Публикатор Публикатор

Lançamento da Rede de Escolas para a Educação Intercultural - "Trazer a Diversidade para a sala de aula"

Imagem em Destaque
Lançamento da Rede de Escolas para a Educação Intercultural - "Trazer a Diversidade para a sala de aula"
A Escola Patrício Prazeres, em Lisboa, acolheu, no dia 13 de outubro, a sessão de lançamento da Rede de Escolas para a Educação Intercultural (REEI), em presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, do Secretário de Estado da Educação, João Costa, e do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado.
Um maior abandono escolar precoce e um menor sucesso educativo dos alunos estrangeiros na União Europeia, num cenário de elevada diversidade das comunidades educativas, levou à "tomada de consciências" das entidades responsáveis, que assim se reuniram em prol da constituição desta Rede de Escolas para a Educação Intercultural, que visa "a promoção da interculturalidade, acolhimento, integração e sucesso educativo para todos e todas". 
"Se conhecermos as diversas culturas e religiões, aceitamos melhor as diferenças", referiu Catarina Marcelino realçando o papel fulcral da Escola no processo de "educação para  a cidadania", sendo este "um local de excelência para cultivar a diversidade e promover uma melhor integração".
A REEI resulta de uma parceria entre o ACM, Direção-Geral da Educação (DGE) e Fundação Aga Khan Portugal (AKP), em colaboração com a Rede SIRIUS - European Policy Network on the Education of Children and Young People With a Migrant Background, Bolsa de Formadores ACM e RESMI - Rede do Ensino Superior para a Mediação Intercultural.
A marcar a formalização da Rede,  o Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, a Subdiretora-Geral da Educação, Eulália Alexandre, e o Diretor Executivo da Fundação Aga Khan Portugal, Karim Merali, assinaram o respetivo Memorando.
 
"(...)queremos igualdade de oportunidades para todos e todas!"
 
Esta Rede de Escolas, que agora se formaliza, tem as bases para "promover a dinâmica da diversidade e da inovação que fazemos questão de apoiar", afirmou a secretária de Estado, não sem também manifestar a preocupação face ao número elevado de casos de insucesso e abandono escolar entre as crianças estrangeiras, que estudam no ensino básico e secundário: "não podemos ficar tranquilos perante esta realidade! queremos igualdade de oportunidades para todos e todas, independentemente da raça ou da nacionalidade", apontou Catarina Marcelino, sublinhando o valor da constituição desta REEI: "deixa uma mensagem muito positiva" que vai também ao encontro da Estratégia de Educação para a Cidadania, atualmente em preparação.
"Caminha-se para a construção de um Portugal mais desenvolvido e tolerante, onde todos meninos e meninas podem ser muito felizes", destacou.
 
"É necessário trabalho e compromisso para fazer com que o valor da diversidade na escola não exista apenas num dia, mas sim todos os dias"
 
O Secretário de Estado para a Educação realçou o papel da Escola como "um espaço de promoção da igualdade", lamentando contudo o facto de "ainda não o estarmos a cumprir como devíamos". Neste contexto, a constituição desta rede vem mostrar que "estamos a fazer o diagnóstico e a "tomar em mãos" o problema", considerou João Costa
Há que "lutar pela dimensão comunitária", refere este responsável, adiantando que muito há a fazer a este nível: "é necessário trabalho e compromisso para fazer com que o valor da diversidade na escola não exista apenas num dia, mas sim todos os dias".
Estruturar um currículo escolar orientado para a cidadania é, para o Secretário de Estado, um objetivo central: "há que trabalhar para a flexibilização do currículo, adaptando-o aos contextos específicos locais e trazer assim a diversidade para a sala de aula, caminhando em direção, não apenas da integração, mas da verdadeira inclusão".
 
"(...)um passo de grande significado para o diálogo entre culturas"
 
O valor da pluralidade, o encontro de culturas, o espaço de partilha e respeito pelo outro, a consolidação do valor da diversidade são, para  o representante da Rede Aga Khan Para o Desenvolvimento em Portugal, Nazim Ahmad, valores fomentados pela constituição desta rede, sendo a formação desta Rede "vista com alegria e um passo de grande significado para o diálogo entre culturas".
 
Construir relações positivas de interação
 
A sessão contou com a intervenção de Claudia Koler, Keynote speaker da SIRIUS - European Policy Network on the Education of Children and Young People With a Migrant Background, que não deixou de congratular esta iniciativa, alertando para a importãncia da qualificação dos professores para a diversidade cultural.
Cristina Milagre, do ACM, Hélder Pais, da Direção Geral da Educação (DGE), e Alexandra Marques, pela Fundação Aga Khan Portugal, os representantes das entidades promotoras da REEI, apresentaram esta Rede de Escolas, como uma parceria dedicada à interculturalidade e comprometida em estimular "a abertura às diferenças e a aproximação dos alunos e membros das comunidades educativas às diferentes culturas, construindo relações positivas de interação".
 
