TeSP em Intervenção Social e Comunitária
Objetivos
O curso Técnico Superior Profissional em Intervenção Social e Desenvolvimento Comunitário visa formar profissionais que deverão estar capacitados para intervir nas mais diversas áreas do trabalho social, contribuindo para o desenvolvimento comunitário, estando habilitados para agir e trabalhar com públicos diversificados nos mais variados contextos.
Atividades Principais
- Intervir socialmente com crianças
- Intervir socialmente com jovens
- Intervir socialmente com Idosos
- Intervir com grupos socialmente excluídos
- Intervir de forma intergeracional
- Intervir na área da educação para a saúde
- Intervir em contexto familiar e escolar
- Intervir com migrantes e minorias étnicas
- Intervir em grupos de risco
- Mediar Interculturalmente
- Intervir para o desenvolvimento comunitário
Plano curricular
| Código | Unidade Curricular | Período | ECTS | Duração |
|---|---|---|---|---|
| 4500101 | Sociologia Geral | Semestral | 4.5 | 45 horas |
| 4500102 | Teoria e prática da Educação Social | Semestral | 4.5 | 45 horas |
| 4500103 | Informática e Tratamento Estatístico | Semestral | 6 | 75 horas |
| 4500104 | Métodos e Técnicas de Investigação Social | Semestral | 5 | 60 horas |
| 4500105 | Economia Social e Solidária | Semestral | 5 | 60 horas |
| 4500106 | Direito e Legislação Social | Semestral | 5 | 60 horas |
| 4500107 | Teoria e prática do Serviço Social | Semestral | 4.5 | 45 horas |
| 4500108 | Antropologia e desenvolvimento | Semestral | 4.5 | 45 horas |
| 4500109 | Problemas Sociais Contemporâneos | Semestral | 4.5 | 45 horas |
| 4500110 | Noções de Psicologia Social | Semestral | 4.5 | 45 horas |
| 4500111 | Intervenção na Reinserção Social | Semestral | 6 | 75 horas |
| 4500112 | Gestão de Instituições de Intervenção Social | Semestral | 6 | 75 horas |
| Código | Unidade Curricular | Período | ECTS | Duração |
|---|---|---|---|---|
| 4500113 | Intervenção Social na Infância, Adolescência e Velhice | Semestral | 8 | 75 horas |
| 4500114 | Mediação Sociocultural | Semestral | 6 | 75 horas |
| 4500115 | Intervenção e Desenvolvimento Comunitário | Semestral | 6 | 75 horas |
| 4500116 | Educação e intervenção para a Saúde | Semestral | 5 | 60 horas |
| 4500117 | Intervenção e Desenvolvimento Comunitário | Semestral | 5 | 60 horas |
| 4500118 | Estágio | Semestral | 30 | 640 horas |
Prosseguimento de estudos
ACESSO E INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR
O acesso e ingresso no Ensino Superior para os titulares de um Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) é regulado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014. Os titulares de um TeSP podem concorrer a um ciclo de estudos de licenciatura pela via dos Concursos Especiais de Acesso ao Ensino Superior.
O ingresso estará sujeito a seriação, conforme legislação aplicável, e ao número de vagas estipulado para o curso/regime a que se candidata. As informações sobre os concursos especiais podem ser consultadas aqui.
Prova de ingresso
A realização da candidatura a um ciclo de estudos de licenciatura está condicionada à aprovação numa prova de ingresso específica que visa avaliar a capacidade para a frequência do ciclo de estudos em que o estudante pretende ingressar.
Dispensa da prova de ingresso
Os titulares de um TeSP podem ser dispensados da realização da prova de ingresso específica quando, nos casos devidamente regulamentados, o estudante tenha obtido aprovação em unidades de formação do plano de estudos do TeSP cujos conteúdos programáticos sejam equivalentes aos que são avaliados na prova de ingresso para determinado ciclo de estudos.
Para o TeSP em Intervenção Social e Comunitária estão dispensados da realização da prova de ingresso específica os candidatos às licenciaturas em:
- Educação Social
- Serviço Social
Condições de acesso
- Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente
- Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional
- Estudantes que, tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º anos de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente, e não tendo concluído o curso de ensino secundário, sejam considerados aptos através de prova de avaliação de capacidade a realizar pela instituição de ensino superior (1)
- Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março
(1) Para efeitos de admissão, apenas serão consideradas válidas as candidaturas de candidatos cujas unidades curriculares (ou módulos) em atraso sejam exclusivamente do 12.º ano (ou do 3.º ano no caso das formações profissionais ou tecnológicas). No caso das unidades curriculares bianuais ou trianuais, a classificação parcial do 10.º e do 11.º ano (ou do 1.º e do 2.º ano no caso das formações profissionais ou tecnológicas) deverá ser obrigatoriamente positiva (igual ou superior a 10 valores).
Mais informações
Para obter mais informações sobre os TeSP e a oferta formativa do Politécnico de Leiria contacte-nos pelo e-mail ctesp@ipleiria.pt.