Tomar já tem Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes
Tomar já tem um Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM). As instalações foram inauguradas, no dia 31 de outubro, em presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, que assistiu à assinatura do Protocolo respetivo, pelo Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, e pela Presidente da Câmara Municipal, Anabela Freitas.
Na lógica da "simplificação administrativa", o novo espaço abre seguindo a filosofia de "balcão único" e, de acordo com a presidente da autarquia, irá "dar corpo à missão de acolher quem escolhe viver junto de nós".
A Secretária de Estado realçou a importância de mais este passo para fazer face aos novos desafios migratórios, nomeadamente o acolhimento aos refugiados: "Portugal abriu as suas portas às pessoas refugiadas e planear todo o acolhimento traz novos desafios aos municípios". Para Catarina Marcelino, é urgente insistir em "políticas autárquicas que apostem fortemente na área social e na interculturalidade".
A vinda de refugiados para o nosso país deve, para a Secretária de Estado, ser vista como "um fator positivo". "Chegam-nos novas formas de ver a vida e novas experiências profissionais, que em muito podem contribuir para o desenvolvimento da Economia e do Turismo", frisou.
Neste momento, num cenário em que vivem em Portugal cerca de 700 refugiados, acolhidos em mais de 70 municípios, existem no total, distribuídos pelo país, 60 Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes.