 

ACM participa em encontro internacional sobre juventude cigana

Imagem em Destaque
ACM participa em encontro internacional sobre juventude cigana
O Alto Comissariado para as Migrações, juntamente com dois representantes das associações ciganas e três jovens ciganos(as) portugueses(as), participaram, entre os dias 9 e 11 de outubro, no encontro internacional de alto nível sobre liderança, participação e empoderamento da juventude cigana europeia: “High Level Event on Roma youth empowerment – Promoting the key role of Roma youth as a driving force in the Roma integration process”.
Organizada pela Presidência Eslovaca da Comissão Europeia, a iniciativa reuniu, em Bratislava, cerca de 200 participantes de toda a Europa, designadamente representantes do Parlamento Europeu, Ministros e Secretários de Estado de alguns Estados-membros, organizações públicas, internacionais e da sociedade civil e jovens ciganos.
Durante os três dias de trabalho, os participantes integraram três grupos temáticos – Liderança da Juventude Cigana e Participação (1), Empoderamento pessoal e Identidade (2) e Acesso aos direitos sociais: educação e emprego (3) –, com o objetivo de permitir e potencializar a troca de experiências, divulgar boas práticas e promover um debate político sobre a situação de juventude cigana, colocando esta temática na agenda europeia.
A comitiva portuguesa que participou neste encontro era composta por um representante do Secretário do Estado de Juventude e do Desporto, um representante do ACM, dois representantes das associações ciganas e três jovens ciganos.

Empreendedorismo - semana dinamizadora do ACM "superou as expetativas"

Imagem em Destaque
Empreendedorismo - semana dinamizadora do ACM "superou as expetativas"
"Superou as expetativas!",  afirmou Luzia Botelho, uma das empreendedoras que participou na semana dedicada ao Empreendedorismo, promovida pelo ACM, através do seu Gabinete de Apoio ao  Empreendedor Migrante (GAEM). A iniciativa decorreu, de 28 a 28 de outubro, no CNAIM de Lisboa, com as especialidades gastronómicas em destaque.
A Loja Pop Up, já um marco desta semana dinamizadora, destacou desta vez empreendedores da área alimentar. "Nesta edição tem havido muito mais movimento", assegurou Luzia. A participar, pela segunda vez, na Pop Up, com a sua marca Sabor Angola – Amendoim/Paracuca, a empreendedora angolana não escondeu a satisfação pelo resultado da iniciativa para o seu negócio: "Muitas pessoas me abordaram e mostraram interesse na minha página do facebook e  isso mostra que consegui promover os meus produtos".

A empreendedora fez as delícias dos visitantes com as suas especialidades: a "Paracuba Torrada", o "gengibre cristalizado" e a "Gincuba Torrada".

Os doces típicos brasileiros
Claudinei Jacinto, atualmente a frequentar o curso de empreendedorismo do GAEM, não deixou de manifestar também a sua felicidade pelo "enorme contributo" desta Pop Up para "dar a conhecer os meus produtos", da marca Dois2 Amores – Doces Gourmet. E  despercebidas não passaram as suas iguarias: o "Chocolate Prestígio", doce de massa de coco com leite condensado, o "Bolo de Pote", servido em taças com vários sabores, o "Brigadeiro de Churros" e o "Pé de Moleque".
Em Portugal há 1 ano, Claudinei é brasileiro e já conseguiu legalizar-se e trazer a sua família para o país. Os objetivos profissionais são concretos: "Pretendo avançar com o meu negócio e tenho sido muito apoiado pelo GAEM nesse meu sonho. Já ando a ver um ponto comercial fixo", revelou.
Workshop “Gestão de Clientes e Bases de Dados” reúne 16 empreendedores
Integrado nesta semana dinamizadora, realizou-se, à semelhança das edições anteriores, um workshop dedicado a um tema no âmbito do empreendedorismo. Desta vez, a ação teve como tema a "Gestão de Clientes e Bases de Dados” e reuniu 16 participantes de várias nacionalidades.
Este workshop foi dinamizado por Susana Antunes, Mestre em Gestão da Informação, com experiência em Desenvolvimento Funcional de Bases de Dados e Desenvolvimento de Indicadores de Gestão em diversos sectores (Farmacêutico, Energético, Educação) e 10 anos de trabalho na área de Marketing.

