 2009. " A teoria dos estilos de aprendizagem: convergência com as tecnologias digitais", Revista Ser: saber, educação e reflexão v1, 1: 1 - 10.
|
|
|
|
14. |
Nakashima, Rosária; Barros, Daniela M. V; AMARAL,S.F. . 2009. " O uso pedagógico da lousa digital associado à teoria dos estilos de aprendizaje", In Revista Estilos de Aprendizagem 4, 1: 1 - 20.
|
|
|
|
15. |
Barros, Daniela M. V. 2008. "A teoria de los estilos de aprendizaje y el uso de las tecnologías en el proceso Educativo ", Revista Colearn , 1: 10 - 20.
|
|
|
|
16. |
Barros, Daniela M. V. 2008. " Reflexões de base para a Educação a Distância: o virtual como novo espaço educativo", o virtual como novo espaço educativo. In Revista UDESC Virtual 1, 1: 10 - 20.
|
|
|
|
17. |
Barros, Daniela M. V; AMARAL,S.F. ; SILVA, D.; MEDINA, A.R.; DOMINGUEZ, M.C.G.; GARCIA, F.G.; BIANCHINI, D; GARBIN, M.C. 2008. " Competências para a formação docente: metodologia de uso de ambientes virtuais para o ensino das competências", Revista Paidéi@ 1, 1: 1 - 20.
|
|
|
|
18. |
Barros, Daniela M. V. 2008. " Algumas análises sobre as características da aprendizagem com o uso das tecnologias", Fatecnológica (FATEC-JAHU) 1, 1: 1 - 8.
|
|
|
|
19. |
Okada, Alexandra; Barros, Daniela M. V; SANTOS, LIA. 2008. " Discutindo estilos de aprendizagem com tecnologias do Projeto Openlearn para Videoconferência e mapeamento do conhecimento", Revista Estilos de Aprendizagem 2, 1: 1 - 20.
|
|
|
|
20. |
Barros, Daniela M. V; SANTOS,G.M.C. . 2008. " Escola do tempo integral: a informática como princípio educativo", Revista Iberoamericana de Educación (Online), 1: 1 - 20.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Barros, Daniela M. V. 2013. "Elearning no ensino superior: práticas de integração no ámbito do projeto acessibilidades ", Trabalho apresentado em VII SEMIME-Seminário Exclusão Digital na Sociedade de Informação , In Acta do VII SEMIME-Seminário Exclusão Digital na Sociedade de Informação, Lisboa. |
|
|
|
2. |
Barros, Daniela M. V; DIAS, I.B.; Seara, Isabel R. 2013. " Elearning no ensino superior: práticas de integração no ámbito do projeto acessibilidades", Trabalho apresentado em VII SEMIME, In Seminário Exclusão Digital na Sociedade de Informação, Lisboa. . |
|
|
|
3. |
OKADA, A.; Barros, Daniela M. V. 2013. " Os estilos de coaprendizagem para as novas características da educação", Trabalho apresentado em ATAS DA VIII CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TIC NA EDUCAÇÃO, , In ATAS DA VIII CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TIC NA EDUCAÇÃO, UNIVERSIDADE DO MINHO, BRAGA.
|
|
|
|
4. |
OKADA,A. ; MEISTER, I.; Barros, Daniela M. V. 2013. "Refletindo sobre Avaliação na Era da Coaprendizagem e Co investigação ", Trabalho apresentado em CATES - Conferência de Avaliação e Tecnologias no Ensino Superior, In CATES - Conferência de Avaliação e Tecnologias no Ensino Superior, Lisboa . |
|
|
|
5. |
Barros, Daniela M. V; FRANCISCO, M.C.. 2013. " A utilização de recursos educativos digitais no ensino superior a distância", Trabalho apresentado em III Colóquio Luso Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, In Aperceção do estudante e o modo como utiliza os recursos digitais para fins educativos, LISBOA.
