CET em Técnicas de Gestão e Comércio Internacional
Objetivos
O técnico especialista em Técnicas de Gestão e Comércio Internacional é o profissional que, de forma autónoma ou sob orientação/integrado numa equipa, identifica clientes/mercados potenciais, apoia na gestão das operações internacionais e na análise do mercado, colabora na definição de estudos de mercado para expansões futuras da empresa e actua como um elemento especializado na ligação da organização com clientes e fornecedores nacionais e internacionais.
Plano curricular
| Código | Unidade Curricular | Período | ECTS | Duração |
|---|---|---|---|---|
| 7279118 | Contabilidade e Finanças | S1 | 3 | 50 |
| 7279108 | Introdução à Gestão de Empresas | S1 | 3 | 50 |
| 7279102 | Língua Inglesa | S1 | 3 | 50 |
| 7279101 | Língua Portuguesa | S1 | 3 | 50 |
| 7279105 | Marketing | S1 | 3 | 50 |
| 7279103 | Matemática | S1 | 3 | 50 |
| 7279104 | Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho - Conceitos Básicos | S2 | 1.5 | 25 |
| 7279107 | Análise de Informação Económica | S2 | 1.5 | 25 |
| 7279112 | Bases de Dados | S2 | 3 | 50 |
| 7279120 | Documentação Bancária | S2 | 1.5 | 25 |
| 7279113 | Estudos Regionais | S2 | 3 | 50 |
| 7279117 | Gestão Internacional | S2 | 3 | 50 |
| 7279115 | Língua Inglesa Aplicada à Negociação e Vendas | S2 | 3 | 50 |
| 7279110 | Organização e Participação em Feiras e Eventos | S2 | 1.5 | 25 |
| 7279111 | Tecnologias de Informação e Comunicação | S2 | 1.5 | 25 |
| Código | Unidade Curricular | Período | ECTS | Duração |
|---|---|---|---|---|
| 7279121 | Comércio Internacional | S1 | 1.5 | 25 |
| 7279122 | Distribuição, Transportes e Logística | S1 | 3 | 50 |
| 7279123 | Empreendedorismo | S1 | 3 | 50 |
| 7279106 | Estudos de Mercado e Técnicas Estatísticas | S1 | 3 | 50 |
| 7279114 | Geografia e Goepolítica | S1 | 3 | 50 |
| 7279119 | Gestão Intercultural | S1 | 3 | 50 |
| 7279116 | Língua Castelhana | S1 | 3 | 50 |
| 7279109 | Negociação e Técnicas de Venda | S1 | 3 | 50 |
| 7279124 | Formação em Contexto de Trabalho | S2 | 20 | 520 |
Condições de acesso
Nos termos do artigo 7.º do Decreto-lei 88/2006 de 23 de Maio, podem apresentar candidatura aos Cursos de Especialização Tecnológica promovidos pelo Instituto Politécnico de Leiria:
- a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente;
- b) Os que tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º anos e tendo estado inscritos no 12.º ano de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente, não o tenham concluído.1
- c) Os titulares de uma qualificação profissional do nível III;
- d) Os titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional;
- e) Podem igualmente candidatar-se à inscrição num CET, os indivíduos com idade igual ou superior a 23 anos, aos quais, com base na experiência, sejam reconhecidas capacidades e competências que os qualifiquem para o ingresso no CET em causa.
(1) Para efeitos de admissão, apenas serão consideradas as candidaturas de candidatos cujas unidades curriculares (ou módulos) em atraso sejam exclusivamente do 12.º ano (ou do 3.º ano no caso das formações profissionais ou tecnológicas).
No caso das unidades curriculares bi-anuais ou tri-anuais, a classificação parcial do 10.º e do 11.º ano (ou do 1.º e do 2.º ano no caso das formações profissionais ou tecnológicas) deverá ser obrigatoriamente positiva (igual ou superior a 10 valores).
Mais informações
Competências a adquirir
- Participar na elaboração e análise de mercados e novas segmentações, utilizando, para isso, ferramentas informáticas de gestão e marketing;
- Apoiar os gestores na análise das conjunturas económicas e geostratégicas nacionais e internacionais, e a sua relação contextual com a organização;
- Organizar, de forma sistemática e com autonomia supervisionada, a informação económico-financeira da organização, bem como a informação sobre o posicionamento e estratégia de marketing da empresa nos mercados externos;
- Interagir, autonomamente, com os clientes/fornecedores dotado com os conhecimentos das melhores práticas no relacionamento interpessoal e multicultural;
- Elaborar, sob supervisão, relatórios sobre países/mercados potenciais numa perspectiva de expansão dos negócios da empresa;
- Dominar, autonomamente, as novas tecnologias de informação, nomeadamente ao nível das técnicas de análise estatística e preparação de documentos de apoio à gestão.
Plano Curricular – Diário da República
Plano de Creditações (estudantes admitidos em 2013)
Plano de Creditações (estudantes admitidos em 2014)
(os planos de creditações apresentados são indicativos e carecem de confirmação por parte do órgão científico competente no momento do registo da creditação)