Tomar já tem Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes

Imagem em Destaque
Tomar já tem Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes
Tomar já tem um Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM). As instalações foram inauguradas, no dia 31 de outubro, em presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, que assistiu à assinatura do Protocolo respetivo, pelo Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, e pela Presidente da Câmara Municipal, Anabela Freitas.
Na lógica da "simplificação administrativa", o novo espaço abre seguindo a filosofia de "balcão único" e, de acordo com a presidente da autarquia, irá "dar corpo à missão de acolher quem escolhe viver junto de nós".
A Secretária de Estado realçou a importância de mais este passo para fazer face aos novos desafios migratórios, nomeadamente o acolhimento aos refugiados: "Portugal abriu as suas portas às pessoas refugiadas e planear todo o acolhimento traz novos desafios aos municípios". Para Catarina Marcelino, é urgente insistir em "políticas autárquicas que apostem fortemente na área social e na interculturalidade".
A vinda de refugiados para o nosso país deve, para a Secretária de Estado, ser vista como "um fator positivo". "Chegam-nos novas formas de ver a vida e novas experiências profissionais, que em muito podem contribuir para o desenvolvimento da Economia e do Turismo", frisou.
Neste momento, num cenário em que vivem em Portugal cerca de 700 refugiados, acolhidos em mais de 70 municípios, existem no total, distribuídos pelo país, 60 Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes.

“Concurso de Ideias para Jovens – Mundar: Muda o teu Mundo” está de volta

Imagem em Destaque
“Concurso de Ideias para Jovens – Mundar: Muda o teu Mundo” está de volta
O “Concurso de Ideias para Jovens – Mundar: Muda o teu Mundo”, promovido pelo Programa Escolhas e Fundação Calouste Gulbenkian, está de volta para a sua 3ª edição. A fase de candidaturas arrancou, no dia 2 de novembro, e irá decorrer até dia 25 deste mês.
Este concurso, que tem como objetivo estimular a criatividade e proatividade dos jovens, na identificação, criação e implementação de soluções para as suas próprias necessidades e das comunidades onde residem, irá permitir, nesta nova edição, financiar até 30 ideias de mudança, com um valor máximo de 2.500 euros por ideia.
Sobre este Concurso de Ideias para Jovens, vão realizar-se duas sessões de esclarecimento, uma em Lisboa, já no próximo dia 7 de novembro, pelas 14h30, no Auditório do Centro Nacional de Apoio à Integração do Migrante (CNAIM) e, uma outra no Porto, nas instalações do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), sitas na Rua Rodrigues Lobo, n.º 9, no dia 11 de novembro, pelas 14h30.
Para participar nestas sessões, inscreva-se aqui
 
Veja o vídeo MUNDAR aqui
 
Toda a informação disponível em http://www.mundar.pt
 
Para quaisquer esclarecimentos ou dúvidas, contacte-nos através do email mundar@programaescolhas.pt

 


Dia Municipal da Igualdade - 8 municípios recebem Prémio Viver em Igualdade

Imagem em Destaque
Dia Municipal da Igualdade - 8 municípios recebem Prémio Viver em Igualdade
O Ministro-adjunto, Eduardo Cabrita, e a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, presidiram, no dia 24 de outubro, no Teatro Trindade, ao lançamento do Roteiro Cidadania em Portugal, uma cerimónia que, como forma também de assinalar o Dia Municipal da Igualdade, incluiu a entrega do Prémio Viver em Igualdade, uma iniciativa bienal promovida pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).
A Presidente da CIG, Teresa Fragoso, entregou o Prémio Viver em Igualdade, uma iniciativa que tem como objetivo distinguir municípios com boas práticas de integração da dimensão da Igualdade, Cidadania e Não Discriminação, na sua organização e funcionamento, bem como nas atividades por si desenvolvidas. "(...)Um prémio simbólico que reconhece a excelência do trabalho efetuado em prol da Igualdade (...) uma área em que ainda há muito a fazer", afirmou, acrescentando que "o reconhecimento do trabalho realizado pelas autarquias significa que têm sido dado passos importantes a nível local".
O Prémio foi entregue a 8 municípios portugueses (Abrantes, Alfândega da Fé, Cascais, Lagoa, Lisboa, Odivelas, Oliveira de Azeméis e Póvoa do Lanhoso). 13 autarquias foram contempladas com Menções Honrosas (Amadora, Fafe, Figueira da Foz), Hora (Açores), Mirandela, Madalena (Açores) e Câmara de Lobos (Madeira), Sever do Vouga, Vila Franca de Xira, Vila do Conde, Vila do Porto (Açores) e Vila Verde).
O Júri do Prémio Viver em Igualdade foi constituído por Virgínia Ferreira, professora e investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Ana Costa, do GRAAL, em representação do Conselho Consultivo da CIG - Secção das ONG, e Rosa Oliveira, da CIG.
A marcar presença na ocasião, estiveram também o Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, e o presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local (ANIMAR), Marco Domingues.
 