|
|
|
|
6. |
Barros, Daniela M. V. 2012. "Estilo de uso del espacio virtual de alunos de la enseñanza superior ", Trabalho apresentado em V Congreso Mundial de Estilos de Aprendizaje, In Actas do V Congreso Mundial de Estilos de Aprendizaje, Santander. |
|
|
|
7. |
GOULAO, M.F.; Barros, Daniela M. V; MIRANDA, L.; MORAIS, C.. 2012. " Estilo de uso del espacio virtual de alunos de la enseñanza superior", Trabalho apresentado em V Congreso Mundial de Estilos de Aprendizaje, Santander, España. , In V Congreso Mundial de Estilos de Aprendizaje, Santander, España. , España. |
|
|
|
8. |
GUTIÉRREZ,M.T. ; GARCIA CUE,J.L.; Barros, Daniela M. V. 2012. "Análisis comparativo de los estilos de aprendizaje de diferentes grupos de alumnos de Grado de la Escuela Universitaria de
Magisterio ", Trabalho apresentado em V Congreso Mundial de Estilos de Aprendizaje, Santander, España. , In V Congreso Mundial de Estilos de Aprendizaje, Santander, España. , España. |
|
|
|
9. |
Henriques, Susana; Barros, Daniela M. V. 2011. "Literacia virtual e ambientes elearning ", Trabalho apresentado em Challenge , In Acta do Challenge , Braga. |
|
|
|
10. |
Barros, Daniela M. V. 2011. " Los estilos de aprendizaje y medios didacticos en contextos virtuales", Trabalho apresentado em XVI Congreso Internacional de Tecnologias para la Educación y el Conocimiento y II Congreso Internacional de Gestíon del
Talento, In Innovación Tecnológica y gestión del Talento, Cáceres Espanha, ESPANHA. |
|
|
|
11. |
BELLI, J.I.R.; HENRIQUES,S.H. ; Barros, Daniela M. V. 2011. "Competências e Habilidades na Formação Docente para o ensino técnico profissional", Trabalho apresentado em 6º EIDE – Encontro Iberoamericano de Educação, Araraquara, São Paulo, Brasil. , In Competências e Habilidades na Formação Docente para o ensino técnico profissional, São Paulo, Brasil. . |
|
|
|
12. |
MANSILLA MORALES,J.M.; DIEGO; GARCIA, Mª.C.; Barros, Daniela M. V. 2011. " Desaprender Para E-Volucionar", Trabalho apresentado em Primer Congreso Iberoamericano de Estilos de Aprendizaje. Universidad de Concepción, Chile. , In Congreso Iberoamericano de Estilos de Aprendizaje, Chile. |
|
|
|
13. |
Barros, Daniela M. V. 2011. " Pedagogical features of learning styles in virtual for evaluation of virtual learning environments (VLE)", Trabalho apresentado em ED Media, Lisboa. , In Pedagogical features of learning styles in virtual for evaluation of virtual learning environments (VLE), LISBOA. |
|
|
|
14. |
SEABRA, F.; Barros, Daniela M. V. 2011. " Uso dos Fóruns e a Promoção da Aprendizagem Colaborativa", Trabalho apresentado em IeTIC, Bragança, Portugal. , In Estudo de caso das interações entre estudantes do 2.º ciclo de Bolonha, BRAGANÇA. |
|
|
|
15. |
SEABRA, F.; Barros, Daniela M. V. 2011. " Docência para a aprendizagem colaborativa: ", Trabalho apresentado em In Challenge, Braga, Portugal., In estratégias pedagógicas para os fóruns no elearning, BRAGA. |
|
|
|
16. |
HENRIQUES, S.; Barros, Daniela M. V. 2011. " Literacia virtual e ambientes elearning", Trabalho apresentado em In Challenge, Braga, Portugal. , In Literacia virtual e ambientes elearning., Braga. |
|
|
|
17. |