Roteiro Cidadania em Portugal - a percorrer o país até junho de 2017
 
A cerimónia de entrega do Prémio Viver em Igualdade terminou com a partida da carrinha Cidadania em Portugal, a assinalar o lançamento da iniciativa Roteiro Cidadania em Portugal.
A carrinha irá percorrer o país, até dia 30 de junho de 2017, com ações de esclarecimento e atividades várias no âmbito da cidadania. Em destaque vão estar dez temas: saúde e qualidade de vida; combate às desigualdades; educação para a cidadania; ambiente e bem-estar; igualdade de género; territórios sustentáveis e desenvolvimento local; instituições eficazes e inclusivas; trabalho digno e crescimento económico e luta contra a pobreza e exclusão social.
O objetivo, explicou a Secretária de Estado, passa por pôr o país a debater questões de Cidadania e dar a conhecer às comunidades os bons exemplos neste âmbito, estimulando, em paralelo, a reflexão sobre o combate às desigualdades ou discriminações.
"Vamos levar a carrinha da cidadania até 100 concelhos, sem esquecer as regiões autónomas", revelou o Ministro-adjunto, considerando ser “uma circunstância feliz ter reunido, na mesma Tutela, a Igualdade e as Autarquias Locais, temas de todos, de homens, de mulheres (...) temas de afirmação de cidadania".
A carrinha "Cidadania em Portugal", onde viajam dois animadores, leva consigo diversos materiais pedagógicos e didáticos sobre Igualdade e Cidadania, segue agora para Sintra, Seixal, Montijo, Setúbal, Almada e Odivelas.
O Roteiro Cidadania em Portugal é uma iniciativa do Governo, em parceria com a ANIMAR, com o envolvimento da Rede de Universidades Seniores (RUTIS), Inatel, federações académicas, Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), Federação de Surdos, Economia Social, autarquias, organismos da administração pública, entre outras entidades.
 

Welcome Kit de Acolhimento a Refugiados já disponível online

Imagem em Destaque
Welcome Kit de Acolhimento a Refugiados já disponível online
O Kit de acolhimento aos refugiados é constituído por um Dicionário Conversor de Palavras, um Dicionário de Expressões Comuns e um  USB com conteúdos úteis e um vídeo falado em 5 línguas (Português, Inglês, Francês, Árabe e Tigrínia), de apresentação do país e de todos os materiais que compõem este Welcome Kit.
Deste Kit fazem também parte, uma t-shirt com ícones indicativos de necessidades quotidianas, um exemplar da Constituição da República Portuguesa (disponível em pdf no USB), um cartão de telemóvel, um desenho alusivo à situação dos refugiados, da autoria de crianças portuguesas, um mapa de Portugal em papel, uma brochura sobre o Programa Alcântara, iniciativa promovida pelo Governo e por instituições de ensino superior, e uma monofolha informativa da Aplicação CPR Help, do Conselho Português para os Refugiados (CPR).
 
Clique na imagem e conheça o Welcome Kit de Acolhimento aos Refugiados
 
 
 

Apresentação do Kit de Acolhimento aos Refugiados - "Queremos que se sintam em casa!"

Imagem em Destaque
Apresentação do Kit de Acolhimento aos Refugiados - "Queremos que se sintam em casa!"
Dois dicionários, um guia sobre a língua portuguesa, História e direitos, um cartão USB com conteúdos úteis, um exemplar da Constituição da República Portuguesa, um cartão de telemóvel e uma t-shirt, com ícones indicativos de necessidades quotidianas, são os materiais que fazem parte do Welcome Kit de Acolhimento aos Refugiados, apresentado ao público na última sexta-feira, dia 23 de setembro, em Guimarães.
O evento de lançamento deste kit de acolhimento reuniu o Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, a vice-presidente da Assembleia da República, Teresa Caeiro, o Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, e o Alto Comissário para as Migrações, Pedro Calado. O presidente da autarquia, Domingos Bragança, abriu a cerimónia.
 
Guimarães - o 2º município com maior número de refugiados
"A generosidade do povo de Guimarães, uma cidade sempre pronta para defender os valores civilizacionais", justifica, para Domingos Bragança, a escolha deste local para a apresentação deste Kit de boas-vindas aos refugiados. "Temos connosco um conjunto de instituições de apoio social, que dão o seu melhor ao nível da integração", referiu o autarca deste que é o 2º município do país com maior número de refugiados.
 
"Conhecer o país é um fator essencial para uma mais rápida integração"
"Queremos que se sintam em casa!", afirmou Catarina Marcelino, dirigindo-se aos refugiados que assistiam à apresentação deste Kit. "Quem chega precisa tanto de se sentir acolhido!", sublinhou a Secretária de Estado, considerando que "conhecer o país é um fator essencial para uma mais rápida integração". Este Welcome Kit, que será distribuído aos refugiados, insere-se exatamente na constatação de que, para conhecer bem um país, "mais do que saber a língua, é preciso conhecer a sua história e a sua cultura".
 
"(...)não temos divergências nas nossas forças políticas ao nível da integração(...)"
O Secretário de Estado da Administração Interna, por sua vez, salientou que, para que cada refugiado se sinta bem-vindo, deverá ser tratado como "um ser ímpar”, respeitando-se dessa forma as diferenças.
A Vice-presidente da Assembleia da república destacou o facto de " de não termos divergências nas nossas forças políticas ao nível da integração de refugiados.É uma conquista e temos que nos orgulhar disso!". "O que desejamos é que aqui se sintam em segurança e em família, ainda que as suas famílias tenham ficado para trás", adiantou ainda Teresa Caeiro.Sobre o exemplar da Constituição da República, incluído no Kit, Teresa Caeiro considerou "este pequeno livro um símbolo de que a liberdade e os direitos fundamentais são para nós prioridades. A quem fugiu da morte e conflitos, queremos dar esperança e transmitir que acolhemos bem e com segurança".
"Somos um povo que tem o orgulho de ser a língua europeia que mais palavras tem de origem árabe"
 
O Ministro Adjunto fez questão de ressaltar a origem árabe de muitas palavras portuguesas: "Somos um povo que tem o orgulho de ser a língua europeia que mais palavras tem de origem árabe".
Eduardo Cabrita não deixou de elogiar o trabalho efetuado ao nível do acolhimento, tendo como base "uma estratégia muito singular", em que se destaca a participação da sociedade civil, numa aposta na responsabilidade descentralizada e na participação comunitária. "Temos mais de 100 municípios disponíveis para acolher e, neste momento, já temos famílias em 68 municípios. (...) Este esforço é reconhecido internacionalmente".
 
Portugal deu assim mais um passo para um melhor acolhimento de refugiados, bem como para uma mais rápida integração de quem chega a Portugal sem nada saber do nosso país. O momento contou ainda com as atuações do grupo Plano A E6G Fraterna, um Projeto do Programa Escolhas, do ACM, e de um grupo musical formado por um português e por um refugiado.
 
O Welcome Kit
 
O Kit de acolhimento aos refugiados é constituído por um Dicionário Conversor de palavras, um Dicionário de Expressões Comuns, um USB com conteúdos úteis e um vídeo de apresentação do país, bem como de todos os materiais que compõem o Kit, falado em Português, Inglês, Francês, Árabe e Tigrínia.
Deste Kit fazem também parte, uma t-shirt com ícones indicativos de necessidades quotidianas, um exemplar da Constituição da República Portuguesa (disponível também em pdf no USB), um cartão de telemóvel, um desenho alusivo à situação dos refugiados, da autoria de crianças portuguesas, um mapa de Portugal em papel, uma brochura sobre o Programa Alcântara, iniciativa promovida pelo Governo e por instituições de ensino superior, e uma monofolha informativa da Aplicação CPR Help, do Conselho Português para os Refugiados (CPR).

 

Notícias relacionadas

Guimarães Digital

LUSA

RTP

 

 


Indicadores de Integração de Imigrantes - Inscrições abertas para sessão de lançamento do Relatório Estatístico 2016

Imagem em Destaque
Indicadores de Integração de Imigrantes - Inscrições abertas para sessão de lançamento do Relatório Estatístico 2016
O Salão Nobre do Instituto Nacional de Estatística vai acolher, no dia 18 de novembro, a partir das 9h45, a apresentação e lançamento do Relatório Estatístico Anual 2016 – Indicadores de Integração de Imigrantes, o mais recente volume da Coleção "Imigração em Números" do Observatório das Migrações (OM). O Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, e a Presidente do Instituto Nacional de Estatística, Alda Carvalho, irão marcar presença na sessão de abertura deste evento.
A ocasião irá incluir também a apresentação dos 4 milhões de atendimentos dos Centros Nacionais de Apoio à Integração dos Migrantes (CNAIM), pelas 11h45, em presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, e do Alto-Comissário para as Migrações, Pedro Calado.
O trabalho será apresentado pela Diretora do OM e Coordenadora e autora da Coleção Imigração em Números, Catarina Reis de Oliveira, e pela coautora do relatório, Natália Gomes, com moderação a cargo do Alto-Comissário para as Migrações, seguindo-se um período de debate.
Com esta publicação, o OM inicia a edição de relatórios anuais que reúnem dados estatísticos e administrativos, disponíveis anualmente em várias fontes nacionais, incidindo neste caso as análises nos anos de referência de 2013 e 2014.
 