Barros, Daniela M. V. 2010. "Estilos de uso do espaço virtual: novas perspectivas para os ambientes de aprendizagem online ", Trabalho apresentado em IV Congreso Mundial de Estilos de Aprendizaje , In Acta do IV Congreso Mundial de Estilos de Aprendizaje, México. |
|
|
|
18. |
Barros, Daniela M. V. 2010. " Estilos de uso do espaço virtual", Trabalho apresentado em In IV Congreso Mundial de Estilos de Aprendizaje novas perspectivas para os ambientes de aprendizagem online, In In IV Congreso Mundial de Estilos de Aprendizaje novas perspectivas para os ambientes de aprendizagem online, México. |
|
|
|
19. |
SANTOS,G.M.C. ; Barros, Daniela M. V. 2009. " Escola de Tempo Integral: a Informática como princípio educativo ", Trabalho apresentado em In 4ª Jornada Pedagógica – FAAG. , In In 4ª Jornada Pedagógica – FAAG A Informática como princípio educativo, Agudos. |
|
|
|
20. |
Barros, Daniela M. V; NUNES,J. DE S. 2009. " Novas Tendências Pedagógicas dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem:", Trabalho apresentado em In Congresso Internacional de Informática Educativa, Madrid, Espanha. , In In Congresso Internacional de Informática Educativa, Madrid, Espanha, ESPANHA. |
|
|
|
21. |
Barros, Daniela M. V. 2008. "Aprender no virtual ", Trabalho apresentado em Virtual Educa , In Acta do Virtual Educa , Zaragoça. |
|
|
|
22. |
Barros, Daniela M. V. 2008. "Educação e interculturalidade na formação docente: novas competências mediadas pelo espaço virtual ", Trabalho apresentado em Virtual Educa , In Acta da Virtual Educa, Zaragoça. |
|
|
|
23. |
Barros, Daniela M. V; SOUSA,E. . 2008. " M-Learning and the educational process", Trabalho apresentado em Teaching and Learning, International Association for Scientific Knowledge, Portugal. , In Teaching and Learning, International Association for Scientific Knowledge, Portugal. , PORTUGAL. |
|
|
|
24. |
Barros, Daniela M. V. 2008. " Aprender no virtual", Trabalho apresentado em In Virtual Educa, Zaragoza, Espanha. , In Aprender no virtual, Zaragoza. |
|
|
|
25. |
Barros, Daniela M. V; GARCIA, M.P.; ORTEGA, I.S.. 2008. " Diretrizes para uma metodologia de alfabetização digital na modalidade virtual", Trabalho apresentado em In Virtual Educa Zaragoza , Espanha. , In Diretrizes para uma metodologia de alfabetização digital na modalidade virtual, Zaragoza. |
|
|
|
26. |
MUCHERONI, M.L.; Barros, Daniela M. V. 2008. " Games, mitologia, subjetividade e noosfera ", Trabalho apresentado em In XIII Congreso Internacional de Tecnologías para la educación y el conocimiento La web 2.0, Madrid, Espanha. , In In XIII Congreso Internacional de Tecnologías para la educación y el conocimiento La web 2.0, Madrid, Espanha. , Madrid. |
|
|
|
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Melare Vieira B. D; Dias, Isabel; Seara, Isabel R. 2013. "Elearning no ensino superior: práticas de integração no ámbito do projeto acessibilidades". Portugal: Sem publicadora definida. |
Organização de evento Event organization |
1. |
Gaspar, Maria I; Seabra, Filipa B.; Neves, Cláudia; Henriques, Susana; Oliveira, Isolina; Barros, Daniela M. V. II Seminário de Liderança Educacional, Programa de Doutoramento,2013 (Seminário). |
2. |
Amante, Lúcia; Barros, Daniela M. V. III Colóquio Luso brasileiro de Educação a Distância e Elearning,2013 (Outro / Organização).