 
 
Inscreva-se nesta sessão, até dia 16 de novembro, através do email seminarios@acm.gov.pt

"Exploradas e tratadas como lixo - Mude a história e dê-lhes uma infância" - Governo lança Campanha de Combate ao Tráfico de Crianças

Imagem em Destaque
"Exploradas e tratadas como lixo - Mude a história e dê-lhes uma infância" - Governo lança Campanha de Combate ao Tráfico de Crianças
Alertar para o tráfico de crianças e apelar aos portugueses para que avisem as autoridades, caso suspeitem de alguma situação, é o objetivo central da Campanha  "Exploradas e tratadas como lixo -- Mude a história e dê-lhes uma infância", lançada pelo Governo, no âmbito do Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos, assinalado hoje, dia 18 de outubro.
Em declarações à Agência Lusa, a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade alertou para, face aos atuais movimentos migratórios, a pertinência de falar, cada vez mais, sobre este tema sensível.
Acerca das 1306 pessoas que, entre 2008 e 2015, foram vítimas de tráfico de seres humanos em Portugal, Catarina Marcelino considera ser este "um número muito significativo". E acrescentou: "estamos a falar de uma situação em que todos são vítimas e estamos a falar daqueles que são mais desprotegidos, as crianças", tendo em conta que, neste mesmo período, 14% das vítimas (177), eram crianças.
 
Veja o vídeo desta Campanha, em português e em inglês, que irá decorrer até ao próximo mês de dezembro.
 
Aceda aos outros materiais de divulgação desta Campanha:
 

Notícias Relacionadas:

SIC NOTÍCIAS

CIG

 


Programa Operacional Para a Promoção da Educação (OPRE) – candidaturas abertas

Imagem em Destaque
Programa Operacional Para a Promoção da Educação (OPRE) – candidaturas abertas

O Programa Escolhas (PE), integrado no ACM, abre hoje, dia 20 de outubro, as candidaturas ao Programa Operacional Para a Promoção da Educação – OPRE, uma iniciativa dirigida a jovens estudantes do ensino superior, provenientes das comunidades ciganas, com o objetivo central de evitar o abandono precoce deste ciclo de estudos. As candidaturas deverão ser apresentadas até dia 4 de novembro.

Desenvolvido em parceria pelo PE, pela Associação Letras Nómadas e pela Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens, o Programa OPRE pretende atenuar as barreiras existentes entre estas comunidades e o sistema de ensino formal, disponibilizando 25 bolsas de estudo universitárias, bem como um conjunto de medidas de formação, tutoria e acompanhamento destes/as jovens bolseiros/as e respetivas famílias.

Podem aceder a este programa, jovens oriundos de comunidades ciganas e residentes no território nacional, que estejam matriculados/as num curso homologado do ensino superior e que tenham obtido aproveitamento na maioria das disciplinas/unidades curriculares do ano curricular antecedente.

Conheça o Regulamento

Aceda ao Formulário de Candidatura

As candidaturas devem ser remetidas, por correio, para Programa Escolhas, Rua dos Anjos, N.º 66, 3º andar, 1150-039 Lisboa. Qualquer candidatura que não seja remetida por esta via poderá ser excluída do processo de análise.

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, contacte-nos através dos seguintes endereços de email alexandraf.consultores@programaescolhas.pt ou associacaoletrasnomadascigana@gmail.com.


Programa de Estágios de Curta Duração nas Instituições Europeias - ERASMUS para a Administração Pública 2017 - 4 vagas para Portugal

Imagem em Destaque
Programa de Estágios de Curta Duração nas Instituições Europeias - ERASMUS para a Administração Pública 2017 - 4 vagas para Portugal
A Comissão Europeia atribuiu a Portugal 4 vagas para o Programa de Estágios de Curta Duração nas Instituições Europeias - ERASMUS para a Administração Pública 2017. Tratam-se de estágios de curta duração, propostos pela Comissão aos 28 Estados-membros e dirigidos a funcionários recentes das Administrações Públicas.
 
Em 2017, o Programa terá lugar nas datas seguintes: 
1ª sessão - 1 a 17 de março de 2017 (prazo de candidatura:13/12/2016)
2ª sessão - 6 a 16 de junho de 2017 (prazo de candidatura: 01/02/2017)
3ª sessão - 17 a 27 de outubro 2017 (prazo de candidatura: 11/07/2017)
 
Este Programa de Estágios tem como destinatários funcionários públicos das administrações nacionais dos 28 Estados Membros, licenciados, que tenham completado, pelo menos, 6 meses de trabalho na administração pública nacional (central, regional ou local), que tenham sido recrutados há menos de 5 anos, e nunca tenham realizado qualquer estágio nas Instituições da União Europeia.
 
As candidaturas deverão ser enviadas para o e-mail candidaturas.europeias@mne.pt
 
Saiba mais aqui

ACM assinala 4 milhões de atendimentos nos CNAIM com exposição

Imagem em Destaque
ACM assinala 4 milhões de atendimentos nos CNAIM com exposição
O Alto Comissariado para as Migrações comemora os 4 milhões de atendimentos nos Centros Nacionais de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) com uma exposição que testemunha o trabalho de acolhimento e integração desenvolvido por estes Centros nos últimos 12 anos.
Inaugurada na manhã desta quarta-feira, dia 19 de outubro, pelo Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, e pelo Vogal do ACM, José António Fernandes, acompanhados pelo Gestor dos CNAIM, Mário Ribeiro, a exposição reúne fotografias, excertos de testemunhos de clientes, uma projeção audiovisual e uma vitrina com as distinções nacionais e internacionais que contam a história do trabalho desenvolvido nos Centros de Lisboa, Porto e Faro, entre 2004 e 2016.
A exposição estará patente na Janela Intercultural do CNAIM de Lisboa até ao dia 6 de novembro. 