|
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Agostinho Luís da Costa Arranca, Comunidade(s) Educativa(s) do Triângulo dos Mármores. Estudar para agir , 2013. Tese (Doutoramento em Liderança Educacional) - Universidade Aberta (Co-orientador). |
2. |
Jurema Iara Reis Belli , Novas competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional (ETP) – Um Estudo Comparativo entre
Brasil e Portugal, 2011. Tese (Doutoramento em Liderança Educacional) - Universidade Aberta (Co-orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Maria Cristina Alfaro Naranjo, Matemáticas y Estilos de Aprendizaje en Educación Infantil, 2014. Dissertação (Didáctica y Educación) - Universidad Nacional de Educación a Distância (Orientador). |
2. |
Maria Cristina Amado da Silva Francisco, A utilização de Recursos Educativos Digitais no Ensino Superior a Distância: a perceção do estudante e o modo como utiliza
os recursos digitais para fins educativos ”, 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia) - Universidade Aberta (Orientador).
|
3. |
Maria Filomena Lourenço Rodrigues Lobo da Costa Lopes , “A aprendizagem em Educação Física: análise de dois modelos de ensino em Basquetebol - Instrução Direta e Educação Desportiva”
, 2012. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade Aberta (Orientador). |
4. |
Maria José Januário , Diálogo entre discursos: o uso das tecnologias para o estudo dos textos literários , 2012. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade Aberta (Orientador). |
5. |
Wilson dos Santos Almeida, A formação de professores nas universidades abertas do Brasil (UAB) e de Portugal (UAb) e na Universidade Nacional de Educação
a Distância (UNED) da Espanha: um estudo comparado , 2012. Dissertação (Educação) - Universidade Estácio de Sá, Bolseiro(a) de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Orientador). |
6. |
Francisco Pereira , Uso feito pelos professores dos Recursos Educacionais Abertos (OER) em contexto escolar: Estudo de caso nas escolas do 1º
Ciclo do Concelho de Almeirim , 2012. Dissertação (Mestrado em Pedagogia do E-learning) - Universidade Aberta (Orientador). |
7. |
Maria do Carmo Nunes Pereira , Estratégias de aprendizagem na educação visual para o segundo ciclo do ensino básico , 2012. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade Aberta (Orientador). |
1. |
Fábia Kátia Pimentel Moreira, O uso de SMS no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos do 3º segmento, 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia) - Universidade Aberta (Orientador). |
2. |
Isaura Maria Röseler Ventura , Contributos das TIC para a prevenção da Indisciplina nos Cursos Profissionais , 2012. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade Aberta (Orientador). |
3. |
Miguel Coelho , Integração e utilização dos Recursos Educativos Digitais na rede do EPE: Potencialidades e Desafios , 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia) - Universidade Aberta (Orientador). |
4. |
Maria Isabel Carneiro Fernandes , A plataforma moodle para a auto-avaliação de escolas , 2012. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade Aberta (Orientador). |
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização Specialization course conclusion monograph |
1. |
Graciele Ramos , Softwares educativo e o processo de alfabetização , 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Sagrado Coração (Orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Barros, Daniela Melaré Vieira. Participação no júri de Maria do Carmo Nascimento Diniz. Competencias universitárias para la Formación y el desempeño profesional de los estudantes de la Universidad de Brasilia, 2011. Tese (Didática, Organización Escolar y Didácticas Especiales) - Universidad Nacional de Educación a Distância. |
1. |
Barros, Daniela Melaré Vieira. Participação no júri de VASCONCELOS, T.L.F. . Quadro interativos multimédios (QIM): potenciar a sua utilização através da formação contínua e da criação de protótipos multimédia., 2013. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação, especialização em Comu) - Escola Superior de Educação Jean Piaget Vila Nova de Gaia. |
2. |
Barros, Daniela Melaré Vieira. Participação no júri de Thiago Guimarães Moraes. COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DE BUSCA EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DE APOIO AO ENSINO PRESENCIAL, 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade de Brasília. |
3. |
Barros, Daniela Melaré Vieira. Participação no júri de SOL, B.S.P. . O impacto dos ambientes virtuais na percec¸a~o de competências de aprendizagem em alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico – Um
estudo exploratório na disciplina de Físico-química, 2013. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação, especialização em Comu) - Escola Superior de Educação Jean Piaget Vila Nova de Gaia. |
4. |
Barros, Daniela Melaré Vieira. Participação no júri de PACHECO, S. M. M. . Habilitação docente numa dinâmica de formação supervisionada (, 2012. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Católica Portuguesa. |
5. |
Barros, Daniela Melaré Vieira. Participação no júri de CAMPOS; M. I. . Competências profissionais do docente numa prática de ensino supervisionada , 2012. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Católica Portuguesa. |
6. |
Barros, Daniela Melaré Vieira. Participação no júri de MAZON, M. J. S. . Uma investigação do TPACK e sua relação com diferentes gerações de professores de matemática, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. |
7. |
Barros, Daniela Melaré Vieira. Participação no júri de FREITAS, J.M.A. Estilos de aprendizagem discente na educação a distância: possibilidades e desafios no processo e desenvolvimento de ensino
–aprendizagem. , 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco. |
8. |
Barros, Daniela Melaré Vieira. Participação no júri de HELENA, M. A. Supervisão pedagógica num jardim-escola João de Deus, com ênfase para processos colaborativos e de auto –supervisão, 2011. Dissertação (Mestrado em Supervisão) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique. |
9. |
Barros, Daniela Melaré Vieira. Participação no júri de SUSANA, L. A. V. . Web 2.0: formas de utilização e estilos de aprendizagem no ensino secundário. , 2011. Dissertação (Mestrado em Supervisão) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique. |
10. |
Barros, Daniela Melaré Vieira. Participação no júri de ROSANA, L. Z. Competências para acesso e uso da informação em sistemas de Ead: análise do curso interagindo e construindo na rede, , 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Bahia. |
11. |
Barros, Daniela Melaré Vieira. Participação no júri de COIMBRA, M. C. T. . O uso de software de comunicação instantânea no processo ensino-aprendizagem: estudo de caso na natação, , 2010. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Técnica de Lisboa. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Barros, Daniela Melaré Vieira. Revista Ensayos de la Facultad de Educación de Albacete , Função ou tipo de participação: Conselho científico. |
2. |
Barros, Daniela Melaré Vieira. Revista Electrónica de Socioeconomia, estatística e Informática del Colégio de Postgraduados, desde 2012/12/11, Função ou tipo de participação: Corpo editorial. |
3. |
Barros, Daniela Melaré Vieira. Revista Paulista de Educação, desde 2012/01/11, Função ou tipo de participação: Reviewer. |
4. |
Barros, Daniela Melaré Vieira. Revista Iberoamericana de Educação , desde 2011/12/11, Função ou tipo de participação: Reviewer. |
5. |
Barros, Daniela Melaré Vieira. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia , desde 2008/01/11, Função ou tipo de participação: Reviewer. |
6. |
Barros, Daniela Melaré Vieira. Revista Review of Learning Styles, desde 2008/01/11, Função ou tipo de participação: Reviewer. |
7. |
Barros, Daniela Melaré Vieira. Educação. Teoria e Prática, desde 2007/01/11, Função ou tipo de participação: Reviewer. |
8. |
Barros, Daniela Melaré Vieira. Revista Ciência em Extensão, de 2012/12/11 até 2012/12/11, Função ou tipo de participação: Conselho científico. |
9. |
Barros, Daniela Melaré Vieira. Revista Cadernos de Educação , de 2008/12/11 até 2008/12/11, Função ou tipo de participação: Conselho científico. |
10. |
Barros, Daniela Melaré Vieira. Revista Ser: saber educação e reflexão , de 2008/12/11 até 2008/12/11, Função ou tipo de participação: Conselho científico. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
77 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
28 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
15 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
13 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
20 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
20 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
28 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
2 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
26 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
1 |
Produção técnica Technical production |
2 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
2 |
Dados complementares (Additional data) |
36 |
Orientações Orientations |
14 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
12 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
10 |
Visualizações do curriculum [
360
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
16-10-2014
às
22:44:58
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|