"Empreendedorismo e Segurança Social: noções básicas sobre direitos e deveres" - Sessão de esclarecimento em Setúbal

Imagem em Destaque
"Empreendedorismo e Segurança Social: noções básicas sobre direitos e deveres" - Sessão de esclarecimento em Setúbal
O Mercado do Livramento, em Setúbal, vai acolher na próxima sexta-feira, dia 21 de outubro, pelas 18 horas, uma sessão de esclarecimento sobre "Empreendedorismo e Segurança Social: noções básicas sobre direitos e deveres", dirigida a imigrantes empreendedores.
 
Ainda vai a tempo de se inscrever. Faça-o aqui

Empreendedorismo - ACM promove nova LOJA POP UP

Imagem em Destaque
Empreendedorismo - ACM promove nova LOJA POP UP
O ACM, através do seu Gabinete de Apoio ao Empreendedor Migrante (GAEM), vai promover, de 24 a 28 de outubro, entre as 11 e as 15 horas, no Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) de Lisboa, mais uma Loja POP UP, onde alguns empreendedores terão os seus produtos em exposição.
Recorde-se que o ACM desenvolve habitualmente ações que promovam uma atitude empreendedora e possibilitem a divulgação dos produtos e serviços, criados pelos empreendedores acompanhados pelo GAEM.
 
Nesta POP-UP STORE vão marcar presença alguns empreendedores na área alimentar e das terapias holísticas:
 
 
Workshop “Gestão de Clientes e Bases de Dados”
 
Integrado nesta semana dinamizadora, está também, à semelhança das edições anteriores, um workshop dedicado a um tema no âmbito do empreendedorismo. Desta vez, o destaque vai para a "Gestão de Clientes e Bases de Dados”.
Esta ação  está marcada para dia 27, entre as 9h30 e as 13h00, e será dinamizada por Susana Antunes, Mestre em Gestão da Informação, com experiência em Desenvolvimento Funcional de Bases de Dados e Desenvolvimento de Indicadores de Gestão em diversos sectores (Farmacêutico, Energético, Educação) e 10 anos de trabalho na área de Marketing.
As inscrições estão abertas através do email gaem@acm.gov.pt ou pelo telefone 218186100. A participação é gratuita mediante inscrição até ao próximo dia 26 de Outubro.

 

 

 

 

 

                                                                                                                                                                                                                               


FAMÍLIA DO LADO 2016 - 5ª edição realiza-se em mais de 30 concelhos

Imagem em Destaque
FAMÍLIA DO LADO 2016 - 5ª edição realiza-se em mais de 30 concelhos
A Família do Lado (Next Door Family EU) está de volta para a sua 5ª edição. O ACM irá dar, este ano, novamente corpo a este projeto transnacional em que uma família aceita receber em sua casa uma outra família que não conheça, constituindo-se assim pares de famílias - uma imigrante ou refugiada e outra autóctone - para a realização de um almoço-convívio, típico da sua cultura de origem, como forma de acolhimento.
Todos os encontros terão lugar no domingo, dia 27 de novembro, às 13h00, em todo o território nacional, Espanha e República Checa. Nesta edição de 2016, a iniciativa irá realizar-se em mais de 30 concelhos (desde Viana do Castelo a Portimão, passando pelos Açores e Madeira) e conta com o envolvimento de cerca de 100 entidades.
Recorde-se que este projeto foi criado na República Checa, em 2004, assentando no conceito de Bairros Inclusivos. Portugal participou, pela 1.ª vez, em 2012, tendo sido, desde então, um dos países com maior número de participantes. Entre 2012 e 2015, já se realizaram 367 encontros que envolveram 833 famílias (452 familias imigrantes e 381 famílias portuguesas), de 50 nacionalidades diferentes, num total de 2572 participantes aos quais acrescem 373 voluntários.
Esta iniciativa visa contribuir para uma integração mais efetiva dos imigrantes na sociedade portuguesa, reforçando as relações sociais e promovendo a diversidade cultural existente no nosso país.
 
Saiba toda a informação sobre a iniciativa aqui 
 
Para participar enquanto família, basta enviar a ficha de inscrição, disponível no site, para o email gaplim@acm.gov.pt

Dia Municipal para a Igualdade - ACM junta-se às comemorações

Imagem em Destaque
Dia Municipal para a Igualdade - ACM junta-se às comemorações
No âmbito do Dia Municipal para a Igualdade, a assinalar no próximo dia 24 de outubro, vai realizar-se já no dia 23, uma Caminhada pela Igualdade em Lisboa, com concentração marcada para as 9 horas, no Parque Eduardo VII. A celebrar a efeméride, está também a ser preparado um Seminário subordinado ao tema “Refugiados/as e Igualdade: fatores de diversidade, imperativos de igualdade”, que terá lugar no próprio dia 24, a partir das 9.30h, no Teatro da Trindade, em Lisboa.
Este evento, organizado em estreita colaboração com a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade e a Câmara Municipal de Lisboa, conta também com a colaboração do ACM, um dos membros da comissão organizadora das comemorações.
O Dia Municipal para a Igualdade é celebrado desde 2010 por centenas de organizações representativas da sociedade civil de todo o país e autarquias locais, que promovem iniciativas diversas no âmbito da Igualdade.
A atribuição do Prémio Viver em Igualdade e o lançamento do Roteiro Cidadania em Portugal fazem também parte do programa comemorativo.
 
 
 
Inscreva-se já na caminhada e receba uma t-shirt e uma água aqui
 
A inscrição no Seminário é gratuita, mas obrigatória. Faça-o já aqui

Prova de Conhecimento de Língua Portuguesa para Aquisição de Nacionalidade - Inscrições abertas

Imagem em Destaque
Prova de Conhecimento de Língua Portuguesa para Aquisição de Nacionalidade - Inscrições abertas

Estão abertas inscrições para a Prova de Conhecimento de Língua Portuguesa para Aquisição de Nacionalidade. O Aviso do Instituto de Avaliação Educativa foi publicado hoje, dia 14 de outubro, em Diário da República.

Saiba mais aqui

Leia o Aviso aqui


Iniciativa do Programa Escolhas, do ACM, premiada como Boa Prática na Europa

Imagem em Destaque
Iniciativa do Programa Escolhas, do ACM, premiada como Boa Prática na Europa
A iniciativa do Programa Escolhas, do ACM, “MUNDAR: Muda o teu Mundo - Concurso Anual de Ideias para Jovens”, foi premiada com o terceiro lugar na categoria Best Practice, entre mais de 40 iniciativas de toda a Europa, no âmbito dos Telecentre Europe Awards 2016.
Promovido pelo Programa Escolhas, do ACM, em parceira com a Fundação Calouste Gulbenkian, a Accenture, e a TORKE + CC, o MUNDAR foi distinguido pelas abordagens inovadoras na procura de novas soluções de empregabilidade para jovens, assim como pelo impacto positivo demonstrado junto dos participantes e dos contextos onde as suas iniciativas foram desenvolvidas.
A cerimónia de entrega de prémios, integrada na conferência anual da Telecentre Europe, decorreu no dia 8 de outubro, no Pacification Hall, na Câmara Municipal de Gante, na Bélgica. No evento, o Programa Escolhas fez-se representar pelo gestor nacional para a Inclusão Digital, Paulo Vieira, e a Fundação Calouste Gulbenkian, pelo técnico do seu Programa Desenvolvimento Humano, Francisco Palmares.

ISMAI promove formação sobre Diversidade Social nos Media

Imagem em Destaque
ISMAI promove formação sobre Diversidade Social nos Media
O ISMAI vai promover e acolher, nos dias 5, 12 e 19 de novembro, uma ação de formação dirigida a estudantes de comunicação social e de jornalismo sobre Diversidade Social nos Media. Inscrita no âmbito do projeto (In)Formar para a Igualdade e para a Cidadania II, esta iniciativa pretende capacitar os participantes para o respeito pela diversidade e para o combate à discriminação social.
Gratuita, especializada e certificada, a ação de formação terá a duração de 24 horas e será dinamizada por Nuno Silva (SOS Racismo), Ana Cristina Pereira (Jornal Público), Carla Cerqueira (CECS-UM/ULP) e por Sílvia Gomes (CICS.NOVA-UM). A coordenação científica está a cargo de Sofia Neves (ISMAI/CIEG-ISCSP, ULisboa).
O projeto (In)Formar para a Igualdade e para a Cidadania II é promovido pelo ISMAI e financiado pelo ACM no âmbito do FAPE – Fundo de Apoio à Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC).
Inscreva-se, até 30 de outubro, através do formulário disponível em www.ismai.pt.
Obtenha mais informações através do email: asneves@ismai.pt.  

Related Articles Related Articles

Web Form Web Form

Olá, em que posso ajudar?

Deixe um email com a sua questão ou contacte 808 257 257 / (+351) 218 106 191, das 9:00h às 19:00h, de segunda a sexta.

Это обязательное поле.
Это обязательное поле.
Это обязательное поле.

migrant-support-line

the-line-is-open-monday-to-fridayknow-more

Работает на Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.